quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Corrida Nº 206 - Meia Maratona Univel - Cascavel-PR (10out2021)

... Postagem atrasada ... 


"Conquistar objetivos é a minha missão e não vou parar até alcançar tudo o que desejo."



Depois de quase 3 anos sem participar de uma corrida de 21kms. No dia 10 de outubro foi dia de retornar às meias maratonas e Correr Entre Gigantes na Meia Maratona Univel em Cascavel.


Segue os dados gerais da prova:

Prova número: 206
Nome da prova: Meia Maratona Univel
Cidade: Cascavel-PR
Data: Domingo, 10 de Outubro de 2021
Distância: 21kms
Tempo: 1h20min52seg
Média por quilômetro: 3min51seg
Colocação geral: 7º lugar
Atletas no geral: 126 corredores
Colocação na faixa etária 40/44 anos: 1º lugar
Atletas na faixa etária: 16 corredores
Número total de pódios (fora de Ubiratã): 107 pódios
Pódios por classificação geral: 41 pódios
Pódios na faixa etária: 62 pódios
Pódios em equipes e/ou duplas: 4
Número de peito: 100


Apesar de não estar fazendo bons e nem muitos treinos, acredito que fiz uma boa corrida.
Acordei às 2 da manhã para pegar o ônibus na rodoviária de Ubiratã às 03:05h. Mas, o 'busão' atrasou quase uma hora e saí de Ubiratã às 4 da manhã. 
Cheguei na rodoviária de Cascavel às 05:50h.
Tomei uma água de coco e comi um chocolate como "café da manhã" e peguei um táxi para me levar até a Univel onde seria a largada e chegada da prova.

Cheguei na Univel por volta das 06:20h. Peguei o meu kit composto apenas pelo numeral com o Sidney do Poucos e Leves e já me preparei. Pois, a largada da meia estava marcada para às 07:00h. Porém, devido a um acidente na Avenida Brasil a largada precisou ser atrasada e largamos as 07:15h.

O objetivo era tentar fazer a prova abaixo de 1h20. O meu recorde na distância é de 1h14, mas dei uma relaxada grande ao longo destes mais de um ano e meio de pandemia e o tempo de 1h20 para esta "reestreia" estaria de bom tamanho.

Saí forte.
Antes de completar o primeiro quilômetro eu já estava entre os 10 primeiros colocados e completei esse primeiro quilômetro com 3min33seg.
Bem forte mesmo. Mas, logo começou um percurso meio ondulado e o ritmo variou bastante. Chegando até 4min06seg por volta dos 6kms quando saímos da Av. Tancredo para entrar na Av. Brasil. Ali tinha, talvez a subida mais forte do percurso. O vento também não estava a favor e atrapalhou um pouco mais.

Entre os quilômetros 4 e 9 perdi 3 ou 4 colocações na prova. Caindo lá para décimo terceiro ou décimo quarto lugar.
Mas, nos quilômetros seguintes fui recuperando uma colocação aqui, outra ali. E ao fazer o retorno no km 10,5 eu já havia recuperado 3 delas. E continuei ganhando colocações ao longo dos 10,5kms finais.
O ritmo vinha se mantendo ali entre 3:45 e 4:00 minutos por quilômetro, aproximadamente.

A Avenida Brasil tem vários 'lançantes' e engana bastante.
Parece um percurso fácil, mas as ondulações com vários trechinhos de subida quebra bastante o ritmo.
Mas, eu vinha seguindo ali, perto do objetivo de completar em 1h20.

O amigo Nilmar de Cascavel havia me ultrapassado lá pelo km 8, mais ou menos e abriu uma boa vantagem. Ele vinha bem forte, mas por volta do km 14 eu ultrapassei ele novamente contando com as demais ultrapassagens que havia feito até aquele momento eu assumiria ali a sexta ou sétima colocação geral.

Eu acreditava que era o sexto, mas não tinha certeza. É lógico que, essa colocação seria de momento, pois como a prova foi feita em ondas e eu havia largado na primeira onda. Poderia ter alguém da segunda largada vindo mais rápido. Mas, ali de momento eu achava que era o sexto colocado e vi a distância minha para o atleta, suposto 'quinto' colocado diminuindo a cada passada.

Faltando cerca de 2kms para o final eu fiquei na dúvida se ultrapassava ou não o atleta que seguia à minha frente. Pois, eu queria ser o primeiro colocado da minha categoria e como eu achava que poderia ser o sexto naquele momento, se eu ultrapassasse o atleta da frente, eu seria o quinto geral, e assim sendo, eu subiria no pódio geral e não venceria a categoria.

Fiquei naquela dúvida até faltando uns 300 metros para o final.
Mas, ai achei ele bem devagar naquele final e ultrapassei.
Torcendo, logicamente, para não estar na colocação que eu achava que estava e mantive as passadas  firmes, virei à esquerda, adentrei o pátio da Univel  e cruzei a linha de chegada com 1h20min54seg.

Não foi o tempo que eu queria. Queria abaixo de 1h20. Mas, foi o que deu pra fazer naquele dia.
Agora era aguardar e torcer para ter atletas que tivessem feito um tempo líquido melhor que o meu e assim não precisar subir no pódio geral. rsrs

E deu tudo certo.
Ao sair a classificação oficial o tempo foi corrigido para 1h20min52seg (o Strava marcou praticamente certo desta vez). Fiquei na 7ª colocação geral e venci a categoria por faixa etária dos 40 aos 44 anos.
E assim, feliz da vida, praticamente, me despeço dos pódios desta categoria. Pois, em 2022 eu subo para a 45/49.

Após isso, foi só aguardar a premiação, receber o troféu e me encaminhar para a rodoviária onde embarquei às 14h20 para Ubiratã e cheguei em casa por volta das 16 horas de um longo dia.

E lá se foi, mais uma prova na vida deste atleta amador.


Agradecimentos: Primeiramente sempre agradeço a Deus pela saúde, pela disposição, coragem e principalmente por sempre me proporcionar ótimas provas.
Agradeço também ao Sidney do Poucos e Leves por ter retirado o meu numeral na sexta-feira, antes véspera da prova e me levado até a rodoviária após a premiação.

E que venham as próximas...


Segue abaixo algumas fotos:

Antes da largada.
.
.

Com o amigo João de Ubiratã.
Ele fez a prova de 10kms e completou com 1h03'09
.
.

Quase nunca ganho algum dinheiro. Mas, mesmo assim é bom demais estar num pódio.
.
.

.
.

.
.

.
.

Os 16 primeiros colocados na prova de 21km masculino.
.
.

Certificado de conclusão da prova.
.
.

Minha chegada.
.
.

Geral feminino 21k
.
.



Despesas:

Inscrição: R$: 127,90
Café da manhã: R$ 6,00
Táxi: R$ 20,00
Lanche: R$ 12,00

Total: R$ 165,90

Nenhum comentário: