sexta-feira, 20 de maio de 2016

Corrida Nº 136 - 100ª Corrida da Lua Cheia - Cascavel-PR - 18mai2016

.
Apesar de não estar 100% com minha saúde devido a uma gripe e inflamação na garganta acabei conquistando mais um pódio este ano. O terceiro em três corridas.


9 graus a temperatura. Pensa num frio.



Segue abaixo os dados gerais da prova:



Nome da prova: 100ª Corrida da Lua Cheia
Cidade: Cascavel-PR
Data: Quarta-feira, 18 de maio de 2016

Distância: 4,1km
Tempo: 14min18seg
Media por km: 3min39seg
Colocação geral: 2º lugar
Atletas concluintes: 54 corredores

Número de peito: 23


Segui para Cascavel com minha esposa e o meu amigo Hélder que buscou apoio na Secretaria Municipal de Esportes e Laser que nos forneceu o combustível e com a Prefeitura Municipal de Ubiratã que nos deu o carro.
Todos nós participaríamos da prova de 4,1km, quase 4,2kms, que a organização teima em dizer que é 4,3kms (uma volta ao redor do lago).


Saímos de Ubiratã as 18:20h e as 19:30h já estávamos na região do lago. A largada era as 20:00 horas e eu achando que era as 20:30h. Quase chegamos atrasados. rsrs
Mas, deu tempo o suficiente para retirar o nosso numeral e chip. A camiseta é vendida separadamente, no ato da inscrição, a um valor de 20 reais, mas acabamos não adquirindo-a.

Depois de colocar o número na camiseta e o chip no tênis, ajudei o Hélder que faria sua primeira prova e em seguida fui rapidinho ao banheiro e voltei direto para o local de largada. Nem me aqueci. E precisava, pois estava frio pra caramba. 9 graus.
Depois que adentrei no pórtico de largada ainda faltava quase 10 minutos e acabei me aquecendo por ali mesmo dando alguns 'pulinhos'.
Como não consegui ficar muito na frente, quando deu a largada acabei perdendo algum tempo até chegarmos na pista que faz a barragem do lago. Ali tem mais espaço e já consegui recuperar um pouco e quando adentramos na pista do lago eu já era o 7º colocado. Isso contando atletas dos 4 e 8kms.

Para ter uma referência de tempo e principalmente de distância eu olhava a marcação no chão onde a cada 100 metros há uma numeração correspondente a distância da volta do lago. Essa numeração era regressiva, pois largamos do lado contrário. Mas, servia um pouco de referencia para saber se eu estava no ritmo certo ou não. Pois, como eu estava gripado era super importante saber, principalmente quanto ainda faltava para terminar para saber quanto é de esforço eu ainda terai que fazer. rsrs

Desta vez a pista estava bem iluminada. Diferente da etapa de fevereiro que participei onde não se via nada.
Apesar da corrida ser na Lua Cheia, em fevereiro estava nublado devido as chuvas e a escuridão tomou conta do lugar.

Dos seis atletas que estavam na minha frente eu fui buscando um a um. Ou quase um a um. rsrs
O terceiro colocado me deu um pouco mais de trabalho, pois quando eu o ultrapassei, ele me acompanhou por quase 1km e isso já era lá pela metade da prova.
A garganta ressecava demais e as vezes ficava ruim até pra respirar, como não consigo respirar só pelo nariz, a boca é super importante nestas horas de ritmo muito forte (rsrs) e se eu forçasse demais o ritmo a garganta ressecava muito e doía até pra engolir a saliva.
Quando chegou no ponto de hidratação tomei um gole de água e assim pude "lubrifiquei" um pouco e aí deu para manter o ritmo num ritmo mais razoável e sem sofrer muito. rsrs

Faltando 1km para o final eu havia me aproximado bastante dos dois líderes. Nessa hora um deles começou a desgarrar do outro. Imaginei que pelo menos um deles estava fazendo a prova maior (8,2kms).
Com 500 metros faltando para o final eu ultrapassei um deles e o outro estava a uns 20 metros de distância. Este que estava na minha frente é o atleta que eu achava que estava nos 8kms. Tanto é que quando eu ultrapassei este último, eu comecei a acelerar para abrir vantagem e não ser surpreendido por uma possível re-ultrapassagem no final da prova. Nessa hora percebi que um dos dois batedores que seguiam na frente, um deles ficou na frente do atleta que seguia na minha frente e o outro diminuía a velocidade e foi para trás de mim.  Na companhia do atleta que eu acabara de ultrapassar.

Ouvi o batedor e esse atleta, José Osmar, conversando e deu a entender que o atleta dizia ao batedor que eu é que era o líder dos 4kms. Apenas deu a entender isso. Mas, acho que não foi isso que eles falaram não. Uma pena. rsrs

Continuei num ritmo um pouco mais forte para tentar alcançar o atleta da frente mais não foi o suficiente.
A uns 150 metros do final, quem faria os 8kms teria que passar direito e quem fizesse os 4kms viraria a direita, mas seguia na mesma direção de quem ia para os 8kms.

O atleta que estava a minha frente passou direto. Nesta hora pensei: - "venci a prova!"
Acabei nem percebendo se o batedor havia seguido pros 8k ou havia virado para os 4kms.
E como eu estava com uma boa vantagem em relação ao suposto "segundo colocado" não mais continuei acelerando. Quando de repente entra alguém na minha frente pulando o canteiro de grama, isso faltando uns 50 metros ou menos para o final, e vence a corrida. Era o atleta que passou direto e seguia para os 8k. Depois ele me disse que havia errado o local de entrada para finalizar os 4kms.
Se eu imaginasse que ele era dos 4kms eu teria continuado acelerando e com isso possivelmente venceria a prova. Ou pelo menos daria um trabalho enorme pra ele naqueles últimos 50 metros.

Não reclamei de nada, pois ele veio na minha frente o percurso todo. Mas que isso me prejudicou um pouco, disso eu não tenho dúvida.
Se eu tivesse prestado um pouco mais de atenção no batedor, visto se ele virara para os 4k ou seguia para os 8k junto com o tal atleta, o Reinaldo, eu saberia que quem ia a minha frente era atleta da prova em que eu estava ou não e assim talvez eu tivesse agido diferente. Mas, naquela hora em que o Reinaldo seguiu em direção aos 8k eu achava que a prova já estava na mão e não fiquei atento a este detalhe.


Porém, depois de terminada a prova eu senti que dava para ter forçado um pouco mais, principalmente no último km. Apesar da gripe, febre e garganta inflamada, eu estava super bem após concluída a corrida. Não estava cansado. Apenas tive uma pequena crise de tosse devido a garganta seca que durou alguns poucos minutos.

O atleta que seguia atrás de mim, que eu achava que estava nos 4kms, fez o 8 e venceu.
Acho que se eu estivesse feito a inscrição para correr os 8kms eu teria me saído melhor. rsrs

Depois de terminada a corrida, peguei minha medalha e o mísero lanche com apenas uma banana e uma mini maça que eu paguei 40 reais e fui bem depressinha me agasalhar do frio.
Na sequência esperei minha esposa que completou a prova com alguma dificuldade com 25min39seg terminando em 32º lugar dentre as 63 meninas da prova de 4,1kms. O Hélder, apesar de estar bem fora forma, caminhou mais que andou e completou sua primeira prova com o tempo de 46min02seg e foi o último dos 54 atletas dos 4,1kms. Mas, gostou da experiência e prometeu emagrecer e participar mais vezes desta prova.

No final, esperamos a premiação onde pude subir pela terceira vez no pódio este ano. A segunda vez em segundo lugar na Corrida da Lua Cheia. Ainda volto em busca do lugar mais alto. rsrs
E as 21:30h voltamos para Ubiratã e após comer um lanche para repor as calorias fomos para casa ver o São Paulo, perder, mas se classificar para a semi-final da Copa Libertadores da América frente ao Atlético Mineiro lá nas Minas Gerais.


Segue abaixo algumas fotos:

Meu número.
.
.

Tutta, Cileide e Hélder antes da prova.
.
.

O vencedor dos 4,1kms e eu logo atrás quase totalmente encoberto por ele na imagem.
.
.

Chegando com o tempo de 14min18seg e mais uma vez em 2º lugar.
.
.

Após minha chegada.
Quero aproveitar e agradecer a sequência destas três últimas fotos à amiga Vanuza de Cascavel.
.
.

Chegada da minha esposa com 25min39seg em 32º lugar.
.

Dados da classificação da minha esposa.
.
.

Chegada do amigo Hélder com 46min02seg em 54º lugar.
.

Dados da classificação do Hélder.
.
.

Cumprimentando e sendo cumprimentado pelo vencedor da prova.
.
.

Esperando o pessoal encontrar o troféu para entregar a mim e ao primeiro colocado.
.
.

Pódio dos 4,1kms.
.
.

Mais uma conquista.
.
.

Classificação dos 10 primeiros colocados dos 4,1kms.
.
.

No chafariz do lago após a prova e pronto para ir embora.
.
.

Mais uma prova concluída com êxito.
.
.

A belíssima medalha.
.
.

O troféu iluminado.
.
.

Aqui ao lado da porta do carro da Prefeitura Municipal de Ubiratã.
.
.

Classificação das 10 primeiras colocadas dos 4,1kms.
Clique na imagem para AMPLIAR.
.
.

Classificação dos 10 primeiros colocados dos 8,2kms.
Clique na imagem para AMPLIAR.
.
.

Classificação das 10 primeiras colocadas dos 8,2kms.
Clique na imagem para AMPLIAR.
.



Agradecimentos:
Primeiramente a Deus por intercessão de Nossa Senhora Aparecida e do Sagrado Coração de Jesus.
Agradecimentos também ao servidor público Hélder Brasil da Silva que foi em busca de apoio na Secretaria Municipal de Esportes e Prefeitura Municipal de Ubiratã para esta prova e foi também o nosso motorista. E a academia Boa Forma onde faço fortalecimento muscular, uma ou duas vezes por semana.
E um agradecimento especial a todos os amigos que sempre estão torcendo por mim.

Abraço e até a próxima se Deus assim nos permitir.



tutta/Baleias-PR
www.correndocorridas.blogspot.com.br

Nenhum comentário: