quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Dicas para corridas internacionais

Por Andréia Silveira – Estudante de Turismo e já realizou diversos cursos na área de tecnologia. É escritora freelancer e tem uma enorme paixão pela escrita, com o interesse na criação e publicação de artigos de qualidade em diversas áreas do conhecimento.


Se você deseja participar de uma corrida internacional, é importante se preparar antecipadamente. Conheça algumas dicas para corridas internacionais.



As pessoas estão criando o hábito de correr e uma prova disso é a Corrida de São Silvestre que só em 2010 registrou 20 vezes mais participantes do que em sua primeira edição em 1925.

Mas os corredores não param apenas na corrida mais famosa do Brasil, eles estão cada vez mais interessados nas corridas internacionais. Um levantamento registrado pelas agências de viagens brasileiras mostra que o número de participantes em provas de corridas internacionais aumentou consideravelmente. São milhares de brasileiros que representam o Brasil em suas participações tanto em corridas dentro do país como fora.

Os participantes se preparam por meses para conseguir chegar à disputa. O começo é difícil, porém correr é tão apaixonante como voar, de acordo com os corredores de maratonas. Mas como se preparar para representar o país nas maratonas internacionais?


Se preparando para corridas internacionais

Primeiro, quem estiver interessado em correr precisa se submeter a uma avaliação médica e então adquirir um aval para começar a praticar. Com um tênis apropriado para a prática do esporte, pois precisa ter um amortecedor para minimizar o impacto evitando pequenas lesões, é só selecionar os dias da semana para os treinos, mas sempre com orientações de profissionais.

O acompanhamento de um profissional é fundamental para orientar o corredor com seu melhor ritmo, progresso e frequência cardíaca. Além da avaliação médica, é importante também fazer um reforço muscular e ter um bom programa nutricional para evitar lesões inesperadas.

É importante que o atleta mantenha a disciplina, porque de nada adianta correr apenas nos finais de semana. Ao começar a se preparar, vá aumentando as distâncias de provas aos poucos, iniciando com 5 quilômetros, depois para os 10 quilômetros e entra em uma prova de meia maratona. Tente treinar pelo menos 6 meses para então encarar uma prova de meia maratona com segurança.

Segurança está relacionado a terminar a prova cansado, porém bem de saúde. Lembre-se que a meia maratona já exige muito esforço do corredor, pois é uma prova longa, portanto precisa ser bem planejada. Além de fazer treinos de rodagem, você precisa de treinos intervalados, treinos em ladeira, musculação, regenerativos e outros.


Planejando uma prova internacional

Se você está iniciando, mas quer partir para uma corrida internacional, é preciso saber planejar. Com oito meses de treino você estará bem preparado para uma estreia sem sustos. Confira:
1º mês: aumente a base, focando sempre na resistência, cardiorrespiratória e muscular, prezando pelas rodagens em um ritmo moderado, na musculação tendo foco na melhora da sua resistência muscular localizada, rodagens em ladeira e também outros exercícios para melhorar sua base.

2º ao 4º mês: você deve focar no aumento das rodagens, aumentando a distância de seu longão para cerca de 1 quilômetro em cada duas semanas. Pode iniciar também um trabalho intervalado para aumentar resistência e velocidade, fazendo um trabalho de fortalecimento muscular paralelo ao seu treino, isso evita lesões e melhora o resultado.

5º ao 7º mês: os trabalhos de resistência, força e velocidade estão mais focados na distância a ser percorrida. Participe de provas com quilometragens menores para criar confiança e ver onde pode melhorar. Acrescente treinos de velocidade, rodagens de 15 a 25 quilômetros ao menos uma vez por semana, sem descuidar do fortalecimento muscular.

8º mês: treine distâncias perto da prova, incrementando sua velocidade. Inclua rodagens próximas da distância da prova e da semana que antecede a estreia na meia, com treinos leves e se alimentando bem.


Agora que está preparado, não esqueça dos cuidados com seu passaporte, inscrição e com a compra das passagens. Dica: nunca vá para o exterior sem um seguro viagem, mesmo se for um seguro viagem mais barato, principalmente se for competir em uma prova de corrida. Você não sabe os problemas que podem ocorrer, como contusões por exemplo, e se estiver sem um seguro esse problema se tornará em uma dor de cabeça maior.

No exterior o valor de uma simples consulta pode comprometer o orçamento da sua viagem toda, fora os gastos com medicações. Portanto, esteja sempre prevenido!

Imagem: www.corredortrainer.com.br



tutta-Baleias/PR
www.correndocorridas.blogspot.com.br

Nenhum comentário: