domingo, 10 de abril de 2011

Prova Nº 76 - 4ª Etapa do Circuito SESC-Pr - Etapa Marechal Cândido Rondon (03abr2011)

.
Mais atrasado do que nunca estou aqui para descrever um pouco de como foi a minha participação em mais uma prova realizada pelo SESC-Pr no dia 3 de abril.
Inclusive, quero aproveitar e pedir desculpas aos amigos dos blogs dos quais sigo, pois nestas três últimas semanas eu não li praticamente nada das postagens de vocês.
Foi muita correria pra mim e não estava muito disposto a ficar muito tempo conectado.
Acredito que nas próximas semanas passarei com mais freqüência nos blogs de cada um de vocês, ok?
.

Mais, então vamos ao assunto do momento: minha participação na 4ª etapa do Circuito SESC-Pr.
.
.


Segue os Dados Gerais da Prova:
.


Data: Domingo, 03 de abril de 2011.
Cidade: Marechal Cândido Rondon-Pr.
Nome da Prova: 4ª Etapa do Circuito SESC-Pr de Corrida de Rua
Distância: 10km
Tempo de Conclusão: 34min36seg
Média Por Km: 3min27seg
Número de Peito: 654
Atletas Concluíntes na Categoria Geral Masculina: 90
Colocação Geral: 3º lugar
Atletas Concluíntes na Faixa Etária 30 a 34 anos: 8
Colocação Faixa Etária: 1º lugar
 

.
.


Aconteceu em Marechal Cândido Rondon no último dia 3 de abril de 2011 mais uma etapa do Circuito SESC-Pr de Caminhada e Corrida de Rua.
A organização do evento é sempre do SESC-Pr que dá um show todas as vezes.
O percurso é o já tradicional 10 km. E que apesar de ter várias subidas, este circuito de Marechal é um dos melhores pra se correr.
.


A largada é em subida, cerca de 1,5 km. Na seqüência tem um bom trecho com poucas oscilações tanto em subida leve como em descida também leve. No km 4 faz-se um retorno e do km 5 ao 6 mais uma boa subida e depois 2 kms de pura descida. Ao chegar no km 8 passa-se em frente ao pórtico de largada/chegada e pegamos mais uma subida. Talvéz a pior do percurso. Ela não é tão intensa nem muito íngrime, mas devido ao grande esforço feito no percurso já vencido ela se torna crucial para os atletas.
Ela é curta, cerca de uns 500 metros e depois segue em solo plano até completar o km 9 onde fazemos o retorno final e seguimos no trecho plano e finalmente pegamos os últimos 500 metros em descida e aí é acelerar e completar os 10 kms de prova.
.


Saí de Ubiratã por volta das 5h30 da manhã.
Meu pai foi o motorista que me levou e ainda tive a companhia do amigo e corredor Braguinha.
A viagem foi bastante difícil, pois pegamos um longo trecho de neblina que mal dava para ver 20 ou 30 metros a frente.
Mas, graças a Deus foi tudo tranqüilo e chegamos com uma hora de antecedência em Marechal e podemos retirar o kit tranqüilamente e conversar com vários amigos antes da largada que se deu às 8h45.
.


Diferente da prova de Toledo na semana anterior a esta de Marechal, procurei manter o objetivo de ir no meu ritmo sem querer seguir ninguém.
Pois em Toledo o John, que foi meu alvo da prova, saiu num ritmo muito forte e no final eu senti um pouco.
Mas, mesmo não querendo seguir ninguém, perguntei ao Gainete qual seria a previsão final de tempo que ele pretendia fazer. Como ele disse que queria fazer em torno dos 35 minutos, meu objetivo também, achei que poderia seguí-lo. Mas, se acaso ele forçasse o ritmo, eu não poderia fazer o mesmo. Já que havia me programado fazer em média 3min30seg/km.
Só lembranso o John e demais atletas de Pato Branco não estiverm presenters na prova.
.


Assim que foi dada a largada o Gainete procurou manter um ritmo forte chegando a liderar a prova, mas me contive e procurei ir mais na calma, pois como citei acima, a largada era toda em subida.
.


Ao completar o km 1 o Gainete já estava a uns 30 metros ou mais na frente. Um outro amigo, o Nilmar de Cascavel que disse que queria me acompanhar também estava um pouquinho na minha frente e o meu tempo naquele momento era de 3min32seg. Um pouco acima do meu objetivo.
.


Já no km 2 o meu tempo novamente foi acima do previsto, 3min35seg.
Pouco antes de completar o km 3 ultrapassei o Nilmar e consegui completar o km um pouco mais rápido; 3min26seg. Eu era, acredito eu, o oitavo colocado geral nesse momento.
Fiz o retorno e completei o km 4 com 3min30seg e na seqüência ultrapassei o Gainete e o Márcio Pio assumindo já a quarta colocação geral da prova.
.


No km 5 passei novamente com 3min30seg.
Como deste km até o km 6 era em subida o meu ritmo caiu e caiu muito. Passei com 3min44seg.
Daí em diante era só descer por 2 kms.
.


O terceiro colocado geral da prova estava a uns 50 metros a minha frente e me concentrei em buscá-lo. Por este motivo não me lembro o tempo que fiz nos kms seguintes.
Ao passar pelo km 8, em frente ao pórtico de largada/chegada a distância minha e do atleta que seguia a frente já era bem menor, porém, achei que não daria para ultrapassá-lo, pois eu já estava bem cansado e ainda porque pegaríamos aqueles 500 metros seguidos de subida.
Mas, me lembrei do ano passado quando na ocasião eu estava lado a lado e também "brigando" pelo terceiro lugar geral e ultrapassei dois concorrentes antes do término da subida.
.
Notei naquele momento que o ritmo do atleta diminui um pouco, no entanto o meu também caiu, porém, diminui menos do que ele e fui me aproximando até que ...
.


... pouco antes do término da subida o ultrapasso e assumo a terceira colocação geral da prova.
Fiz o retorno com uns 10 metros de distância dele e completei o km 9 com o tempo total de 31min37seg (tempo esse pelo meu cronômetro).
.


Nesse momento até dei uma puxada extra no ritmo, mas procurei me conter porque ainda teria mais um km pela frente.
Ao chegar nos 500 metros de descida dei uma olhada para trás e percebi que o ritmo do atleta vinha aumentando e daí resolvi forçar mais ainda.
Antes de cruzar a linha de chegada ainda olhei outras duas vezes para trás, a última faltando uns 100 metros e o ritmo do cara era algo assustador. Mais não me assustei. hehe
Acelerei mais ainda e cruzei a linha de chegada aplaudindo o público que estava me aplaudindo.
Travei o cronômetro em 34min34seg, e o último km abaixo dos 3min. Pra ser mais exato; 2min57seg, três segundos mais lento do que no ano passado.
.


Mais pelo tempo oficial da prova foi acrescentado mais dois segundos ao meu tempo final ficando em 34min36seg. Como o SESC na grande maioria das provas não usa chip, o tempo válido é sempre o bruto e eu sempre costumo disparar o cronômetro após cruzar a linha de largada e por este motivo que o meu tempo raramente bate com o oficial, mas isto não tira o brilho do ritmo incrível do último km.
.


Ah, e o atleta que vinha na minha "cola" chegou apenas quatro segundos depois de mim.
Se eu desse mole, eu seria ultrapassado em cima de fita de chegada... hehe
.


E assim concluí mais uma belíssima prova.
Com um terceiro lugar geral, mesma colocação de 2010 e novamente, a exemplo também de 2010, campeão da faixa etária de 30 a 34 anos, tornando assim bi-campeão da catega em Marechal Cândido Rondon e levanto o troféu de primeiro lugar pela primeira vez com a camiseta Baleias. hehe
.


E apesar do percurso ser quase a metade, senão a metade em subida, é em Marechal que tenho as minhas melhores participações no circuito, pois nos três anos que participei, todos foram com tempo abaixo dos 35 minutos.
.


Segue abaixo algumas fotos.



Antes da prova com o Bruno de Iporã.
Ele foi o 14º no geral e venceu a faixa etária de 20 a 24 anos com o tempo de 38min50seg.
Pena que não tirei foto do pódio dele.
Mas, caso você queira sua foto com o troféu Bruno, basta procurar lá meu álbum virtual, ok?
O link está no final desta postagem.
.
.

Quase completando o km 8.
Foto: aquiagora.net

.
.

Completando a prova em terceiro lugar geral com o quarto colocado quase "fungando" no meu cangote. hehe
.
.

.
Após a prova
Com meu pai e o Braguinha na passarela do lago de Marechal.
Pensa na quantidade de peixes que tem nesse lago.
Pena que não ficou muito visível, mas no meu álbum virtual tem umas três fotos.

.
.

Só esperando para receber mais um troféu. hehe
.
.

Sendo "agraciado" com o troféu de campeão da faixa etária pelo segundo ano consecutivo em Marechal Cândido Rondon
.
.

Momento de Glória na vida de um atleta
.
.

Eis o troféu e ao fundo o Lago Municipal, cartão postal de Marechal Cândido Rondon
.
.

Descrição do meu 29º troféu? Acho que é isso!
São tantos que acabo perdendo as contas... hehe

.
.

Meu número de corrida
.
.

A bela camiseta Baleias, quer dizer, do evento e a minha 70ª medalha em 76 provas
.
.

Classificação geral dos 14 primeiros colocados na prova masculina
.
.

Classificação da faixa etária de 30 a 34 anos.
Repare que cheguei com mais de 5 minutos de diferença em relação ao segundo colocado.
Dei "show", literalmente. rsrs




Dinheiro gasto na participação desta prova.

Incrição: 10,00 R$

Combustível: 40,00 R$
Lanches: 11,80 R$

Total: 61,80 R$



Notas:
1 - Agradecimentos:
Primeiramente sempre a Deus pelo dom da saúde e por me dado disposição e força para completar mais esta prova.
Agradeço também aos amigos que sempre estão na torcida, a minha família que sempre me apoia, ao meu pai por ter se disponibilizado e acordado às 5h00 da manhã para me levar e ainda ajudar com pelo menos 10,00 reais no combustível. Ao Braguinha por ter contribuido com mais 30,00 reais; ao Fábio do site Ubiratã Online por ter publicado uma matéria que escrevi falando sobre as minhas duas últimas corridas; ao Vanildo do Portal Ubiratã por ter também publicado a matéria escrita por mim. Matérias estas iguais, já que não tive tempo de redigir uma para cada site.
Também agradecer ao Carbono da Rádio Difusora Am e ao Jubuti da Rádio Nova Clube também Am por ter me dado um espaço para falar ao vivo sobre esta prova e a de Toledo no dia 27 de março.

2 - O Braguinha completou a prova em 46min42seg, sendo assim o 58º na classificação geral e o 9º de 11 na faixa etária de 50 a 54 anos.

3 - Mais fotos
aqui.



E é isso aí amigos.

Fiquem todos com Deus e até uma próxima...



tutta/ubiratã50anos
www.correndocorridas.blogspot.com

16 comentários:

DricaPeixoto disse...

Tutta, que troféu lindo!

Parabéns pela prova e pela disputa acirrada pelo 3º lugar. Muito bom seu relato! O manto coral te deixou ainda mais veloz ... rsrsrs

Bons treinos!!!

tutta disse...

Resposta a Drica Peixoto:
É um belo troféu sim. hehe

Obrigado e quanto ao manto coral, acho que ele caiu muito bem em mim... rsrs
Beijo e bons treinos.


tutta/ubiratã50anos
www.correndocorridas.blogspot.com

Rinaldo disse...

Olá Tutta,

Viu só, cortou o cabelo, ficou mais rápido! Parabéns, resultado sensacional!

Abraço!

Claudio Rinaldo
http://numerodepeito.blogspot.com/
http://cicloviadigital.blogspot.com/

tutta disse...

Resposta ao Rinaldo:
Olá Rinaldo.
Fiquei um pouco mais rápido mesmo, vamos ver se isso vai continuar. hehe
Abraço e obrigado.


tutta/ubiratã50anos
www.correndocorridas.blogspot.com

Emerson Jacques - corredor disse...

Grande Tutta ... parabéns pela performance ... com muita calma, paciencia e dedicação, voce vai colhendo os resultados de tanta perseverança ... um verdadeiro show ... Deus continue te abençoando a cada dia, seja muito feliz e curta muito cada momento que a vida proporciona. Grande abraço.

tutta disse...

Resposta ao Emerson Jacques - corredor:
Obrigado.
Com calma, paciência e dedicação todos nós chegamos lá e graças a Deus tudo está indo muito bem ao meu favor neste início de temporada.
Espero que continue assim. hehe
Que Deus continue te abençoando também.
Você vai correr a Tiradentes dia 15 de maio?
Provavelmente eu estarei por aí, ok?
Abraço.


tutta/ubiratã50anos
www.correndocorridas.blogspot.com

marli disse...

• ٠•●ઇઉ●• Namastê • ٠•●ॐ●••
Bom dia Tutta, em primeiro lugar vc ficou muito bem de cabelo cortado. rsrsrs
Parabéns pelo lindo troféu vc merece amigo!!!
Na páscoa vou estar ai no norte do paraná em Jandaia do sul, derepente combinamos um trote no meio do caminho rsrsrsr
\o/ eeeeeeee

\o/ simbora correr!
Bons treinos,
Boas energias,
@marlipalugan
www.marlipalugan.blogspot.com
..... ~o
......<\_
...(_)/(_) meu transporte diário!

Gustavo disse...

Parabéns, como é gratificante ver o evolução dos ateletas.
Belo resultado.
Obrigado pelos comentários no blog da equipe CPS.

equipecpssorocaba.blogspot.com

RODRIGO AUGUSTO disse...

Grande Tutta, parabéns, correr para 34:36 é para poucos ! mto legal, siga firme nos treinos que certamente chegará nos feras de 31/32 min. Falow, e 3 de julho está chegando. Abraço

Ricardo Hoffmann disse...

Parabéns campeão!! Tá mandando muito bem com esse manto ai. Siga firme! Grande abraço.

Caicó Runners disse...

Parabéns pelas conquistas! Muito sucesso e saúde. Perseverança sempre.

Tiago Antunes disse...

mazaahhh grande tutta, mandou bem heim ... abração!!!

Tiago Antunes
www.vodoismax.blogspot.com

Marquinhos disse...

Parabéns por mais essa conquista!!!
equipecpssorocaba.blogspot.com

tutta disse...

Resposta a Marli:
hehe
Obrigado Marli.
Cortei o cabelo porque estava me dando um trabalhão danado mantê-lo grande. rsrs
Obrigado também pelos parabéns do troféu. hehe
Realmente ele é muito bonito.
E quanto ao trote, podemos combinar sim, quem sabe. rsrs
Você passa por Ubiratã pra ir pra Jandaia do Sul?
Derrepente você poderia estender uns dias a mais na sua visita lá em Jandaia e ir correr a 7ª etapa do Circuito SESC em Cascavel dia 1º de maio.
Eu estarei por lá.
Beijo e bons treinos.


Resposta ao Gustavo:
Valeu Gustavo.
Com os treinos a gente sempre dá uma evoluidazinha de vez enquando né? rsrs
Abraço e por nada quanto aos comentários que às vezes deixo lá no blog da equipe CPS.


Resposta ao Rodrigo Augusto:
Obrigado Rodrigo.
Realmente correr abaixo dos 35 não é fácil não, mas com treinos e dedicação todos conseguem sim.
E quanto a chegar em 31/32, não sei se isso é possível, pois nos 34 e pouco já é bem puxado pra mim e após a metade do ano pretendo fazer 3 maratonas, daí os treinos irão mudar bastante.
Mas, valeu pela força.
Abraço e nos vemos dia 3 de julho em Foz.


Resposta ao Ricardo Hoffamnn:
Obrigado Ricardo.
Tô fazendo o que posso com esse manto. hehe
Abraço e bons treinos.


Resposta ao Caicó Runners:
Obrigado e tudo de bom aí.


Resposta ao Tiago Antunes:
hehe
Valeu Tiago.
Abraço.


Resposta ao Marquinhos:
Obrigado marquinhos.
Abraço.


tutta/ubiratã50anos
www.correndocorridas.blogspot.com

Dani disse...

Tutta, querido amigo,

Estou em falta com vc né?! Mil desculpas.

Hehehehehe...vc não é como o Sansão que a força estava nos cabelos. Cortou e ficou mais veloz!!!

Parabéns vc merece e muito. Eu e o Vinicius sempre torcemos muito por vc.

Esse troféu quer dizer que vc estará na etapa de Curitiba né?

Bjos,
Dani
correndoemagrecendo.blogspot.com

tutta disse...

Resposta a Dani:
Que isso amiga Dani, você não está, nunca esteve e nunca estará em falta comigo. Sei como é agitada essa nossa vida.

E em relação ao cabelo, pensei bem antes de cortar por que imaginei que eu pudesse ser que nem esse "tal" de Sansão aí. hehe
Mas, por sorte eu não sou. rsrs
E graças a Deus estou podendo correr no meu melhor, e isso graças a minha dedicação aos treinos e lógico, principalmente por causa da força e incentivo dos amigos como você, o Vinícius e muitos outros.
E este troféu significa que me classifiquei para a etapa de Curitiba dia 27 de novembro sim, mas não garante que eu vou estar aí. No entanto, se tudo acontecer na mais bela e pura naturalidade, estarei com toda certeza, pois a vontade é grande e me dediquei ao máxino nos treinos para conseguir esta vaga e estar presente aí. E além do mais, não terei custos algum, e como diz aquele velho e conhecido ditado: "de graça até injeção na testa".
Perder essa só se for por vontade Divina mesmo.
Um super beijo pra você e um grande abraço pro Vinícius e nos vemos dia 3 de julho nas Cataratas.

Ah, e por falar em Cataratas, vocês já reservaram hotel lá em Foz?
Normalmente quando vou correr esta meia maratona lá eu fico no hotel Gran Via.
Acho ele bem barateiro e fica a menos de 1 km do local da largada.
Qualquer coisa acesse o site www.hotelgranvia.com.br e se informe melhor, ok?
Eu estarei hospedado lá. hehe
Beijo.


tutta/ubiratã-50anos
www.correndocorridas.blogspot.com