sábado, 26 de fevereiro de 2011

Treino Semanal 4 (20 a 26fev2011); Estréia Baleias e Certificado da São Silvestre 2010

.
Como comentei na semana passada, novamente nesta semana eu iria fazer poucos treinos pra ver se as dores na canela direita melhoravam mais ainda.
E a exemplo da semana passada, deu tudo certo.
As dores estão quase "zero" e nessa próxima semana já irei voltar aos 5 dias semanais de treinos.

A minha semana começou no domingo dia 20 com uma rodagem de bike. Foram cerca de 30km numa velocidade baixa. Demorei aproximadamente 3 horas e meia para concluir este percurso (da minha casa ao trevo de acesso a cidade de Campina da Lagoa entre ida e volta) e o motivo da demora é que fui pedalar e ao mesmo tempo "resgatar" do meio ambiente as latinhas de cervejas e refrigerantes que encontrava pelo caminho.
Sempre que posso eu faço isso.
Tanto é que foram com 40 quilos de latinhas que paguei a inscrição da Meia Mararona das Cataratas do Iguaçu que se realizará dia 3 de julho em Foz do Iguaçu.

Com estes "treinos" de bike não estou querendo virar um duo-atleta ou um bi-atleta (não sei se é assim que se chama a pessoa que pratica duathlon - corrida e ciclismo). Pelo menos não por enquanto. Apenas pedalo porque gosto. hehe
E de quebra ajudo a deixar a natureza mais limpa da ação sem noção do homem.
Só pra constar: uma latinha de cerveja e/ou refrigerante pode levar até 100 anos para se decompor.
Então galera, vamos reclicar e cuidar do meio ambiente.

Bom, mas voltando aos meus treinos da semana.
Iniciei os treinos de corridas na segunda-feira dia 21 com uma sessão de tiros na pista do estádio municipal de Ubiratã.
Apesar dos 30k de bike no dia anterior, consegui melhorar um pouco a velocidade dos tiros em relação aos da semana passada (tempos de cada tiro logo mais abaixo) e de quebra, dei um tiro a mais (13, contra 12 da outra segunda-feira). Treino realizado após às 18hs.
Ah, e só pra constar também: o tempo de recuperação que faço entre um tiro de 400 metros e outro varia entre 2 e 4 minutos (dependendo do meu estado de cansaço) entre trote e caminhada. Sei que este tempo é muito elevado, mais é só assim que consigo realizar este tipo de treinos. E afinal de contas, é assim que tem dado resultados. hehe

Na terça-feira dia 22 programei uma corrida de 30 minutos na grama da pista do estádio, mas choveu e não foi possível realizá-la.

Na quarta-feira dia 23 fiz um treino de ritmo de 10k às margens da Rodovia BR 369 saindo do km 448 até o km 443 e retornando. Este treinos foi realizado após às 18hs e melhorei em 38 segundos (tempo do treino logo mais abaixo) em relação ao outro treino da semana passada.

Na quinta-feira dia 24, novamente chuva após às 18hs e novamente o treino na grama não foi realizado.

Na sexta-feira dia 25 eu iria fazer 4 tiros de mil metros na Br 369, mas como eu havia recebido a camiseta Baleias neste dia, me programei pra correr um longão no dia seguinte para estreá-la em grande estilo. hehe

Hoje sábado dia 26, a idéia era estrear a camiseta Baleias com um longão de 32km.
O percurso escolhido era sair do km448 da rodovia Br 369 com destino a ponte do rio Piquiri no km 464 e retornar. Totalizando os 32km.
No entanto, a partir das 16hs o tempo começou a "fechar" e ficar "feio" pras bandas do rio e resolvi não ir tão longe porque a chuva era certa.
Onde já se viu um Baleias com medo de água, não é verdade??? rsrsrs
Mas, o tempo previa tempestade e eu não quis arriscar. hehe
Porém, esperei alguns minutos e como o tempo ainda estava bem escuro pros lados do rio (apesar das nuvens já terem se espalhado um pouco) resolvi correr pro outro lado, mas não mais os 32k, e sim, somente 20.

Fui com o meu irmão de carro até às margens da rodovia e segui o meu treino e ele foi jogar futebol num campinho ali do lado.
Saí do km 447 da rodovia e com menos de 2km comecei a sentir umas dores embaixo da costela do lado esquerdo, mas acho que foi irresponsabilidade minha, pois a uma hora e meia antes do treino comi duas maçãs pequena.
Mas, como Baleias, resolvi que continuaria.
E assim fui seguindo. Porém, quando eu forçava um pouco mais o ritmo as dores aumentavam, resolvi então que correria somente 15k por conta das dores.
Ao chegar no km 440 (7km de treino) eu retornei ainda com as dores, mas mantendo um ritmo médio abaixo dos 4min/km. E nada de chuva. Aliás, nessa altura do treino, as nuvens já haviam se espalhado todas.
Ao chegar no km 448 completei os 15km de treino com menos de uma hora, mas resolvi retornar mais um km e chegar novamente até o km 447 que foi de onde iniciei a corrida e com isso finalizei 16km. O primeiro usando a camiseta Baleias. E sem uma gota de chuva, apesar de todo aquele tempo que formou. hehe
Após alguns alongamentos fui ver o restante do jogo onde o meu irmão estava jogando e acabei por jogar cerca de meia hora, sendo que a metade deste tempo foi jogando na linha e com isso, corri mais alguns metros. hehe
E depois retornei pra casa e estou aqui escrevendo este post. rsrs

Tirei uma foto após o término do treino para ilustrar esta postagem, mas como tirei-a com um celular com câmera de apenas 1.0 megapixels não ficou muito boa, mas serve como lembrança do meu primeiro treino com o uniforme Baleias.
Não levei a minha câmera digital como medo de estragar (mais uma) com a chuva. hehe

Minha primeira imagem com o Manto Coral dos Baleias. Pareço dsanimado, mais era o cansaço. hehe


Eu que já vinha "namorando" a equipe Baleias desde o ano passado e após a conversa que tivemos (Miguel e eu) ao final da São Silvestre em São Paulo que até comentei aqui no blog na relato da mesma, porém não concluir com detalhes e estou fazendo isso agora (hehe) foi impossível não aceitar o convite.
Me recordo ainda que: ao perguntar pra ele o que eu deveria fazer para ser um Baleias, ele me respondeu na pura irreverência: - Nada! Você não precisa nem correr! e "rachamos" na risada. kkkkk
Perguntei ainda quanto seria a mensalidade pra participar da equipe, porque achei que tinha que pagar alguma coisa e ele me respondeu que não precisava pagar absolutamente nada. Nem a camiseta.
Respondi então que tava dentro.
E de quebra já me pediu pra ir guardando 100 reais todo mês no banco porque iríamos pra Assunção no dia 7 de agosto e viajaríamos por muitos lugares do Brasil e que íamos fazer verdadeiros milagres com o pouco dinheiro que fosse sendo guardado.

Este cara é um verdadeiro amigo.
Nem tenho muito o que dizer para agradecê-lo Miguel.
Mas, farei o possível para cumprir todos os "planos mirabolantes" que você diz que tem pra mim.
Um forte abraço e que Deus te Abençõe sempre.
Estaremos em Assunção dia 7 de agosto se Deus quiser.

Ainda segundo o Miguel, ele fará uma "apresentação" minha no blog Baleias.
Não sei se é necessário, pois muitos já me conhece, mas acredito que com esta apresentação eu estarei definitivamente OFICIALIZADO como mais um membro desta fantástica equipe de amigos.

Apesar de eu já ter corrido uma prova este ano (aniversário de Santo Amaro) usando o nome Baleias, a minha estréia oficial em provas com o Manto Coral será dia 13 de março na cidade de Campo Mourão-Pr na Corrida Rústica São José (padroeiro da cidade). Será uma prova de 10km, percurso um tanto quanto duro e com largada prevista para às 10h05 da manhã.
Espero poder fazer uma prova estréia. hehe

Abraço a todos e mais uma vez muito obrigado Miguel.


Segue abaixo o que fiz nesta semana:


Domingo (20fev2011)

Descanso ativo (30k de bike)


Segunda-feira (21fev2011)

13x400 metros (1:10; 1:08; 1:08; 1:08; 1:08; 1:09; 1:09; 1:08; 1:09; 1:09; 1:08; 1:09; 1:10) Total: 5,2km = 14min53seg


Terça-feira (22fev2011)

Descanso


Quarta-feira (23fev2011)

10km = 36min42seg


Quinta-feira (24fev2011)

Descanso


Sexta-feira (25fev2011)

Descanso


Sábado (26fev2011)

16km = 1h03min20seg


Geral
3 dias de treinos
4 dias de descanso
31,2 kms
1h53min55seg
média de 3min39seg/km



E pra finalizar quero deixar registrado aqui que nesta semana (após 53 dias da prova) a Yescom liberou o certificado da Corrida Internacional de São Silvestre realizada dia 31 de dezembro de 2010.
E diga-se de passagem, que certificado mais vagabundinho esse heim?
Aliás, poderíamos esperar o que, depois da palhaçada que fizeram em entregar a medalha antecipadamente, não é mesmo???
Pelo menos vale como prova de que estivemos lá. hehe

Eis o "Certificado"



tutta/ubiratã-pr
www.correndocorridas.blogspot.com

14 comentários:

Jorge disse...

Tutta boa noite muito boa a sua iniciativa de ao mesmo tempo ajudando a limpar a natureza e arrumando um din din extra para financiar suas corridas...Parabéns!!!
Muito bom os seus treinos, mas tome cuidado com essa dor, pois o nosso corpo é uma máquina e a única forma de o nosso corpo manifestar quando uma coisa não vai bem é através da dor, portanto caro amigo cuide-se, estarei na torcida para que melhore 100%. Muito boa a sua estréia com o manto dos Baleias...
É isso ae bom fds e bons treinos,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Jorge disse...

Esqueci de citar na msg anterior o certificado da S.Silvestre meus parabéns, mas não sei como a yescom não sei como eles não deram antecipado com a medalha também...

Valeuuu

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

tutta disse...

Resposta ao Jorge:
Boa noite Jorge.
Quanto a natureza, sempre que posso eu faço a minha parte e acho que todos nós deveríamos fazer o mesmo. Mas, infelizmente ninguém quer saber disso e depois ficam reclamando de tudo o que a natureza faz através de chuvas, secas e calor.
Já em relação a dor, ela praticamente não existe mais. Diminui os treinos nestas duas últimas semanas e nessa próxima semana já irei voltar a normalidade.
Mas, de qualquer forma, muito obrigado pela preocupação e por ter achado boa a minha estréia com o manto Baleias. Mas, confesso que fiquei um pouco frustrado. hehe
Mas, acho que valeu. rsrs

Abraço, bom final de semana e bons treinos pra você também.


Ah, e quanto ao certificado da São Silvestre por parte da Yescom, só faltava mesmo eles entregarem antecipadamente junto com as medalhas. rsrsrs

Valeu amigo, tudo de bom.


tutta/ubiratã-pr
www.correndocorridas.blogspot.com

Thiago Melo disse...

Grande Tutta,
Bela essa atitude de limpar o meio ambiente...é assim que mostra ser um grande homem, além dos bons resultados em corridas...hehehe...parabéns pela estréia na equipe baleias, sempre leio os posts do Miguel. Quem sabe um dia...quando conseguir completar uma Maratona, não me candidato a membro dessa equipe, afinal quando comecei a correr era literalmente baleia..hehehe...e aí faremos parte de uma mesma equipe!!! Continue nesse rumo de conquistas e sucessos, tem sido muito motivante te acompanhar (virtualmente) nesse meu primeiro ano como corredor.
Abraço,
Thiago Melo
http://corredoraprendiz.blogspot.com/

tutta disse...

Resposta ao Thiago Melo:
Valeu pelo "grande homem" Thiago. Eu faço o que posso. hehe
Valeu também pelos parabéns que você me deu por estrear (em teinos) na equipe Baleias e quem sabe um dia poderemos ser amigos de equipe sim.
Pra ser um Baleias, acredito que você nem precise completar uma maratona, acho que é só falar com o Miguel. O cara é gente fina demais. hehe

Eu fico feliz também por saber que estou sendo motivante pra você. Isso é que me dá mais forças para continuar treinando e me aperfeiçoando um pouco mais. Apesar de muitas vezes achar que não sou um bom exemplo, já que sou bastante indisciplinado nos treinos.
Mas, sempre que vou treinar ou participar de uma prova procuro fazer o melhor, pois sei que muitos amigos, assim como você, estão torcendo por mim e não posso desapontá-los, não é mesmo? rsrs
Abraço e bons treinos pra você.


tutta/ubiratã-pr
www.correndocorridas.blogspot.com

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Tutta, mto boa postagem, e sua preocupação com o meio-ambiente. Que seja gloriosa suas participações no grupo Baleias. Cara, moro a 850 km de Assuncion. Até da vontade de ir lá, correr a meia. mas acho q esse ano não dará. pois farei duas meias Foz(3.7) e Rio(17.7) aí ficará mto próximo. Valeu, bons treinos p nós.

Ricardo Hoffmann disse...

Tutta, parabéns pela iniciativa. Além de ajudar na preservação do planeta, consegue financiar suas corridas. Conduta exemplar meu amigo.
Seja bem vindo a essa família coral, e espero revê-lo em Assunção. Grande abraço.

Dani disse...

Aeeeeeeeee...eu já sabia, eu já sabia!!!!

Que vc seja muito feliz nessa Equipe maravilhosa que é a Baleias.

Estamos inscritos na meia de Foz, nos vemos lá hein. Estamos indo em pelo menos 24 pessoas.

Bjos,
Dani
correndoemagrecendo.blogspot.com

Tiago Antunes disse...

Grande tutta, parabéns pelos treinos e últimas provas!

tutta disse...

Resposta ao Rodrigo Augusto:
Valeu Rodrigo.
E quanto a Assunção, eu pretendo fazer a maratona Maurício de Nassal dia 31/07 que é na semana anterior, ou quem sabe a do Rio dia 17/07 e depois tem a maratona de Londrina dia 28/08, são bem próximas também e mesmo assim pretendo fazer pelo menos três destas quatro maratonas. E como você vai fazer apenas a meia, acho que o corpo agüenta. No meu caso é a maratona completa e também acho que o corpo agüenta. O problema só será o bolso. rsrs
Mas de qualquer forma, estarei em Foz dia 03/07 e nos veremos por lá.
Abraço e bons treinos.


Resposta ao Ricardo Hoffmann:
Valeu Ricardo, eu faço o que posso e se todos fizesse a sua parte o mundo seria bem mais limpo e agradável de se viver.
Mas, infelizmente nem todos pensam assim, não é mesmo?
Nos vemos em Assunção se Deus quiser e com o manto coral na pele. hehe
Abraço.


Resposta à Dani:
rsrs
É Dani, você já sabia né? rsrs
Espero ser muito feliz sim com esta fantástica equipe.
Nossa vemos em Foz dia 03/07.
E pelo visto vocês vão levar Curitiba inteira pra lá heim? hehe
Bacana.
Beijo e tudo de bom pra vocês.


Resposta ao Tiago Antunes:
Valeu amigo.
Abraço.


tutta/ubiratã-pr
www.correndocorridas.blogspot.com

elis disse...

oi, tutta!!!
querido amigo Baleias!!!

muito orgulho, e muita alegria, de ter você na nossa querida equipe!

além de grande corredor, é um atleta de iniciativa: parabéns pelo gesto de recolher as latinhas! grande exemplo pra todos nós! uma atitude de respeito e cuidado com a mãe natureza!

correu protegido pelo manto coral, por isso escapou da chuva;)
parabéns pelo treino! e pela energia de ainda encarar uma partida de futebol!

muuitos desafios maravilhosos nos aguardam em 2011!

bjs
http://elismc.blogspot.com

tutta disse...

Resposta á Elis:
Oi Elis, o orgulho e a alegria são minhas também. Pois, não é todo dia que encontramos amigos especiais sem ao menos conhecê-los direito e a equipe Baleias é como uma família unidas por um único ideal. manter a saúde e o bem estar de uma maneira muito gostosa: CORRENDO! E correr é comigo mesmo. rsrs

E quanto ao "atleta de iniciativa" que você citou, acho que devemos fazer o máximo pra preservar o que é nosso e atitudes como esta minha deveria ser seguida por todos. Mas, infelizmente nem todo mundo pensa forma, não é mesmo?

E em relação a chuva, é incrível como um Baleias pode ter medo de água, mas esse Baleias aqui teve e acabou nem chovendo e concerteza foi porque o manto coral me protejei de alguma maneira, pois o tempo estava "feio" demais por aqui nesse dia. rsrs

E na partida de futebol, foi um joguinho só de brincadeira e joguei apenas meia horinha. Portanto, nem corri tanto.
Coisa que um "bom" maratonista (agora Baleias) não tire de letra. hehe

Beijo.


tutta/ubiratã-pr
www.correndocorridas.blogspot.com

BALEIAS disse...

Meu caro amigo. Aquele momento na av. Paulista em que estávamos nós dois mais o Ênio Akio foi inesquecível. Percebíamos suas dúvidas sobre uma, talvez, difícil sistemática Baleias e as disssipavámos todas. Você é incrivelmente Baleias, o espírito, o jeito de ser que cultuamos é absolutamente natural em você. E essa animação para as 4 maratonas em 40 dias é Baleias! Vamos tentar tudo para conseguir. Vai depender da animação das promoções! Não se preocupe com a chuva, tem muito Baleias que nem sai da cama se tiver nublado! A sua iniciativa das latas é sensacional e motivo de inspiração para todos nós. Nas corridas carrego meu lixo para descartá-lo somente nos postos de apoio. Seja muito bem vindo para junto dos seus amigos e suas amigas Baleias! Sua adesão é motivo de muita honra e orgulho para todos nós. Miguel Delgado.

tutta disse...

Resposta ao Baleias:
Estimadíssimo amigo Miguel.
Momentos como aquele concerteza são raros e ficarão marcados pra sempre em nossas memórias.
E a cada pergunta minha, uma resposta imediata sua e do Ênio me tirava qualquer dúvida e medo de entrar nesta equipe.
Mas, falando em maratonas. Mais precisamente destas quatro em quarenta dias, a minha vontade é enorme, mas o meu bolso ainda é pequeno. hehe
Uma, destas quatro eu terei que deixar de fora, pois senão extrapolarei demais o meu orçamento que hoje gira em torno de 650 reais. Porém, boa parte dele já está compremetido até o final do ano, infelizmente.
Gostaria de fazer Recife ao invéz do Rio de Janeiro, mas pelo que você me contou em um email, esta é a maratona que você pretende deixar de lado senão for possível fazer todas as quatro.
No Recife eu terei mais possibilidades de pódio do que no RJ, mas se você não for pra lá, também não vou.
Mas, em todo caso, vamos conversando. E quem sabe um dia desses eu acerto na loteria e daí iria fazer todas as maratonas possíveis e existentes. hehe
Sonhar é de graça mesmo, né? rsrs

Bom, já quanto ao treino na chuva e o recolhimento das latinhas à beira da rodovia, eu faço o que posso. hehe

Pra finalizar quero agradecer o imenso carinho que você e demais integrantes da equipe Baleias estão tendo comigo na chegada à equipe. Espero fazer o que de melhor eu venho fazendo até agora.
Dar e ao mesmo tempo ter muitas alegrias com este manto coral.
Um grande abraço e até sempre.


tutta/ubiratã-pr
www.correndocorridas.blogspot.com