sábado, 22 de maio de 2010

Corrida Número 61 - 4ª Meia Maratona das Cataratas do Iguaçu - Foz do Iguaçu-Pr dia 16/05/2010



Data: Domingo, 16 de maio de 2010.

Cidade: Foz do Iguaçu-Pr.

Nome da Prova: 4ª Meia Maratona das Cataratas do Iguaçu

Distância: 21,097km

Tempo: 1h15min04seg

Média Por Km: 3min33seg

Colocação Geral Masculino Adulto: 11º

Atletas Concluintes na Prova Masculina: 701

Colocação Faixa Etária de 30 a 34 Anos Masculina: 4º

Atletas na Faixa Etária: 113



No último final de semana (15 e 16 de maio de 2010) estive na cidade de Foz do Iguaçu-Pr, onde foi realizada a Meia Maratona das Cataratas do Iguaçu (21,097km). Esta foi a quarta edição e minha terceira participação nesta prova fantástica, unindo esporte e natureza.




O SÁBADO


Fui para Foz do Iguaçu no sábado (15) e assim que cheguei lá (por volta das 16h30) me encaminhei de táxi para o Hotel Gran Via onde fiquei hospedado e na seqüência fui até o Hotel Mabu Thermas e Resorts fazer a retirada do meu kit que era composto por todos estes itens da foto abaixo.




À noite, teve um maravilhoso e delicioso jantar de massas no mesmo hotel. E diferentemente do ano passado (2009) o salão não estava dividido ao meio, possibilitando assim mais espaço e menos tumulto.


A comida estava ótima e quentinha, diga-se de passagem, e servida na hora marcada (19h00). Em 2009, nos foi informado que o jantar começaria as 20h00, mas quando eu e meu amigo Magaiver chegamos lá, o jantar já estava sendo servido há quase uma hora. Resultado: pegamos tudo gelado. Mas este ano ocorreu tudo perfeito e como critiquei no ano passado quero este ano deixar registrado os meus parabéns a organização.

Tivemos ainda som ao vivo (como nas outras edições em que participei) e um brinde no final do jantar (dois pacotes de biscoitos com fibras "um salgado e outro doce" que vinham acompanhados numa bela sacola).


Não encontrei ninguém conhecido, mas conversei com um atleta do Rio de Janeiro (ahh Jorge Ultramaratonista, ele disse que conhece você aí no RJ, mas infelizmente esqueci de perguntar o nome dele.rsrs). Depois sentaram junto a nossa mesa um casal de Londrina, conversei ainda com um outro senhor (Adir, vencedor da faixa etária acima dos 70 anos) e aproveitei ainda a ocasião para registrar algumas fotos com alguns atletas de elite.


Frank Caldeira, João da Bota, Giomar Pereira e o nosso medalista olímpico Wanderlei Cordeiro de Lima que deu uma pequena palestra e foi homenageado com uma placa
(foto no meu álbum de fotos em um link no fim desta postagem).




Depois retornei para o hotel e as 22h00 fui dormir e descansar para o dia seguinte.




O DOMINGO


Dormi muito bem até por volta das 03h15 da manhã, depois disso, fiz igual a resultado de tele-sena no SBT, de hora em hora eu despertava.hehe

Quando foi as 06h05 me levantei definitivo, tomei o meu café da manhã e fui para o local da largada.


Muita gente, uma garoa fina e frio, algo em torno de uns 15 graus (talvez menos) mas que não foi páreo para desanimar nem desestimular os atletas que estavam ali para vencer mais um desafio: os 21km mais 97 metros daquela meia maratona.


Às 8 horas em ponto foi dada à largada da elite feminina (7 atletas apenas largaram nesta hora) em frente ao hotel Mabu.

Em minha opinião, a elite e a geral feminina tinham que ser numa largada só, por dois motivos:

O primeiro e principal deles é: valorizar as mulheres numa largada única e exclusiva para elas.

O segundo: evitar o grande tumulto na largada masculina, possibilitando assim um ritmo mais forte dos homens desde o início e sem risco de atropelamentos e sem atrapalhar o desempenho tanto dos próprios homens quanto das mulheres.

A largada da elite masculina (11 atletas) juntamente com o geral masculino e feminino se deu dez minutos depois da largada da elite feminina (08h10).


Saí bem próximo a fita de largada, tanto é que demorei apenas dois segundos para pisar no tapete de cronometragem. Não houve divisão por baias entre elite e geral.


Por ter treinando em um ritmo de 3min30seg por km projetei fazer o percurso todo neste ritmo, porém, não sei se isso seria possível até o final devido às muitas subidas do percurso.

Mas de qualquer forma projetei fazer algo em torno de 17min30 a 18min no máximo a cada 5km.

O meu objetivo era quebrar o recorde na distância que persistia desde 2008 (1h15min23seg) na mesma Meia das Cataratas.


No km1 por ser todo ele em descida, passei em 3min15seg.

Mas procurei me conter para não “quebrar” na parte final da prova.

Já no km2 passei dentro do programado, 3min30seg.

No km3, 3min25seg, no km4 devido a uma subida já um pouco mais íngreme passei com 3min46seg.

Fechei na seqüência o km5 em 17min33seg.


Entre os kms 5 e 10 tivemos duas subidas mais longas e íngremes.

No km7, próximo a entrada do aeroporto e no km9, antes de entrar no Parque Nacional do Iguaçu.

O ritmo aí deu uma pequena caída e fechei a marca dos 10km em 35min29seg, (17min56seg nos últimos 5kms, ainda dentro do programado).


Km12 (começa a chover de fez e a chuva persistiu ao logo de toda aquela manhã). Veio aí também o primeiro ponto de hidratação com hidrotônico. Perdi alguns segundinhos preciosos e que iria fazer falta lá no final, pois como o hidrotônico era servido em copinhos de plásticos abertos, peguei um dos copos, caminhei por uns metros para poder tomá-lo sem engasgar e assim que tomei (cerca da metade ou pouco mais) voltei a correr novamente.


Km15, 53min29seg (a exemplo dos 5kms anteriores o tempo destes últimos 5 foram de 17min56seg).

Daí pra frente o “bicho” pegou literalmente.


As subidas dentro do Parque Nacional do Iguaçu não são tão íngremes, mas são constantes.

Mal acaba uma e lá vem outra e como não estou tão acostumado a correr em um percurso tão acidentado assim, sofri bastante para manter o ritmo.

Porém, pude-me reidratar novamente com hidrotônico no km18. Desta vez não eram copinhos abertos não, e sim a garrafinha do próprio hidrotônico. Agarrei uma garrafinha (nem quis água) e seguí tomando alguns goles até o km 19 e depois deixei-a ao lado de um dos cones que dividiam a pista entre os atletas e os carros que trafegavam no dentro do parque, pois assim ficaria mais fácil o recolhimento da garrafinha depois.


Apartir dali, já podia se ouvir o barulho das quedas nas Cataratas.


No km20, do lado esquerdo podia-se ver as magníficas quedas com um grande volume de água. Uma beleza que só Deus, através da natureza pode nos proporcionar.

É um visual indescritível, só quem viu mesmo ou conhece pode saber o que estou falando.

Dali em diante você ganha um “gás” extra e segue como se a prova estivesse começando naquele momento.


Aliás, um detalhe aqui até inacreditável. Entre os kms 15 e 20 passei no mesmo tempo dos dois últimos 5kms (17min56seg) e o tempo total neste momento marcava 1h11min21seg.

Faltava pouco para bater o recorde da prova, pensei.

Mas havia esquecido algo importantíssimo.

Faltavam ainda 1.097 metros, portanto, mais de um quilômetro. E se eu quisesse mesmo sair da prova com um novo recorde pessoal eu tinha que correr como se estivesse fazendo treinos de tiro (não ao alvo, mas intervalado rsrs).

E foi o que fiz.


Porém, antes disso um dos fotógrafos da prova pediu para eu olhar pra ele pra tirar uma foto tendo ao fundo as imponentes Cataratas (foto essa que ainda não consegui encontrar no site, rsrs). E depois foi pernas pra que te quero.rsrsrs

Na metade deste último km tem uma subida que me “arrebentou” na maratona de 2008. Na ocasião, terminei-a quase andando.

Entretanto, desta fez disse a ela: ‘hoje você não vai em vencer não’.

E subi como se estivesse descendo. Se é que me entendem, rsrsrs.

Mas...

Ao chegar quase no topo, cerca de uns 30 metros para terminá-lo, (a subidinha era de uns 180 a 200 metros aproximadamente, só que bastante íngreme) dei uma pequena queda no ritmo, algo que me tirou um ou outro segundinho importante (a exemplo do primeiro posto de hidrotônico lá atrás que caminhei alguns metros).


Mas assim que cheguei ao topo que avistei o pórtico de chegada, o cansaço e as dores já não existiam mais.

Olhei para o cronômetro, 1h14min07seg, faltavam ainda uns 300 metros, mas agora em descida.

“Voei”, literalmente e completei a prova fazendo aviãozinho e com anúncio do locutor e tudo.rsrs

E o meu mais novo recorde apareceu ali, naquele momento, naquela corrida, denovo nas Cataratas: 1h15min04seg. Por pouco não faço uma meia maratona sub 1h15, se não fosse a "andadinha do hidrotônico", nem a "diminuída" do ritmo nos últimos metros da subida antes da linha de chegada isso teria acontecido.

Mas tudo bem.

Terminei feliz e satisfeito com tempo e o recorde. Ainda mais por que hoje treino sem orientação, e corro muito menos que dois anos atrás quando era orientado por um treinador e treinava feito um “condenado”, seis dias de treinos fortes por semana, hoje em dia faço apenas três treinos fortes com dois treinos regenerativos na grama e dois dias de folga. E ainda tendo que compartilhar tudo isso com oito horas e meia de trabalho por dia.

Não é mole e nem fácil não. Tem que ser forte e determinado. E isso graças a Deus acho que sou. rsrs


Depois do término da prova, recebi a minha medalha de participação, me hidratei novamente com hidrotônico (ahh, a hidratação com água durante o percurso era a cada 3km) peguei meu kit lanche (uma maçã pequena, uma banana média e uma barra de cereal), tirei duas fotos para registrar o momento, fui me trocar porque tava chovendo e frio e na seqüência comi os itens do kit lanche, conversei com alguns atletas, inclusive eles falaram que o meu tempo é tempo de elite hehe. Pode até ser, mas sou amador rsrs. E fiquei na espera da premiação, torcendo para dar um pódio para coroar com chave de ouro mais este final de semana fantástico. E com direito a recorde pessoal na distância. hehe


Primeiro premiaram a categoria geral feminina e depois a masculina (fotos e reportagem no post anterior) e começaram a premiar as faixas etárias começando com os atletas acima dos 70 anos.


Premiaram algumas categorias e eu na expectativa de novamente estar no lugar mais alto do pódio a exemplo dos anos de 2008 e 2009 quando venci a faixa etária de 30 a 34 anos, ou de no mínimo estar entre os três primeiros desta faixa.


Pouco depois saiu a classificação em um mural e fui conferir.

O primeiro que vi fui à colocação na classificação geral (11º) e um pouco mais a frente, próximo a minha idade estava o número 4. Pô, não conseguia entender. Fui o 11º geral e com um tempo melhor do que os dos dois últimos anos e ficar em 4º na faixa etária, deve ter alguma coisa de errado, pensei comigo.

Daí cheguei mais perto e pude constatar o que tinha acontecido.

A exemplo dos outros anos, os atletas de elite que não foram premiados no geral, entravam na faixa etária. E dos cinco atletas que ficaram entre o 6º e o 10º lugar na classificação geral, três deles eram da mesma faixa etária que a minha. São eles: 1º Claudemir da Silva Cardoso, 2º João Marcos Fonseca e o 3º era nada mais nada menos que Anoé dos Santos Dias. Daí fica dificio (pra não dizer impossível) um simples atleta amador como eu disputar um lugar no pódio com atletas que ganham à vida correndo.


Mas de qualquer forma fiquei super satisfeito com o resultado, pois sei que fiz o meu melhor, E quanto ao pódio, ahh, isso virá outros concerteza.rsrs


Acabei nem assistindo o restante da premiação, pois como eu não ia subir no pódio mesmo, aproveitei e fui de “encontro” com as Cataratas do Iguaçu.



É isso aí.

É o que tenho a dizer a respeito desta minha 61ª corrida.

Acho que ficou um pouco extenso, mas é o que aconteceu na minha participação nesta prova.

Espero ter agradado.rsrsrs

E até uma próxima se Deus assim nos permitir.



Segue abaixo algumas fotos.

Antes da largada.

.

.

Após o término da prova.

.

.

Nas Cataratas.

.

.

Minha 52ª medalha, quarta em 2010.

.

.

Classificação dos 13 primeiros colocados.

.

.

Minhas três medalhas da Meia das Cataratas (2008/2009/2010) 2ª, 3ª e 4ª edição respectivamente.

.

.

As Cataratas do Iguaçu 1.

.

.

As Cataratas do Iguaçu 2.

.

.

As Cataratas do Iguaçu 3.




Outras fotos, porém, podem ser visualizadas clicando neste link.



Dinheiro gasto com a participação nesta corrida:


Inscrição: 100,00R$

Passagens de ida e volta: 77,65R$

Táxi no sábado e no domingo: 68,00R$

Hotel: 40,00R$

Lanches: 6,50R$

Outros gastos (3 quatis de pelúcia): 80,00R$


Total: 372,15R$




Agradecimentos: a colunista Adriana Santos e ao portal Ubiratã On Line pela divulgação.


Classificação geral completa masculina e feminina podem ser visualizadas clicando no link da 4ª Meia Maratona das Cataratas do Iguaçu.





Curiosidades com os números:


1 - Esta foi a 4ª edição da Meia das Cataratas; 4ª também foi a minha colocação na faixa etária. Além de ter tirado fotos com 4 atletas de elite.

2 - O meu número de peito foi o 523 que somados (5+2+3 dá 10); 10 foi a quantidade de atletas que chegaram a minha frente.

3 - O meu tempo líquido foi de 1h15min04seg que somados (1+1+5+0+4 dá 11); 11 foi a minha ordem de chegada.


E assim finalizo o post.hehe



Abraço a todos...




tutta³³
www.correndocorridas.blogspot.com


13 comentários:

Dani disse...

Oi Tutta, Parabéns pela tua participação na meia maratona das Cataratas. Ano que vem, se eu tiver condições, vou encarar essa tb, mas claro que sem pretensão de tempo somente pra participar mesmo....rs. Sou muito pangaré pra pensar em tempo.
Bjos,
Dani

tutta disse...

Resposta à Dani:
Oi Dani, muito obrigado.
Estou torcendo desde já para que você tenha condições de estar lá no ano que vem para podermos nos conhecer.
E em uma prova, nem sempre o que importa é o tempo ou a colocação, o que realmente importa é o prazer porporcionado pela esporte. E lá você irá adorar, pois é fantástico.
A edição de 2011 já está marcada para o dia 3 de julho, ok?
Bjinhus e tudo de bom pra vc.


tutta³³
www.correndocorridas.blogspot.com

Avicor disse...

Caraca Tutta !!!Que tempo maravilhoso ., só teve 10 atleta na sua frente ., quase que vc bilisca um prêmio cara !!
Pô cara continua firme ., vc é elite !!!
Parabéns amigo , estou torcendo pelo seu sucesso !!!

Bons treinos ai !!!

Bons Km disse...

Tutta..parabéns meu amigo...entrando na elite assim tão rápido me enche os bolso de orgulho...
Parabéns mesmo...pena que não deu pódio...ain que ódio...hehehe...eu tava torcendo...mas você foi muito muito bem mesmo...
Ano que vem eu estarei lá...vamos combinar de nos encontrar..vc me espera umas duas horas na chegada??? kkkkk
bjooo
boa semana
bons treinos...
JU

tutta disse...

Resposta ao Avicor:
Só chegaram 10 a minha sim, e olha que haviam 11 atletas de elite na largada.hehe
Mas quanto a "beliscar" um prêmio, era difício pois o meu nível técnico é bem inferior aos atletas de elite.
Mas acho fui muito bem na prova.
Valeu e obrigado por torcer por mim, também estou na torcida por você.
Abraço e bons treinos.


Resposta à Bons Kms:
Obrigado JU, mas não tô entrando na elite não...hehe
Mas concordo contigo que fui muito bem nesta prova. Faltou mesmo o pódio pra "coroar" essa prova fantástica. Mas concerteza virá outros pela frente.rsrs
E pode ficar tranqüila que no ano que vem te esperarei as duas horas que você me pediu lá na chegada, ok?hehe
Bjinhus e mais uma vez muito obrigado.
Boa semana e bons treinos pra você também.


tutta³³
www.correndocorridas.blogspot.com

Anônimo disse...

Olá Tutta, primeiro de tudo, queremos parabenizá-lo por sua brilhante participação na IV Meia Maratona das Cataratas, li com muita atenção e uma boa dose de emoção seu post contando como foi a sua corrida e o evento em geral. Estou transmitindo seu contato ao nosso pessoal de assessoria de imprensa, pois gostaríamos de ter uma entrevista sua publicada no site da corrida.
Um grande abraço,
Adelio Demeterko
Comissão Organizadora
IV Meia Maratona das Cataratas

Emerson Jacques - corredor disse...

Olá Tutta. Meus PARABÉNS ... show de corrida ... Você está voando baixo. Me passa a impressão de que está correndo leve, motivado e feliz. Isso é legal e importante. Continue assim, praticando as corridas por puro prazer, só voce tem a ganhar com isso. Grande abraço, bons treinos e fique com Deus.

tutta disse...

Resposta ao "Anônimo" Adélio:
Muito obrigado Adélio.
Como você não deixou nenhum email para que eu pudesse entrar em contato contigo, fico aguardando um novo contato seu aqui no meu tão humilde blog, ok?
E será um prazer poder dar uma entrevista para o site da corrida.
Abraço.


Resposta ao Emerson:
Obrigado.
Tô tentando "voar" o mais baixo possível porque se eu cair o tombo será menor, não é???rsrs
E em relação a sua impressão, você tá certíssimo.
Estou correndo por prazer, diferentemente de dois anos atrás quando eu estava com um treinador e os treinos eram super puxados. Às vezes eu tinha que treinar quase obrigado, pois não tinha o mínimo ânimo, por estar super cansado de tanto trabalho e treino, trabalho e treino.
Hoje, sou um outro cara. Um outro atleta.hehe
Corro por puro prazer e estou vendo os resultados aparecerem graças a Deus.
Acredito que não tenha nada melhor no mundo do que fazer o que se gosta por gostar e não por obrigação.
É isso aí amigo.
Abraço e tudo de bom pra você.



tutta³³
www.correndocorridas.blogspot.com

geraldo mineirinho disse...

TUTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTA DU CÈU OCE TA CORRENDO DIMAIS QUI BOM VE OCE VUAAAAAAAAAAADO MAIS VUAAAAAAADO MESMO FICO FELIZ DIMAIS DI VE OCE ANIMADO CORRRRRRREDO COM ESSE TEMPO QUI OCE FEIS .LOGO LOGO ALGEM VAI DESCOBRI OCE AI NA SUA CIDADE I VAI PATROCINAR VOCE .VOCE MERECI UM PATROCINIO PORQUE O SEU POTENCIAL E MUITO GRANDE QUEM EVESTI E PESSOA IGUAL OCE VAI TER UM GRANDI RETORNO VOCE MERECI UM PATROCINIO PENSSE NISSO MEU AMIGO;FICA COM DEUS;VOCE è DEZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ;

tutta disse...

Resposta ao Geraldo:
Obrigado amigo Minerin.
Mas em relação a alguém me descobrir e me patrocinar, acho que prefiro ficar assim mesmo, correndo por conta própria e sem patrocínio, pois não me dou bem correr sob pressão e com patrocínio você tem que fazer o que "os cara" querem, entendeu? E correndo por conta, como estou fazendo, eu corro da maneira que eu bem quero.hehe
Mas valeu pelo comentário.
Abraço.


tutta³³
www.correndocorridas.blogspot.com

Jorge disse...

Po Tutta me desculpa o atraso em vir aqui, olha tu tá de brincadeira correr num lugar desses lindo d+++, fazer um pace a 3min 30seg e terminar a prova em 1h 15min na 11ª posição na geral e 4º na faixa com certeza tu é ELITE sim meus parabéns cara por mais uma brilhante prova, agora que foi sacanagem foi vc não ter subido no pódio po já que tem divisão dos corredores elite e amadores...Pena isso, cara mais que dá raiva dá mesmo por causa de um não ter subido no pódio...rsss...
Valeu por citar meu nome aqui no blog, pena que vc esqueceu o nome do corredor...rsss...Mais valeu meu caro. Já pode pensar em participar de uma prova aqui no Rio hein.
Um abraço,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Duarte Gregório disse...

Boas,
Mas que excelente relato do fim de semana e da prova, ate com algum humor no final.
Quando eu for grande também quero correr assim, hi hi hi
Parabéns pela prova.
abraço

tutta disse...

Resposta ao Jorge:
Que isso amigo, precisa se desculpar não, ok?
Corri muito bem mesmo Jorge, hehe. Aliás, nos três anos que fui lá nesta meia, fiz a prova em 1h15 e olha que o percurso é bastante "pesado".
A minha colocação foi ótima sim, ams não me acho ELITE não, rsrs, mas agradeço. rsrs
E quanto a colocação na faixa etária, também acho uma tremenda sacanagem com nós amadores, mas fazer o que né?
O jeito é se contentar com isso, pois já falei atravéz de email a edição passada e nessa e sequer tive resposta.
Em relação ao corredor daí do Rio, foi uma pena não saber o nome dele mesmo, sou péssimo pra memorizar.rsrsrs.
Já sobre correr aí, tava com planos pra meia em agosto, mas infelizmente por falta de grana vou ter que adiar para uma próxima oportunidade. Mas em breve estarei correndo aí sim, este é o um dos muitos sonhos de corrida meu.hehe
Abraço.


Resposta ao Duarte:
rsrsrs
Obrigado amigo..hehe
Mas tu podes correr assim, basta ter força de vontade, determinação, treinos e é claro, descanso, porque ninguém e de ferro né??rsrs
Forte abraço e tudo de bom.


tutta³³
www.correndocorridas.blogspot.com