sábado, 3 de abril de 2010

Teste de 12 minutos - II

Hoje, dia 3 de abril de 2010, não estava muito disposto a fazer um treino com distância longa, daí resolvi fazer mais uma vez o Teste de 12 minutos.

Para quem não sabe, o Teste de 12 minutos, ou
Teste de Cooper foi elaborado pelo Doutor Kenneth H. Cooper em 1968 para ser usado pelas forças armadas e assim verificar o nível de condicionamento físico dos soldados.
Em sua forma original, o objetivo do teste é correr o mais longe possível em 12 minutos.
O teste de Cooper visa medir o condicionamento da pessoa e dessa forma deve ser corrido em um ritmo constante ao invés de
sprints.
O teste pode ser feito em pista de atletismo ou em local plano devidamente demarcado a cada 50 metros.

Este foi o meu quarto teste.
O primeiro foi no dia 22 de janeiro de 2008 (logo que iniciei os treinos com um treinador). Na ocasião eu corri 3.605 metros.
Quase seis meses depois (no dia 14 de julho) e bem mais treinado, corri 3.680 metros.

Depois passei um longo tempo sem fazer o teste, e nesse intermédio dei uma parada com o atletismo devido (acredito eu) pelo excesso de treinos sugeridos pelo treinador.
Já estava pensando até em parar definitivamente, mas depois de algumas semanas parado a saudade e a vontade de correr e "competir" (de forma amadora é claro, hehe) voltou a "tona" e retornei, mas sem o treinador.
E no dia
3 de novembro de 2009 fiz o meu terceiro teste. Na oportunidade eu corri 3.545 e fiquei feliz da vida.rsrs


Hoje, porém, (5 meses depois do último teste) percorri uma distancia de 55 metros a mais: foram 3.600 metros. Achei extraordinariamente bom, pois estou treinando apenas cinco dias por semana (três deles em ritmo mais forte: tiros, fartlek e treinos de ritmo) e a tabela abaixo confirma o meu bom desempenho, dizendo que se pessoas do sexo masculino de 30 a 39 anos correrem acima de 2.700 metros nestes 12 minutos o ritmo é muito bom.

Clique na imagem para ampliar



Agora é continuar treinando para que quem sabe, daqui a três meses fazer um outro teste deste e ir além dos 3.600 metros alcansados hoje.rsrs



Nota:
Hoje também fiz com que meu o amigo Magaiver fizesse este teste.
Corremos juntos a muito tempo e ele nunca tinha feito.
Ele, porém, (que a partir deste mês de abril "a pedido dele" estará sendo orientado por mim em seus treinos, pois desde quando o conheço, o tempo dele em provas de 10km fica compreendido entre 43 e 45 minutos "não sou nenhum treinador, muito menos expert no assunto", mas quero ajudá-lo a correr sub-40 até o final do ano se Deus quizer, rsrs).
Ele correu no teste de hoje 2.840 metros, mas segundo ele o ritmo estava confortável e poderia ter até forçado um pouco mais.
Mas por ser a primeira vez, ele deu um "show" na pista de atletismo do estádio Claudinão de Ubiratã.rsrs



Abraço e tenham todos uma FELIZ E SANTA PÁSCOA!!!



tutta³³
www.correndocorridas.blogspot.com

12 comentários:

Avicor disse...

Boa dica essa do teste dos 12 minutos !!vou experimentar !!
Boa sorte ai na sua no va carreira de treinador com seu amigo rsrsr !!

Valeu amigo boa pascoa pra ti !!!

tutta disse...

Avicor,
Eu acho super interessante esse teste, por isso sempre estou a fazê-lo.hehe
E quanto a "carreira" de treinador, é como eu disse ali no texto, não sou nenhum "expert" no assunto, mas...rsrsrsrs
Em todo caso vamo que vamo e depois veremos onde vai dar.rsrs
Mas quero poder ajudá-lo.
Espero que eu consiga.rsrsrs
Abraço e BOA PÁSCOA pra você também.


tutta³³
www.correndocorridas.blogspot.com

Adriana Santos disse...

Haaa garoto é isso ai, por isso que eu gosto de você. Mesmo quando a falta de vontade quer fazer você desistir, você sempre da um jeitinho e acaba dando a volta por cima...isso sim é um espirito vençedor!
Numca desista dos seus sonhos...numca desista de alcançar suas metas.

Carlos Lopes disse...

Esse teste fiz muitas vezes... Na tropa, nos testes de admissão ou mesmo nos testes de avaliação... Bom post e treino

Corridas e Maratonas disse...

Muito legal Tutta!!! Eu, particularmente, não gosto de fazê-lo, talvez por ter muitas dificuldades com os tiros, mas é muito bom ver nossa evolução. parabéns, é isso ai!!! Abraços, Pri

tutta disse...

Adriana,
A minha força de vontade vem do incentivo dos amigos em geral, e você Dri, concerteza faz parte disso.
Um super beijo pra você minha amiga e tenha uma Feliz Páscoa.


Carlos,
Valeu amigo, obrigado.
Mas, faltou dizer a distância percorrida por você.hehe
Abraço e Feliz Páscoa a você também.


Corridas e Maratonas,
Oi Pri, apesar de você não gostar de fazer este tipo de treino por causa das dificuldades com os tiros, acho que seria bom você fazer sim.
É uma forma de se auto-avaliar, na minha opinião, e fazendo-o, você saberá o quanto evoluiu em um certo intervalo de tempo.
Obrigado, um super beijo e Feliz Páscoa pra ti.


tutta³³
www.correndocorridas.blogspot.com

Dani disse...

Oi Tutta. Eu fiz esse teste no final do ano passado, porém não me recordo direito a distância que fiz. Eu acho que ficou perto de 1,700 metros. Parabéns pelo treino.
Bjos,
Dani

tutta disse...

Dani,
Legal.
Pela tabela do teste, os 1.700 metros que você fez, se enquadra em "médio".
Mas tá bom.
O importante é continuar na luta, ou melhor, na correria.rsrsrs, que logo logo você estará correndo uma distância bem maior que essa.
Um super beijo e fica com Deus.


tutta³³
www.correndocorridas.blogspot.com

geraldo mineirinho disse...

o meu amigo,quero pedir desculpa por nao ter respondido seus recados;nesta época de páscoa eu trabalho 18 horas por dia então ,o tempinho que tinha era ao ler as suas materiais por sinal muito legal;viu roce ja fez sua inscrição para tiradentes;mais uma vez desculpe

tutta disse...

Geraldo,
Que isso amigo Mineirinho, precisa pedir desculpas não, ok?
Apenas acho que tu andas trabalhando demais.rsrsrs

E quanto a Rústica Tiradentes, já fiz minha inscrição sim.
Acho que vamos em quatro corredores daqui de Ubiratã pra Maringá.
Forte abraço e nos vemos dia 21.hehe


tutta³³
www.correndocorridas.blogspot.com

Giba ( Junior ) disse...

Salve Tutta !
Parabéns pela matéria, e muito obrigado pelas participações em meu Blog.
Sudações de seu amigo
Giba
correndopelacidade.blogspot.com

tutta disse...

Giba,
Obrigado e de nada. Se é que me entende?hehehe
Saudações pra ti também.


tutta³³
www.correndocorridas.blogspot.com