sábado, 15 de março de 2014

Retrospectiva 2013

.
Apesar do ano de 2013 já ter terminado a algum tempo, somente agora (em meados de março de 2014) eu venho com minha Retrospectiva do ano passado. O motivo do atraso foi uma mudança de endereço onde fiquei alguns dias sem internet e depois de tudo restabelecido fiquei com preguiça mesmo. Nem treinando direito eu estou. rsrsrs
Mas, o momento agora é da retrospectiva. Vamos então à ela, onde primeiro farei um "geralzão" do ano e depois um breve resumo de cada mês. Porém, o texto ficará um pouco longo, mas acredito que valerá a pena ler até o final. hehe


"GERALZÃO DO ANO"

Em 2013 participei de apenas 8 provas e consegui 5 pódios. Foram 2 de primeiro lugar na faixa etária, 1 de segundo lugar no geral, 1 de terceiro lugar também no geral e mais 1 de terceiro lugar na faixa etária.
No total, corri 1.220kms695mts, sendo que 1.104kms700mts foram em treinos e os outros 115kms995mts foram em provas. Foram 83hs07min18seg correndo. Sendo que 75hs13min59seg foram em treinos e 7hs53min19seg em provas.
Dos 365 dias do ano de 2013 eu treinei em apenas 123 deles, em 8 participei de provas e nos outros 234 dias eu não treinei absolutamente nada, ou estava me recuperação de lesão, ou ainda pedalando ou jogando futebol. 

Detalhe: clicando em cada texto sublinhado você será direcionado ao post respectivo.



É um mês onde praticamente não treino quase nada. Já que o ano está apenas começando e não tem quase prova nenhuma na região, então eu uso o mês como "férias" dos treinos. Mesmo que nos meses anteriores eu fique sem treinar nada. hehe
Neste mês em 2013 eu corri apenas 4 dias totalizando 27kms em 1h43min17seg.


                                               FEVEREIRO

Foi o mês de retorno aos treinos no ano de 2013. Porém, treinei apenas a metade do mês: 14 dias.
Foram 89kms neste período percorridos em 6h13min22seg.



Neste mês participei da primeira corrida do ano na cidade de Toledo correndo os 5kms da 2ª Etapa do Circuito SESC de Corridas de Rua no dia 10 e acabei ficando na terceira colocação geral da prova e no dia 12 iniciei um treinamento de 55 dias que culminaria na Maratona de Brasília no dia 5 de maio.
Em março treinei 16 dias e competi em 1, totalizando 210kms em 14h01min16seg.



O mês de abril ficou marcado pelo fato de eu ter completado a minha 100ª prova e apesar de eu estar me preparado para a Maratona de Brasília concluí muito bem os 10kms da 39ª Prova Rústica Tiradentes em Maringá no dia 21 com o tempo de 35min32seg.
Este mês também ficará marcado por um outro fato marcante. Foi um dos poucos meses, ou talvez o único, onde não fiquei mais do que dois dias seguidos sem treinar. Coisa rara isso acontecer. hehe
Treinei 17 dias e competi em 1, totalizando 251,5kms em 17h16min34seg.



Neste mês, logo no início (dia 5) corri a Maratona de Brasília e saí super satisfeito com o meu desempenho no Distrito Federal. Décimo primeiro geral e 3º na faixa etária com o tempo de 2h54min27seg.
O restante do mês foi com poucos treinos, porém, todos fortes. E em um deles me lesionei e fiquei várias semanas de recuperação.
Entre treinos e a maratona foram 8 dias de corridas em maio, onde totalizou 94kms495mts no tempo de 6h35min15seg.



Todo este mês de junho foi 'dedicado' a recuperação da lesão adquirida em maio. Fiz apenas dois pequenos treinos para sentir como estava. E vendo que não dava para voltar aos treinos normais, nem me arrisquei muito.
Corri apenas 10kms800mts no tempo de 48min23seg.



O início do mês também foi dedicado a recuperação. Mas, a intenção seria voltar aos treinos normais já no dia 15. Mais um frio intenso não me deu coragem de recomeçar. E na semana seguinte levei uma pancada na coxa em uma partida de futebol que só me fez adiar mais uma vez a volta aos treinos e depois o desanimo juntamente com o "vício" de um joguinho do Facebook me "impediam" de ir treinar.
Aida assim, fiz 8 dias de treinos no mês totalizando 55kms800mts no tempo de 4h11min48seg.



Neste mês a vontade de ficar em casa sem fazer nada me 'dominou' completamente e praticamente não treinei. Nos poucos treinos que fiz ainda sentia algumas dores, mais na última semana acabei tomando alguns anti-inflamatórios e finalizei o mês bem animado a voltar aos treinos no mês seguinte.
Em agosto corri apenas 6 dias totalizando apenas 37kms no tempo de 1h17min59seg.




Este foi o mês de recomeço aos treinos após a lesão adquirida uma semana após a Maratona de Brasília em maio e apesar de uma gripe ter me tirado uma semana dos treinamentos, setembro foi um bom mês. Corri 16 dias um total de 131,3kms em 8h28min17seg. E pedalei outros dois dias um total de 169,7kms.




Já neste mês eu retornei as competições e logo de cara enfrentei os 21kms da Meia Maratona Rotary em Toledo no dia 13. Porém, não fui para correr no meu melhor. Fui apenas para curtir o percurso e acabei tento a ideia de correr como Marcador de Ritmo para relembrar a ocasião onde fui marcador oficial em Pomerode-SC no ano de 2011. A meta seria 1h45, mais a falta de algumas marcações de quilometragem ao longo do percurso me fizeram acelerar um pouquinho, mas finalizei com um tempo bem próximo do previsto: 1h43min49seg.
E no dia 27 corri as 5 MIlhas Contra o Câncer em Cascavel, mesmo sentindo dores debaixo da costela, retornei ao pódio vencendo a categoria 35/39 anos e terminando os 8,6kms do percurso com o tempo de 31min34seg.
Em relação aos treinos, foram apenas 12 dias treinados no mês e somados com as duas provas deu um total de 134kms no tempo de 9h27min32seg.
Já na bicicleta, foram 3 dias de pedal que somaram 197kms.




Em novembro foram 13 dias de treinos e duas provas. A primeira, em uma corrida na FAG em Cascavel, a Corrida Rústica Eco Cascavel, com uma péssima organização, mas, mesmo assim acabei vencendo a faixa etária de 35 a 39 anos completando os 10kms da prova em 38min53seg. Houve ainda as opções de distância de 5 e 15 kms.
A temperatura no dia estava tão alta que o campeão dos 10kms completou a prova com pelo menos dois minutos acima do seu tempo normal. Assim como eu e quase todos os demais corredores.
Já na segunda prova, também em Cascavel, fui 2º geral nos 4,2kms da Diabetes Night Run realizado nas margens do Lago Municipal onde completei em 14min03seg. Houve também a opção de duas voltas no lago, ou seja, 8,4kms.
Mas, os destaques deste mês foram os dois tiros de 400 metros rasos que eu fiz na pista de atletismo do estádio municipal de Ubiratã. Todos os dois tiros foram abaixo de 1 minuto. Um com 59 segundos e 21 centésimos e outro com 58 segundos e 48 centésimos.
No total do mês corri 108,8kms no tempo de 7h07min33seg e pedalei outros 121,7kms nos 3 dias de pedal.






Devido ao trabalho, dezembro foi um mês de poucos treinos e ainda assim fiz uma excelente participação na Corrida Internacional de São Silvestre em São Paulo no dia 31. Antes, porém, no dia 22, participei de mais uma edição da Caminhada da Amizade do Jardim São Paulo aqui de Ubiratã onde caminhamos por cerca de 3kms ao redor do bairro.
No mês de dezembro fiz apenas 7 treinos e completei a corrida em São Paulo com excelentes 57min53seg. Meu segundo melhor tempo das 8 participações na São Silvestre. Em termos de colocação foi a minha melhor participação. Ocupei a colocação de número 227 de 17.425 atletas que terminaram a prova na categoria masculina.
No total do mês corri 71kms no tempo de 4h39min33seg e pedalei outros 232,4kms nos 3 dias de pedal.

E foi mais ou menos isso que aconteceu no meu ano de 2013.



tutta/Baleias-PR
www.correndocorridas.blogspot.com.br


8 comentários:

Unknown disse...

Grande Tutta que 2014 seja repleto de conquistas e felicidades ok.
Abraços
Romildo

tutta disse...

Resposta ao "Unknown" - Romildo:
Muito obrigado Romildo. Pra você também.
Abraço.


tutta/Baleias-PR
www.correndocorridas.blogspot.com.br

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Tutta,

blz,

Para quem estava com preguiça até que saiu um longo texto !

Pô só foram 8 corridas; que esse ano consiga fazer mais ... (isso se lhe for bom).

Bons treinos,

e se cuida, pois melhorei na meia daqui a pouco estou chegando em ti. kkk


Abraço

Rodrigo Augusto
corridaderuams.blogspot.com.br

tutta disse...

Resposta ao Rodrigo Augusto:
Beleza Rodrigo e aí?
Cara, procurei resumir no máximo possível e ficou um pouco longo sim. Mais acredito que tenho ficado agradável pra se ler. rsrs

E quanto as provas, foram somente 8 mesmo e para 2014 esse número deve cair. Vida de casado não é fácil não. Não sobra muita grana pra viagens de corridas não. rsrs
Inclusive, por conta disso, nem muito ânimo para treinos eu estou tendo pois sem dinheiro não posso participar de provas como antes então os treinos vão ficando sempre de lado. E não duvido muito se acaso eu perder pra você em uma meia maratona não.
Tá feia a coisa por aqui. rsrs

Abraço e bons treinos pra você aí.


tutta/Baleias-PR
www.correndocorridas.blogspot.com.br

ivana. disse...

É isso aí, amigo, mesmo não correndo muito, manter uma certa constância é o ideal. Parabéns pelos treinos e muito obrigada pela presença no meu cantinho. Beijo.

tutta disse...

Resposta a Ivana:
É isso aí amiga.
Obrigado e ao mesmo tempo por nada. hehe
Beijo e boas corridas.



tutta/Baleias-PR
www.correndocorridas.blogspot.com.br

Marcus Cezar disse...

Pelo que li em sua postagem, participou de poucos eventos, mais obteve sucesso em muitos deles. Parabens...
Participo tbm de algumas, pois gostaria de participar de mais para melhorar meu desempenho. O problema e a dispesa com as inscrições, pois estão muito caras.

tutta disse...

Resposta ao Marcus Cezar:
Obrigado Marcus. E realmente participei de poucas provas mais sempre com bons resultados sim. E esta diminuição nas corridas foi justamente pelo preço tanto de inscrição e transporte que está cada vez mais caro. Nos anos anteriores eu corria muito mais provas por ano. Se bem que eu era solteiro aí sobrava mais dinheiro do que agora como casado. rsrs
Abraço e tudo de bom.


tutta/Baleias-PR
www.correndocorridas.blogspot.com.br