sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Corrida Nº 97 - 20ª Etapa do Circuito SESC de Caminhada e Corrida de Rua - Etapa Final - Curitiba-PR (25/11/2012)

.
Temperatura na casa dos 14 graus e muitas subidas no percurso marcaram a 20ª e última etapa do Circuito SESC de Caminhada e Corrida de Rua neste ano de 2012 aqui no Paraná.
Como sempre, a final foi realizada na cidade de Curitiba (capital do estado) e a data escolhida para este ano foi no dia 25 de novembro.

Dados gerais da prova:

Data: Domingo, 25 de novembro de 2012
Cidade: Curitiba-PR
Nome da Prova: 20ª Etapa do Circuito SESC-PR de Caminhada e Corrida de Rua
Distância: 10kms
Tempo: 38min09seg (38:15 pelo site)
Média Por Km: 3min48seg
Número de Peito: 50
Atletas Concluintes na Categoria Geral Masculina: 841 corredores
Colocação Geral: 47º lugar
Atletas concluintes na faixa etária de 35 a 39 anos: 79 corredores
Colocação na Faixa Etária: 11º lugar

Por ter vencido a categoria na prova de Toledo no início do ano, eu fui um dos classificados para esta final com direito a ir para Curitiba com todas as despesas pagas pelo SESC-PR. Porém, eu teria que me deslocar (por minha conta e risco) para uma das unidade do SESC, para, de lá, ter todas as despesas pagas.
Com duas semanas de antecedência, um rapaz do SESC chamado Derlly entrou em contato comigo e foi passando todas as informações. Na primeira eu teria que escolher com qual delegação eu queria ir e tinha três opções, Cascavel, Campo Mourão ou Toledo. Optei por Cascavel, por ter mais amigos e por ter ido já à Curitiba nos últimos três anos.

No dia da viagem (23/11) saí de Ubiratã para Cascavel as 18:45h no ônibus da Expresso Maringá e apesar da distância ser de mais ou menos 100kms de rodoviária a rodoviária, a viagem demorou 2h10 devido as paradas. Cheguei na rodoviária de Cascavel, comi um lanche e fui a pé mesmo, até o SESC (cerca de 2kms). Quando cheguei lá todos já estavam quase prontos para a viagem. Esperamos só mais alguns minutos até a chegada da nossa guia e responsável pela delegação, Gracieli, e conferência dos nomes e as 20:10h embarcamos para Curitiba no excelente ônibus da Nordeste. E ainda ganhamos um 'ônibuzinho' cheinho de balas, chocolates, uma barra de cereal e um pacotinho de bolacha, tipo o Club Social. Uma delícia!


O belíssimo ônibus que ganhamos cheio de guloseimas.
Ele é feito de papel. Mas é muito bonito.
E está 'enfeitando' o meu computador nesse momento, mas sem nada dentro.
Eu comi tudo na viagem. rsrs
.

Chegamos na capital paranaense por volta das 06:20h da manhã e fizemos o check in no hotel Elo, a uma quadra e meia do SESC da Esquina onde assistiríamos as 11:00h ao Congresso Técnico, pegaríamos os nossos kits (uma camiseta verde, o número de peito, o chip, quatro alfinetes e ainda um mapa do percurso, um panfleto com o regulamento e a programação para 2013 e um crachá de identificação que dava direito a três refeições) e onde seria o local de largada e chegada da prova, bem como o nosso refeitório também. E pense numa comida deliciosa. Abaixo tem uma "amostra". hehe

A tarde passei toda dormindo para descansar da longa viagem onde praticamente não dormi. Tentei dar uma saidinha por volta das 16:00h mas a chuva fez com que eu voltasse logo para o hotel e acabei assistindo o jogo entre Paraná Clube e Atlético-PR válida pela última rodada do Campeonato Brasileiro da Série "B". Foi um jogo emocionante onde o Paraná quase estragou a festa do rival que buscava a ascensão para a Série "A" em 2013. O jogo ficou 1x1 e o Atlético-PR subiu para divisão de elite do futebol brasileiro. O Paraná Clube continuará na segunda divisão no ano que vem.

Ah, e só pra constar: eu iria ficar hospedado no mesmo quarto com um atleta de Guaraniaçu, mas o mesmo não apareceu nas imediações do SESC lá em Cascavel. O pessoal até tentou entrar em contato, mas o celular só dava fora de área. E de início eu fiquei sozinho. Mas, a tarde o cascavelense, Roberto, que havia ido à serviço do exército naquela manhã, ocupou a vaga do rapaz de Guaraniaçu.

No dia da prova (25/11) acordei as 06:00h da manhã, tomei café, me aprontei e antes das 07:00h 'desci' para o local de largada.
A temperatura estava super agradável (pra não dizer frio) em torno de 14 graus. Ótimo para correr.

Pouco antes das 07:30h (horário previsto para a largada) me adentrei na parte da frente do pelotão, ou seja, na elite. Pois, como eu e os demais atletas que venceram pelo menos uma das etapas anteriores tínhamos direito a sair em um pelotão especial. Quem se inscreveu pelo site, saia um pouco mais atrás. E isso foi cumprido a risca pelo SESC.
Até tinha alguns que se faziam de desenganados e tentavam sair mais à frente, mas os fiscais do SESC os retiravam. E eles saiam sem reclamar.

Faltando uns cinco minutos para a largada, escuto alguém gritar o meu nome do lado de fora do 'cercado'. E quando olho, vejo o Luiz Souza (até então amigo virtual do blog Corridas do Luizz).



Luiz e eu após a prova.
Foto "emprestada" de seu blog.
Foi um prazer conhecê-lo Luiz.
Espero ter outras oportunidades de nos encontramos.
.

Bom, mas vamos voltar ao início da prova.
As 07:30h, sem nenhum atraso, foi dada a largada.
A minha intensão era, pelo menos, baixar o meu melhor tempo na etapa final que é 36:20 em 2010. E para isso, a minha 'estratégia' seria seguir o Gainete, pois ele, muito provavelmente, e mesmo lesionado, como estava, faria perto deste tempo.
Mas, mal sabia eu do que o percurso me reservava, Aliás, nos reservava. Pois de todos os atletas que conversei no final da prova, todos reclamaram das inúmeras subidas e disseram que pioraram em pelo menos dois minutos o seu tempo.

A largada era em subida.
Leve no início, é verdade, mas ia ficando cada vez mais íngreme a cada metro percorrido. E foi quase 1km assim.
Depois de fazermos uma pequena curva a esquerda, descemos alguns metros e subimos mais uma ladeira. E o percurso ia sendo assim, pequeno trecho em descida ou plano, com uma subida monstro na seqüência. O que "refrescava" um pouco era o km final que era todo em descida. Mas aí o camarada já estava quase "morto". E depois era só repetir novamente todas as ladeiras e voltar o descer no km final para completar a prova. Simples assim. Pelo menos pra dizer e ler é simples, pois para correr, o bicho pegou e pegou feio. Nem em treino de ritmo aqui em Ubiratã eu faço 10km acima dos 38 minutos. E fiz nesta prova em Curitiba.

No primeiro km eu já vi que o bicho ia pegar. Passei com 3min50seg e já estava cansado.
No segundo km o tempo total era de 7min31seg.
No km 3 eu já nem fiz questão de 'decorar' o tempo do cronômetro. Ainda mais quando eu olhei pra frente e vi o meu "coelho" caminhando. Se já estava ruim com ele me "guiando" imagina sem ele na frente. E o pior não foi só vê-lo caminhando. O pior foi olhar mais a frente e ver a pequena mais íngreme ladeira de uns 150 metros. E o "engraçado" se é que posso dizer assim; é que no topo dela haviam duas ambulâncias. Com certeza iriam precisar delas ali. Principalmente na segunda volta.

Ao passar o km 4 dava para 'descansar' um pouco das subidas, pois teria um km todo em descida pela frente. Porém, não dava para forçar muito neste trecho, pois senão não aguentaria os kms seguintes até chegar aqui novamente. Mas, consegui fazer um tempo até bom neste km. Passei com aproximadamente 3min30seg e completei a primeira volta (metade da prova) com 18min42seg. Quarenta e dois segundos acima do previsto. E fazer a outra metade da prova mais rápido do que isso não seria possível. As pernas me "diziam" isso. E não foi mesmo.
Completei os outros 5kms em 19min27seg e a prova em 38min09seg. No entanto, no site consta como 38:15. E esse, acredito que seja o tempo bruto. Pois, apesar de haver chip de cronometragem, não havia o tapete eletrônico no portal de largada.
Não sei como eles controlaram o tempo sem esse tapete na largada. Se o cidadão quisesse esperar mais à frente pra depois começar a correr, sem dúvida nenhuma sairia na vantagem. Esse, na minha opinião, foi o único erro do SESC em todos estes anos do circuito.

Depois de terminada a prova, conversei um pouco com os atletas ali no reservado, e como disse mais acima, todos reclamaram das subidas e todos disseram que pioraram os seus tempos. Isso foi o que 'amenizou' um pouco a minha frustração.
Comi apenas um pedaço de melancia, peguei duas bananas, a minha medalha (entregue no pescoço, diga-se) e um gatorade e fui para o hotel pegar a câmera para registrar algumas fotos.

Depois das fotos, retornei novamente ao hotel, tomei um banho e voltei para o SESC e assisti toda a premiação.
Já na seqüência fui almoçar e as 13:00hs embarcamos de volta para Cascavel onde chegamos as 20:30h. E com o auxílio de um amigo, que me levou de carro rapidamente até a rodoviária, pois eu "jurava" que teria ônibus de volta para Ubiratã nesse horário, mas havia me enganado e tive que esperar por três horas pra voltar pra casa onde cheguei em definitivo as 15 para as 2 da manhã de segunda. Exausto!

E foi mais ou menos isso.

Ah, este foi o meu pior tempo das 4 participações na final.
Em 2009 eu fiz a prova com 37:43;
Em 2010 foi o meu melhor tempo: 36:20;
Em 2011, uma semana após a maratona de Curitiba eu fiz com 37:26;
E este ano, mesmo treinando regularmente bem fiz com 38:09.
Bem que dizem que cada corrida é uma corrida diferente. E aí está a prova.

Segue abaixo outras fotos desta prova:


O meu número
.
.

O mapa do percurso.
É o terceiro percurso diferente na etapa final nos últimos 4 anos.
Um dia eles acham o percurso ideal. hehe
.
.

A programação para 2013.
Há a possibilidade de haver uma prova no dia 19/11/13 em Ivaiporã.
As datas e horários estão sujeitas a alterações.
.
.

O único lugar que dei uma passadinha rápida em Curitiba foi na Catedral na Praça Tiradentes.
.
.

Eu após a prova.
.
.

Mais uma foto com o novo amigo Luiz Souza. Agora tendo o teatro do SESC ao fundo.
Confiram o relato dele no blog Corridas do Luizz.
.
.

Acabei encontrando algo "familiar" em Curitiba.
Este rapaz de Curitiba, que não sei o nome (não perguntei por que achei que ele estava correndo com numeral e depois ficaria fácil de saber quem era) estava com uma camiseta contendo o nome de EQUIPE DAS BALEIAS, e como eu sou da Equipe Baleias, chamei-o para registrarmos o fato em foto. hehe
.
.

A bela medalha da prova tendo ao fundo o prédio do SESC da Esquina.
Detalhe: a medalha é a mesma em todo o circuito (20 provas) e não contém o nome da cidade nem o número da etapa, nem a data e nem a descrição de 5 ou 10k.
.
.

Parte dos funcionários do SESC que fizeram com que mais esta etapa do circuito fosse um sucesso.
Parabéns a todos.
.
.

Classificação geral das 10 primeiras colocadas nos 5kms da prova feminina.
.
.

Classificação geral dos 10 primeiros colocados nos 5kms da prova masculina.
.
.

Classificação geral das 10 primeiras colocadas nos 10kms da prova feminina.
.
.

Classificação geral dos 10 primeiros colocados nos 10kms da prova masculina.
.
.

Os 15 primeiros colocados da faixa etária de 35 a 39 anos.
.
.

Colocação geral do 41º ao 50º lugar da prova de 10k masculina.
.
.

Pra finalizar, uma refeiçãozinha 'balanceada' para repor as energias gastas nas ladeiras de Curitiba.
Servidos???
.
.

Agradecimento:
A Deus por ter proporcionado uma ótima viagem e estadia em Curitiba e uma boa prova.
Agradecimento também ao SESC-PR por proporcionar esta grande festa e confraternização entre os atletas vencedores das etapas anteriores ou não. E que venha 2013.


tutta/Baleias/PR
www.correndocorridas.blogspot.com.br


Dinheiro gasto na participação desta prova:

Lanches: R$ 35:10

Demais despesas como: viagem de Cascavel à Curitiba de ida e volta, hotel e lanche no valor de R$ 7.00 na ida e na volta por conta do SESC-PR.
PS: essa despesa é exclusiva para os atletas que venceram pelo menos uma etapa ao longo do ano.


5 comentários:

Helena - Floripa/SC disse...

Grande TUTTA,

Parabéns pela sua participação na prova. Você está voando baixíssimo, heim. E pela sua colocação, o nível da prova foi alto tbem.
Este circuito de corridas do SESC é muito legal. A Etapa de Floripa acontece no próximo dia 9/12. Temn tudo pra ser muito boa!

Forte abraço,

Helena
http://correndodebemcomavida.blogspot.com.br/

Dani disse...

Oi Tutta,

Não sabia que vc estaria aqui em Curitiba na prova do Sesc. Se vc tivesse nos avisado tínhamos ido te prestigiar.

Bjos,
Dani

Luiz Souza disse...

Grande Tutta.
Fiquei muito feliz em conhecê-lo
Você tem que postar uma foto do teu tênis hehe

DricaPeixoto disse...

Parabéns Tutta, bom ter notícias suas :)

Beijo enorme meu amigo, bons treinos.

tutta disse...

Resposta a Helena - Floripa/SC:
Obrigado Helena. Mas, em relação ao "você está voando baixíssimo", esse foi o meu pior tempo dos últimos anos. hehe
Tinha muitas subidas na prova e eu treino muito pouco nesse tipo de percurso.
Mas, valeu pela participação, pois o SESC-PR nos proporciona muita coisa boa durante todo o ano nesse circuito.
Forte abraço e se for participar da etapa de Floripa nesse próximo final de semana eu te desejo boa sorte, ok?


Resposta a Dani:
E eu achava que você sabia Dani. hehe
Postei algo sobre a minha presença na final do circuito aí em Curitiba na postagem onde garanti a minha vaga. Tá certo que a postagem foi em março. Mas, nas laterais do meu blog sempre tem notícias dizendo onde estarei correndo. Mas não dá nada não. Haverá outras oportunidades.
Beijo e tudo de bom.


Resposta ao Luiz Souza:
A felicidade foi minha em conhecer mais um amigo que era virtual Luiz. Espero ter outras oportunidades de nos encontramos em provas.
Quanto a foto do tênis: nesse link (http://www.correndocorridas.blogspot.com.br/search?updated-max=2012-03-29T22:33:00-03:00&max-results=3&start=38&by-date=false) tem um texto falando sobre quando eu o usei pela primeira vez. Copia e cola no seu navegar aí, ok?
Abraço.


Resposta a Drica Peixoto:
Obrigado Drica.
Desculpa não estão passando no seu blog ok? Final de ano no meu trabalho o serviço dobra.
Beijo enorme e bos treinos pra você também.


tutta/Baleias/PR
www.correndocorridas.blogspot.com