quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Corrida 69 - 9ª Meia Maratona Rotary - Toledo-Pr (24/10/10)

.
Olá caros amigos e amigas blogueiros(as) seguidores(as) ou apenas leitores deste humilde blog, tudo bom com vocês?
Neste final de semana que passou (24/10/2010) participei de mais uma prova.
Esta foi a quarta nos últimos cinco finais de semana.


Dados Gerais:


Data: Domingo, 24 de outubro de 2010.
Cidade: Toledo-Pr.
Nome da Prova: 9ª Meia Maratona Rotary - Unimed
Distância: 21,097km
Tempo: 1h16min03seg
Média Por Km: 3min36seg
Número de Peito: 188
Colocação Geral: 18º lugar
Atletas Concluíntes na Categoria Geral Masculina: 205
Colocação Faixa Etária 30 a 34 Anos: 1º lugar
Atletas Concluíntes na Faixa Etária: 19



Saímos em quatro atletas daqui de Ubiratã para a prova em Toledo. Dos quais, três (eu, Osdival e Edson Leite) iríamos fazer a meia maratona. Já o outro atleta (o Braguinha) iria fazer a prova de 6k.
Pegamos um pouco de neblina no início da viagem, mas nada que pudesse atrapalhar e nos atrasar para a corrida.
Foi uma viagem tranqüila de 1h20 mais ou menos.
Chegamos lá às 7h50 (a largada seria às 8h30) e fomos imediatamente retirar o kit (camiseta, número, chip e um vale kit lanche) que foi um pouco tumultuado devido a proximidade do horário da largada. E na seqüência fomos nos preparar para a prova.
Antes, porém, cumprimentei a Eliane e logo depois o Vimar, ambos de Cascavel.

A largada deu-se com alguns minutinhos de atraso para a nossa sorte e azar de outros. hehe
Nem deu pra fazer aquecimento e fomos direto para o pórtico de largada onde encontrei o pessoal da Acorremar (Marcos e companhia limitada, hehe).
Desejei boa sorte a eles e segui mais adiante para sair o mais próximo possível da fita de largada.

Acima a camiseta, muito bonita por sinal e abaixo o meu número de corrida.




O início foi algo emocionante, pois nos primeiros 100/200 metros estava repleto de pessoas e crianças (na seqüência haveria as provas menores) nos aplaudindo, gritando, dando forças extras aos atletas antes mesmo da prova começar a "pegar fogo".
Achei aquilo tudo muito motivador.
Já sobre a organização da prova, também achei muito bom.
O percurso, só em dois momentos que eu achei difício.
Por volta do km 10 ou 11 onde pegamos uma subida (depois da enorme descida da Avenida Maringá) na Rua São João (se não me falha a memória) e antes do km 18, onde passamos no início da prova (km3), mas lá no início, tudo eram "flores" e nem senti a tal da subida. No final é que o "bicho pega" mesmo. rsrs
Mas, fora isso, a prova foi as mil maravilhas.

No início saí um pouco forte, como sempre. rsrs
E já fui procurando os meus "coelhos" pra tentar acompanhá-los. rsrsrs
Passei o Luís de Juranda no primeiro km, onde fiz com 3min33.
No km 2 passei o Sérgio de Iporã, nessa ocasião eu passei com 3min38 o km.
Depois do km 3 encontrei o Nilmar de Cascavel (o cara que me venceu na Corrida Eco Cascavel dia 9 deste mês) e falei pra ele que teríamos que seguir uma mulher que estava a nossa frente (era uma queniana, hehe) porque, provavelmente ela iria fazer um tempo muito bom.
Daí perguntei a ele qual tempo ele planejava completar a prova.
Ele me disse pra 1h20.
Eu falei que planejava um pouco mais baixo que isso.
Enquanto nós conversávamos, do outro lado da avenida os atletas já haviam feito o retorno e estavam voltando.
Vi o amigo Rudinei de Pato Branco em posição privilegiada, o Gainete de Califórnia-Pr (que segui na corrida do SESC na semana anterior) e um outro amigo de Toledo (que teimo em esquecer o nome dele sempre, rsrs) que também já havia feito o retorno e estavam bem longe. Deste três, pelo menos dois deles (o Gainete e o atleta de Toledo) tem um ritmo parecido com o meu.

Fiz o retorno ao lado de Nilmar, e logo na seqüência ultrapassamos a queniana e outras duas atletas que há acompanhava. Mas, vi que o Nilmar começou a ficar pra trás. Às vezes eu dava uma olhada meio de lado e percebia ele cada vez mais afastado e preferi impor o meu ritmo de prova e segui adiante.

Passei o km 5 em 17min41.
Já no km 6 percebi que o Gainete estava há uns 300 metros a minha frente e achei que não dava para alcançá-lo.
Por outro lado, o atleta de Toledo estava mais próximo e até daria pra chegar ao seu lado até o final da prova.

Após a descida da Avenida Maringá, (sitada acima), fiz um contorno a esquerda na Rua São João (subida) completando assim os primeiros 10k de prova com o ótimo tempo de 36min06.
Na seqüência (km11) chego no atleta de Toledo que me pergunta de que categoria eu era. hehe
Disse a ele que era da 30/34 e perguntei a dele (35-39).
Perguntei também pra quanto ele pretendia fechar a prova.
A resposta dele foi "abaixo de 1h20" e eu disse que então estávamos no mesmo ritmo, pois também estava correndo pra fazer um tempo abaixo de 1h20. E disse a ele ainda que teríamos que alcansar o Gainete, porque ele ia fazer um belo tempo na prova (como sempre faz). Ele até concordou mais foi ficando pra trás a cada passada minha.

No km 12 vejo o Gainete mais próximo.
Algo em torno de uns 100 metros ou pouca coisa a mais.
Antes de o alcansar, ultrapassei dois outros atletas que correram juntos do início ao fim da prova.
O nome deles estavam estampado na camiseta mas esqueci. hehe
Eles foram muito bem. Depois que os ultrapassei, eles me seguiram por algum tempo e ao final da prova um deles veio me parabenizar e dizer que fui muito bem.

Km 14, enfim, o Gainete.
Alcanso o meu "alvo" e pergunto como ele está, e na resposta, ele me disse que está sentindo fortes dores na perna e tá difício manter o ritmo.
Não duvidei dele, pois ele é um cara muito gente fina e não tinha porque mentir dizendo que não estava bem, só porque eu havia o alcançado.
Ele ainda me disse que ia tentar me acompanhar um pouco.
Só que não durou nem uns 500 metros e foi ficando pra trás.
Mas, apesar das dores, ele fez uma excelente prova (1h16min56seg) sendo o 22º geral e campeão na 40/44.

Chego no km 15 com 54min25seg. Nem acredito, pois eu não havia treinando praticamente nada durante a semana. Fiz apenas dois trotes na quarta e na quinta-feira de 12 e 11k respectivamente.
E nas últimas semanas não havia treinado quase nada também.
Mas talvéz seja isso.
O meu corpo estava cansado do esforço da última maratona (26/09) e a "falta" de treinos dos últimos dias estava "pondo" o meu corpo em ordem de recuperação. hehe
E põe recuperação nisso né? kkkkkkkk
Claro que a temperatura estava ajudando. O tempo estava nublado e eu (ADOGO, rsrs) correr com a temperatura assim fresquinha. hehe (ah, mas não me entendam mal, fresquinha quer dizer temperatura baixa, ok? Sou são-paulino, mas não precisam exagerar nas imaginações desta palavrinha, kkkkkkkk).

Bom, mas vamos voltar ao que interessa: à corrida. rsrs
Os meus melhores treinos e recordes em provas são em temperaturas assim... BAIXAS. hehe

Tudo estava indo muito bem até que...
O meu número de peito começa a desgrudar da camiseta.
Ele era em adesivo, mas como eu gosto de guardar todos, resolvi prendê-los com alfinetes e devido ao suor e à água que às vezes eu jogo no rosto ter caído sobre ele. O papel começou a se "desmanjar" e rasgar no local dos alfinetes. Corri alguns metros tentando segurá-lo à frente da camiseta mas foi em vão.
Logo rasgou e desprendeu o terceiro alfinete e daí arraquei ele definitivamente e levei-o nas mãos até o final.

Antes de completar o km 17, vi o Adriano Bastos fazer o contorno (no km 19 pra ele) em segundo lugar no geral e logo atrás vinha um queniano. E daí resolvi contar quantos atletas haviam à minha frente.
Segui mais um km e peguei a tal subida inicial que eu nem sequer havia sentido e que agora ela mais parecia um "Pico da Neblina" ou um "Everest" da vida pra mim. rsrs.

Mas, graças a Deus, venço-a e já do outro lado da avenida (em 20º pela minha contagem) passo em cima do tapete de controle da prova e sigo rumo ao km 18.
Dali em diante, planejo manter um ritmo de 4min/km até o final.
E se assim eu conseguisse, o meu tempo final seria algo em torno de 1h16min45.

Km 19, chego em outro atleta (o 19º ou 18º talvéz) e corro alguns metros ao seu lado.
O tal atleta, não sei porque, mas me parecia ser da mesma categoria que a minha.
Não dei moleza e o ultrapassei vendo ao lado o pórtico de chegada, porém, estando ainda a 2km de distância dele e com previsão de chegada abaixo das 1h16min30. Mantive um ritmo de mais ou menos 3min45seg/km entre os kms 19 e 20. E assim também o fiz no km final.

Km 20, ouço ainda bem próximo os passos do atleta (João) que eu acabara de ultrapassar no km anterior. Penso até em "manerar" o ritmo devido ao cansaço e deixá-lo embarelar comigo e me ultrapassar. Mas, ainda bem que só fiz isso em pensamento e "pisei na tábua" (rsrsrs) forçando o ritmo no que pude para manter aquela posição até a chegada.

E assim o fiz.
E ao adentrar o local de chegada da prova, coloco o meu número de peito à frente para tapar o nome do patrocinador na minha camiseta, pois não tenho mais apoio dele e não queria fazer propaganda de graça (rsrs) e cruzo a linha de chegada com aplausos do bom público presente no local.

Recebo minha medalha de participação tão feliz por ter feito um EXCELENTE prova sem ao menos estar no meu 100% nos treinos.
Depois me hidratei um pouco e fiz alguns centéssimos de segundos (rsrs) de alongamento e fui para carro me trocar e pegar a minha ficha do kit lanche para dar aquela "equilibrada" legal no organismo meio debilitado da longa tarefa. rsrs

Ah, e por sorte, antes do início da prova eu havia encontrado um vale kit lanche caído no chão e na hora de retirá-lo, levei os dois e daí deu pra encher muuuuuuuuito bem a barriga. rsrsrs

O kit era composto por uma banana, uma maçã, um sanduíche com pão (de 25 gramas aproximadamente hehe), presunto e mussarela e um refrigerante que imitava muito bem a coca-cola. Muito bom por sinal. E tudo isso multiplicado por dois, com a ficha extra que achei no chão. rsrs
Comi até a barriga dizer: Chega! kkkkkkkk

Depois, já com a equipe toda reunida aguardamos o resultado que iria me dizer que eu fui o 18º colocado geral da prova (achei que seria o 19º, rsrs) e o 1º na faixa etária de 30 a 34 anos com o tempo de 1h16min03seg. Recorde na prova e terceiro melhor tempo na distância e "borsão cheião" com 200 "pratas" dentro. rsrsrs
É isso aí, faturei din din... 200 reais...
Eu tava precisando mesmo.
Agora é só treinar, porque as viagens de ida e volta pra São Silvestre no final do ano já estão garatindas. hehe

Ah, e o tal atleta que ultrapassei no km 19, não é que era da minha categoria mesmo? rsrs
Ao sermos chamados no pódio ele olha pra mim e diz: "Você é o cara que venho na minha frente né???" rsrs
Apenas sorri e disse: "Foi!" rsrs


Bom, pessoal, é isso aí.
Creio que o texto não tenha ficado tão bom como foi a minha participação na prova, aliás, o meu forte é correr. Escrever, nunca fui bom. Sempre tirava notas vermelhas em português, principalmente quando o assunto era redação. rsrs
Mas, acho que deu pra vocês curtirem um pouquinho desta prova.
E fica aqui o convite para a participação de vocês nas próximas edições, pois é uma prova muito boa, muito bem organizada e com um percurso com dificuldade mesmo só no km 11, na minha opinião.

Segue abaixo fotos e mais alguns detalhes da prova.

Braguinha, eu e Marcos de Sarandi-Pr (108º geral e 12º na faixa etária 30 a 34 anos com o tempo de 1h36min36seg)
.
.
.

Eu, Eliane (18ª de 68 no geral feminino e 7ª de 30 na faixa etária 16 a 35 anos com o tempo 30min23seg na prova de 6k) e Vimar (54º geral e 1º de 14 na faixa etária de 60 a 64 anos com o tempo de 1h25min36seg)
.
.
.

Equipe CORREBIRA: Osdival, Edson Leite, Tutta e Braguinha. Só falta mesmo é o uniforme e estilo de corredores. kkkkkkkk
.
.
.

Minha 62ª medalha. Décima quarta em 12 provas em 2010.
.
.
.

Classificação geral dos primeiros 19 atletas da prova masculina.
.
.
.

Pódio da faixa etária 30 a 34 anos e eu novamente lá no alto (hehe). Tô ficando mal acostumado já (rsrs).
.
.
.

Classificação da faixa etária 30 a 34 anos.
.
.
.

26º troféu na carreira. Oitavo em 11 corridas em 2010.
.
.
.
"Checão" de 200 "pratas". Prêmio recebido pela vitória na faixa etária.
.
.
.


Dinheiro gasto com a participação nesta prova:

Inscrição: 20,00 R$
Combustível: 9,00 R$

Total: 29,00 R$


Notas:
1 - Agradecimentos ao Edson Leite, por ter ido participar da prova e ter disponibilizado o seu carro para nos levar. Ele nem queria que ajudássemos nas despesas e depois de alguma insistência nossa, acabou pedindo dez reais de cada e que por sinal eu não tinha, rsrs
Aliás, tinha sim, mas era em nota de 50 (hehe) e ele disse que não trocava. Daí deu os nove reais que eu tinha trocado na carteira e o Braguinha deu dois reais a mais pra "cobrir" a minha parte. hehe.
Valeu Braguinha, valeu também ao Osdival, e muito obrigado a você Edson por ter me "ajudado" a correr e a vencer mais esta prova. Que Deus abençõe muito você e lhe dê muita saúde para poder correr sempre.

2 - Classificação dos demais integrantes da equipe CORREBIRA:
Edson Leite correu a meia em 1h55min10seg. Ele foi o 174º colocado geral e o 21º de 26 na faixa etária 50-54.
Osdival também correu a meia e fez com o tempo de 1h59min19seg. Sendo o 186º no geral e o 24º na mesma faixa etária que o Edson (50-54).
Já o Braguinha correu os 6k com o tempo de 25min20seg. Ficando em 72º de 193 atletas na classificação geral da prova masculina e em 19º de 59 na faixa etária de 36 a 50 anos.

3 - Os vencedores das provas foram:
21k masculino: Claudir Rodrigues (1h05min23)
21k feminino: Lúzia de Souxa Pinto (1h16min57)
6k masculino: Jacob Kipleting Kendagor (queniano) 16min52seg
6k feminino: Irene Teodorovitz Vieira (23min21seg)

4 - Mais fotos podem ser visualizadas clicando aqui.
Resultados no site: www.meiamaratonarotary.com.br.




tutta/ubiratã-pr
www.correndocorridas.blogspot.com
Twitter: @tuttacferreira

















8 comentários:

Joka disse...

Karacas, pegou o checão. Irado !!! kkkk Show guerreiro ta voando, bons treinos.Parabéns!!!

tutta disse...

Resposta ao Joka:
Valeu Joka. Muito obrigado.
Ah, e me desculpa pela falta de presença em seu blog. Tá meio corrido pra mim nestes últimos dias e daí fico meio sem tempo pra entrar na net. Mas, na próxima semana colocarei a leitura em dia, pois haverá dois feriados por aqui. O "tradicional" Dia de Finados dia 2 e o aniversário de Ubiratã dia 4. hehe
Aí passarei por lá, ok?
Abraço e tudo de bom pra você.


tutta
www.correndocorridas.blogspot.com
Twitter: @tuttacferreira

"VENCENDO BARREIRAS" disse...

Salve Tutta!!!
Primeiramente PARABÉNS pelo ótimo desempenho em Toledo, fico muito feliz por vc. Além de correr super bem, vc escreve como tal, impressionante mesmo!!!
Desculpe a demora em lhe responder sobre seu ultimo comentário, então mandei email para o pessoal da organização da Meia de Maringá, e estou esperando a resposta, sobre sua pergunta. Assim que eles me responderem te digo. Mas se precisar que eu retiro o kit de vcs, estou a inteira disposição, com muito prazer. Valeu pelos créditos acima, rsrsrsr...
No mais forte abraço e bons treinos, siga com DEUS.

Email: marcosrealmadrid12@hotmail.com


Blog: Vencendo Barreiras:
http://marcao1977.blogspot.com/

tutta disse...

Resposta ao Vencendo Barreiras:
Obrigado Marcos. Você também foi muito bem na corrida lá em Toledo.

E sabe, eu acho que corro até bem sim, mas escrever não é o meu forte... rsrsrs
Mas, agradeço. hehe

E em relação ao kit da Meia de Maringá, entrei em contato com o Vicente Pimentel por telefone outro dia e ele me disse que haverá entrega de kits no dia da prova para atletas de outras cidades. Porém, ele me disse que iria me mandar um email com mais detalhes e dizendo com quem e onde retirar esse kit, mas não mandou. Se acaso ele não me responder até o final da semana antes da prova e se você puder fazer esse favor aí pra mim, não dispensarei não, ok? hehe
Abraço, muito obrigado mais uma vez e me desculpa por não ter passado ainda lá em seu blog.
Estou entrando pouco na net estes últimos dias e pra complicar ainda mais, o meu pc queimou, mas agora já tá tudo concertado e assim que possível irei lá prestigiar os seus posts, ok?

Tudo de bom pra você e nos veremos dia 7 se Deus assim nos permitir.


tutta
www.correndocorridas.blogspot.com
Twitter: @tuttacferreira

BALEIAS disse...

Olá Tutta. Segundo num final de semana e primeiro no outro. É uma boa sensação de evolução, não? Parabéns por sua performance na corridas, você é realmente um corredor de ponta, pois sua faixa etária é muito concorrida. Grande abraço e mais uma vez parabéns pelos resultados. E boa sorte em Maringá. Miguel Delgado.

tutta disse...

Resposta aos Baleias:
É isso aí Miguel, segundo em um final de semana, primeiro em outro.
Ah, e sem esquecer que ainda fui o primeiro no dia 9, uma semana antes de ser o segundo em Campo Mourão e primeiro nessa meia. hehe
E olha, que não treinei quase nada neste mês. Ainda assim me "saí" muito bem, graças a Deus.
Uma performance inacreditável até pra mim. (rsrs) Haja vista a dificuldade de treinar.
Já em relação a faixa etária (30-34), dizem mesmo que esta é uma das mais difíceis, porém, é nessa que eu estou me dando muitíssimo bem. Se pudesse escolher, eu não queria sair dela nunca mais. (rsrsrs) Mas, não me considero um atleta de ponta não (hehe apenas tento dar o melhor de mim a cada prova, pois pra mim o que vale mesmo é estar correndo, independentemente de tempo ou colocação.
Valeu meu amigo, muito obrigado.
Abraço e tudo de bom pra você.


tutta
www.correndocorridas.blogspot.com
Twitter: @tuttacferreira

elis disse...

tutta!!!

parabéns!!!!
você corre muito!!!!

sabe, adoro ler os relatos de suas provas! apesar de você dizer que o seu negócio não é escrever, você narra muito bem as suas participações!

eu gosto porque eu fico conhecendo como o pessoal lá da frente corre rssss
adoro acompanhar os detalhes da caça aos coelhos rsssssssss
adoro mesmo! e ver como a turma que corre feito queniano pensa e age nas provas!
muito legal mesmo!

parabéns por mais um pódio!!!
e pelo checão, claro;)
dindin é tudo de bom;)
tomara que você sempre leve pra casa um checão desses, e de preferência com valores ainda maiores;)

estou sempre na torcida por você, tutta!
nossa, imagine se você treinasse bem certinho, tutta!!!!!!!!!
menino, você ia brigar é por pódio na geral, tenho certeza!

mais uma vez, parabéns!

um abraço!

http://elismc.blogspot.com

tutta disse...

Resposta à Elis:
hehe
Obrigado Elis. Eu faço o que posso nas provas. rsrs
Não acho que escrevo tão bem não, mas agradeço pelos elogios quantos aos meus "textos". hehe

Já sobre treinos: nunca fui muito disciplinado. Mas, não me arrependo disso não, pois pra mim não importa ser o primeiro ou o último, o que eu quero mesmo é estar com saúde e correndo sempre.
E além do mais, o fato de ter que trabalhar o dia todo e treinar a noitinha, atrapalha bastante, pois você já esta cansado do dia que normalmente é exaustivo e forçar demais nos treinos chega uma hora em que seu corpo não agüenta e pede "arrego".
Se eu não tivesse que trabalhar, eu seria mais disciplinado concerteza e daí quem sabe poderia até "brigar" por pódios e prêmios no geral.
Mas o que vale, como eu disse, é ter saúde e disposição pra correr sempre.

Muito obrigado pelo seu comentário e pelo incentivo de sempre.
Bjinhus e tudo de bom pra você.


tutta
www.correndocorridas.blogspot.com
Twitter: @tuttacferreira