quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Corrida Nº 83 - 10ª Meia Maratona Rotary - Toledo-Pr (23/10/2011)

.
Uma reestréia dentro do tempo previsto, porém, nada bom se comparando a última meia em que disputei.


Dados gerais da prova:

Data: Domingo, 23 de outubro de 2011
Cidade: Toledo-Pr
Nome da Prova: 10ª Meia Maratona Rotary-Sicredi
Distância: 21,100km
Tempo de Conclusão: 1h19min48 (pelo meu cronometro); 1:20:06 pelo site
Média Por Km: 3min46seg
Número de Peito: 169
Atletas Concluíntes na Categoria Geral Masculina: 184
Colocação Geral: 43º lugar
Atletas Concluíntes na Faixa Etária 31 a 35 anos: 21
Colocação Faixa Etária: 7º lugar


Como citei mais acima, esta foi a prova da minha reestréia, já que fiquei um bom tempo parado devido a lesões: uma Tendinite Patelar (após a Meia das Cataratas em julho) e depois uma Orquite (após a Maratona de Assunção em agosto). Isso sem contar no desânimo que eu estava pra voltar aos treinos. hehe

Como eu não havia feito quase nada de treino de velocidade após o retorno aos treinos, já sabia que o resultado não seria grande coisa, como não foi. No entanto, terminei a prova dentro do tempo previsto.


O Antes

Apesar de eu ter conseguido um carro com o tanque abastecido, não o usei e o motivo cito nas notas logo mais no final da postagem.

Me encaminhei pra Cascavel no sábado onde ficaria hospedado na casa do Matheus Tonello, amigo Baleias daquela cidade. E ao chegar lá a noitinha, ele já havia "esquematizado" um jantar de massas com mais alguns Baleias: Andréia, seu marido Luís e os filhos Eduardo (o mais novo) e o mais velho não me recordo o nome.
O jantar foi fantástico. Num lugar chique demais.
Eu adorei.

Fomos dormir por volta das 23:30h e parece que a hora voou, pois derrepente ouço o alarme do celular despertando e já eram 06:10h da manhã.

Tomei um café da manhã composto por uma chícara de café com leite, uma fatia de pão integral e uma banana e fomos pra Toledo.
Chegamos lá por volta das 07:30h e fomos fazer a nossa retirada de kit.
E quase não consigo o meu, pois havia esquecido o comprovante em casa, mas graças a Deus o cara que me atendeu foi generoso e me entregou. Caso contrário eu teria que pagar denovo.
No kit veio apenas uma camiseta, o número adesivado que só ficou os pedaços ao final da prova. Eu que gosto de guardar todos os meus números de corridas, este eu terei que guardar só a métade, pois a outra métade o vento levou, literalmente (hehe) e o chip que depois trocaríamos pela bela medalha de participação.

Encontrei por lá pouco antes de retirar o meu kit os outros dois amigos e corredores de Ubiratã: Braguinha e Osdival. Éramos pra ir juntos, mas devido a um desinteresse por parte do Osdival (que irei contar no final) não deu certo de irmos.


A Prova

Preparado e aquecido fui para o local de largada e desta vez sem o Manto Coral, pois eu havia ganho a incrição, bem como o carro abastecido da BCA Transportes e apesar de não ter usado o carro pra ir para a corrida eu mantive a minha palavra e corri usando a camiseta e o boné da empresa.

Eu antes da prova



Não tão bem preparado como lá em julho na Meia das Cataratas, previ correr num ritmo mais lento, obviamente, mas querendo terminar a prova abaixo de 1h20.

A largada foi dada as 08:30h e seguimos numa seqüência de curvas no primeiro km e isso dificulta bastante, pois também junto com a largada da meia, houve a largada da rústica de 6km que na minha opinião poderia ser atrasada uns 10 minutos pra ter menos tumulto na largada de ambas as provas.
E eu como sou péssimo de largada fui ficando pra trás. Mesmo assim passei o km 1 com 3min44seg.
Já no km 2 sem grande tumuldo ou curvas fechadas passei com 3min31seg.
Pouco mais a frente encontrei as cinco primeiras colocadas na prova feminina e procurei manter o ritmo delas, pois achei muito bom e acreditei que elas poderiam fechar a prova na casa de 1h17 ou 1h18. Porém, o amigo de Cascavel, Nilmar estava a uns 50 metros a frente e tinha previsão de chegada pra 1h18 ou 1h19. E acabou fechando em 1:19:38.

Ao passar do km 5 percebi que o ritmo das atletas caíram, e eu achando que estava um pouco lento, preferi deixar aquele pelotão e seguir meio na cola do Nilmar.

Antes de completar o km 10, que passei com 37min42seg (doze segundos acima do previsto) pegamos uma ladeira enorme e na seqüência, uma subida bem forte, a mais forte do percurso na minha opinião. E pra piorar tudo, tinha um vento forte contra. Já no km 11, ultrapassei dos 4min/km e o vento forte continuava.

Com 15 quilômetros de prova o meu cronômetro marcava 57min10seg. E se eu quissesse terminar essa corrida com menos de 1h20 eu teria que tirar 1min10seg nos últimos 6,1kms.
No km seguinte o tempo que eu teria que tirar continuava em 1min10, ou seja, havia passado o km 16 com 4min cravados.

Junto com o km 17 veio mais uma subida. Aliás, este percurso é quase tão ondulado quanto a Meia das Cataratas, porém, lá nas Cataratas as subidas são mais longas.
E ali achei que não daria pra fechar a prova dentro do tempo previsto. Pois, faltava mais de 4kms e eu estava praticamente um minuto acima do esperado e tinha pelo menos mais 3 pequenas subidas pela frente ainda.

No km 18, mesmo com mais uma subidinha, tirei alguns segundos.
No km 19, o tempo era de 1h12min08, ou seja, eu tinha mais 2,1kms e teria que percorrê-los em menos de 8 minutos.
Tava difícil, mas não desisti.

Na seqüência passei bem próximo ao pórtico de chegada e mais a frente pegaria mais um pequinino trecho em subida e completaria o km 20. Aqui o meu tempo era de 1:15:52. Faltava 4min08seg pra percorrer 1.100 metros.
Dei uma acelerada e mantive a passada.

Já no tapete vermelho antes de completar a prova vi uma galerinha (crianças) todas de mãos estendidas para que eu as tocassem. Então estendi a minha e fui batendo uma por uma e olhando no relógio do pórtico os segundos se aproximando das 1h20 e cruzo a linha de chegada travando o meu relógio em 1h19min48seg. Longe de ser o meu melhor, mas para quem ficou cerca de um mês e meio parado e na seqüência não vinha treinando velocidade tá de bom tamanho.

Quase completando a prova e "tocando" nas mãos da criançada.
Bom demais ser um corredor, mesmo que seja amador.
Eu amo tudo isso, como diria o grande filósofo Miguel Delgado. hehe
Foto "gentilmente roubada" da
Galeria de Sandro Cabral.



Bom, após a prova, tirei algumas fotos que vocês poderão ver mais abaixo e fiquei aguardando a premiação, mesmo sabendo que eu não subiria no pódio, pois eu já havia conversado com o Jonh e ele havia me dito que era o terceiro. Aliás, quero parabenizar este meu "adversário" de categoria que é de Pato Branco, pois ele completou o percurso com 1:15:57, superando até o Rudnei também de Pato Branco que fez 1:16:09. Com isso, Jonh tem 3 vitórias contra 2 minha este ano.
Pra quem vinha acompanhando o blog deste o início deste ano deve estar sabendo dos duelos que nós dois travávamos. E das quatro provas (fora esta) ele havia chegado duas vezes em primeiro lugar na faixa etária e eu em segundo e nas outras duas vezes invertemos os papéis com eu em primeiro lugar (um vez na faixa e outra geral) e ele em segundo nas duas ocasiões.

E como desta vez eu não teria pódio, fiquei ali torcendo para o Matheus que havia concorrido na categoria Médicos na prova de 6km e tinha grandes sanches (segundo seu GPS deu a prova deu menos de 5.7kms) e ele acabou ganhando seu primeiro troféu na carreira e é de primeiro lugar. Parabéns Matheus. Este é o caminho dos grandes e o lugar dos melhores. Torço para que você conquiste muitos outros ainda.

Matheus estreando no pódio em GRANDE estilo.
Em 1º lugar na categoria Médico.
Repare que o troféu é quase na cor Baleias. hehe





Depois fomos para um delicioso almoço num pesque-pague em Toledo mesmo e às 14:20h já estava na rodoviária de Cascavel pegando o ônibus de volta pra casa.


Segue abaixo mais algumas fotos:

O meu número "inteiro".
Não tirei o depois da prova porque não valia a pena. hehe
.
.

Com a queniana Jacquecline Chebor, 4ª colocada feminina com 1:22 cravados, o queniano Charles Korir, 3º colocado masculino com 1:07:32 e o Adriano Bastos, 6º colocado com 1:08:18.
.
.

Com o amigo Marcos de Maringá.
Ele completou a prova em 1:29:04, ocupando a 67ª colocação geral na prova masculina e a 14ª colocação na faixa etária de 31 a 35 anos.
.
.

Com os amigos de Ubiratã: Osdival e Braguinha.
Osdival foi o 180º colocado com o tempo de 2:06:26 e o 24º na faixa etária de 46 a 50 anos.
Já o Braguinha foi o 177º colocado com o tempo de 2:05:05 e o 18º na faixa etária de 51 a 55 anos.
.
.

Classificação geral dos 20 primeiros colocados na prova masculina e do 38º ao 47º lugar.
.
.

Classificação completa da faixa etária de 31 a 35 anos.
.
.

Pódio dos 8 primeiros colocados na prova masculina
Crédito da foto blog
eucorro.com.
.
.

Pódio das 8 primeiras colocadas na prova feminina.
Crédito da foto blog eucorro.com.
.
.

Cruzando a linha de chegada e conferindo o "razoável" tempo sub-1h20.
Crédito da foto blog Galeria de Sandro Cabral.

.
.

A bela medalha tendo ao fundo o Lago Municipal de Toledo.




Dinheiro gasto com a participação nesta prova:

Passagens: 38,85 R$
Refeições (jantar, almoço e lanches): 59,00 R$

Total: 97,85 R$


Notas:
1 - Primeiramente agradeço a Deus pela saúde, disposição e oportunidade de completar mais uma prova.
Agradeço também ao José Bocalon, dono da BCA Transportes que pagou minha inscrição (30,00 reais) e que ainda disponibilizou um dos carros da empresa abastecido, porém, que eu não utilizei devido a um 'desinteresse' do Osdival em dirigí-lo, já que o Braguinha e eu não sabemos dirigir e nem temos carteira de habilitação. O caso é que: segundo o Osdival seria melhor irmos com o carro dele, ou que se tivesse alguém para dirigir o carro da BCA, pois assim ele não chegaria tão cansado na prova e teria um "rendimento" melhor. Mais o fato é que ele não estava muito afim de pegar o carro de outro pra ir. Com muito custo consegui fazer com que ele dissesse que dirigiria, mas sabia que ele tinha tido aquilo mais por pressão minha do que por interesse próprio. Pois dizia insistentemente que seria melhor se tivesse alguém pra nos levar.
Então, fui atrás de um motorista, e como ninguém se interessou em ir, uns diziam que tinham compromissos, outros davam desculpas esfarrapadas, outros diziam que iriam ver e que depois davam a resposta e com a raíva que eu estava acabei ligando para o Bocalon e desistindo do carro e depois informei aos amigos e o Osdival quase ficou louco me dizendo que ele havia me dito que dirigia o carro e eu respondia que realmente ele tinha dito isso, mas não tinha demostrado nenhum interesse e que dizia que era melhor ter alguém pra nos levar e a conversa durou vários minutos. Ele na insitência dizendo que tinha dito que dirigia e eu na insistência de que ele não havia se interessado muito. Enfim... rsrs
Resultado: acabei ligando para o Matheus pra ver se podia ficar mesmo na casa dele, pois outro dia ele já havia me feito a proposta e o Osdival acabou combinando com o Braguinha e foram com o carro dele.
Não sou de ficar "adulando" macho.
Se ele tivesse se interessado e dito que dirigia o carro sem problemas algum logo de cara quando perguntei, não teríamos despesas nenhuma, mas preferiu ficar fazendo "cú doce" e deu no que deu. hehe

Ah, e na volta deles para Ubiratã, insistiram pra que eu voltasse junto.
Mais nem a pau. hehe
E além do mais, eu tinha combinado com o Matheus e uma galera de almoçarmos por Toledo mesmo antes de voltar pra Cascavel.

Pra finalizar os agradecimentos, quero agradecer ao Matheus pela hospedagem e pela carona de ida e volta pra Toledo que foi de grande importância pra mim.

2 - Pontos falhos na organização.
Posso não ter direito de reclamar de nada, pois mesmo esquecendo meu comprovante de inscrição em casa o pessoal foi generoso comigo me entregando o kit, mas tem certas coisas que precisam ser ditas.
Como citei mais acima, a prova de 6km deveria ter largada um pouco mais tarde pra evitar tanto tumulto na largada que é composta por três curvas em seqüência.
O numeral de peito deveria ser feito de um material melhor, o meu quase não completou a prova porque rasgou todo com o suor, imagine se estivesse chovendo. Todo mundo iria chegar sem número.
Por ser uma meia maratona, deveria ter um posto de abastecimento com hidrotônico por volta do km 15 ao 18.
O kit lanche deveria conter um suco ou refrigerante, como aconteceu nos anos anteriores. Tivemos que comer a banana, a "barra" de chocolate com quase "meia-grama" e o mini sanduíche a seco.
A divisão por categorias, na minha opinião, deveria seguir a norma dos anos anteriores; de 4 em 4 anos.
Nas categorias deste ano (isso na meia) foram de 5 em 5 anos, isso sem contar na primeira que foi de 18 a 24 anos, ou seja, sete anos em uma única faixa etária.

3 - Pontos positivos:
Posto de abastecimento com água a cada três kms e entrega de medalhas no pescoso, como deve ser feito. Além de boa premiação tanto no geral como nas faixa etárias.
Apesar dos pontos falhos em que citei, eu recomendo esta prova.
4 - Resultados aqui.


Abraço a todos.



tutta-BALEIAS/Pr
www.correndocorridas.blogspot.com

19 comentários:

CORRIDA SEM LIMITES disse...

Parabéns!!!
Vamos correr...lindo seu blog.
abraço

Eng. João R. Oneda disse...

Grande Tutta!

Parabéns pela prova, e pelo retorno depois das lesões. Nunca é bom ficar sem correr, a gente acaba se acostumando e com preguiça.... Rsrsrsrsrs...

Grande abraço!

Jorge disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
--ooO--(_)--Ooo--
Tutta a onde dá nome para correr asim tãO rápido...hehehe...Legal que seu a reestréia foi brilhante e com um bom tempo fantástico meu camarada parabéns e continue assim firme e forte o relato e as fotos ficaram muito boas.

Bons treinos,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

GILMAR FARIAS disse...

Tutta,
Impressionante!
A foto de abertura do blog está linda. Parabéns!
Grande abraço!
Gilmar

Robson Corredor disse...

Cara, que interessante seu blog!
Rico em informações e detalhes, show de bola!
vou até adaptar algumas coisas para o meu blog também
http://corridaderuafoz.blogspot.com/
E parabéns pela volta, belo tempo!
Abco

sacadura disse...

Olá Tutta,parabéns pelo resultado pois 1h19min na meia é só para feras.Vc conseguiu o seu objetivo de correr sempre abaixo de 1h20min.Vi o resultado geral e percebi que participam desta prova corredores bem rápidos ,deve ser difícil conseguir uma boa colocação.Abç

tutta disse...

Resposta a Corrida Sem Limites:
Obrigado e vamos correr. hehe
Abraço.


Resposta ao Eng. João R. Oneda:
Obrigado João.
E realmente, ficar parado o corpo acostuma e depois dá um trabalhão pra voltar. Então o jeito é manter-se firme na corrida. hehe
Abraço.


Resposta ao Jorge:
Bom meu caro amigo, não entendi muito bem o início da frase mais tá valendo. hehe
E quanto a minha reestréia, achei que foi boa, pois quase não fiz treino específico de velocidade e consegui manter-me na casa de 1h20 que pra um atleta amador tá de bom tamanho né? rsrs
Abraço, bons treinos e obrigado.


Resposta ao Gilmar Farias:
Também adorei a foto de abertura.
O crédito dela é do Carlos Novais. Não o conheço pessoalmente, mas sei que ele faz parte da equipe Acorremar da cidade de Maringá onde tenho vários amigos e vou fazer uma meia lá no próximo dia 6.
Abraço, obrigado e sucesso aí.


Resposta ao Robson Corredor:
Obrigado Robson. Acho ele tão simplezinho. hehe
Mas fico lisongeado quando elogian-no.
Obrigado mais uma vez e apareça sempre.
Quanto ao tempo, não foi o meu melhor, mas pelas circunstâncias do momento foi muito bom.
Darei uma passada no seu blog.
Abraço.


Resposta ao Sacadura:
Obrigado Sacadura, mais eu queria um tempo mais baixo. Piorei 6 minutos em relação a Foz. hehe
Mais, tá de bom tamanho. Acho que estou reclamando de "barriga cheia" pois acabei de me livrar de uma lesão e estou apenas no retorno não é? hehe

Quanto aos corredores rápidos, este ano foram rápidos até demais. rsrs
É que aumentou um pouco a premiação daí surgiram estes caras. hehe
No ano passado o meu tempo foi de 1h16min03 e venci a categoria 30/34 e este ano daria apenas a quarta colocação. Foi fortíssima.
Mais assim é bom pra ir pegando ritmo, porém é ruim por a colocação nem sempre é a esperada. rsrs
Mais tá valendo. Só de participar de uma corrida de rua já é um prêmio bom demais da conta. hehe
Abraço e boas corridas aí.


tutta/BALEIAS/Pr
www.correndocorridas.blogspot.com

Robson Corredor disse...

Agora sou seu seguidor.
Consegui colocar o link no meu blog também.
É que sou novo no mundo das corridas (6 meses) e no mundo dos blogueiros (2 meses).
Continuei atualizando sempre seu blog, pois não é simplezinho, e eu olho quase todo dia para aprender como correr tão bem!
Abco

tutta disse...

Resposta ao Robson Corredor:
Obrigado.
Agora sim consegui clicar pra seguí-lo.
Peço somente que dá próxima vez você deixe um email para que eu responda os comentários diretamente a você, ok?
E muito obrigado por não achar o meu blog simplezinho.
Faço o que posso e publico aqui o que realmenre acontece comigo nas provas.

E quanto ao "aprender a correr tão bem" acredito que você já está no caminho certo, pois tem força de vontade e disposição para treinar. Esse é o primeiro passo.
Abraço e uma boa noite pra você.


tutta-BALEIAS/Pr
www.correndocorridas.blogspot.com

Robson Corredor disse...

Combinado Tutta, eu que sou meio devagar, kkk
meu email é robsonjeanbordin@gmail.com
quando puder me manda umas dicas, rs
abco

Eng. João R. Oneda disse...

Tutta,


Estarei em Pomerode correndo a rústica. Como moro em Jaragua do Sul, que é uma cidade vizinha, só vou no dia da prova mesmo, espero que seja possível a gente se encontrar por lá e bater um papo.

Abraço!

tutta disse...

Resposta ap Robson Corredor:
Devagar nada Robson. Você está no caminho certo.
Apenas pedi seu email, porque como não vi em seu blog e nem veio na notificação no meu, e assim, com ele, eu posso responder diretamente a você, efitando que você venha inúmeras vezes aqui pra ver a resposta.
Quantos as dicas, não sei se sou um cara especializado nisso, mas posso tentar.
Depois conversamos por email, ok?
Abraço.


Resposta ao Eng. João R. Oneda:
Legal João.
Acho que deverá ser possível nos encontrarmos por lá sim, pois eu estarei com uma camiseta diferenciada porque serei Marcador de Ritmo. Bastará você dar uma procuradinha ok?
Farei o ritmo de 5min/km.
Abraço e até lá.


tutta/BALEIAS/Pr
www.correndocorridas.blogspot.com

Corrida Feliz disse...

Parabéns pela meia maratona!! Que tempo é esse!! Bom de mais!!! Retorno triunfal!!!
Bons treinos
Fernanda
http://www.corridafeliz.blogspot.com/

Joka disse...

PARABÉNS GUERREIRO !!!!!AHUUUUUUUUUUUUUU

tutta disse...

Resposta a Corrida Feliz:
Obrigado Fernanda.
Mas, a miha intensão é correr meias maratonas pelo menos na casa de 1h17. hehe
Bons treinos a você também.


Resposta ao Joka:
Valeu Joka. hehe
Abraço man.


tutta/BALEIAS/Pr
www.correndocorridas.blogspot.com

Katryny disse...

Tutta, você não corre, você VOA!!!
Parabéns!!!
Um abraço

RODRIGO AUGUSTO disse...

Caraca, vc está mole em Tutta, 1h19min46seg na meia !!! Parabéns mesmo sem treino de velocidade, vc é mto veloz. Bom descanso e boa maratona dia 20 em Curitiba.

Abraços, legal aqla foto de sua chegada, batendo nas maos das crianças.

corridaderuams.blogspot.com

Everton Domingues disse...

Parece ter sido uma prova bem realizada, Tutta. Eu ainda me limito as distancias até 15km (SS). Mas ainda chego nas meias e farei ao menos uma maratona para ter no meu cv... rsss
Voltei com o blog força total. Vamos nos apoiando.
Anração

Everton Domingues
www.passadasfirmes.blogspot.com
@tatolimpico

tutta disse...

Resposta a Katryny:
hehe
Ah, Katryny, nem tanto. hehe
Beijo e tudo de bom pra você.


Resposta ao Rodrigo Augusto:
Valeu Rodrigo.
Na verdade, fiz alguns treinos de tiro (intervalado), mas não fiz nenhum treino mais longo de ritmo e por isso achei que fui até bem nesta prova.
No último domingo corri uma outra meia. Esta foi em Santa Catarina e como Marcador de Ritmo. Volte lá no blog e dê uma conferidazinha, ok? hehe

Quero aproveitar também e pedir desculps pela minha ausência em seu blog. Prometo pôr a casa em ordem nos próximos dias. E muito obrigado por me desejar sorte em Curitiba.

Igualmente desejo sorte em suas competições por aí, ok?

Ah, e quanto a foto do blog onde estou "batendo" nas mãos da criançada achei o máximo também. hehe

Abraço e tudo de bom.


Resposta ao Everton Domingues:
Foi sim Everton.
Claro que não foi a minha melhor performance, mas devido ao tempo parado por causa da lesão no joelho foi muito boa sim.

Quanto a você se "limitar" até a distância de 15km isso não é problema, pois com um treininho extra você chegará nas meias loguinho. Já em relação às maratonas, elas requerem um pouco mais de cuidado e mais treinos. Mas vale a pena por uma, ou várias, destas no currículo sim. hehe
Espero que você consiga realizar uma maratona num futuro breve.

E quanto ao retorno ao blog, isso é legal, porque você pode trocar experiência com muita gente.
Assim que possível darei uma passada por lá pra dar um conferidazinha, ok?
Ando com uma correria danada pro aqui e quase não me sobra tempo. Mas irei lá logo logo. hehe

Abraço e tudo de bom pra você.


tutta/BALEIAS/Pr
www.correndocorridas.blogspot.com