sábado, 29 de janeiro de 2011

Corrida Nº 73 - Prova Aniversário de Santo Amaro (16jan2011)

.
Nem sei por onde começar a escrever este post.
Tem tanta coisa atrasada e o mês de janeiro já está indo.
Não fiz o meu retrospecto de 2010 ainda.
Nem o relato da prova lá de Santo Amaro dia 16, que foi a minha primeira prova de 2011.
Aliás, nem treinei pra valer ainda neste mês, ou seja, neste ano. hehe
Cheguei de São Paulo dia 18, onde estava de férias e três dias depois (antes mesmo de começar a correr/treinar) comecei a sentir dores na região próxima da vírilha e depois peguei um resfriado e assim o mês se foi.

Ontem (dia 28) deu algumas passadas (10km) e graças a Deus não senti dores nenhuma.
Porém, não fui correr hoje (dia 29) para me recuperar totalmente e voltarei a dar mais algumas passadas amanhã (dia 30) e somente na terça-feira dia 1º de fevereiro quando o ano começará definitivamente pra mim, pelo menos nos quesito treinos fortes, pois ele (o ano) já começou a 29 dias. rsrs
Bom, mas deixa eu parar de ficar enrolando e contar (ou pelo menos tentar contar) um pouco da corrida lá de Santo Amaro. hehe

Dados Gerais:

Data: Domingo, 16 de janeiro de 2011.
Cidade: Santo Amaro-SP.
Nome da Prova: Circuito SESC de Corridas - Prova Aniversário de Santo Amaro 2011 - 9ª Edição
Distância: 10km

Tempo Líquido: 41min21seg
Média Por Km: 4min08seg
Tempo Bruto: 41min32seg
Número de Peito: 220
Atletas Concluíntes na Categoria Geral Masculina: 731
Colocação Geral: Não teve, mas... pela minha verificação nos tempos de todas as categorias eu fiquei em 66º lugar
Atletas Concluíntes na Faixa Etária 26 a 35 anos: 195
Colocação Faixa Etária: 30º lugar


Nesta prova em Santo Amaro eu não fui com intuição de competir e nem de tentar fazer um bom tempo.
Fui apenas para participar e rever a amiga Solange.
Tanto é que este é o meu terceiro pior tempo na história em provas de 10km (41min21).
Os motivos para que eu não fizesse a prova no meu melhor foram vários:
O primeiro é principal motivo era porque em 2008 quando eu corri a prova pela primeira vez (e única até então) foi que mesmo eu fazendo a prova em 35min36seg eu acabei na 11ª colocação na faixa etária que era estendida, ou seja, de 31 a 40 anos (esta prova ainda está faltando um post, pois na época eu ainda não tinha blog).
E agora em 2011 eu estava já a três semanas sem treinos por motivo da gripe antes da São Silvestre e de férias depois, e daí o meu tempo final com toda certeza seria muito acima daquele de 2008 e a colocação conseqüentemente também.
Daí resolvi apenas "passear" na prova e de quebra acompanhar a amiga Solange que gentilmente me recebeu em sua casa no dia anterior.
Porém, se eu estivesse treinando teria saído de lá com um pódio, como vocês poderão ver logo mais abaixo. hehe

A prova é ótima para obtenção de recordes pessoais, pois o seu percurso é quase totalmente plano, com algumas pequenas subidas.
Logo no término do km 1 pegamos um viaduto e depois somente no km 9 passamos novamente por este viaduto e nos 300 metros antes de cruzarmos a linha de chegada.
O restante é todo ao lado do rio Pinheiros. Ou seja, totalmente plano.
A temperatura também estava ajudando um pouco e a organização foi show.
A prova foi válida pelo Circuito SESC-SP, mas também pela comemoração do aniversário de 459 anos da cidade de Santo Amaro (e eu que pensava que São Paulo foi a cidade mais velha do estado, hehe).

No sábado peguei o meu kit composto pelo número, chip, uma amostra grátis contendo dois dilatadores nasais (Respire Melhor) que na minha opinião não resolve nada e até me parece que isso já foi comprovado. Tinha também um vale ingresso de cinema, mais eu não pude usufruir e acabei me esquecendo de deixar com a Sol e uma bela camiseta na cor roxa. Além de um livreto contendo o regulamente e informações sobre a prova.

Meu número
.
.
e camiseta




Após retirado o kit e estar de saída para o terminal para tomar um ônibus que me levaria para o condomínio Nossa Senhora do Sabará onde iria ficar hospedado na casa da Solange ouço o meu nome sendo chamado.
Fiquei até surpreso no momento, pois não conhecia ninguém por ali.
E quando viro para trás, eis que vejo o Cláudio Rinaldo do Número de Peito, amigo que conheci no almoço pré-corrida de São Silvestre organizado pela Mayumi.
Fiquei até meio sem jeito no momento, sem saber muito o que falar.
Acho que ele até deve ter percebido isso. rsrs
Por sorte a minha tia estava comigo e ajudou um pouco na conversa. rsrs
Mas logo nos despedimos, ele voltou pra casa dele e eu fui pra casa da Sol.

No domingo acordei por volta das 6h30 e em menos de uma hora já estava com a minha amiga Sol lá no local de largada.
Ela não estava inscrita e foi apenas para fazer um treino leve e foi muito bem.
Terminou a prova com 53 minutos e se estivese inscrita teria ficado em sétimo lugar na faixa etária 36/45.
Porém, ela faz 10km mais rápido que isso, mais não forçou porque estava voltando de férias.
Mas no próximo ano quero vê-la inscrita e competindo de igual pra igual com as outras meninas.
Assim como eu quero voltar lá e trazer um troféu que este ano não trouxe porque não acreditei que seria capaz. hehe

Sol e eu antes da prova



A largada se deu pontualmente as 8h00 e como eu não estava lá para competir saí um pouco mais atrás do pelotão e acompanhei a Solange somente até o km2, pois ela vinha me dizendo pra seguir no meu ritmo e que iria se culpar se eu não fizesse um bom tempo.
Mas, mesmo eu dizendo pra ela que iria fazer a prova sem preocupação de tempo e que queria acompanhá-la, ela insistia em me dizer que eu poderia ir e que depois nos encontrávamos.
Então assim eu fiz.

Os primeiros 2kms fizemos em 10min30seg.
Depois dali mantive um ritmo constante de 3min50seg/km.
Sem forçar muito.
Fiz o contorno no km 5 com exatos 22 minutos.
E após completar o km 6 vejo passando do outro lado o Rinaldo que ia vencendo o km 4.
Nos cumprimentamos e ele seguiu rumo ao retorno do km 5 e eu em direção à reta final.

E com 41 minutos e 21 segundos cruzo a linha de chegada da minha primeira prova de 2011.
Gostei da minha participação.
Já que, como eu disse, eu não fui visando tempo ou resultado.
Depois de 11 minutos de minha chegada surge a Solange e 8 minutos mais tarde o Rinaldo.

Uma coisa super interessante que achei nessa prova foi receber um torpedo via SMS com o meu tempo bruto e líquido poucos minutos após ter trocado o chip pela medalha de participação.
Acho que não demorou nem cinco minutos.

E a propósito, que medalhinha feia aquela heim. rsrs
O kit lanche também não foi lá essas coisas não.
Continha apenas uma banana e uma barra de cereal.
Mas eu recomendo a prova para todos que tiverem a oportunidade de estar nas proximidades de Santo Amaro no início de janeiro.

Alguns dias depois quando fui conferir o resultado da prova, me vi em "desespero".
O tempo do primeiro colocado da minha categoria que este ano foi a de 26 a 35 anos (ao contrário de 2008 que teria sido a 31/40) foi de 35min04 seg.
Já o quinto colocado e último do pódio foi de 36min40seg.
Ou seja, se eu tivesse feito a prova forçando um pouquinho o ritmo eu teria pego pódio, pois os meus tempos em provas de 10km fica em torno de 34 a 36 minutos.
Mas, me aguardem para 2012. hehe

Um último detalhe é que: corri a prova usando o nome Baleias como sendo a minha equipe.
Apesar de não estar oficialmente apresentado e nem com o manto Coral, já me sinto um atleta Baleias. Espero que o Miguel não fique bravo por eu ter representado mal a equipe na minha primeira prova. hehe
Porém, após a oficialização prometo fazer beeeeeeeem melhor. rsrs

Segue algumas fotos:


Sol, eu e Rinaldo
Crédito da foto: Rinaldo
.
.

Minha 67ª Medalha. Primeira em 2011.
A fita é até mais bonita do que a própria medalha, porém...

.
.
.
...do lado oposto da medalha a fita ficou assim...

...invertida.
.
.


Classificação dos 5 primeiros na faixa etária de 26 a 35 anos e do 27º ao 33º colocado
.
.

Eu e o Rinaldo.
Agora façam uma comparação na diferença de qualidade de um foto para a outra. A de cima foi tirada com a câmera do Rinaldo. Não sei nem o modelo nem a marca. Já a de baixo foi tirada com a minha câmera que é uma FE-4010 da Olympus de 12.0 megapixel.
O detalhe: a foto foi tirada no mesmo momento e ambas tinham sol e sombra, entretando na de cima a câmera corrigiu a claridade. Com isso fiquei insatisfeito com a minha câmera. Tenho que comprar uma melhor agora, não acham??? hehehe





Dinheiro gasto com a participação nesta prova:

Inscrição: 30,00 R$
Passes de trem e ônibus: 8,30 R$

Total: 38,30 R$



Nota:
Agradecimento:
Primeiramente a Deus pela oportunidade da vida e à Sol por ter me hospedado em sua casa e por ter pago meu passe de ônibus (3,00 reais) até o local da prova.


RESULTADOS AQUI




Abraço a todos...



tutta/ubiratã-pr
http://www.correndocorridas.blogspot.com

10 comentários:

Thiago Melo disse...

Boa participação Tutta, de vez em quando é bom tirar a prova para passear e relaxar um pouco...sem pressão de tempo. Quer dizer que vc agora é da equipe baleias...parabéns...eles tem uns posts super interessantes.
Abraço,
Thiago Melo
http://corredoraprendiz.blogspot.com/

tutta disse...

Resposta ao Thiago Melo:
É isso aí Thiago.
Fui apenas "passear" na prova porque não estava treinando, mais eu gosto mesmo é de correr um pouco mais veloz. hehe
E serei um Baleias de agora em diante sim.
Foi impossível não aceitar o convite do Miguel naquele dia 31 de dezembro lá na Paulista. rsrs
E em relação aos posts deles, os caras são feras em tudo. hehe

Abraço e tudo de bom pra você.


tutta/ubiratã-pr
www.correndocorridas.blogspot.com

Jorge Cerqueira disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
-o--oO--(_)--Ooo-
Pelo que eu li no seu relato, mesmo vc não treinando vc fez um bom tempo Tutta, meus parabéns camarada, que legal que vc pode reencontrar a SOL e o RINALDO nesta prova grandes amigos ela eu conheci aqui na Meia do Rio e ele eu conheci na prova de 24 horas em SP quando corri 24 horas com Dean Karnazes, quanto a medalha eles deveriam colocar uma cor nela, mas é isso aeee campeão. Um abraço,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

tutta disse...

Resposta ao Jorge:
Eu não treinei mesmo não Jorge.
E achei uma boa participação, porém, se eu tivesse corrido um pouco mais veloz daria pódio. hehe
Agora, quanto ao reencontro com a Sol e com o Rinaldo foi bom demais.
Eles são pessoas super bacanas e sempre é bom estar na companhia de pessoas assim, não é mesmo? rsrs
Já sobre a medalha, merecia uma corzinha sim. hehe
Abraço e bons treinos pra você.


tutta/ubiratã-pr
www.correndocorridas.blogspot.com

BALEIAS disse...

Grande Tutta. Sensacional sua estreia como Baleias. Correndo com a amiga, porque em algumas ocasiões o que vai dar o tom será o prazer de estar com alguém e não a performance. Tê-lo conosco é uma grande satisfação, sua simpatia e sinceridade encontrarão no Universo Baleias grandes oportunidades de ser correr, viajar e estar com os amigos, coisas que sei preza muito. A falta de apresentação no blog e de já estar com o Manto Coral são falhas minhas que venho tentando corrigir. Como você também disse sobre seus registros no blog, estamos atrasados nesse 2011 que começou antes e nos pegou ainda de férias. Grande abraço e mais uma vez seja muito bem vindo para junto dos amigos. Miguel Delgado.

tutta disse...

Resposta aos Baleias:
Grande Miguel. Achei que tu ia ficar "magoado" por eu não ter feito uma boa "estréia" como sendo um Baleias.
Mas, na estréia oficial, já com o manto Coral, farei o meu melhor, pode ter certeza disso.

E sabe, a satisfação é toda minha em ser mais um, dos inúmeros amigos Baleias que esta grande equipe ostenta. Espero dar muitas alegrias, não só aos integrantes da equipe, mas também à todos os amantes e amigos que torcem por vocês, ou, já posso dizer, pra nós, porque já me considero um Baleias de sangue coral e tudo. hehe

Abraço e obrigado por tudo.
E quanto ao atraso da apresentação e das postagens no blog, sei como é.
Férias faz parte da vida e temos que aproveitar porque elas nunca duram muito, não é verdade? rsrs
Valeu garoto...



tutta/ubiratã-pr
www.correndocorridas.blogspot.com

Sergio disse...

Tutta,
Parabéns por ter acompanhado a amiga na prova. Afinal, era só para brincar mesmo. O podium fica para a próxima participação, né?!
Belo relato...
abraço,
Sergio

tutta disse...

Resposta ao Sérgio:
Valeu Sérgio. Mas eu à acompanhei apenas nos dois primeiros kms, depois ela me pediu que eu fosse no meu ritmo.
Mas, às vezes é bom fazer algo sem compromisso com nada. Pressão demais por tempo e resultado muitas vezes atrapalha. hehe
Valeu.
Abraço.


tutta/ubiratã-pr
www.correndocorridas.blogspot.com

Rinaldo disse...

Olá Tutta,

Belo resultado, parabéns! E você disse que não estava treinando, agora é mandar bala!

Ah, e o truque não foi a qualidade da sua câmera ou da minha, tiramos a foto com a minha sem sombra (da próxima vez eu prometo que presto atenção...)

Abraço!

Claudio Rinaldo
http://numerodepeito.blogspot.com/
http://cicloviadigital.blogspot.com/

tutta disse...

Resposta ao Rinaldo:
Olá, obrigado.
Mais o meu resultado não foi bom não, e só não vou reclamar (mais do que já estou, rsrs) porque corri sem compromisso com performance. hehe
Mais as próximas serão melhores, assim espero. rsrs
E quanto as qualidades das imagens das fotos, a da sua ficou muito melhor. Vou ver se a minha tem esa qualidade "sem sombra". hehe
Valeu amigo.
Abraço.


tutta/ubiratã-pr
www.correndocorridas.blogspot.com