domingo, 22 de outubro de 2017

Corrida Nº 148 - 16ª Meia Maratona Rotary - Toledo-PR (08out2017)

.
Apesar dos treinos não estarem rendendo grande coisa após a metade do ano. Fui para Toledo encarar minha terceira meia maratona em 2017.

A corrida nos proporciona uma alegria imensa.



Dados da prova:


Nome da prova: 16ª Meia Maratona Rotary
Cidade: Toledo-PR
Data: Domingo, 08 de outubro de 2017
Distância: 19,7kms
Tempo: 1h11min47seg
Média: 3min38seg por km
Colocação geral: 26º lugar
Atletas no geral: 324 corredores
Colocação na faixa etária de 40 a 44 anos: 1º lugar
Atletas na faixa etária: 38 corredores
Número de peito: 182


Como citei acima, os meus treinos após a metade do ano não vem sendo muito bons.
Estou me sentindo um pouco desanimado, cansado, com preguiça, falta de motivação; de tudo um pouco. rsrs
O desgaste do serviço também pode estar pesando um pouco para o fraco desempenho nos treinos, e principalmente nas últimas duas meias que fiz.
Ainda assim, fui confiante para Toledo, pois de acordo com os tempos da edição de 2016, caso eu viesse a fazer um tempo bom, tinha chances de ficar em segundo ou terceiro lugar na categoria e com isso levaria alguns ‘trocados’ pra casa. rsrs


Saí de Ubiratã com destino a Toledo as 12:30h do dia 07/10. Minha esposa Cileide foi comigo.
Duas horas depois desembarcamos em Cascavel onde pegamos outro ônibus que nos levaria até o destino final.
Chegamos em Toledo as 16:00hs e nos encaminhamos até o Lago Municipal onde fiz a retirada do meu kit e do kit de outros dois amigos ubiratanenses que não iriam para a prova por que não estavam bem de saúde. Um, com problemas na coluna e o outro com o pé quebrado.
Com o kit em mãos liguei para o amigo Paulo, que mora na cidade, e onde iríamos ficar hospedados naquele final de semana.

Encontramos o Paulo pouco depois no Shopping Panambi e após dois chopps artesanais e uma porção de filé de tilápia e outra de mandioca nos encaminhamos para sua casa.
Depois ainda retornamos ao centro para algumas comprinhas e após o banho e o jantar assistimos dois filmes do Jason (Sexta-Feira 13) e por volta da meia noite fomos dormir.
Chovia uma barbaridade naquele momento.

A chuva persistiu até por vota das 05:00h da manhã.
Acordamos, ou melhor, levantamos as 06:00h com o tempo ainda muito feio e com previsão de muita chuva.
Tomamos o café da manhã e as 07:00h nos encaminhamos para a região do Lago Municipal, local da largada e chegada da prova.
Já fui pronto.
Chegamos bem cedo e quando faltava uns 15 minutos para a largada, que seria as 08:00h, fiz um breve aquecimento e fui procurar um lugar mais a frente do pelotão para não perder muito tempo na largada que é em forma de “S”.

Este ano a largada foi menos tumultuada, pois fizeram a largada da prova de 6kms cinco minutos antes da meia o que facilitou e muito o fluxo de corredores naquele “S” inicial tanto para a prova mais curta quanto para a meia maratona.
A temperatura estava na casa dos 16 graus o que tinha tudo para ser uma grande prova e obter bons tempos já que a prova não tem muitas subidas fortes.


Apesar de não vim fazendo bons treinos, estava confiante e conversando com alguns amigos eles informaram que o ideal seria seguir a atleta Marcela, pois ela poderia fazer a prova na casa de 1h17, tempo este que eu também pretendia fazer na prova.
Mas logo no início já alcancei a Marcela e a ultrapassei. Como eu sempre faço uma primeira metade melhor que a segunda, preferi seguir meu ritmo e lá na frente, quando ela me alcançasse, aí sim eu a seguiria. Coisa que não aconteceu pelo fato de que ela quebrou e acabou parando pelo caminho e acabou até prejudicando um amigo de Nova Aurora, o Jilmar, que a acompanhou e quando ela parou ele tentou recuperar o tempo perdido, mais aí já era tarde demais. Menos mal que preferi seguir os meus instintos. rsrs

.

Iniciando a primeira perna do "S" logo após a largada.
A Marcela é esta toda de azul logo a minha frente.


O que me dificultou um pouco pra mim foi não ver as plaquinhas de quilometragem, pois assim eu controlaria melhor o meu tempo. Depois percebi que não haviam as tais placas e sim, marcações no chão. Porém, só fui ver a primeira marcação lá no quilômetro 6, quando passei com 22min12seg. Média de 3min42seg por quilômetro.

Pouco depois, por volta do Km 7, mais ou menos, encontrei a primeira colocada do feminino, acho que era a Josiane Cardoso, se não me engano, e outros dois atletas que são meus amigos. O Gerson de Iporã e um excelente corredor aqui da região, o Eduardo de Cascavel.
Até estranhei encontrar ele por ali, já que o ritmo dele era pra fazer a prova com 1h10 ou menos. Porém, ele estava lesionado e vinha apenas fazendo uma rodagem. No entanto, uma rodagem bem forte, diga-se de passagem. rsrs
Acompanhei eles por uns 2 km e nisso comecei a tomar a dianteira e vendo que eu estava bem o Eduardo falou que eu poderia seguir.
E foi que fiz.

Eu vinha me sentindo tão bem e o ritmo de 3min40seg por km estava relativamente fraco pra mim.
Cheguei  no  Km 10 com 36min49seg e 3min41seg de média.
Pouco depois passei pelo ponto de revezamento (novidade este ano) para quem estava fazendo a meia maratona em dupla. E desse ponto já avistei lá na frente um atleta conhecido e corredor muito bom da região de Maringá, o Emerson.
Após vencer a leve subida do km 11 me aproximei e antes do km 12 já ultrapassei ele também.

Pouco depois ao adentramos na Avenida Parigot de Souza, de longe avistei outros dois corretores conhecidos. Um era o Adilson (Dilsinho, como é conhecido) de Campo Mourão. Atleta de ponta.
E o outro era o Rosinei de Cascavel. Outro excelente corredor.
Nunca cheguei à frente nem de um e nem do outro em uma corrida de rua. O tempo deles é absurdamente muito melhor do que o meu. Fazem entre 33 e 34 minutos nos 10km, pra ser ter uma ideia.

Mas, neste dia eu não sabia dizer o que estava acontecendo com eles ou comigo. rsrs
Pois, vinha me sentindo muito bem e fazendo uma excelente prova. Não sei dizer se seria isso, mas esta foi a primeira vez que tomei café no café da manhã. Das outras vezes era apenas água, suco ou leite. Acho que a cafeína estava me ajudando e me deixando "ligado" no 220. rsrs
Jamais imaginei conseguir chegar e ultrapassar tantos corredores bons em uma mesma prova.
E quis aproveitar o momento, pois isso não acontece todo dia. rsrs
Mas, o dia era esse. rsrs

Conforme a prova ia se desenrolando eu ia me aproximando cada vez mais deles.
No km 14 o meu tempo era de 53min23seg e 3min40seg de media.
Pouco depois eu consegui alcançar os dois. Era pouco antes do km 15.
Cumprimentei eles e perguntei, principalmente ao Rosinei (pois tenho mais amizade) e quis saber o que ele fazia por ali, já que, pelo histórico do ritmo que ele possui, ele deveria estar bem mais a frente. Ele me respondeu que vinha treinando e competindo mais em provas curtas e estava sem resistência para uma prova mais longa, como era o caso da meia maratona. Nisso o Adilson começou a abrir alguns metros de vantagem. Ouvi e explicação do Rosinei e na sequência fui atrás do Adilson que ora ou outra forçava o ritmo, talvez tentando me quebrar. Mas eu o seguia sem muito esforço. Somente depois é que fiquei sabendo que nós éramos da mesma categoria e que estávamos disputando posição, primeiro e segundo, respectivamente. Mas, fiquei sabendo disso só na hora da chamada ao pódio. E acredito que seja por isso que ele acelerava um pouco e depois diminuía. Acelerava de novo e diminuía. Estava querendo me quebrar mesmo. Mas, aquele era o meu dia e quem acabou quebrado, foi ele. rsrs

Chegamos no km 16 e o meu tempo ali era de 58min45seg. Media de 3min40seg por km.
E o Adilson sempre forçando uma ‘fuga’ e eu o acompanhava até que chegou o momento que ele não conseguia mais tentar fugir e aí foi a minha vez de atacar.

.
Com o Adilson de Campo Mourão pouco antes do km 17.


Por volta do km 17 comecei a abrir vantagem e deixei ele pra trás.
No último retorno ainda na Avenida Parigot, vi a distância que estava dos demais atletas e como havia uma folga, relativamente boa, fui em busca de outros dois corredores à minha frente e consegui a ultrapassagem sobre eles no último km e pouco depois cruzei a linha de chegada da minha terceira meia maratona em 2017 com o tempo de uma hora e doze minutos pelo tempo do meu cronômetro.

Espera aí! Uma hora e doze minutos? Está certo isso?
Na verdade está certo sim. Tempo oficial corrigido: 1h11min47seg.
O que não estava certo era a distância da prova, pois o batedor que guiava os primeiros colocados passou do ponto que deveria virar à direita e seguiu em frente. Depois que passou pelo ponto de virar não teve mais como corrigir e duas quadras após onde deveria virar, aí sim ele virou, mas já era tarde demais. O pórtico de chegada já estava quase em frente e aí o jeito foi continuar e o percurso que seria de 21kms acabou sendo de apenas 19,7kms.


Lamentável este erro. Mas, como herrar é umano. Tá tudo certo. rsrs
Mas, pelo ritmo que eu vinha eu completaria os 21km com pouco mais de 1h16. Normalmente esse é o tempo que faço nas meias maratonas lá em Toledo.
Independente da prova não ter dado a distância correta e com isso não ser considerada uma meia maratona, fiquei muito satisfeito, pois consegui fazer uma grande prova.
A media final por km foi de 3miin38seg. Excelente pra quem vinha sofrendo pra manter quase 4min por km nos treinos.

Assim que finalizei peguei minha medalha, o lanche e fui encontrar minha esposa e o Paulo que ficaram me esperando. Neste momento começar a chuviscar. Mas, logo passou.
Depois foi só aguardar a premiação e ver o que tinha conseguido.
Demorou um pouco, pois começou pela prova de 6kms e depois pelas provas infantis e por fim a meia maratona.

Nem preciso dizer que estava ansioso, pois almejava um pódio para amenizar um pouco os gastos que tive com a viagem e inscrição.
A princípio, e de acordo com os tempos do ano anterior, eu teria chances de pegar um segundo, terceiro e de repente até um quarto lugar (200, 150 e 100 reais, respectivamente). O que me ajudaria bastante. Já que os gastos daquele final de semana, mais a inscrição, somaram em torno de 320 reais entre eu e minha esposa.
Enfim chegou a vez da categoria 40/44 anos.

Começaram a chamar do 5º colocado para baixo.
Aí chamaram o 4º, o 3º, o 2º e nada de me chamar.
Dei uma olhada para minha esposa que estava do meu lado como quem não estava entendendo nada do que estava acontecendo quando de repente chamam o meu nome em primeiro lugar.
A alegria foi imensa.
Saltei o alambrado ali mesmo e me encaminhei para o lugar mais alto do pódio.
Recebi um belíssimo troféu e uma bonificação de R$300 pela vitória na categoria.
Praticamente cobriu os gastos que tive e ainda saí como o cara a ser batido nessa categoria. Brincadeira. rsrs

Mas, sendo brincadeira ou não, que a minha reputação foi lá em cima, disso não tenho dúvida. Pois, uma coisa é você vencer uma categoria em uma prova qualquer. Outra coisa é vencer uma categoria na Meia Maratona Rotary em Toledo, onde a premiação é boa e só vem gente fera correr ali. Espero poder repetir uma boa atuação também em 2018. Não digo com vitória, pois como eu disse: vencer uma categoria na meia de Toledo não é fácil não. Mas, quero estar ali, pelo menos entre os três primeiros colocados. Porque; é bom demais estar entre os melhores. rsrs

Só recordando, este ano eu havia feito duas provas de 21km, porém com tempos altíssimos: (1h20 na meia do Shopping JL em Cascavel e 1h21 na Meia das Cataratas em Foz do Iguaçu. Todas com media acima de 3min50seg por km e com muito sofrimento. E agora em Toledo com media de 3min38seg e ainda com sobras. Fruto de bastante dedicação aos treinos. Mesmo tendo-os feito com bastante sofrimento. Mas, com dedicação constante.

Assim que recebi a premiação, retornamos para o almoço na casa dos amigos Paulo e Patrícia. Assistimos outros dois filmes do Sexta-Feira 13 com direito a muuuuito sorvete de sobremesa e as 17:40h nos encaminhamos para a rodoviária e de lá diretamente para Ubiratã onde chegamos por volta das 21:00 horas para continuar a nossa rotina normal de vida.

E assim foi mais uma corrida de rua deste atleta amador que vos escreve.


Segue abaixo algumas fotos e agradecimentos.


Meu número.
Apesar de não ter tido apoio da Secretaria Municipal de Esportes de Ubiratã eu corri com a camiseta do Município.

.
.

Com o amigo Paulo no Shopping Panambi tomando um chopp artesanal no sábado.
.
.

Alguns minutos antes da largada.
.
.

Com mais ou menos 1km de prova.
.
.

Em certas fotos eu tenho uma passada perfeita...
.
.

...Já em outras, fico todo "desengonçado". rsrs
Aqui, são nos metros finais.
.
.

Quase cruzando a linha de chegada "mortinho da silva" rsrs.
.
.

Eis o momento em que cruzo a linha de chegada.
O tempo marcado no cronômetro é do momento em que foi dada a largada da prova de 6kms.
O meu tempo oficial foi de 1h11min47seg para os 19,7kms.
.
.

Satisfeito por ter feito uma grande participação na prova.
.
.

Com outro corredor de Ubiratã.
O João que completou os 19,7kms do percurso com 1h56min50seg.
Ele foi o 279º no geral e o 43º na faixa dos 45 aos 49 anos.
.
.

Meu momento.
.
.

Pódio da categoria 40/44 anos.
.
.

Pódio geral masculino da Meia Maratona.
.
.

Classificação dos 10 primeiros colocados no geral masculino.
.
.

Pódio geral feminino da meia maratona.
.
.

Classificação das 10 primeiras colocadas no geral feminino.
.
.

Minha colocação no geral.
.
.

Os 10 primeiros colocados dos 6kms masculino.
.
.

As 10 primeiras colocadas dos 6kms feminino.
.
.

Meus prêmios conquistados em Toledo.
.
.

Com minha linda esposa Cileide.
.
.

Na Acadêmia Boa Forma de Ubiratã com o Ricardo,um dos professores e proprietários da acadêmia agradecendo pelo apoio na parte de fortalecimento muscular.
.
.

Não sou um grande corredor, mas me esforço para fazer sempre o melhor em cada prova...



Agradecimento sempre e primeiramente a Deus por intercessão dos santos que sou devoto: Nossa Senhora Aparecida, Jesus Misericordioso e Sagrado Coração de Jesus.
Aos amigos Paulo e Patrícia pela excelente recepção a nós dispensadas,
Aos amigos e familiares que estão sempre torcendo e incentivando de alguma forma,
Ao personal Paulão Silva pelos suplementos que sempre me fornece e a Academia Boa Forma em nome dos proprietários e professores João e Ricardo pelo apoio de sempre no fortalecimento muscular.


Abraço a todos e até a próxima...



Tutta Maratonista
www.correndocorridas.blogspot.com.br

3 comentários:

ivana. disse...

Este amigo arrasa nas corridas !

Ronei disse...

Parabens!

tutta disse...

Resposta a Ivana:
Graças a Deus os treinos vêm rendendo bons frutos Ivana.
Obrigado pela visita e desculpa o sumiço do seu blog ok? A vida anda corrida demais, literalmente. rsrs
Beijo e sucesso pra você.


Resposta ao Ronei:
Obrigado Ronei.


Att, TM