domingo, 15 de outubro de 2017

Corrida Nº 147 - 3ª Etapa do 1º Circuito de Corrida de Rua Cidade das Flores - Corbélia-PR (07set2017)

.
No último dia 7 de setembro estive participando de mais uma corrida de rua.
Desta vez foi na cidade de Corbélia, na 3ª etapa do 1º Circuito de Corrida de Rua Cidade das Flores.
Foi uma prova simples, com poucos corredores, mas muito bem organizada pela Secretaria de Municipal Esportes daquela cidade.

Antes da prova em frente ao Ginásio de Esportes




Segue os dados da prova:

Nome da prova: 3ª Etapa do 1º Circuito de Corrida de Rua Cidade das Flores
Cidade: Corbélia-PR
Data: Quinta-feira, 07 de setembro de 2017
Distância: 8kms
Tempo: 29min38seg
Média: 3min42seg por km
Colocação geral: 4º lugar
Atletas no geral: 23 corredores
Colocação na faixa etária de 31 a 40 anos: 1º lugar
Atletas na faixa etária: não divulgado
Número de peito: 174


Saí de Ubiratã com destino a Corbélia na madrugada do dia 7 as 3:30h da manhã.
Minha esposa Cileide foi comigo.
Uma hora depois já estávamos em Corbélia e tivemos que ficar esperando na rodoviária até a hora da largada da prova que seria somente às 09:00h da manhã.
Me obriguei a viajar neste horário absurdo, pois não encontrei ninguém disposto a nos levar em um horário mais apropriado.

Por volta das 7 horas da manhã tomei um café e me enganei com minha esposa para ginásio de esportes de Corbélia.
Cerca de 20 minutos depois chegamos ao local e só encontramos o pessoal da organização montando uma simples estrutura.
Somente quase uma hora depois é que começaram a chegar alguns corredores.
Aproveitei este momento e fui pegar o meu kit que foi composto apenas pelo número (que deveria ser devolvido ao final da prova para ser reutilizado por você mesmo na sequência do circuito) e alguns alfinetes para fixar o numeral na camiseta.

O valor da inscrição foi de apenas 20,00 reais, porém a moça que me atendeu me disse que só pagava uma vez. Como eu não entendi o que significava acabei não pagando e nem perguntando o que significava e somente depois conversando com alguns corredores é que eles me informaram que a organização só cobraria a inscrição uma vez de cada atleta, o que foi feito na primeira etapa. Depois disso o atleta poderia participar de todas as demais etapas sem pagar nada.
Porém, como eu não havia participado da primeira etapa eu deveria pagar nessa. O que não aconteceu. No entanto, me comprometi em pagar na próxima etapa.

Depois de tudo esclarecido, fui me trocar e me preparar para a prova e depois de um breve aquecimento me perfilei com os poucos corredores presentes no evento. Uns 30, no máximo 40 no total masculino e feminino.
A largada se deu pontualmente às 9 horas da manhã.
O percurso, nesta terceira etapa era de 8kms. A cada etapa a distância aumenta-se em 1 km.
O circuito começou em agosto e naquela primeira etapa a distância foi de 6kms.

O meu objetivo para esta prova era conseguir um pódio, para agradecer, em grande estilo, os 2 anos de apoio que a Academia Boa Forma tem me dado e que estava sendo completados no mês de setembro.

Assim que foi dada a largada procurei não perder muito contato com os primeiros colocados e tentar acompanhá-los meio de perto pelo menos até a metade da prova, pois saberia que não tinha condições de acompanhar o Luiz e o Rosinei de Cascavel e nem o Jilmar de Nova Aurora durante a prova toda. Os demais eu não conhecia e não sabia se corriam bem ou não. Mas, a intensão era não ficar muito pra traz.

Momento da largada.


A largada se deu em leve decida e do lado oposto ao centro da cidade e depois de cerca de 500 metros se fazia o retorno onde voltamos e passamos em frente ao local da largada e seguimos por alguns bairros e centro da cidade sempre por ruas largas e bem pavimentadas.

Como a estrutura da prova era bem simples, não havia placa de quilometragem e nem marcação no chão, então procurei dividir a prova em três tempos distintos para assim poder me orientar e saber qual seria a hora certa de atacar ou defender uma colocação, se fosse o caso.
Como o percurso era de 8kms, eu acreditava que conseguiria completar a distância com aproximadamente 30 minutos e assim dividi a prova em três tempos de 10 minutos cada.

Voltando um pouquinho mais atrás, assim que fizemos o retorno e passamos novamente pelo pórtico de largada eu era o sexto colocado no momento e no decorrer do percurso fui conquistando as posições que me levou até o quarto lugar.
Após a metade da prova eu já não conseguia mais ver os dois primeiros colocados (Luiz e Rosinei, primeiro e segundo, respectivamente). Não por que eles estavam muito longe, mas pelo fato de haver várias curvas. Se bem que, eles não estavam tão perto como no começo. rsrs
Passando em frente ao pórtico de largada e chegada do prova.

Mais ou menos 1km e eu vindo lá atrás em 6º no geral.



Quando estava com 10 minutos de prova, cerca de um terço do percurso, eu já era o 4º colocado e o terceiro, que era o Jilmar de Nova Aurora, estava cerca de 150 metros na minha frente.
Com cerca de 20 minutos de tempo corrido eu comecei a diminuir a distância para ele e pouco depois um voluntário esqueceu de orientá-lo e ele acabou errando o caminho e após um grito deste mesmo voluntário para corrigir o seu erro e re-colocar o atleta de volta a rota normal da prova eu me aproximei mais ainda.
Fora isso, eu percebia que o ritmo dele já não estava tão bom quanto no começo e procurei apertar o passo e assim, quem sabe, tentar surpreendê-lo no final da prova. Mas, não foi o suficiente para ultrapassá-lo. Mas, a diferença ficou pequena.

Cruzei a linha de chegada com o tempo de 29 minutos e 37 segundos. Cerca de 50 metros, e/ou menos de 10 segundos atrás do Gilmar que foi o terceiro colocado e campeão da sua faixa etária (41 anos acima).

Completando os 8kms do percurso com 29min38seg

Por sua vez, também foi campeão da minha faixa etária (de 31 a 40 anos).
Recebi uma bela medalha de participação após cruzar o pórtico de chegada.
Comi algumas frutas e bem depois, cerca de uns 5 minutos é que foram começar a chegar os demais competidores.

Aguardamos a chegada de todos os corredores para finalizar a corrida e assim iniciar a cerimônia de premiação onde fui chamado pela quinta vez ao pódio este ano.

Como comentei acima: a prova em Corbélia teve uma estrutura bem simples, mas a sua organização foi perfeita. Com exceção apenas do horário de largada que na minha opinião poderia ter sido uma hora mais cedo. Se bem que, pra quem acordou as duas da manhã para correr somente as nove, uma hora a mais ou uma hora a menos não iria fazer muita diferença. rsrs

 Em relação ao percurso, como eu disse também: as ruas eram bem largas e bem conservadas, porém, com algumas várias subidas. No entanto, eu me senti bem nestas ‘tais’ subidas, que na maioria das vezes davam pouco menos que 100 metros, e não achei elas tão difíceis como relataram os três primeiros colocados.

A prova que só premia com medalhas especiais para os três primeiros colocados, tem um sistema de pontuação que na soma geral das seis etapas premiará em dinheiro para os três maiores pontuadores. Só achei o sistema de somatória errado. Já que, eles somam os pontos no geral e das categorias.
Por exemplo, se o atleta vence a prova no geral, automaticamente ele também vencerá na categoria, o que totalizará 20 pontos. Dez pontos pela vitória no geral e mais dez pontos pela vitória na categoria. Sendo assim, você chegando todas as provas em terceiro ou quarto lugar no geral, por exemplo, e vencendo sua categoria, pode somar mais pontos do que quem chegar todas as provas em segundo no geral e segundo nas categorias.
Resumindo, você pode chegar todas as provas atrás de um determinado atleta, mas caso vença a sua categoria em todas as etapas estará somando mais pontos do que um atleta melhor que você. Que na minha opinião não é justo.
Como a premiação em dinheiro (1º = R$700, 2º = R$500, 3º R$300) é só no geral, deveria ser somado somente os pontos do geral.
Fiz uma simulação nesta terceira etapa que se eu estivesse participado de todas as três etapas e ficado sempre em quarto lugar no geral e vencendo sempre a minha categoria (31/40 anos), eu estaria, praticamente, em segundo lugar na somatória de pontos. Ou seja, melhor do que atletas que estavam sendo melhores do que eu na prova.
Mas, enfim... regulamento é regulamento. Porém, espero que eles revejam isso para a edição de 2018 caso tenham vontade de manter o circuito.
Mas, chega de comparação e vamos finalizar o texto.

Após a premiação fui me trocar no ginásio de esportes que fica em frente ao local de largada e chegada da prova e segui com minha esposa até a rodoviária onde deu tempo de comer um lanche, tomar um refrigerante e depois comprar a passagem para pegar o ônibus que nos traria de volta para Ubiratã onde dormimos quase toda a tarde para recuperarmos um pouco o sono perdido na madrugada. rsrs


E assim foi mais uma corrida de rua na carreira deste simples atleta amador que vos escreve...


Segue abaixo algumas fotos e agradecimentos:

Com o amigo de Nova Aurora, Jilmar, 3º no geral e 1º no categoria 41 anos acima.
.
.

Após a prova.
.
.

Luiz, Rosinei, Adriana, Jilmar, ??? e Tutta.
.
.

Categoria 16 a 30 anos (1º Luiz; 2º Rosinei, 3º Gabriel).
.
.

Categoria de 31 a 40 anos (não sei os nomes do 2º e 3º colocados)
.
.

Categoria 41 anos acima (1º Jilmar, 2º não sei, 3º Márcio - Vereador de Corbélia)
.
.

Categoria 16 a 30 anos feminino.
.
.

Categoria 31 a 40 anos feminino.
.
.

Categoria 41 anos acima feminino.
.
.

Com a camiseta da Acadêmia Boa Forma agradecendo o apoio.
.
.

O numeral, e as medalhas de participação e de campeão da categoria.
.
.

Minha esposa e eu.
.
.

Pontuação após a 3º etapa.
Clique na imagem para ampliar.



Agradecimentos:
Primeiramente a Deus pelo dom da saúde, à minha esposa por estar sempre presente, aos amigos e familiares que estão sempre na torcida e em especial à Academia Boa Forma de Ubiratã pelos dois anos de apoio na parte de fortalecimento.

Abraço e até a próxima...


Tutta Maratonista
www.correndocorridsa.blogspot.com.br

Nenhum comentário: