quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Corrida Nº 130 - 20ª Etapa do Circuito SESC de Corrida de Rua - Etapa Campo Mourão-PR (08nov2015)

.
O objetivo era fazer sub-36 nos 10kms para assim comemorar em grande estilo, e talvez com um pódio a minha corrida de número 130. Mas não deu.

Eu após os piores 10kms de 2015.



Segue abaixo os dados gerais da prova:


Nome da prova: 20ª Etapa do Circuito SESC de Corrida de Rua
Cidade: Campo Mourão-PR
Data: Domingo, dia 08 de novembro de 2015
Distância: 10kms
Tempo: 37min22seg
Média por km: 3min44seg
Colocação geral masculino: 7º lugar
Atletas concluintes no geral masculino: 55 corredores

Colocação na faixa etária: Não houve
Número de peito: 345


Fui para Campo Mourão com os amigos Alisson, Marcos, Magaiver e o Bocalon que foi o nosso patrocinador da viagem arcando com todas as despesas de combustível e pedágio.
Saímos de Ubiratã as 05;45h da manhã e as 06:45h já estávamos nas dependências do SESC para a retiradas dos kits que era composto pelo número de peito com 4 alfinetes, uma camiseta e uma sacola.

A largada era prevista para as 07:30h mas devido a chuva antes do clarear o dia a organização atrasou em 15 minutos para que um ônibus com atletas de Umuarama pudessem chegar a tempo de participar da prova.

No momento da largada não estava chovendo. Deu apenas um leve chuvisqueiro cerca de meia hora antes e nada mais. Durante a prova o tempo ficou nublado e o sol apareceu timidamente somente após o término dos 10kms. 


Para esta prova o meu objetivo era correr abaixo dos 36 minutos. E para obter este tempo eu saí com planos de manter um ritmo médio de 3min30seg por km nos primeiros 5kms e depois tentar não deixar esse tempo médio ultrapassar dos 3min40seg para assim fechar a prova com o tempo previsto.
Procurei sair mais cauteloso do que nos outros anos no primeiro km, já que ele é totalmente em descida e sempre exagero na dose e passo abaixo de 3 minutos e esse excesso de velocidade no início cobra o preço lá no final onde temos que subir todo este trecho tanto na primeira como na segunda volta para quem faz o 10kms.
Mas, apesar de tentar sair mais devagar, eu não consegui. rsrs
Até achei que estava mais lento pois não sentia cansaço e nem esforço algum. Mas quando surgiu a placa de primeiro km e olhei no cronometro que marcava 3min09seg não acreditei. rsrs
Tratei de reduzir o ritmo no km seguinte.


No km 2 passei mais lento. Aqui o tempo foi 3min35seg e no km 3 com 3min33seg.
Do km 3 em diante comecei sentir que o ritmo caia um pouco e quando passei no km 5, metade da prova, o tempo já era de 18min09seg. Quase 40 segundos acima do tempo que eu queria fazer nestes primeiros 5kms.
Eu era o 6º geral neste momento e o 4º e 5º colocados seguiam a uns 120 metros a minha frente.
Alcançá-los seria o objetivo, caso eu quisesse realmente concluir abaixo dos 36 minutos.

No km 6, novamente em descida, mantive um ritmo relativamente bom. Porém, poucos segundos acima do planejado.
A partir dali vi que os dois atletas que iam a minha frente estavam se distanciando e o 7º colocado me alcançando. Percebi que não daria mais para obter o objetivo, pois parecia que não tinha mais pernas o suficiente para puxar o ritmo e assim tentar alcançar os atletas que seguiam lá na frente.
Com isso, procurei apenas seguir do jeito que estava e completar a prova.

Segurar o sexto lugar também não dava mais, pois o sétimo colocado me ultrapassou pouco antes de fazer o retorno dos 7,5kms e começou a abrir vantagem. Nem fiz questão de tentar acompanhá-lo também. Pois, sabia que em sexto, sétimo, oitavo ou décimo lugar eu não conquistaria pódio nenhum.


Nos últimos três quilômetros o tempo foi horrível: 3min50seg no km 8, 4min cravados no km 9 e 4min05seg no km 10 e a prova em 37min22seg.
O meu pior das três provas de 10kms que fiz neste ano de 2015. E a
pesar de não ter gostado nada nada do tempo, fiquei satisfeito por estar chegando a marca de 130 corridas na carreira. Somente uma delas não completadas (Maratona de Assunção 2011).

Após a prova conversei com alguns amigos, entre eles, Emerson e Anderson, 3º e 2º colocados no geral dos 5kms, respectivamente. E com o Alisson que também não ficou satisfeito com os seus 20min25seg nos 5kms. Ele que em treino uma semana antes havia feito 19min15seg. Tentei puxá-lo para fazer sub-20 mais ele só conseguiu me acompanhar até o km 2 e depois foi ficando. Talvez o feito de eu ter saído muito forte tenha quebrado ele.
Já na disputa particular entre Magaiver e Marcos, mais uma vitória do Marcos. Destaco o seguinte nesta disputa: em todos os tipos de treinos realizados em Ubiratã o Magaiver sempre é mais rápido do que o Marcos, mas em provas a coisa é bem diferente e o Marcos está na frente do placar com 2 vitórias contra nenhuma do Magaiver. Os tempos de conclusão deles foram: 44:34 e 45:10.
E por fim o nosso patrocinador, José Bocalon, completou com 53:40 e na sequência, após algumas fotos, fomos embora de volta para Ubiratã.

E assim foi-se mais uma corrida ...




Sobre a organização do evento:

O SESC Paraná está de parabéns, pois proporciona um grande evento para os atletas amadores de todo o estado.
Com distâncias de 10, 5 e uma caminhada de 4kms leva estilo de vida há inúmeras pessoas.
Inscrições facilitadas pelo site (
www.sescpr.com.br/circuito) a R$ 16,00 reais feitas em até 15 dias antes do evento e R$ 32,00 reais após este prova.
Detalhe para a participação nas provas do SESC Paraná é o envio de um atestado médico liberando o corredor para a pratica de atividade física. No caso da caminhada não há necessidade.

Hidratação com água a cada 2,5kms. Banheiros químicos na largada/chegada, além de muitas frutas distribuídas a vontade entre os atletas e acompanhantes.
O único defeito das organizações do SESC Paraná é ter tirado as premiações com troféus nas categorias a uns 2 ou 3 anos atrás. O que desestimulou muitos atletas a participar das provas.
Mas, fora isso o evento é muito bom e vale a pena participar.



Segue algumas fotos abaixo:

Meu Número.
.
.

José Bocalon, Tutta, Alisson, Marcos e Magaiver antes da prova.
.
.

Marcos, Magaiver, Alisson e Tutta após a prova.
PS: O Bocalon não quis sair na foto.

.
.

Com o sorridente e vice campeão dos 5kms, Anderson de Umuarama.
Por causa dele a largada foi atrasada em 15 minutos. O cara é poderoso. rsrs
.
.

Com o Alexandre de Cianorte que foi o 4º colocado na prova de 5kms.
.
.

Classificação geral dos 25 primeiros colocados dos 10kms da prova masculina.
Em destaque as colocações dos atletas ubiratanenses.
(Clique na imagem para AMPLIAR)
.
.

Classificação geral das únicas 20 mulheres presentes na prova de 10kms.
(Clique na imagem para AMPLIAR)
.
.

Classificação geral dos 25 primeiros colocados dos 5kms da prova masculina.
Em destaque a colocação do atleta ubiratanense.
(Clique na imagem para AMPLIAR)
.
.

Classificação geral das 25 primeiras colocadas dos 5kms da prova feminina.
.
.

A medalha do Circuito
.
.


Agradecimento:
A Deus em primeiro lugar por intercessão de Nossa Senhora Aparecida e Sagrado Coração de Jesus por me guiarem no caminho do bem e me proporcionarem muita saúde para fazer o que mais gosto: Correr...
Agradecimentos também aos parceiros: José Bocalon da BCA Transportes e BCA Postos de Ubiratã e região; amigo Batata pelos suplementos, Acadêmia Boa Forma, além da minha esposa, família e amigos que sempre torcem por mim.


Abraços e até a próxima ...


tutta/Baleias-PR
www.correndocorridas.blogspot.com.br

2 comentários:

ivana. disse...

Showww, amigo, parabéns.

tutta disse...

Resposta a Ivana:
Obrigado Ivana.
Eu particularmente não gostei muito não, mais tá valendo. rsrs


tutta/Baleias-PR
www.correndocorridas.blogspot.com.br