quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Corrida Nº 127 - 18ª Etapa do Circuito SESC de Corrida de Rua - Etapa Cascavel-PR (30ago2015)

.
Três semanas após a Maratona de Assunção lá estava eu em mais uma corrida de rua. Desta vez a distância foi bem menor: 5,2kms. E apesar de não ter feito quase nada de treinos nas três semanas que antecederam a maratona lá no Paraguai e nem nas três semanas posteriores, o resultado em Cascavel foi satisfatório.


Segue abaixo os dados gerais da prova:

Nome da prova: 18ª Etapa do Circuito SESC de Caminhada e Corrida de Rua

Cidade: Cascavel-PR
Data: Domingo, dia 30 de agosto de 2015
Distância: 5,2kms
Tempo: 18min27seg
Média por km: 3min32seg
Colocação geral masculino: 3º lugar
Atletas concluintes no geral masculino: 136 corredores
Número de peito: 248



No final de semana que antecedeu a prova (sexta e sábado) eu estava fazendo exames em Cascavel e do sábado para domingo fiquei hospedado na casa dos primos João, Nilda e Clara e isso facilitou bastante o deslocamento para o local da prova no dia do evento. Por isso quero agradecê-los publicamente pela hospedagem. Muito obrigado.

Antes de seguir, quero apenas mencionar que, diferente dos exames feitos pelo SUS no ano passado aqui em Ubiratã, este ano os exames feitos em uma clínica particular em Cascavel não deram nada. Graças a Deus. E o médico Dr. Sandro Toledo me liberou para continuar correndo. Inclusive maratonas.
Porém, pediu para que eu faça um novo ecocardiograma dentro de seis meses em outra clínica para comparar os exames. Depois, caso não dê nada novamente, faremos um acompanhamento uma vez por ano.

Voltando a falar sobre a prova em Cascavel...
No sábado (29) peguei o meu kit na Unidade do SESC que era composto por uma camiseta de boa qualidade (que dei de presente para minha prima), o número de peito e o chip descartável (uma 'novidade' nas provas do SESC em Cascavel).
Não consegui retirar o kit da minha esposa no sábado por causa de um "probleminha de comunicação" lá na Unidade do SESC. Mas, que foi retirado facilmente no dia seguinte.

Por conta do chip, a prova de 10kms e 5kms este ano tiveram largadas juntas e com isso a prova de 5kms teve um aumento de 200 metros no seu percurso.

Dada a largada, as 07:30hs, saí com o pensamento de manter um ritmo de aproximadamente 3min30seg por km. Um ritmo relativamente forte para quem vinha de uma maratona e que praticamente não estava treinando direito. Mas, como a prova era curta, valia a pena arriscar um pouquinho.

Momentos antes da largada.
.
.

Alguns segundos após a largada.
.
.

Após a largada.
.
.

Passei o primeiro km com 3min15seg. Achei um pouco forte e tratei de reduzir um pouco no km seguinte onde passei com pouco mais de 3min20seg. Pouco depois fizemos o retorno e pude contar 5 atletas na minha frente. Porém, um deles fazia os 10kms. Portanto, eu era o 5º geral dos 5,2kms e o 6º e 7º colocados vinham a pouco mais de 30 ou 40 metros atras.


Cerca de 500 metros após o retorno ultrapassei um atleta, o Mário Luttermann, e assim assumi a 4ª colocação geral. Na ocasião chamei o Marcio para irmos em busca do 3º colocado que seguia a uns 30 metros na nossa frente. Mas, ele não conseguiu manter o ritmo e foi ficando.

Em seguida cheguei ao km 3 com o tempo acumulado de 10min12seg e o tempo do km em 3min35seg. Já acima do planejado mais ainda dentro da média.

O percurso de Cascavel é muito bom, com três ou quatro subidas razoavelmente leves (uma delas na chegada) mas, as pernas ainda estavam "pesadas" devido a maratona feita três semanas antes e após passar e ultrapassar o Marcio, tentei buscar o 3º colocado e na subida senti bastante cansaço e acabei por desistir de alcançá-lo e acomodei-me com aquele 4º lugar.
Porém, pouco depois de passar pelo km 4 vejo em cima do canteiro central da Avenida Tancredo Neves o Eduardo (rápido corredor de Cascavel) que não estava participando da prova mas veio para incentivar alguns amigos e eis que tive a sorte de passar por ele que me incentivou a buscar o atleta da frente e mesmo cansado, arranjei forças não sei onde e fui pra cima.
O tal atleta deveria estar ainda a uns 30 metros na minha frente e comecei a acelerar e ao alcançá-lo tive receio de ultrapassar e depois ser re-ultrapassado novamente por ele nos metros finais. Mas, como eu não tinha nada a perder e a prova estava perto do seu final, e agora em descida, continuei correndo forte e abri certa distancia dele.

Após passar pelo km 5 dei uma rápida olhada para trás para certificar se havia algum risco de ser ultrapassado por ele nestes metros finais e passar "vergonha" na frente dos inúmeros espectadores presentes no local. rsrs
Vendo que não tinha risco, apenas mantive a passada e o ritmo e finalizei com 18min27seg em 3º lugar dentre os quase 180 competidores nos 5,2kms.
O 4º colocado chegou 13 segundos depois, cerca de 50 metros atrás.


A mais ou menos 500 metros antes da chegada e o 4º que eu tinha ultrapassado a poucos segundos  vindo logo atras.
.
.

Rumo a mais um pódio.
.
.

Completando os 5,2kms com 18min27seg.
Media de 3min32seg por km.

.
.


A frente, como campeão da prova, um atleta de Toledo que não o conhecia. Ele completou o percurso com 17min42seg e em segundo lugar chegou o grande amigo Nilmar Olímpio com 17min56seg.
Marcio acabou não conseguindo manter o ritmo e ficou em 6º lugar com 19min14seg.

Ao completar a prova e receber minha medalha, comi algumas frutas e peguei a câmera que tinha deixado no guarda-volumes e fui esperar e fotografar a chegada da minha esposa que completou os 5,2kms em 33min13seg ficando em 58º lugar dentre as 142 mulheres que optaram em correr a distância menor.

Depois ainda fotografei o Marcos, outro ubiratanense presente na prova. Ele correu os 10kms e completou com 47min18seg terminando em 61º lugar dentre os 151 competidores da prova masculina. Magaiver estava inscrito, mas, devido a problemas de saúde de uma de suas filhas acabou não indo para a prova que teve ainda o Leonardo Zampieri de Ubiratã que fez os 10kms em 54min28seg.

Minha esposa Cileide após completar os 5,2kms com 33min13seg.
.

.

Marcos completando os 10kms com 47min18seg.
.
.


Depois fiquei só na conversa com alguns amigos e meus primos que esperaram a premiação e depois partiram para o autódromo.
E antes da premiação acabei adquirindo um livro autografado do amigo Sidclei e depois de receber mais um troféu fui com minha esposa para a casa da Dani e do Chico onde almoçamos uma deliciosa comida e as 14:20hs embarcamos para Ubiratã para o devido descanso.


E assim foi mais uma prova na minha carreira...


Segue abaixo mais algumas fotos.


Meu número de peito com o nome personalizado.
.
.

Após passar pelo 4º km.
Ainda em 4º geral.
.
.


Primo João completando os 5,2kms com 26min13seg e terminando em 50º lugar na classificação geral.
Nos metros sua filha Clara correu com ele.


.
.

Equipe Correrbira (Corredores de Rua de Ubiratã): Marcos, Cileide e Tutta.
.
.

Com o amigo Leonardo Zampieri de Ubiratã e seu cunhado Wagner de Cascavel.
.
.

Recebendo o livro de contos "O Xibé" do Sidclei.
Livro muito bom. Quem quiser adquirir basta entrar em contato com ele através do seu perfil no Facebook.
.
.

Pódio feminino dos 5,2kms.
.
.

Classificação geral das 20 primeiras colocadas dos 5,2kms.
.
.

Esperando o momento de receber mais um troféu.
.
.

Recebendo o troféu que para alguns é um simples pedaço de madeira ou metal.
Mas, para outros, é um prêmio de inestimável valor.
.
.
Pódio masculino dos 5,2kms.
.
.

Classificação geral dos 20 primeiros colocados dos 5,2kms.
.
.

Pódio geral feminino dos 10kms.
.
.

Classificação geral das 20 primeiras colocadas dos 10kms.
.
.

Pódio geral masculino dos 10kms.
.
.

Classificação geral dos 20 primeiros colocados da prova de 10kms.
.
.

Meus primos de Cascavel.
Nilda, João e Clara. Muito obrigado pela hospitalidade.
.
.

Tutta, Sidclei, Gallo e Willer.
Grandes amigos.
.
.

Com o Ultra amigo Moisés Carmona - 5º colocado geral nos 10kms com 37min24seg
.
.

O troféu de 3º lugar que conquistei.
.
.

A medalha da prova.
.
.

Pouco antes do almoço na casa da Dani e do Chico.
Da esquerda para a direita: Chico, Leide, Tutta, Dani, Andréia e Luís.

.
.


Agradecimentos:
Primeiramente a Deus por intercessão de Nossa Senhora Aparecida e do Sagrado Coração de Jesus por sempre estarem iluminando minha vida.
Agradecimento especial também a Secretária Municipal de Esportes de Ubiratã.
A Vanessa Sucupira, Paulão Silva da Acadêmia Boa Forma e ao amigo Batata por me fornecerem os suplementos.
A Nilda, ao João e a Clara pela hospedagem e carona até a prova e a Dani e o Chico pelo almoço e ao Luís por ter me levado com minha esposa para a rodoviária e a todos os demais amigos que sempre visitam o meu blog e que torcem por mim.
A todos o meu muito obrigado.


tutta-Baleias/PR
www.correndocorridas.blogspot.com.br

2 comentários:

ivana. disse...

Parabéns pelo desempenho, amigo, sempre !!!! E muito obrigada pela presença no meu blog. Beijo, boa semana.

tutta disse...

Resposta a Ivana:
Obrigado e ao mesmo tempo por nada Ivana.
Abraço e bons treinos.


tutta/Baleias-PR
www.correndocorridas.blogspot.com.br