terça-feira, 26 de maio de 2015

Corrida Nº 122 - 14ª Corrida Rústica do Trabalhador - Vera Cruz do Oeste-PR (01mai2015)

.
Uma prova muito boa.
Com percurso de 5,5kms relativamente fácil, com exceção de uma subidinha mais íngreme de uns 250 metros após o km 4.
Boa estrutura.
Dois postos de hidratação com água no percurso e frutas na chegada.
Premiação em dinheiro para os 5 primeiros colocados no geral masculino e no feminino.
Medalhas (simples) para todos os concluintes e belos troféus nas categorias. Porém, inscrição um pouco cara por não haver kit nenhum (30,00 reais). O kit era composto apenas pelo número de peito em forma de adesivo. E sistema de apuração de resultados em forma de anotações apenas dos primeiros colocados. Ou seja, quem chegou além do 5º lugar no geral e nas categorias não ficaram sabendo sua real colocação na prova. Apenas o seu tempo de conclusão, caso tenha corrido com cronometro.
Este sistema de apuração causou transtornos na premiação principalmente na classificação geral masculina e na estendida categoria de 18 a 40 anos também no masculino.
Mais detalhes no final do texto.


Segue abaixo os dados gerais da prova:

Nome da prova: 14ª Corrida Rústica do Trabalhador
Cidade: Vera Cruz do Oeste-PR
Data: Sexta-feira, 1º de maio de 2015
Distância: 5,5kms
Tempo: 18min32seg
Média por km: 3min22seg
Colocação geral: 6º lugar
Atletas concluintes no geral masculino: (não divulgado)
Colocação na faixa etária de 18 a 40 anos: 1º lugar
Atletas na faixa etária: (não divulgado)
Número de peito: 604



Com o apoio, mais uma vez, da Secretaria Municipal de Esportes de Ubiratã eu participei no dia 1º de maio de mais uma corrida de rua.
Desta vez foi na cidade de Vera Cruz do Oeste, distante 140kms de Ubiratã.
Como a Secretaria de Esportes forneceu o carro, fomos em 4 atletas e o motorista para Vera Cruz.
Corredores: eu, minha esposa Leide, o Magaiver, e a Simone que é atleta da Marinha do Brasil e está morando por um tempo aqui em Ubiratã e o motorista Helder Brasil da Silva.

Saímos de frente a Prefeitura de Ubiratã por volta das 05:00 da manhã.
Uma hora e quarenta e cinco minutos depois já estávamos em Vera Cruz do Oeste. Deu tempo de sobra para pagar a inscrição que havia sido feita apenas por telefone, pegar o número de peito, e dar uma pequena volta pela praça da igreja que ficava bem próxima e ainda conversar com muitos amigos que também fariam a prova.

O meu "kit". Somente o número.


A ‘elite’ de Cascavel estava toda por lá, além de outros bons corredores de Toledo e o Anderson de Umuarama.
A largada das provas infantis estavam marcadas para começar por volta das 08:00 horas da manhã e a prova principal as 09:00 horas.
Todas atrasaram um pouco pelo fato de que alguns atletas deixaram para fazer as inscrições na hora.

Teve 4 largadas para as provas das crianças e adolescentes: 9 e 10 anos (300 metros), 11 e 12 anos (600 metros), 13 e 14 anos (1.200 metros) e 15 a 17 anos (1.600 metros).
E depois teve ainda 4 largadas de 150 metros para atletas da APAE (Associação de Pais e Alunos de Excepcionais) que arrancaram muitos aplausos de todo o público presente e por volta das 09:15h foi dada a largada para aproximadamente 100 a 120 atletas no geral masculino e feminino.





Largada.


Como não havia chip de cronometragem e como a minha intensão era de tentar um pódio no geral, mesmo sabendo que vencer algum dos corredores de Cascavel seria praticamente impossível procurei me perfilar bem na frente do pelotão e diferente da prova de Marechal quando me atrapalhei um pouco na largada e perdi alguns preciosos segundos, nesta de Vera Cruz eu saí bem e procurei manter-me próximo ao pelotão da frente. Mas, o pessoal saiu muito forte e foi difícil, pra não dizer impossível acompanhá-los.




O pessoal saiu forte, mas eu estava ali atrás na cola do Daniel número 607.
PS: O Eduardo colou o número invertido. Era o 606 e assim dá impressão de 909.
.
.

Aqui, com mais ou menos 1km o pessoal já havia se distanciado um pouco.



Quando fizemos o primeiro retorno (na saída para a BR-277) com pouco menos de 1,5kms de prova, 4 dos 6 atletas que seguiam à minha frente já estavam com mais ou menos 100 metros de distância de mim.




Poucos metros após fazer o retorno.
Ademir (605) liderava a prova tendo o Luiz Gustavo (611) ao seu lado.
Atrás dos dois vinham o Daniel, quase encoberto pelo Ademir e do outro lado o Eduardo.
Mais atrás vinha o Rosinei, depois um paraguaio e na sequência eu que estava
 em sétimo e colado a mim o Anderson, em 8º.


Quando passamos pelo local da largada/chegada (metade da prova) já nem sei mais que distância o pessoal estavam de mim. Pois não os via mais. Eu só conseguia enxergar à minha frente o 5º e o 6º colocado que estavam a uns 150 e 50 metros, respectivamente.
Naquele momento eu era o 7º colocado e passava pela metade da prova com o tempo de 9min13seg e como não havia marcação de quilometragem esta foi à única vez que olhei o cronômetro antes de concluir a prova.
Gosto de correr olhando o tempo a cada passagem de km, pois assim sei se estou forte ou não.




Passando pela metade da prova com 9min13seg.


Após passarmos pela metade da prova seguimos sentido a saída para Toledo e passamos ao lado da Igreja Matriz que tem uma imagem lindíssima da Santa que sou devoto: Nossa Senhora Aparecida e após alguns trechos em descida e depois subida fizemos o segundo e último retorno e agora seguíamos rumo ao término da prova.

Neste momento ainda ouvia os passos do Anderson (8º colocado) na minha cola.
Mas, na penúltima subida do percurso eu consegui me distanciar dele e aproximar dos dois atletas que seguiam à minha frente.
Na descida seguinte acelerei um pouco e na última subida que era um pouco mais intensa e que tinha mais ou menos uns 250 metros de extensão, eu não só emparelhei com o 7º colocado (um paraguaio) como consegui ultrapassá-lo e abrir uma distância de mais de 30 metros dele e se o percurso tivesse os 5,9kms como estava sendo anunciado eu acho que chegaria no 5º colocado. Pois, após ganhar a sexta posição, na subida, eu acabei me aproximando bastante deste atleta que representa a academia e equipe Eu Magro de Cascavel. Mas, como a chegada era em descida, ele acabou acelerando o que tinha, assim como eu também fiz, e acabou chegando a menos de 80 metros à minha frente. Cerca de 15 segundos de vantagem.
Mesmo sabendo que tinha quase a certeza de que não perderia mais o sexto lugar, faltando uns 50 metros para o término da prova dei uma rápida olhada para trás para confirmar isso e assim ter mais tranquilidade nos últimos metros. rsrs




Dando uma rápida olhadinha para trás para confirmar se ninguém poderia ameaçar a minha vitória na categoria nos metros finais.


Mas, apesar de não ter alcançado o pódio no geral eu fiquei super satisfeito com o resultado, pois acabei vencendo a categoria de 18 a 40 anos e com um tempo muito bom (18min32seg) o que dá uma média de 3min22seg por km.
E além do mais, eu sabia que vencer estes atletas da elite de Cascavel era uma missão dificílima. Mas, há uma vantagem em correr com estes feras, pois assim eu vou pegando um ritmo mais forte.




Completando a prova com 18min32seg.




Assim que finalizei a minha participação, eu comi algumas frutas e conversei um pouco com o Anderson (3º colocado na categoria 18 a 40 anos) e na sequência fui “buscar” a minha esposa e corri com ela os últimos mil metros.
Ela finalizou a prova com 36min11seg.
Pouco antes a Simone havia completado com o tempo de 26 minutos e o Magaiver (que foi ao banheiro pelo menos umas 10 vezes em menos de uma hora antes da largada) completou o percurso com 24 minutos.

Depois do término da prova começou a premiação pelos pódios da criançada e finalizou com os vencedores no geral masculino e a categoria de 18 a 40 anos.
Estas duas inclusive com uma bagunça danada.
Primeiro me chamaram em 5º geral e eu acabei não entendendo nada, pois eu havia sido o sexto. Mesmo sem entender o que estava acontecendo eu fui lá pra frente e de repente chega o Eduardo e me disse que não chamaram ele (que foi o vice campeão). Nesta hora fomos conversar com o Kaká (Secretário de Esportes e organizador da prova) e ele acabou consertando o erro.
Porém, após premiarem os 5 primeiros no geral ele já ia dando por encerrado a premiação. E isso com 3 troféus e duas medalhas sobrando na mesa. Justamente a premiação da categoria de 18 a 40 anos. Fomos reclamar de novo e mesmo não muito satisfeito ele liberou e fizeram a entrega e felizmente pudemos subir no pódio.

Achei muito bagunçado o sistema de marcação dos resultados da prova em Vera Cruz. Pois eles só anotaram os nomes dos 5 primeiros colocados no geral e nas categorias que eram de 18 a 40 anos, de 41 a 50 e de 51 anos acima e em cada categoria os números eram com cores diferentes. Eles deveriam ser um pouco mais experientes nisso, pois esta foi a 14ª edição da corrida.
Outro erro na premiação masculina foi na categoria de 51 anos acima. Nesta categoria o 5º colocado foi chamado o Fabrício de Cascavel. Porém, ele tinha menos de 40 anos. Sem entender muito o que estava acontecendo ele foi receber sua medalha especial, mas após pensar melhor tomou a atitude mais certa. Devolveu a medalha.

Já na premiação da prova feminina não houve discussão. No entanto, vi atletas receberem a premiação no geral e também serem chamadas e receberem a premiação na faixa etária.
Uma pena estas falhas terem acontecido em Vera Cruz do Oeste, pois achei a prova muito bacana em tudo e a cidade muito bonita. E assim, com tantos erros não sei se retornarei nas próximas edições.


Segue abaixo mais algumas fotos.



As 07:00 horas da manhã o pórtica de largada e chegada ainda não havia sido montado.
.
.



Eu antes da prova.
.
.

Antes da prova com os corredores de Ubiratã: Simone, Magaiver, minha esposa Leide e o Fabrício (nº 1000) de Cascavel.
.
.

Magaiver (de boné) completando a prova com 24 minutos.
.
.

Simone (de boné) prestes a completar a prova em 26 minutos.
.
.

Minha esposa completando sua 4ª corrida de rua com o tempo de 36min11seg.
.
.

A elite cascavelense no pódio geral masculino.
1º Luiz Gustavo, 2º Eduardo, 3º Ademir, 4º Daniel e 5º Rosinei.
.
.


Pódio geral feminino (41 a 50 anos) segundo consta nos resultados: 1ª Gabriela, 2ª Nilma, 3ª Solange, 4ª Sônia e 5ª Jaqueline.
.
.


Pódio categoria 18 a 40 anos.
PS: infelizmente no email que me mandaram não consta os nomes de todos. Só sei que o Anderson de Umuarama foi o 3º, o 2º 'apelidamos' ele de "paraguaio" e eu fui o grande vencedor.

.
.


Após a premiação em frente a imagem e do imenso Manto de Nossa Senhora Aparecida.
.
.


 Leide.
.
.


Após a almoço no restaurante da ponte do Rio Piquiri já em Ubiratã.
.
.


O bonito troféu da prova.
.
.


E a fraca medalha do evento em frente ...
.
.


... e verso.
.
.
Mais fotos podem ser visualizadas no perfil no Facebook.



Agradecimentos:
Primeiramente a Deus por intercessão de Nossa Senhora Aparecida por ter proporcionado a mim, aos meus amigos e a todos os atletas presentes em Vera Cruz do Oeste uma boa prova.
Agradecimentos também a Secretaria Municipal de Ubiratã pelo apoio. Ao Helder por ter dispensado sua folga para nos levar a Vera Cruz, a imprensa de Ubiratã pela divulgação e aos amigos que sempre estão na torcida por mim.


tutta/Baleias-PR
www.correndocorridas.blogspot.com.br


2 comentários:

RODRIGO AUGUSTO disse...

Isso aé Tutta,

Correr com caras fortes nos ajuda a forçar a barra e melhorar tbm.

Outra prova bagunçada ...

Mtos organizadores não entendem que quem corre se mata pelas posições e entendem quem ganhou ou perdeu em cada categoria ...

Aqui em Campo Grande tbm dá rolo de vez em quando ...

Onde uns caras gordos correm 5km com numeração de 10km e vão para o pódio na maior cara dura ... a gente tem que recorrer aos organizadores e quase sempre corrigem ...

Abraço

tutta disse...

Resposta ao Rodrigo Augusto:
Outra prova bagunçada Rodrigo. Duas em sequência assim ninguém merece né?
Menos mal que conseguimos reverter a situação nesta prova e receber o merecido troféu.

Abraço e boas corridas.


tutta/Baleias-PR
www.correndocorridas.blogspot.com.br