sexta-feira, 15 de maio de 2015

Corrida Nº 121 - 7ª Etapa do Circuito SESC de Caminhada e Corrida de Rua - Etapa Marechal Cândido Rondon-PR (19abr2015)

.
Em busca da minha 5ª vitória no geral e de correr mais uma prova de 5kms abaixo dos 17 minutos lá fui eu para Marechal Cândido Rondon em mais uma etapa do Circuito SESC PR de Caminhada e Corrida de Rua.
Dos dois objetivos, um foi alcançado.


Dados gerais:

Nome da prova: 7ª Etapa do Circuito SESC de Caminhada e Corrida de Rua
Cidade: Marechal Cândido Rondon-PR
Data: Domingo, 19 de abril de 2015
Distância: 5kms
Tempo: 17min04seg
Colocação geral: 1º lugar
Atletas concluintes no geral masculino: 77 corredores
Número de peito: 126



Desta vez eu tive o apoio da Secretária Municipal de Esportes e Laser do Município de Ubiratã (SEMEL) e fui para Marechal Cândido Rondon com o objetivo de vencer a prova. Ou de pelo menos voltar para casa com um bom resultado. Ou seja, mais um. rsrs
Para esta prova tive novamente a companhia da minha esposa Leide e do amigo Magaiver que retorna às corridas depois de um longo período sem competir.

Saímos de Ubiratã no sábado, véspera da prova, as 12:30h.
Por não haver ônibus direto para Marechal, fomos primeiro para Cascavel (duas horas de viagem em 80kms) e depois, as 16:20h embarcamos em definitivo para Marechal Cândido Rondon onde chegamos as 18:30h.
Depois de algumas informações encontramos um hotel razoável e não muito caro e nos acomodamos. Após um bom banho fomos procurar algum restaurante para jantarmos. Como não encontramos, fomos perguntar em um posto de combustível (que não era o Posto Ipiranga, rsrs) e um atendente nos indicou uma pizzaria logo ao lado do posto.
Não foi bem o que queríamos, mas foi o suficiente para matarmos a fome e voltarmos para o hotel.

Antes, porém, demos uma volta pela cidade para descobrirmos onde ficava a Rua Ceará e consequentemente o Centro de Eventos Werner Wanderer (local de largada e chegada da prova). Após algumas perguntas tivemos uma ideia de onde seria e voltamos para o hotel para o descanso merecido. Ou pelo menos tentar. Já que eu não consegui dormir direito. Ficava acordando quase toda hora. Isso quase não acontecia comigo, mas agora está sendo bastante frequente. Não sei por quê, pois já são mais de 120 provas disputadas e esta ansiedade antes de uma competição já deveria ter acabado. rsrs
Mas, enfim... ela as vezes teima em aparecer. rsrs

Acordei em definitivo as 05:30h da manhã.
Comi um lanche que havia levado de casa e por volta das 06:10h fomos a pé até o Centro de Eventos.
Demoramos cerca de 20 minutos para chegarmos lá.
No momento ainda haviam poucos atletas e aproveitamos para retirar os nossos kits que era composto pelo número de peito com 4 alfinetes, uma camiseta de boa qualidade que dei de presente para minha esposa e uma sacola e depois fomos nos preparar para a prova que teria largada as 07:30h.


Meu número.
.
.

A camiseta com tecido de boa qualidade.



Conforme ia se aproximando o horário da largada os atletas iam aparecendo e aproveitei para conversar com alguns que poderiam ‘estragar os meus planos’ de vitória nos 5kms.
Por sorte o melhor corredor de Cascavel (Daniel Antunes) iria fazer os 10kms.
Márcio Lottermamm e Nilmar Olímpio, corredores do mesmo nível que o meu, também fariam os 10kms. Assim sendo, aparentemente não havia atletas mais rápidos do que eu nos 5kms. Porém, me disseram de um atleta de Umuarama que estava correndo muito bem e que, inclusive havia vencido as duas edições anteriores: 2013 e 2014. Mas, como só me disseram o nome dele (Anderson) e não me mostraram, eu não sabia quem era. Então vamos para a corrida pra ver no que vai dar. rsrs

Durante o aquecimento “desci” com o Magaiver no sentido do estádio municipal, pois aquele seria o sentido da largada da prova. E aquela descida, se tornaria a subida da chegada e fomos aquecer naquele sentido justamente para ‘vermos’ a intensidade dela na volta. Eram cerca de mais ou menos uns 300 metros e ao chegarmos 'lá em baixo' perguntamos para alguns staffs como seria o percurso. Eles nos apontaram o sentido em que iríamos (à direita) e disseram que havia uma subida mais forte no início do primeiro retorno e depois retornaríamos pelo outro lado da avenida e ao chegarmos ao ponto onde estávamos, passaríamos direto (percurso no formato de “T”) para então fazermos o retorno final, 'lá em cima', e 'descermos' até o estádio para depois virarmos a direita e subirmos os últimos 300 metros para completar a prova. Quem faria os 10kms teria que dar duas voltas neste percurso que tinha 4 subidas e também 4 descidas. Um percurso não muito fácil, pois nas descidas não dava para tirar todo o tempo perdido nas subidas, pois se você forçasse demais nas descidas, não teria pernas o suficiente na sequência para manter o ritmo ao subir.

Percurso da prova em formato de "T".


Após um breve aquecimento fui me perfilar bem próximo à linha de largada e as 07:30h foi dada a largada para o cadeirante que faria os 5kms e cinco minutos depois largaram simultaneamente os 5 e 10kms.
Na verdade, eu não gosto de largadas assim, simultâneas. Pois os atletas de uma prova atrapalham os atletas da outra prova. Mas, neste caso até que me ajudou bastante, pois pude “usar” o Daniel Antunes como “coelho”. hehe

A princípio eu larguei mal.
Perdi algum tempinho atrás de alguns atletas que entraram em minha frente logo na largada e isso me fez perder algumas colocações. Mas, fui me recuperando e cerca de 300 metros à frente quando viramos à direita e pegamos uma avenida com rua mais larga eu já era o quinto ou sexto geral. Isso somando as duas provas. Tirando o Daniel que fazia os 10kms eu já ganhava um colocação.




Largada da prova.
.
.

Ficando um pouco pra trás na largada.
Eu estou de camisa laranja entre os atletas de números 150 e 210.



Completei o km 1 com 3min09seg e nesta hora, apesar de assumir a segunda colocação geral, eu estava na liderança dos 5kms. Porque à minha frente ia somente o Daniel que estava fazendo os 10kms e que foi o meu ditador de ritmo. Pelo menos até a metade da prova. rsrs

Na sequência fizemos o primeiro retorno e pegamos a tal subida mais forte e isso possibilitou uma 'fuga' maior do Daniel. Mas, mantive-me focado em tentar acompanhá-lo o máximo que eu pudesse.
Meu ritmo caiu um pouco nesta subida e desde o momento em que assumi a liderança da prova de 5kms eu notei que alguém me seguia de perto. Era o Anderson. O tal atleta de Umuarama e bi campeão em Marechal.

Neste momento eu percebi que ele se aproximou um pouco mais e me acompanhou pela descida seguinte.
Lembro que completei o km 2 com 3min23seg. Quatorze segundos mais lento que o km anterior devido a subida mais forte.

Pouco após o km 2 e eu sendo seguido de perto pelo Anderson, de camisa azul, quase sendo encoberto por mim. Enquanto lá na frente, a uns 15 metros de distância, o Daniel seguia firme na liderança dos 10kms.




Já na próxima subida (metade da prova) eu consegui manter um bom ritmo, apesar de continuar um pouco mais lento do que os kms anteriores. Mas consegui abrir alguns metros do segundo colocado.
Mesmo com uma descida neste km 3, mas, com também uma subida, eu completei ele com 3min28seg e o relógio marcava 10 minutos cravados no tempo total da prova. Sei que ainda dava para atingir os dois objetivos proposto para esta corrida. Pois eu estava na liderança e ainda faltava 6 minutos e 59 segundos para isso.



O Daniel foi o primeiro a iniciar a subida que nos levaria a metade da prova.
E eu vinha em sua cola.



Quando fiz o último retorno (cerca de 1,5kms para ao final) eu vi que estava mais ou menos a uns 100 metros na frente do segundo colocado na prova de 5kms. Tinha um atleta mais próximo de mim mais era da prova de 10kms. Portanto, eu não tinha com o que me preocupar. Era só manter o ritmo que a vitória viria na certa.

Mas, antes de iniciar a última descida percebi que as minhas pernas começaram a ficar pesadas. Acho que o cansaço da noite mal dormida e das longas horas de viagem começava a pesar um pouco.
Completei o km 4 com o pior tempo até o momento (3min34seg) e não sei se daria para fazer o km final abaixo de 3min26seg para, assim, completar os 5kms abaixo dos 16 minutos. Havia ainda uma pequena descida, mas, tinha os 300 metros finais em subida.

Assim que fiz a última curva, a direita, dei uma rápida olhada para trás para me orientar em relação ao segundo colocado e comecei a subir os últimos 300 metros até a linha de chegada já com a certeza de que não perderia mais. Pois a distância, minha e dele, estava entre 80 e 100 metros e neste final tentei acelerar um pouco mais para tentar alcançar o meu segundo objetivo.

Iniciando a curva a direita que me levaria para os 300 metros finais da prova.
O atleta próximo de mim ali atras estava fazendo os 10kms e logo mais atrás, a uns 80 metros vinha o Anderson, segundo colocado dos 5kms.
Após olhar e ver a distancia que me separava dele vi que não perderia mais.



Um pouco antes de completar a prova vi o Daniel passando por mim do outro lado dos cones já retornando para os 10kms e pouco depois cruzei a linha de chegada para a minha 5º vitória no geral em provas fora da minha cidade natal com o tempo de 17min04seg. Por 5 segundos não alcanço os dois objetivos. Vencer a corrida e completar abaixo dos 16 minutos.



Ali vinha o Daniel para fazer o retorno e seguir para mais uma volta e lá atrás eu já vinha firme para mais uma vitória.
.
.

Entrando nos metros finais.
.
.

Vencendo e se tornando Bi-Campeão do Circuito SESC em Marechal Cândido Rondon (2012 e 2015).


Apesar de não ter alcançado o tempo que queria, achei que valeu muito. Principalmente pela vitória e por saber que estou voltando a ficar rápido novamente. Graças a Deus.

Após a conclusão fui comer algumas frutas e conversar com os amigos que vinham chegando.
Conversei também com o Anderson que me confessou ter tentado me acompanhar mas acabou não conseguindo e disse que ele era o atual bi campeão e que agora não era mais. rsrs
Disse a ele que em 2012 eu havia ganho a etapa ali em Marechal e com a vitória agora em 2015 eu também me tornei bi campeão e que em 2016 teremos que desempatar isso. rsrs

Após a reidratação e as conversas fui fazer algumas fotos e após a caminhada de 4kms voltei para dentro do Centro de Eventos para a premiação onde recebi o troféu das mãos do prefeito Moacir Froehlich de Marechal Cândido Rondon.

Na sequência passei com a esposa e com o Magaiver na praça, fizemos algumas fotos e depois fomos para o hotel onde tomamos um banho e seguimos para a rodoviária para fazermos uma “maratona” até chegarmos em Ubiratã.
Pegamos um ônibus em Marechal e seguimos até Toledo. Depois de cerca de uma hora de espera pegamos outro até Cascavel e 20 minutos depois pegamos o ônibus que nos levaria em definitivo até Ubiratã. Mais ou menos 6 horas de viagem e muito cansaço. Mas muito satisfeito.
E assim fui mais uma corrida.


Segue abaixo mais algumas fotos:



Antes da prova.
.
.

Após a prova.
.
.

Eu e o Magaiver ao lado dos troféus antes da corrida.
.
.

Magaiver e eu na frente do Ginásio de Esportes em Marechal após a corrida.
.
.

A medalha das provas do Circuito SESC
.
.

A turma da caminhada
.
.

Mais uma foto entre Magaiver e eu após a prova.
O Magaiver completou os 5kms no tempo
(bruto) de 23min20seg e terminou em 24º lugar na classificação geral.
.
.

Só na expectativa da premiação.
.
.

Dos 10 atletas no pódio dos 5kms, 9 estavam olhando para o pessoal que vinham com os troféus. rsrs
.
.

Recebendo o troféu de Campeão geral dos 5kms das mãos do prefeito Moacir Froehlich de Marechal Cândido Rondon.
.
.

Todos devidamente premiados.
.
.

Só feras no pódio geral dos 5kms em Marechal.
.
.

Classificação geral dos 20 primeiros colocados no masculino da prova de 5kms.
.
.


Classificação geral das 20 primeiras colocadas no feminino da prova de 5kms.
.
.

Troféu de campeão geral da prova.
Ao fundo o chafariz da praça.
.
.

Pódio geral feminino e masculino da prova de 10kms.
.
.

Classificação geral das 20 primeiras colocadas no feminino da prova de 10kms.
.
.

Classificação geral dos 20 primeiros colocados no masculino da prova de 10kms.
.
.

O cadeirante Gelson Vallim que participou da prova de 5kms e completou o percurso em 30min17seg
.
.

Dois grandes amigos que a corrida me proporcionou.
Nilmar Olímpio e Daniel Antunes, 4º e 1º, respectivamente, na prova de 10kms.
.
.

Centro de Eventos Werner Wanderer na Rua Ceará.
.
.

Minha esposa e eu na praça em Marechal.
.
.

Eu , Leide e Magaiver em uma 'réplica' de uma foto feita em 7 de setembro de 2000 entre eu, Ricardo, Rafael e Wanderlei na Mini Maratona de Independência.
.
.

Olha aí a foto do ano 2000.
.
.

Cartão de visita do hotel onde ficamos hospedado em Marechal.
R$ 45,00 reais a diária individual e R$ 90,00 o casal.

.
.

Matéria publicada no Jornal O Vale.



Agradecimentos:
Primeiramente a Deus por intercessão de Nossa Senhora Aparecida por ter me proporcionado uma boa viagem de ida, volta e uma prova muito excelente.
Agradecimento também a SEMEL Ubiratã pelo apoio, à minha esposa por ter me acompanhado, a imprensa de Ubiratã (Rádio Clube e Difusora Am e Portal ubiratãonline) pela divulgação e aos amigos que sempre torcem por mim.


tutta/Baleias-PR
www.correndocorridas.blogspot.com.br 

Nenhum comentário: