sábado, 29 de novembro de 2014

Corrida Nº 112 - 4º Duathlon Terrestre Cidade de Toledo - Toledo-PR - 09nov2014

.
Há tempos eu tinha vontade de participar de um Duathlon Terrestre e com o convite e apoio do grande amigo Matheus Tonello de Cascavel acabei fazendo a minha primeira prova nesta modalidade. Gostei muito de ter participado. Achei a prova bem legal. Porém, a organização não foi tão boa assim.


Dados gerais:

Nome da Prova: 4ª Edição do Duathlon Terrestre Cidade de Toledo
Cidade: Toledo-PR
Data: 9 de novembro de 2014
Distância: 2,2kms de corrida, 13,2kms de ciclismo e 2,2kms de corrida
Tempo total: 43min23seg
Número de Peito e da Bike: 17
Colocação geral, na categoria 35/44 anos e atletas concluintes na modalidade Mountain Bike: não divulgado



No sábado, véspera da prova, saí de Ubiratã por volta das 14:00 horas e fui para Cascavel pedalando com a minha Moutain Bike a qual faria a prova no dia seguinte. Cinco horas depois e 85kms pedalados cheguei na casa do Matheus onde ficaria hospedado. Como ele estava em uma festinha de aniversário com sua esposa Carol e filho Dudu (Eduardo). Fiquei esperando-os na casa dos pais dele que moram ao lado. Não demorou muito e eles chegaram.
A noite comemos uma pizza e as 23:00 horas fomos dormir.
Acordamos as 06:00 da manhã, tomamos o café e partimos para Toledo.

Menos de uma hora depois já estávamos no local da prova onde pegamos nossos kits e preparamos as bikes e o número na camiseta.
Quero apenas deixar registrado que a minha bike não é das melhores para se fazer uma prova deste tipo. Por possuir 72 raias e aro caracol, é muito pesada. Mas, como eu não tinha outra e a ideia era apenas participar para sentir como seria a sensação de correr, pedalar e depois correr novamente, qualquer coisa serviria. rsrs

A largada de algumas categorias Speed, por serem mais fortes e por terem mais atletas, estava marcada para 08:00 horas, mas acabou atrasando bastante. As demais categorias da Speed, Mountain Bike e a Open largariam somente quando esta primeira terminasse.

O sol estava muito forte neste dia e a largada destas últimas categorias citadas se deu as 10:00 horas.

O percurso compreendia correr em volta do parque (Lago do Povo) que totalizava 2,2kms. Se bem que tenho as minhas dúvidas desta distância, pois achei muito rápido os meus tempos na parte de corrida.
Começava-se correndo uma volta, depois se pedalava 6 voltas e finalizava com mais uma volta correndo. Havia apenas uma única subida forte. Porém, ela era pequena. Não dava mais que 150 metros. O que atrapalhou bastante, principalmente durante o ciclismo foi o vento contra na principal, e única descida do percurso. Ali seria a hora de embalarmos pois a menos de 500 metros do final dela já pegaríamos a subida. Mas, não era possível embalar muito. A menos que se pedalasse bastante forte e se "deitasse" sobre a bike. Mas se assim fizesse, ao chegar na subida você estarei com as pernas bastante cansado e acabaria perdendo o tempo que ganhou na descida. Então, não era viável forçar muito neste ponto para chegar mais inteiro na subida e não se perder muito tempo.

Na parte inicial de corrida (2,2kms) me saí bem. Terminei em sétimo com um tempo de aproximadamente 6min55seg e todos que estavam a minha frente eram da categoria Speed. Ou seja, eu estava liderando a categoria Mountain Bike.

Quando fiz a transição (cerca de 30 segundos de tempo perdido) e peguei a bike pude dar uma 'descansada' pois a ritmo da corrida foi forte. Na primeira volta do ciclismo foi tranquilo. Quase ninguém me ultrapassou. A partir da segunda volta já estava sendo mais ultrapassado, no entanto, a maioria dos atletas que me passavam eram da categoria Speed.

Até a quarta volta do ciclismo me sentia um pouco cansado. Mas, um cansaço suportável.
As duas últimas voltas foram mais sofridas. Acho que o cansaço dos 85kms do pedal entre Ubiratã e Cascavel no dia anterior estava pesando um pouco naquele momento.
Na última volta do ciclismo fiz a subida bem devagar. Pouco depois, antes do término dela, faria a transição para a corrida (cerca de 30 segundos de tempo perdido).
Concluí a parte do ciclismo (13,2kms) com aproximadamente 28min11seg e fui para a última parte de corrida tentar recuperar algumas posições perdidas.
Não cheguei a contar exatamente, mas acredito que fui ultrapassado por cerca de 25 atletas no ciclismo, e destes, não chegava a 10 os atletas da categoria Mountain Bike.

Quando fiz a transição do ciclismo para a corrida achei um pouco estranho deixar a bike e sair correndo. As pernas parecem que não queria obedecer direito. Mas fui forte nos últimos 2,2kms. Ultrapassei pelo menos umas 12 pessoas e terminei esta parte de corrida com aproximadamente 7min17seg. A princípio, achei que tinha feito esta última parte de corrida mais rápido do que a primeira. Mas, depois de um bom descanso e de um raciocínio melhor percebi que fui um pouco mais lento neste segundo trecho de corrida. Cerca de 22 segundos.

PS: Os tempos citados acima foram todos baseados. Já que eu não tinha nada, nenhum aparelho que me desse a exatidão deles. Mas, sempre olhava o cronometro a cada passagem pelo pórtico e nas transições, e na medida do possível ia decorando-os em minha memória.

Finalizei a prova no tempo total de 43min23seg.

Após a conclusão, a reidratação era apenas com água. A organização não disponibilizou lanches e nem frutas aos atletas.

A princípio, achei que conquistaria um pódio. O Matheus também achou isso, pois na minha categoria, 35/39 anos Mountain Bike, haviam apenas 10 atletas.
Ficamos esperando e nada de sair o resultado que era anotado tudo manualmente por algumas pessoas e depois revisado por uma única pessoa até se chegar aos tempos e pódios de todas as categorias. Isso demorou cerca de uma hora e meia e quando chamaram a minha categoria não fui citado. O Matheus achou estranho. Eu mais ainda. Mas não fui verificar nada, pois estava contente por ter participado de uma prova diferente. Porém, um pouco frustrado. Mas, não se poder vencer todas né? rsrs
Por sorte o Matheus subiu no pódio e tudo ficou perfeito.

No entanto, se passaram alguns dias e nada de sair a classificação. Até hoje, no dia da publicação deste texto, quase um mês depois não saiu nada.
Tentei enviar alguns email para o organizador e ele não respondia. Até que a uma semana atras ele me respondeu dizendo que estava de viagem e que havia tido algum erro na minha classificação pois não me chamaram no pódio, e segundo ele mencionou no email, eu havia ficado em segundo ou terceiro lugar e assim que ele voltasse da viagem iria verificar o que houve e entraria em contato comigo.
Estou no aguardo até agora.

Após a entrega da premiação aos atletas da minha categoria e o recebimento do troféu do Matheus voltamos pra Cascavel onde almocei na casa dos pais dele e as 14:30hs peguei minha bike e voltei pedalando mais 85kms até Ubiratã. Na volta, demorei 4h40min. Vinte minutos a menos do que na ida.

E este foi o final de semana de participação do meu primeiro Duathlon Terrestre.
Com certeza participarei de outros. Talvez não mais neste de Toledo. rsrs

Segue abaixo algumas fotos:

Chegando em Cascavel no sábado (08/11/2014) véspera da prova.
.
.

Meu número.
PS: faltou a foto do número da bike. Mas, era o mesmo. Porém, menor.
.
.

Pouco antes da largada.
.
.

Prontos para a largada as 10:00 horas da manhã com calor imenso.
.
.
Durante uma das 6 voltas no ciclismo.
Do meu lado esquerdo se faziam as transições.
.
.

Prestes a finalizar a prova.
O sofrimento e o cansaço estampando no rosto.
.
.

Após o meu Primeiro Duathlon Terrestre.
.
.

A bela medalha da prova.
A camiseta, apesar de ser regata, também achei muito bonita. Na cor verde limão.
O troféu achei bastante feio. Nem fiz questão de solicitar o meu. rsrs
.
.

Prova realizada com êxito. Apesar do cansaço dos 85kms do pedal no dia anterior.
.
.

Com a Equipe West Bikers. Equipe da qual o Matheus faz parte.
.
.

Com o amigo Danilo de Foz do Iguaçu.
.
.

Com Matheus, Carol e Eduardo na espera do almoço. rsrs
.
.

Voltando pra casa.
.
.


Email enviado a mim pelo Alessandro Maziero no dia 22 de novembro. Duas semanas após a prova.
Como disse no texto acima: estou esperando este retorno até hoje.

.
.


Um pouco mais sobre o 4º Duathlon Terrestre Cidade de Toledo .
Texto de antes da prova.


Agradecimentos:
Primeiramente a Deus por intercessão de Nossa Senhora Aparecida por ter me proporcionado uma boa viagem de ida e volta, pedalando, e uma boa prova em Toledo.

Agradecimento especial ao Matheus, por me patrocinar a inscrição, por transportar a mim a a minha bike de Cascavel a Toledo e por me hospedar em sua casa em Cascavel. Agradeço também a sua esposa Carol, ao pai e mãe do Matheus por prepararem um almoço no capricho no domingo. Que Deus possam lhes proporcionar muitas alegrias e vitórias.


Dinheiro gasto com a participação nesta prova:

Caldo de cana: R$ 8,00
PS: tomei quatro copos (em Corbélia). Dois na ida e dois na volta quando fui e voltei de Ubiratã para Cascavel.


Tutta-Baleias/PR
www.correndocorridas.blogspot.com.br


2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo relato e pela estreia. Certeza que você pegou pódio, mas a organização pecou em alguns pontos (as meninas que anotavam as parciais certamente se atrapalharam). Conte comigo sempre que precisar, principalmente para fazer doideiras como essa.

Forte abraço amigo.

tutta disse...

Resposta ao Matheus Tonello:
Obrigado Matheus. Nem sei como te agradecer por me proporcionar a alegria de participar de uma prova deste tipo. E realmente, acredito que as meninas se atrapalham nas anotações. Mas, consegui entrar em contato com o organizador e ele me disse que realmente houve erro na minha classificação e que eu certamente havia ficado em segundo, ou em terceiro lugar na categoria. No entanto, ele me disse que estava viajando e que assim que ele retornasse entraria em contato comigo. Porém, estou esperando até agora e nada. Mas, independente disso, gostei da experiência. E como citei no texto acima: com certeza participarei de outras provas desta modalidade. Mesmo que a minha bike não seja das mais adequadas. rsrs
Abraço, mais uma vez muito obrigado e tudo de bom sempre.


tutta/Baleias-PR
www.correndocorridas.blogspot.com.br