segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Bursite no joelho: saiba quais são suas causas e como evitá-la

 .
Olá amigos do Correndo Corridas, hoje venho com mais um texto enviado pela Vanessa Queiroz, escrito por Jeniffer Alaina, falando sobre lesão no joelho. Mais precisamente sobre Bursite.

Como vocês devem saber, eu me lesionei em julho deste ano de 2014 quando me preparava para a Maratona de Assunção e a lesão foi diagnosticada como Tendinite Pré Patelar e Bursite. No mês passado o texto falou sobre a Tendinite e agora falará sobre a Bursite no Joelho. No final do texto haverá um link onde direcionará você ao site do Plano de Saúde.
Vale a pena conferir, tanto o texto quanto o site. 


 Bursite no joelho: saiba quais são suas causas e como evitá-la

Já sentiu uma dor no joelho, que pode ser aguda ou crônica, e não soube muito bem o que podia ser? Pois a bursite é uma inflamação da bursa (a bolsa repleta de líquido que temos entre a pele e um tendão ou o osso e um tendão). No caso do joelho, esta inflamação localiza-se na articulação deste membro.
Por ser uma doença que pode afetar os atletas e te deixar um tempo de molho é bom conhecer um pouco mais sobre suas causas, sintomas, tratamento e como evitá-la. Fique atento e mantenha-se sempre no pique!



(Fonte da imagem)


Causas da bursite no joelho

As bursas tratam-se de bolsas com líquido que ficam perto das articulações e ajudam no movimento ao reduzirem o atrito entre estas partes que se movimentam.
Entre as principais causas da bursite no joelho estão:
•    Uso excessivo das articulações;
•    Trauma no joelho;
•    Infecção no local;
•    Artrite reumatóide;
•    Pressão frequente e contínua (em casos onde você se ajoelha muito, por exemplo);
•    Quedas sobre o joelho.
Sintomas da bursite no joelho
Para saber se possui bursite no joelho é preciso ficar atento aos sintomas, sendo que os mais comuns são dores, inflamações e inchaços no joelho, bem como a impossibilidade de movimentá-lo como antes. As pontadas intensas também estão entre as maiores queixas.
É possível que o joelho ainda fique quente e vermelho se houver uma infecção e forme-se uma bola na frente.
Há ainda o caso de bursite hemorrágica, onde haverá um hematoma bastante visível.
Independente da quantidade de sintomas que houver, procure um médico imediatamente para que possa iniciar o tratamento o quanto antes.

(Fonte da imagem)


Tratamento da bursite no joelho

Geralmente, o tratamento desta doença vai variar de acordo com o nível dela. Mas, no geral, inclui:
  • Repouso;
  • Compressas de gelo por 20 minutos 3 vezes ao dia;
  • Fisioterapia (geralmente, no início do tratamento, pode ser diária), incluindo o uso de aparelhos de ultrassom, Tens e outros, além de exercícios de alongamento e fortalecimento;
  • Analgésicos e anti-inflamatórios, bem como antibióticos no caso de uma infecção.
A cirurgia só é recomendada quando os demais tratamentos não conseguiram o efeito desejado, então o quanto antes procurar o médico, melhor, pois ele poderá iniciar os procedimentos e, seguindo à risca, poderá se curar desta doença e voltar aos treinos moderadamente até retomar seu pique.

Como evitar o aparecimento da bursite
Assim como as demais doenças que podem surgir através do esporte, os movimentos repetitivos ou sobrecarregados devem ser evitados, então é importante manter a boa forma e fazer as atividades acompanhado de um profissional.
O mesmo vale para quem já teve uma bursite e está voltando a treinar agora, pois o cuidado deve ser redobrado, uma vez que é possível a lesão aparecer novamente e, em alguns casos, com mais gravidade, visto que o joelho já foi afetado anteriormente.
Com pequenos cuidados é possível evitar grandes problemas, como a bursite no joelho, então faça sempre exercícios de forma correta e consciente.

Por Jeniffer Elaina, colaboradora do site Plano de Saude.
 

Espero que tenham gostado e se quiserem deixar algum comentário fiquem a vontade.
Abraço a todos.


tutta/Baleias-PR
www.correndocorridas.blogspot.com.br

2 comentários:

Unknown disse...

Joelho é Complicado amigo Tutta ., senti na pele essas dores passei por 2 artroscopia ., mas voltei mais atento e mais forte ., espero que volte com toda força amigo .
Abraços
Romildo

tutta disse...

Resposta ao "Unknown" Romildo:
Este meu joelho sempre me dá problemas Romildo. Mas com calma e cuidado tudo se resolve.
Abraço.


tutta/Baleias-PR
www.correndocorridas.blogspot.com.br