sábado, 16 de agosto de 2014

Tendinite patelar: conheça suas causas e saiba como evitá-la

.
Olá amigos do Correndo Corridas, hoje venho com um texto enviado por Vanessa Queiroz que entrou em contato comigo através de email e solicitando este Guest Post aqui no blog. E nele está falando sobre Tendinite Patelar e como eu estou parado das corridas justamente por conta desta lesão. Achei interessante divulgar suas causas, tratamentos e como evitá-lo.
Segue o texto.


 Tendinite patelar: conheça suas causas e saiba como evitá-la


A tendinite patelar é uma síndrome que afeta muito os corredores, então é importante ficar atento quais suas causas e saber como preveni-la.
Caracterizada por uma dor chata no joelho que depois vira uma dor mais forte, a tendinite patelar afeta muito os corredores, já que há uma sobrecarga nesta parte do corpo durante a corrida. Porém, sabendo as causas e tomando os cuidados necessários, você pode se proteger deste problema e não ter que parar com os treinos.



Causas da tendinite patelar

As causas da tendinite patelar podem ser diversas, sendo as mais comuns:
Impacto excessivo;
Aumento da intensidade de treino sem respeitar os limites;
Erros de postura na hora de correr;
Deformidades ortopédicas que geram um impacto errado no solo;
Doenças reumatológicas que deixam a área mais sensível;
Esforço repetitivo;
Falta de preparo físico.

Sintomas 

Para saber se está com esta síndrome é preciso ficar atento nos principais sintomas e procurar logo uma orientação médica. Nos casos mais comuns, o paciente sente muita dor no joelho, sendo que, conforme a fase a dor é de uma forma.
Na fase um, sente dor somente após realizar a atividade. Já na dois a dor é tanto durante como após os exercícios, mas não impede o atleta de realizar as atividades. Na fase três a dor é mais intensa durante o exercício, dificultando a realização do mesmo, tendo ainda a dor após o treino. Na última fase, há a ruptura do tendão e é preciso fazer cirurgia.
Sendo assim, ao menor sinal que tiver, procure sempre um médico para realizar o diagnóstico a tempo de fazer o melhor tratamento.



Tratamento

Depois de o médico diagnosticar a lesão através de uma ressonância magnética, será indicado o melhor tratamento de acordo com o nível dela, bem como das condições de cada atleta.
O uso de medicamentos é comum para aliviar a dor, sendo que a fisioterapia é indispensável para recuperar os movimentos.
Quando a lesão já está mais avançada ou se o tratamento convencional não funcionou, é indicado fazer uma cirurgia.
Para quem deseja voltar logo aos esportes é importante realizar a cirurgia o quanto antes e depois seguir o tratamento com fisioterapias e medicações, então para quem possui um plano de saúde no Paraná, por exemplo, o retorno ao treino pode ser mais rápido do que quem depende do SUS. O tempo de recuperação vai depender do tempo de realizar a cirurgia e do tratamento pós-cirúrgico, além de variar de acordo com cada organismo.
Siga sempre à risca as orientações do seu médico e respeite o tempo de tratamento para evitar problemas maiores, pois uma lesão mal cuidada pode nunca ser curada e ainda gerar outras lesões futuras, impedindo-o de treinar.

Como evitar

Para quem gosta de treinar e não quer passar por este processo de tratamento ou ter que ficar um pouco de molho, algumas atitudes no dia a dia do seu treino ajudar a evitar esta lesão. Entre elas estão:
Realizar treinos com menos impactos, usando tênis e roupas corretas que ajudam a diminuir isto (veja o tênis ideal para seu tipo de pisada e que seja adequado para esta prática esportiva);
Fazer sempre alongamentos antes e depois dos treinos para aumentar a flexibilidade dos músculos;
Fortalecer sempre a musculatura para que os músculos fiquem firme durante uma corrida;
Manter sempre uma postura correta ao correr;
Não exagerar no tempo de treino.

Em resumo, sempre treine com orientação de um profissional, que vai estar de olho em todos estes itens que ajudam a evitar a tendinite patelar, esta síndrome que afeta tantos atletas, mas que pode ser evitada se tomar os cuidados necessários.


tutta-Baleias/PR
www.correndocorridas.blogspot.com.br


2 comentários:

ivana. disse...

Esclarecer sempre é bom. Obrigada por compartilhar com teus leitores, amigo. Meu carinho.

tutta disse...

Respos a Ivana:
Sem dúvida Ivana.
E obrigado pela visita constante aqui no meu blog.
Abraço e boas corridas.


tutta-Baleias/PR
www.correndocorridas.blogspot.com.br