quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Corrida Nº 106 - Corrida Internacional de São Silvestre - São Paulo-SP (31dez2013)

.  
Apesar de ter feito poucos treinos nas últimas três semanas que antecederam a prova consegui fazer uma excelente participação nesta que foi a minha oitava corrida de São Silvestre.

Segue os dados gerais da prova:

Data: Terça-feira, 31 de Dezembro de 2013
Cidade: São Paulo-SP
Nome da Prova: 89ª Corrida Internacional de São Silvestre
Distância: 15kms
Tempo Líquido: 57min53seg - Tempo Bruto: 59min24seg
Média Por Km: 3min51seg
Número de Peito: 11.156
Colocação Geral: 227º Lugar
Atletas Concluintes na Categoria Geral Masculina:  17.425 corredores
Colocação na Faixa Etária de 35 a 39 anos: 41º Lugar
Atletas Concluintes na Faixa Etária:Geral: 2.916 Corredores



OS DIAS QUE ANTECEDERAM A CORRIDA

Saí de Ubiratã no dia 27 de dezembro e fui para Maringá com minha esposa Cileide, seu filho Lucas e seu primo Fernando onde ficaríamos hospedado até a madrugada do dia seguinte.
No dia 28 embarcamos no aeroporto de Maringá com mais de uma hora de atraso e uma hora depois (08:00h) já estávamos desembarcando no aeroporto de Congonhas em São Paulo.
Apesar de pegar um ônibus na direção contrária, chegamos na rodoviária Tietê as 11:00 horas e as 13:00 embarcamos para Aparecida do Norte para agradecer a Nossa Senhora pelo excelente ano de 2013, para pedir proteção pelos dias de estadia em São Paulo, para fazer uma boa prova, para pedir um ótimo ano de 2014 e para pagar uma promessa feita no início do ano.

Passamos a tarde e a noite de sábado na cidade e no dia seguinte (29/12) na parte da tarde retornamos para São Paulo e fomos direto para o bairro de Perus na casa de uns tios meu onde ficaríamos hospedado até o dia 3 de janeiro.

Na segunda-feira dia 30 de dezembro fui buscar o meu kit no ginásio do Ibirapuera e enfrentei uma fila gigantesca. A maior que eu já enfrentei em uma corrida para retirar o kit. Tinha cerca de uns 250 metros ou mais de fila. Demorei exatos uma hora do momento em que entrei na fila até a saída do stander dos kits.
Antes do entrar no stander acabei encontrando o Wu e a Zilda que seguiam para o final da fila. Mal conversamos porque eu já estava prestes a entrar. E quando saí, apesar de tê-los procurado, não mais os vi mais.

Aproveitando que estávamos do lado do Parque do Ibirapuera, acabei aproveitando a oportunidade para levar a minha esposa e o filho dela e para que eu pudesse conhecer um pouco melhor o parque por dentro. Andamos por cerca de duas horas e achamos belíssimo. Pena que muitas pessoas não se conscientizam e acabam jogando muito lixo dentro do lago. Mais fora isso o local é maravilhoso.
Depois do passeio retornamos para Perus para descansar para a corrida do dia seguinte.


O DIA DA PROVA

Acordei as 05:00 da manhã e as 05:45 desci para a estação de trem com minha esposa e o filho dela.
As 07:00 horas já estávamos na Avenida Paulista. As 07:20 dei uma entrevista ao vivo para a rádio Difusora AM de Ubiratã e as 07:36 me despedi da minha esposa e fui procurar um lugar para me perfilar para a largada que seria as 09:00. Por sorte consegui me infiltrar bastante naquela multidão de corredores e encontrei um lugar bem próximo ao início do pelotão geral. Aproximadamente uns 20 metros mais ou menos.

As 09:00 horas foi dada a largada e diferente das outras vezes não teve tanto empurra empurra. Em 2012 foi um caos danado. Mais agora em 2013 estava bem mais "tranquilo". Porém, para correr no início continua impossível. Demorei cerca de um minuto para andar do local onde eu estava até passar pelo tapete de cronometragem. Cerca de uns 100 metros. Dali em diante já conseguia se correr um pouquinho. No entanto, em um ritmo bem lento.

No primeiro km demorei algo em torno de 5min15seg mais ou menos. Há muita gente para ultrapassar. Inúmeras vezes eu cruzava de um lado ao outro da rua e retornava para ganhar algumas posições e para conseguir correr um pouco mais rápido. Porque se você ficar só em linha reta você não consegue correr quase nada neste início. Tem que procurar "brechas" e "entrar" nelas para ganhar tempo, espaço e algumas colocações.

Do primeiro km em diante eu já conseguia correr normalmente e o ritmo já entrava nos "eixos" e saía dentro do esperado. Algo em torno de 3min45seg a 3min50seg por km. As vezes beirava os 4 minutos quando surgia uma subidinha. Mas, mantendo o ritmo abaixo dos 3min50seg por km o recorde de 57:30 feito em 2011 quando a corrida terminou no Ibirapuera seria batido.

Este percurso dos últimos dois anos (2012/2013) da São Silvestre é muito bom para se correr. Desde que haja espaço, é claro, pois há poucas subidas. Senão me engano, até o km 4 tem apenas uma subida e até o km 8 apenas 3 ou 4 e sem grandes dificuldades para vencê-las, pois não são longas e nem íngrimes.

Infelizmente do km 2 em diante eu não tenho uma parcial de cada km, nem dos pontos principais (kms 5 e 10) por que não uso relógio com tecnologia como o Garmin ou outro. Uso apenas um relógio com cronômetro comprado em barraquinhas de produtos "importados" do Paraguai. hehe. 

A partir do km 11 em diante comecei a sentir um pouco de cansaço, mais o ritmo ainda continuava bom e mantendo-o daria para recorde ou na pior das hipóteses chegaria bem perto. Mais aí vem a subida mais famosa da prova: a subida da Brigadeiro. E o cansaço acumulado ao longo dos kms anteriores faz a gente sofrer um pouquinho mais e o ritmo cai bastante. Pelo menos comigo é assim.

E nos dois kms finais o meu ritmo caiu bastante. Passei a correr em aproximadamente 4min30seg por km. A intenção quando chegasse na Brigadeiro era manter em torno de pelo menos 4min por km. Mais não dava. A falta de treinos na parte final de preparação para a corrida fez com que eu caísse de produção mais do que esperava nesta parte decisiva da prova. E o tempo perdido no primeiro km também contribuiu para que eu não voltasse para casa com um novo recorde de tempo na corrida mais famosa do Brasil. Mais mesmo assim não deixa de ser um resultado expressivo. Afinal de contas, não é todo dia que se completa uma São Silvestre com 57 minutos e 53 segundos no tempo líquido.
Mais se o meu melhor tempo não veio, a melhor colocação sim. Terminei a São Silvestre de 2013 na 216ª colocação na classificação geral. Em 2011, ano do meu recorde de 57:30, obtive a colocação de número 273. Pelo que vejo, ultimamente os atletas estão correndo mais para saúde do que para performance.

Após o recebimento da bela medalha da prova fui reencontrar minha esposa que me confessou ter medo de participar da corrida pela grande quantidade de corredores. Mais este é o charme da São Silvestre. E enquanto Deus me brindar com saúde, disposição e dinheiro, estarei presente.
Depois levei ela e o filho para conhecer o Estádio do Pacaembu e no retorno à Paulista acabamos encontrando com o Tadeu, o Alan e parte da Equiperus. Amigos corredores do bairro de Perus.
Na sequência seguimos para a casa dos meus tios, almoçamos e a noite passamos uma excelente virada de ano.

Mais nos cinco dias após a corrida a musculatura das pernas estava só o "bagaço". rsrs
Não fiz alongamento após a prova e não treinei praticamente nada após o dia 11 de dezembro e isso contribui muito par as dores. Mais, no momento da edição deste texto já estava tudo em ordem. Porém, ainda de "férias" dos treinos que retornarei em breve. hehe


Para finalizar a viagem a São Paulo, no dia 6 de janeiro quando voltávamos pra casa demos sorte de encontrar no aeroporto de Congonhas com Maurício Kubrusley que seguiu no mesmo voo que a gente até a cidade de Maringá.

E foi mais ou menos assim a minha 8ª participação na São Silvestre. Sétima seguida.

Segue abaixo as fotos:

 Meu número e chip.
.
.

 A fila que enfrentei para retirar o kit no dia 30.
.
.

Antes da prova.
Reparem nos meus joelhos. Haviam dois Band-Aid cada um por ter atravessado de joelho toda a passarela que liga a Basílica Nova à Basílica Velha em Aparecida dois dias antes da corrida.
.
.

Com minha esposa Cileide antes da prova.
.
.

Durante a prova com o amigo Lauri de Toledo-PR em segundo plano.
.
.

Durante a prova.
.
.

 Fatos que marcam:
Com a Larinha e seus pais Nana e Glauco de Ipeúna-SP após a prova.
Após completar a corrida e reencontrar minha esposa, esta garotinha pediu para tirar uma foto comigo. Isso me encheu de orgulho e satisfação no momento. Pois, nem sou atleta profissional e nem corro tão bem assim. E mesmo assim, ela quis tirar um foto comigo. Em uma outra ocasião, em Foz do Iguaçú lá em 2008, mais precisamente no dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, dia em que subi no pódio pela primeira vez fora da minha cidade (Ubiratã), um grupo de japoneses me viu nas Cataratas com o troféu e me pediram para tirar uma foto com eles também. Momentos como estes se eternizam na lembrança e dão mais ânimos para buscar melhores marcas sempre.
.
.

Eu e Larinha após minha 8ª São Silvestre.
.
.

Após a prova.
.
.

Com minha esposa Cileide após a prova.
Em 2015 é sua vez heim! hehe
.
.

A belíssima medalha da prova.
.
.

Com a Equiperus.
.
.

Classificação geral dos 10 primeiros colocados.
.
.

Minha colocação na classificação geral em 09/01/2014.
Em 26/02/2014 subiu para 227 de 17.425 atletas.
.
.

Minha colocação na faixa etária de 35 a 39 anos em 09/01/2014.
Em 26/02/2014 subiu para 41 de 2.916 atletas.
.
.

Classificação geral das 10 primeiras colocadas.
.
.

Segue abaixo outras fotos da viagem:

Na Catedral em Maringá no dia 27 de dezembro com minha esposa Cileide e seu filho Lucas.
.
.

 Com minha esposa Cileide e seu filho Lucas na Basílica Nova em Aparecida-SP no dia 28 de dezembro.
.
.

Finalizando a minha travessia de joelho na passarela que liga a Basílica Nova à Basílica Velha em Aparecida e pagando minha promessa no dia 28 de dezembro.
A imagem não ficou muito boa porque foi tirada um pouco longe e já era noite.
.
.

Ainda em Aparecida-SP no dia 29 de dezembro.
.
.

No Monumentos às Bandeiras com o Obelisco ao fundo no Parque do Ibirapuera no dia 30 de dezembro.
.
.

Dentro do parque do Ibirapuera no dia 30 de dezembro.
.
.

Em frente ao Estádio do Pacaembu no dia 31 de dezembro após a corrida.
.
.

Com Maurício Kubrusly no aeroporto de Congonhas no dia 06 de janeiro.




Agradecimentos:
Primeiramente a Deus por ter proporcionado uma excelente viagem de ida e volta, estadia e uma bela participação na corrida.
Agradecimento também ao Sr. Ivo da Loja Lemann de Ubiratã pelo patrocínio na inscrição (R$125,00).
Aos amigos radialistas Arci Bueno, o "Bugrão" da Difusora AM e ao Jabuti Faceiro da Nova Clube AM de Ubiratã e ao Fábio do site Ubiratã On Line pela divulgação. E a todos que sempre torcem por mim.

Abraço a todos um excelente ano de 2014.


tutta/Baleias-PR
www.correndocorridas.blospot.com.br

4 comentários:

Regis..."amocorrer" disse...

PREAZADO TUTTA.
PARABENS PELA EXPRESSIVO RESULTADO!
fELIZ 2014. VEJO QUE COMO EU É UM APAIXONADO POR CORRIDAS, MORRO EM PIRITUBA PROX A PERUS E CONHEÇO A EQUIPE EQUIPERUS.
aBCS. REGIS

lauri urbik disse...

Bom dia fera ? Parabéns e sucessos sempre, abraço !!!

equipecorridaderuams.blogspot.com disse...

E aí Tutta, não é raro começar a ler um relato seu dizendo que não conseguiu treinar direito e logo para frente, a corrida foi se desenvolvendo bem .... e no final sempre sai ótimo tempo !!!

Você tem a genetica para corrida, torço que encaixe bom ano e bata de novo esse 57:30 e fiquei entre os 150 na SS.

Um dia vou nessa prova, quem sabe na edição centenária !!!

Abraços

Rodrigo Augusto
corridaderuams.blogspot.com.br

tutta disse...

Resposta ao Regis..."amocorrer":
Obrigado Regis.
Legal saber que você mora em Pirituba. Podemos marcar um encontro na próxima São Silvestre junto com a Equiperus, o que acha?
Abraço e bons treinos.


Resposta ao Lauri Urbik:
Boa noite. rsrs
Abraço e obrigado. Sucesso pra você também.


Resposta a equipecorridaderuams.blogspot.com:
Pior que é verdade né Rodrigo. rsrs
Nunca treino direito. rsrs
Mais vou procurar caprichar mais daqui pra frente. E para o final de 2014, edição de número 90 da prova onde completarei 10 anos da minha primeira participação baixar dos 57 minutos.
Vamos pra lá este ano, pra quê esperar mais 10 anos pela frente?
Coragem aí. rsrs
Abraço e sucesso pra você e pra Equipe Corrida de Rua Mato Grosso do Sul.


tutta/Baleias-PR
www.correndocorridas.blogspot.com.br