quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Corrida Nº 95 - 18ª Etapa do Circuito SESC de Caminhada e Corrida de Rua - Etapa Cascavel-PR (23set2012)

.
Apesar de não estar encontrando ânimo para treinar e fazendo tempos 'horríveis' em relação a primeira metade do ano, mesmo assim estou conquistando pódios. E o último foi na 18ª etapa do Circuito SESC de Caminhada e Corrida de Rua, prova realizada na cidade de Cascavel-PR no dia 23 de setembro.


 Os meus dois troféus
.
.

Segue os dados gerais da prova:

Data: Domingo 23 de setembro de 2012
Cidade: Cascavel-PR
Nome da Prova: 18ª Etapa do Circuito SESC-PR de Caminhada e Corrida de Rua
Distância: 10kms
Tempo Líquido: 36min31seg
Média Por Km: 3min39seg
Número de Peito: 354
Atletas Concluíntes na Categoria Geral Masculina: 166
Colocação Geral: 9º Lugar
Atletas Concluíntes na Faixa Etária de 35 a 39 Anos: 32
Colocação Faixa Etária: 2º Lugar




Saí de Ubiratã com destino à Cascavel por volta das 06:30h da manhã com os amigos corredores Osdival e Alisson, além da minha namorada Leide e de seu Filho Lucas que estavam apenas de companhia.
Cerca de 07:40h já estávamos no local da prova e retiramos os nossos kits numa boa, conversei com vários amigos que não via a tempos, entre eles alguns Baleias e ainda vimos as duas largadas da garotada antes de irmos nos trocar e nos preparar para a prova que teria largada as 08:30h.
A temperatura estava bem agradável, inclusive fazendo até um pequeno friozinho.

Para esta prova, a exemplo da Meia de Assunção, eu não tinha muitos planos, pois após a prova no Paraguai eu fiquei um tempinho sem treinar e havia voltado a apenas duas semanas. No entanto, pelos tempos das outras provas vi que daria para tentar acompanhar o Gainete (amigo de Califórnia-PR) pois os tempos dele nas últimas corridas estavam em torno de 36 minutos e eu achava que daria para correr pra este tempo.

Logo na largada procurei encontrá-lo e acompanhá-lo e acabei "achando" também o amigo Luíz Ornóbio de Juranda que ia na "cola" do Gainete e "engatei" (no bom sentido) atrás dos dois.

Logo que passamos o primeiro km vi que o ritmo estava muito forte. Passamos abaixo de 3min20seg e o segundo km não foi diferente.
Por sorte o percurso de Cascavel tem poucas subidas e as que têm não são tão íngrimes e dá pra se correr em um ritmo relativamente forte quase que o tempo todo.
Logo na seqüência fizemos o primeiro retorno com direito a um posto de hidratação com água.
Já no km 4 o ritmo tinha caído um pouquinho, mais ainda assim estava dentro do meu previsto. Cerca de 14 minutos e alguns segundos.

Quando fizemos o segundo retorno, ou seja, quando completamos a primeira volta, completamos também a metade da prova (5km) e eu acabei esquecendo de olhar no cronômetro para ver o tempo e calcular mais ou menos o tempo final. Nessa altura o Gainete já estavam cerca de uns 150 metros à minha frente e o Luiz o seguia um pouco mais atrás e pelas minhas contas eu estava em 10º lugar geral e de certa forma satisfeito com o resultado, justamente pelo fato de não estar fazendo bons treinos nos últimos meses. Principalmente após a Maratona do Rio que foi no dia 8 de julho.

Já cansado e sentindo a falta dos treinos o ritmo ia caindo a cada km e manter-me com o cronômetro marcando abaixo de 3min50seg por km estava bastante difícil.

Após a terceiro e último retorno ainda tirei um pouco de forças, não sei de onde, e alcansei o Luíz Ornóbio e consegui ultrapassá-lo por volta do km 8,5km. Ao ultrapassá-lo; ele ainda me deu muita força, me incentivando o tempo todo para "buscar" o atleta que estava à nossa frente. O cara devia estar a uns 50 metros de distância.

No km 9 que iniciava em leve descida eu até que dei uma boa acelerada, mas quando chegou no plano não conseguia mais. Mas, seguí tentando alcansar o cara e o Luíz do lado, ou atrás sempre incentivando, porém; infelizmente não foi possível conseguir a ultrapassagem.
Nos metros finais, em subida, o ritmo caiu mais ainda e acabei terminando atráz do tal atleta e na 9ª colocação geral com o tempo de 36min31seg. Praticamente dois minutos mais lento que no ano passado quando fiz 34:36.

O tal atleta (Rosinei de Cascavel) que ia na minha frente, chegou apenas com dois segundos de vantagem. Se houvesse mais uns 500 metros certamente eu o ultrapassaria. Já o Luíz, chegou onze segundos atrás na 10ª colocação geral.

Depois do esforço fui me reidratar com muita fruta. O SESC dá show quando se trata de hidratação após as provas. E durante também. Todos os atletas podem ficar o tempo que quiser no reservado e comer o quanto quiser também. As frutas que normalmente são servidas são banana, laranja e melância, além é claro da água bem geladinha e ainda tem massagem para que quiser.

Após a prova e a 'hidratação' o Osdival já queria vir embora alegando ter alguns compromissos, mas eu falei que tinha chances de pódio e que se ele quissese vir e me deixar eu já estava agradecido pela carona da ida. Porém, ele disse que não, que ia me esperar. E acabou esperando bastante, pois demorou pra sair o resultado e quando saiu o meu nome figurava ali, mais uma vez no pódio. Desta vez na segunda colocação. Eu que já havia vencido a categoria de 30 a 34 anos por três anos consecultivos (2009, 2010 e 2011) e ficado em terceiro em outra ocasião (2008). E agora, na nova categoria (35 a 39 anos) em segundo lugar.

E a propósito, em Cascavel estou invicto. Em todas as provas que vou correr naquela cidade eu volto de lá com um pódio. Não sei dizer ao certo quantos foram até agora, mas beiram 15 pódios.

E assim foi a minha 5ª prova no ano de 2012. Mesmo não tendo feito um bom tempo, saí com um bom resultado. E com este, já são 4 troféis nas cinco provas do ano. Um resultado mais que excelente, não acham?

Ah, e com esta corrida, somam 95 provas na minha carreira. Queria chegar a 100ª até o final do ano e fechar com chave de ouro na São Silvestre. Mas, este meu desejo foi por água abaixo, por dois motivos. O principal deles é que eu queria fazer o meu melhor tempo na São Silvestre e quem sabe ficar entre os 100 primeiros da prova. No entanto, este ano não terá o Pelotão Especial (ELITE C) e eu iria me inscrever nele mesmo pagando um absurdo como foi no ano passado (500 reais). E correr pra fazer tempo na São Silvestre largando no Pelotão Geral é praticamente impossível. O outro motivo é que: por conta destes meus "desânimos" para os treinos eu dixei de correr algumas provas, principalmente nas duas que teve no final de semana passada nas cidades de Cascavel e Toledo. Porém, pelas minhas contas, acho que terá mais 4 provas que eu poderei correr ainda (a 19ª etapa do Circuito SESC  em Campo Mourão-PR em 04/11; em Juranda-PR teve uma prova no ano passado e possivelmente terá este ano novamente, porém ainda sem confirmação de realização", a 20ª etapa (e final) do Circuito SESC em Curitiba em 25/11 e a São Silvestre em São Paulo no dia 31/12). Faltará uma. O problema será encontrar uma aqui por perto.
Mas, em todo caso, já estou satisfeito com as minhas quase 100 provas na carreira. E que venham mais provas, e ânimos para o treinos...


Segue abaixo algumas fotos:


 O meu número
.
.

 Com os amigos da Equipe Correbira.
Alisson que mudou de categoria e estreou em provas de 5km com o excelente tempo de 21:44 terminando na 12ª colocação geral dentre os 74 corredores e Osdival que completou os 10kms (mesmo sem treinar) em 55:14 e terminou a prova na 140ª colocação geral dentre os 166 corredores e ficou em 20º de 24 atletas na faixa etária de 45 a 49 anos.
.
.

Quase completando a prova com o Luíz Ornóbio logo atrás.
.
.

 A medalha da prova junto ao Manto "insubstituível e inconfundível" Coral Baleias.
.
.

 Com minha namorada Leide que no dia 4 de novembro em Campo Mourão-PR cruzará pela primeira vez um pórtico de chegada como o da imagem ao fundo.
.
.

 Com o amigo Nilmar de Cascavel, vice-campeão dos 5kms com o tempo de 17:46
.
.

Pódio geral dos 5kms masculino e feminino.
Destaque para o primeiro colocado no masculino, o meu amigo de Cascavel Daniel Antunes com o excelente tempo de 16min14seg.
.
.

Com alguns dos Baleias de Cascavel:
Lúcia campeã da faixa de 50 a 54 anos com o tempo de 55:44;
Marianne terceira colocada da faixa de 25 a 29 anos com o tempo de 54:19;
Carol "Xaveirinho" 34ª  geral na prova de 5km com o tempo de 31:08;
Andréia (não encontrei sua colocação na prova);
Matheus Tonello, 10º na duríssima faixa de 30 a 34 anos com o tempo de 45:44 e Dona Vera (avó do Matheus) de 85 anos que correu brilhantemente os 5kms no extraordinário tempo de 43min29seg.
.
.

 Amigo Luíz Ornóbio de Juranda na segunda colocação da faixa de 40 a 44 anos.
.
.

Amigo Moisés Carmona de Cascavel na terceira colocação da faixa de 30 a 34 anos com o tempo de 38:50.
.
.

 O 'meu' pódio.
Faixa etária de 35 a 39 anos. Pena que minha namorada "cortou" o meu troféu.
O terceiro colocado é o amigo Ademir "Popular Paraguai" de Toledo.
.
.

Pódio dos 15 primeiros colocados da faixa etária de 35 a 39 anos.
.
.

O meu troféu.
O 4º em cinco provas em 2012.
.
.

A descrição da parte de baixo do troféu.
.
.

Os 15 primeiros colocados dos 10kms na prova masculina.
.
.

As 15 primeiras colocadas dos 10kms da prova feminina.
.
.

Os 10 primeiroa colocados dos 5kms da prova masculina.
.
.

 As 10 primeiras colocadas dos 5kms da prova feminina.
.
.


Agradecimentos:
Primeiramente a Deus pelo dom da sáude e por ter proporcionado a mim e aos meus companheiros de viagem uma boa viagem de ida e volta, bem como uma boa corrida. E ao Osdival por ter ido com seu carro e nos levado e ainda por ter pago o pedágio da volta e cerca de 60% do combustível gasto.


tutta/Baleias/PR
www.correndocorridas.blogspot.com


Dinheiro gasto com a participação nesta prova:

Inscrição: R$ 10,00 reais
Dinheiro para o combustível: R$ 15,00 reais
Pedágio: R$ 8.70 reais

Total: R$ 33,70 reais

4 comentários:

sacadura disse...

Parabéns Tutta,sem treinar como vc gostaria vai lá e ainda conquista o pódio.Falar o quê.... Vc é fera!!!! Abç

ivana. disse...

Ahhh, tu arrasas, amigo ! PARABÉNS !

DricaPeixoto disse...

Parabéns Tutta! Arrebentou!
Que a Leide faça uma excelente prova em novembro, que seja a primeira de muitas.

Beijos enorme!
Drica e Sergio
http://correndocorridas.blogspot.com

tutta disse...

Resposta ao Sacadura:
hehe
Valeu Sacadura.
Abraço e bons treinos pra você.


Resposta a Ivana:
Obrigado Ivana.


Resposta a Drica Peixoto:
Obrigado Drica.
Quanto a prova da Leide em novembro será em ritmo um pouco lento, pois ela é um pouco "gordinha", mas espero que ela termine inteira, independente do tempo e que realmente seja a primeira de muitas.
Beijo e tudo de bom pra você e dê um abração no Sérgio por mim ok?
Bons treinos pra vocês dois.


tutta/Baleias/PR
www.correndocorridas.blogspot.com.br