terça-feira, 2 de outubro de 2012

Corrida Nº 94 - 3ª Maratona Internacional de Assunção - Paraguai - 26/08/2012 (42k, 21k e 10k)

.
No dia 26 de agosto de 2012 aconteceu em Assunção, capital do Paraguai, a Maratona Internacional de Assunção (MIA) e eu estive presente pelo segundo ano consecultivo. Porém, em 2011 abandonei a prova no km 38 devido a uma lesão no joelho direito e este ano acabei trocando a inscrição da maratona para a meia porque não consegui "encaixar" bons treinos após a participação na Maratona do Rio de Janeiro realizada no dia 08 de julho.
Sem treinos adequados, até esta meia em Assunção ficou meio comprometida e acabei concluindo-a em um dos meus piores tempos. Só não foi pior porque no ano passado eu corri a Meia Maratona Cidade de Pomerode em Santa Catarina como Marcador de Ritmo da Contra Relógio e tive que correr a um ritmo de 5min/km e finalizei a prova próximo a 1h45.
E mesmo tendo feito um tempo horrível em Assunção, para os meus padrões de corredor, voltei de lá com um pódio na faixa etária. O que não deixa de ser um resultado satisfatório.

Segue os dados gerais da prova:

Data: Domingo, 26 de Agosto de 2012
Cidade: Assunção-PY
Nome da Prova: Maraton Internacional de Asuncion (MIA) 42k, 21k e 10k
Distância: 21,097kms
Tempo: 1h21min30seg
Média Por Km: 3min51seg
Número de Peito: 1033
Atletas Concluíntes na Categoria Geral Masculina: 386
Colocação Geral: 19º Lugar
Atletas Concluíntes na Faixa Etária de 35 a 39 Anos: 59
Colocação Faixa Etária: 2º Lugar

Saí de Ubiratã com destino a Assunção na madrugada (03:00h) do dia 24 de agosto.
Primeiro segui até Cascavel e às 08:00h pegaria outro ônibus direto para a capital paraguaia, mas o mesmo atrasou cerca de uma hora. Quando eram mais ou menos 18:00 horas eu já estava me hospedando nas ótimas instalações do Hotel Chaco em Assunção. Ou seja, depois de 16 horas entre viagem, espera em rodoviária, fuso horário e táxi. E a noite saí para jantar com a equipe Baleias que já estava em peso no hotel.

No dia seguinte (25/08/2012) fui retirar o meu kit com a companhia de alguns Baleias, mas logo em seguida retornei ao hotel para conversar com Miguel Delgado (que ainda dormia) pois a minha inscrição não constava como paga e como ele fez e pagou com seu cartão, só ele poderia resolver o problema e dentro de uns 30 ou 40 minutos retornamos à feira de entrega dos kits e com "duas palavrinhas" Miguel resolveu tudo. O cara manda muito em Assunção.
Ficamos um tempo por ali e até tirei foto com os quenianos. Inclusive, houve um fato super engraçado com essa foto.
Miguel Delgado chegou no empresário dos atletas e disse exatamente assim: "Posso tirar uma foto dos seus quenianos com o 'meu' queniano?" Quando o cara me viu ele caiu na gargalhada e foi impossível não rir também. Esse Miguel é FPC.
Mas, conseguimos tirar a foto.

 Quenianos(as) da África e o "queniano" brasileiro, segundo Miguel Delgado.
.

Depois ainda falei com o Miguel que queria tirar uma foto com a atleta brasileira Adriana Silva, mas até então eu não sabia seu nome, só sabia que era de Belo Horizonte e que Miguel Delgado era amigo dela. Aliás, Miguel Delgado é amigo de todo mundo.

Com a 'baixinha' e veloz Adriana Silva que foi a campeã Sul-americana de Meia Maratona em Assunção e 3ª colocada geral da prova.
.

E em seguida retornamos para o hotel e na seqüência fomos procurar um lugar para almoçar e depois fomos tentar encontrar a galera que estava fazendo um Tour com um guia pelas ruas da capital paraguaia, mas a busca foi em vão.
Não encontrando ninguém, voltamos ao hotel onde pude descansar um pouco e a noite retornamos ao local da feira para o famoso e delicioso jantar de massar onde teve dança e música com um show espetacular de uma cantora paraguaia que levou a galera Baleias e todos que estavam presentes no jantar ao delírio. Com direito a alguns Baleias subirem no palco junto com a cantora, depois de ela ter vindo cantar no meio do 'bando' fazendo a galera delirar mais ainda (vídeo no link: http://www.youtube.com/watch?v=B2pK5shuoeM&feature=youtu.be).
Assunção é uma festa e se você ainda não correu a prova lá, está esperando o que???

Já saciados pela comida e alegres pela confraternização, retornamos ao hotel para o último repouso antes da "batalha" do dia seguinte.

Acordei por volta das 05:00hs para tomar o café da manhã, pois Miguel Delgado havia marcado a Foto Oficial para às 06:00hs. O vento e o frio eram notáveis naquele momento. Temperatura por volta dos 10 graus e sair do hotel em direção a linha de largada usando apenas o short e a camiseta regata não foi tarefa das mais fáceis. Mas, depois acabei acostumando e na hora da prova isso não foi problema.

A Foto Oficial Baleias em Assunção este ano contou com 17 atletas.
Ezilda, Waldeci, Miguel Delgado, Carlos Magno, Ênio Akio, Elaine, Tutta, Wilma Maia, Toledo, Álvaro, Wu, Zilda, Daniele, Ismael Neto, José Maia, Marcelinho e Camilo.
.

Foto Oficial e outras inúmeras outras tiradas, foi hora de dar um pulinho no banheiro e na seqüência um breve aquecimento e simbora para a largada que se deu exatamente às 07:00hs em ponto com presença do presidente paraguaio. Só não me perguntem o nome dele, pois eu não faço a mínima idéia.

A largada.
Eu estou atrás dos dois atletas de branco neste mar laranja e estou olhando para o lado à 'procura' do presidente do Paraguai. E o 'encontrei'.
.


Os meus planos para a prova era fazer abaixo de 1h20, pois a única fez que fiz acima deste tempo foi na Meia Maratona Cidade de Pomerode em Santa catarina no dia 30 de outubro de 2011 quando fui Marcador de Ritmo e lá eu teria que correr pra completar a prova sub-1h45. E fora este tempo em Pomerode, eu nunca havia terminado uma meia maratona acima de 1h20.
Mas, logo que completei o primeiro km vi que seria muito difícil conseguir este tempo em Assunção pois, já me sentia um pouco ofegante e já fazia cerca de uma semana que eu sequer treinava. As pernas já sentiram a falta dos treinos nesse período sem treinar.
Porém, eu não queria pensar em nada além de 1h20.

Por volta do km 5 ou 6 eu estava abaixo da média para alcansar o tempo desejado, mas acredito que a colocação de uma destas placas de quilometragem tenha sido colocada em local errado, pois no último km eu havia passado abaixo de 3min30seg e no restante do percurso eu mal conseguia manter abaixo de 3min50seg/km

Passei os 10kms pouco acima dos 40min e nos 15 eu já ultrapassava 1h01.
Dali em diante comecei a perceber que realmente não daria para alcansar o meu objetivo, mas segui tentando por mais um ou dois kms até desistir de vez de alcansar a meta, pois o cansaço já era enorme naquele momento. E eu não tive dúvidas de que fiz a melhor opção em trocar a inscrição da maratona para a meia. Na maratona eu quebraria de novo com toda certeza. Sem contar que na maratona eu não poderia contar com um "oi" e um sorriso super belo e simpático da Adriana Silva do outro lado da avenida já voltando para completar belíssimamente bem em 3ª colocação geral e 1ª no Sul-americano de Meia Maratona.
Ganhei o final de semana com aquele cumprimento simpático.

Na seqüência fiz o retorno para finalizar a prova e encontrei muitos Baleias no sentido contrário rumo a maratona, ou ao retorno da meia e muitos foram os gritos de incentivo pra mim. Uns diziam que eu estava bem demais, mais não tava não. Talvéz para eles sim, mas para mim que tenho 1h14 de recorde em meia eu sabia que não estava nada bem. Mas, estava alegre, pois sabia que pela primeira vez na minha pequena história de corredor amador eu teria o meu nome registrado na classificação oficial de uma prova fora do Brasil.

Ao avistar o meu grande amigo e incentivador Miguel Delgado do outro lado da rua, cruzei a 'divisão' da pista que era feita com cones e o cumprimentei desejando boa sorte a ele e a Elaine, sua namorada que correra ao lado de Miguel até o retorno da meia.

Em seguida avisto Ênio e o mesmo me clica espetacularmente bem.
Literalmente me tirando do chão.
Valeu pelo clic Ênio.

Foto clicada por Ênio
.

E segui rumo ao término da minha prova., mas sinceramente não teve muita emoção este final. Passei pela placa do km 38 da maratona onde abandonei em 2011 e fiquei relembrando aquele momento por um instante e segui rumo ao meu pior tempo em uma meia maratona. E cruzei a linha de chegada com 1h21min30seg.
Peguei meu lanche com duas garrafas de hidrotônico, uma garrafa de água, duas frutas, sendo uma maçã (se não me falha a memória) uma banana (verde) e um biscoito ou coisa parecida (doce). Mas, mal aproveitei tudo isso, pois ao sair do reservado dos atletas a criançada me pediram e acabei dando o que havia sobrado pra elas e fui para o hotel tomar banho e em seguida retornei à chegada para esperar os demais Baleias que estavam na meia ou na maratona.

Vi parte da premiação geral e na seqüência começou a premiação das faixas etárias começando pela meia maratona e para minha surpresa me chamaram em 3º lugar na faixa etária de 35 a 39 anos e mais na seqüência chamaram a Ezilda, Baleias de Curitiba também na terceira colocação em sua faixa etária.
Ficamos felizes demais da conta e até subimos no pódio enquanto eram chamados os atletas das outras categorias e vamos 'ovacionados' com gritos de Baleias, Baleias...

Pódio meio bagunçado, mas dá para ver os dois brasileiros campeões do Sul-americano de Meia Maratona: Adriana e Flávio.
E abaixo tem dois Baleias também no pódio e felizes.

.

Depois da chegada emocionante de Miguel e Ênio tiramos algumas fotos por ali e retornamos ao hotel onde a cervejada (para quem gosta de beber) foi perfeita. Porém, devido ao frio, este ano foi no saguão do hotel e tivemos até a presença de um poeta paraguaio declamando suas poesias das quais eu não entendia porra nenhuma.

 Acima Ênio e Miguel fazendo aviãzinho e abaixo a chegada emocionante dos dois.
.
.
Ezilda rindo e eu meio "desnorteado" com as "belas" poesias ensenadas pelo poeta.
.
 
Depois de muitas cervejas (eu tomei uma latinha só) e inúmeras poesias, um a um foram subindo para o quarto para tomar o seu banho porque depois tinha mais festa e essa era especial, pois era na casa de Mirtha Doldan, organizadora da prova.
É por isso que os Baleias amam Assunção.
E se tudo der certo, em 2013 quero estar lá de novo e desta vez para completar a maratona.

Em relação a prova, achei algumas falhas, o que é "normal" acontecer, mas a corrida paraguaia é excelente.
Este ano verefiquei apenas duas falhas.
A primeira é que a água (a exemplo do ano passado) é servida em copos abertos, o que dificulta muito para o atleta, pois se não diminuir o ritmo corre-se o risco de 'afogar', e isso aconteceu comigo no ano passado no km 22 da maratona.
E a falha mais grave na minha opinião foi na hora da premiação da minha faixa etária. Fui chamado no pódio em terceiro lugar, porém, menos de uma semana depois entrei no site para baixar o meu certificado de participação e nele o meu nome constava como segundo. Fui no site conferir a classificação oficial e lá também estava em segundo lugar. Entrei em contato com a organizadora da prova e ela se comprometeu em enviar o trófeu correspondente e acabei recebendo ele há alguns dias. Porém, veio errado novamente. A colocação estava certa, mas ao invéz de me enviarem o da meia, me enviaram o trófeu da maratona. E agora estou com dois troféis da mesma prova e os dois errados.
Mas, este que chegou pra mim por correio eu irei devolver. Só não o fiz ainda porque não consegui entender a caligrafia da pessoa que enviou-me. Só sei que veio de Campinas-SP. Mas, devolverei na minha próxima ida à Assunção e ficarei com o de terceiro lugar mesmo. Já que tenho até fotos no pódio nesta colocação. Porém, estou ciente de que fui o segundo colocado na faixa etária e que não fui premiado como tal, por conta de alguma falha na hora da apuração dos tempos na hora da prova.

Ah, uma coisa que poderia ser mudado na prova seria a distribuição dos hidrotônicos durante a mesma. Eles são entregues em garrafas grandes (de 500ml eu acho) e isso aumenta muito o desperdício. Talvez a opção dos saquinhos plásticos seriam uma boa.

Bom, depois de tudo isso, corrida e festa chegou o dia de voltar pra casa.
Porém, na manhã da segunda-feira (27/08/2012) Miguel Delgado estava com um jornal paraguaio que falava sobre a maratona e que eu aparecia na primeira página. Então, após o café tive que ir em busca deste jornal para deixar registrado aqui no blog para a 'posteridade'.
Tutta, um simples atleta amador e Baleias, aparecendo na capa de um jornal internacional no dia seguinte à sua primeira conquista fora de seu estado e de seu país.

 Todo feliz por ter sido "capa" do jornal paraguaio Última Hora.
.
 .

 Estou no canto direito à frente da página.
.



Ainda andei um pouco pelas ruas de Assunção mas logo me despedi dos amigos que estavam por ali.
Tirei uma foto com Paulo Picana do Recife que só conhecia por nome. Este cara é um exemplo de superação para o mundo que corre, pois foi atropledo em um treino nos Estados Unidos a cerca de dois anos (eu acho) e passou por momentos muito difícies, ficando até internado na UTI por vários dias e agora esta de volta e correu muito bem a meia maratona. Parabéns Paulo. Que Deus continue te abençoando com muita saúde e disposição para novas aventuras.

 Com Paulo Picanha em um Shopping.
.

E depois retornei para o hotel onde às 10:30h um táxi me pegaria e me levaria para a rodoviária onde embarcaria às 12:00h direto para Cascavel e depois para Ubiratã.

 Chegando no Terminal Rodoviário de Assunção.
.

E foi mais ou menos assim esta minha segunda prova (primeira completada) fora do Brasil onde conquistei o meu primeiro trófeu fora do estado do Paraná e conseqüentemente fora do Brasil.
Texto com detalhes fantásticos desta 'Saga' Baleias em Assunção podem ser acessadas no blog Baleias no seguinte link: (http://baleias-corridaderua.blogspot.com.br/2012/09/maratona-internacional-de-assuncao.html).

Segue abaixo outras fotos:

.
.

 Em frente ao Palácio Lesgilativo.
.
.

Preço do Dólar, Euro, Real e Peso Argentino para compra e venda.
.
.

Belas estátuas na Praça Uruguaya.
Aliás, esta praça ficou belíssima.
No ano passado ela era ocupada por pessoas sem teto que viviam embaixo de lonas.
.
.

Um belo e caríssimo lustre em um dos hotéis em Assunção.
.
.

Apresentação de dança com um verdadeiro espetáculo da dançarina equilibrando várias garrafas sobre sua cabeça no jantar de massas.
.
.

Com os amigos cadeirantes brasileiros: João Correia (3h39) e Paulo Antônio (3h42) que seriam campeão e vice respectivamente da maratona no dia seguinte.
.
.

Eu, Miguel Delgado, uma bela atleta paraguaia que representou o país nas Olimpíadas de Londres 2012 que não sei o nome, Wu, Zilda e Mirtha Doldan.
.
.

Baleias fechando as ruas em Assunção.
.
.

Nem o policial escapou dos flashs com o bando Baleias.
.
.

Todos se preparando para a Foto Oficial.
.
.

Após a Foto Oficial juntamos Baleias e Focas.
.
.

Baleias do Paraná: Waldeci, Tutta e Ezilda. Ambos de Curitiba.
.
.

 Palácio do Governo Paraguaio.
.
.

Os 'belos' ônibus de Assunção.
.
.

 Recebendo o troféu das mãos de uma das belas moças que ajudaram na premiação.
.
.


 Apesar de não ter feito um bom tempo, eu estava todo contente no pódio, até saber (uma semana depois) que o meu lugar era do outro lado.
.
.
Após premiado com o Álvaro, Zilda, Ezilda, Elaine, Wilma Maia, Paulo Picanha e sua esposa e na espera dos demais Baleias que ainda corriam a Maratona.
.
.

Bom policiamente próximo ao local de largada/chegada da prova.
.
.

Alguns até bem equipados.
.
.

É só alegria essa galera.
E o 'poeta' já estava na nossa cola.
.
.

Com um sorriso mais que escancarado ao lado do Presidente da AIMS o Sr. Paco Borao (à esquerda da foto) e Rodolfo Eichle (à direita da foto) após a prova no jantar na casa da Mirtha Doldan.
.
.

Um belo casal: Elaine e Miguel.
.
.

O meu troféu de 3º lugar, mais que poderia ter sido o de 2º, caso não houvesse um erro na apuração dos resultados após a prova.
Este troféu marca o meu primeiro conquistado fora do estado do Paraná e conseqüêntemente o primeiro fora do Brasil
.
.

 A medalha.
Pena que é a mesma para todos os atletas.
Poderia ser diferenciada a da maratona, da meia e dos 10k.
.
.

O meu Certificado de Participação.
.
.

 Os 20 primeiros colocados da meia maratona na prova masculina.
.
.
Os 20 primeiros colocados da faixa etária de 35 a 39 anos da meia maratona na prova masculina.
.
.

 As 20 primeiras colocadas da meia maratona na prova feminina.
.
.
 Os 20 primeiros colocados da maratona na prova masculina.
.
.
 As 20 primeiras colocadas da maratona na prova feminina.
.
.
 Os 10 primeiros colocados dos 10kms na prova masculina.
.
.

As 10 primeiras colocadas dos 10kms na prova feminina.
.
.
Estas e outras fotos podem ser visualizadas no link (https://plus.google.com/photos/106105551059777861232/albums/5794870293682028817?authkey=CPDwgICdqsrbnQE).
.


Agradecimentos:
Primeiramente sempre a Deus pelo dom da saúde e por ter me proporcionado uma ótima viagem, estadia e prova em Assunção.
Agradecimentos também ao Miguel Delgado por ter contribuido e me ajudado muito a estar presente nesta prova e ao japa Ênio e Carlos Magno (meu companheiro de quarto) por ter "rachado" a despesa do jantar com Miguel no primeiro dia.



tutta/BALEIAS/Pr 
www.correndocorridas.blogspot.com



Dinheiro gasto com a participação nesta prova:

Inscrição: R$ 140,00 (patrocinada)
Viagem: R$ 176,42
Hotel: R$ 180,00
Dinheiro trocado por Guaranis: R$ 200,00
Lanche, almoço e bebida: R$ 70,00

Total: R$ 563,42

9 comentários:

Unknown disse...

Tutta, parabéns por mais esta prova... E se 1h21min é o seu pior resultado em meia maratona eu to muito devagar mesmo... rsrsrsrsrsrs

Abs

Fábio
www.42afrente@blogspot.com

tutta disse...

Resposta ao Fábio:
Obrigado Fábio.
E o fato de você ser bem mais lento do que eu na corrida isso não importa. O que importa é você se dedicar e se esforçar para se superar a cada corrida.
Abraço e tudo de bom.


tutta/Baleias/PR
www.correndocorridas.blogspot.com

ivana. disse...

Parabéns, amigo, um grandioso evento, sem sombra de dúvida !! Meu carinho e obrigada, sempre !

Douglas Cardoso disse...

Parabéns Tutta.

Mais uma grande prova, como sempre.

Abraço.

Douglas
corridaporprazer.blogspot.com.br

Unknown disse...

Que relato em Tutta,
Estupendo... Registro eternizado e em grande estilo!!!!

Parabéns por todas as emoções vividas.

Mega abraço do Claudio Dundes

Sergio disse...

Show, Tutta. Ótimo relato. Assunção é mesmo uma prova muito legal! pena que não pude estar esse ano... parabéns pelo pódio! ainda que sabendo que o tempo não foi dos melhores para você.
Bons treinos!
abs
Sergio
corredorfeliz

BALEIAS disse...

Meu caro amigo Tutta. Eu ri demais!!! Tudo muito legal, mas os dois troféus e os dois errados ganhou de lavada de tudo!!! Essa vida Baleias é mesmo exagerada. Até quando há erro, ele transborda. Fique firme meu queniano que o mundo nos espera. Eu te amo. Elaine sabe! Grande abraço. Miguel Delgado.

Toledo disse...

Tutta amigo muito bom ter participado desta viajem com voce, fez uma exelente prova e o trofeu veio com sua vontade e gana de vencedor.
parabéns.
Toledo

tutta disse...

Resposta a Ivana:
Obrigado Ivana. Realmente a prova em Assunção é um evento grandioso e muito bem organizado.
Beijo e bons treinos pra você.


Resposta ao Douglas Cardoso:
Obrigado Douglas. Mas, não achei tão boa assim, pois sei que eu poderia ter rendido bem mais se estive bem treinado. Porém, como somos amadores nem sempre estamos com ânimo o suficiente para dar sempre o "gáz" wm cada treino né? rsrs
Abraço e obrigado mais uma vez.


Resposta ao Unknown:
Valeu Cláudio, mas não sei escrever tão bem não. Como 'escritor' eu sou um bom 'corredor'. hehe
Abraço.


Resposta ao Sérgio:
Obrigado Sérgio. Relmente foi uma pena você não ter ido. Lá é sempre uma festa Baleias. Se puder, quero lá estar todos os anos.
Grande abraço e tudo de bom.


Resposta ao Baleias:
Pode rir Miguel. Essas coisas parece que só acontecem comigo mesmo. kkkkkk
Mais tudo bem, estou 'acostumado' com a 'má' sorte. rsrs
E em relação ao "mundo nos espera", desde que a gente vá o 'visitando' beeeeeeeeeem aos poquinhos, tudo bem. kkkkkkkk

Vamos com calma que ganho muito pouco meu amigo. hehe

Amo você e esse Mundo Baleias também. E não fique preocupado não, pois o que está acontecendo comigo é só uma fase e logo passa. Já passei por agumas assim ao longo dos meus quase 13 anos de corridas.

Eu quero estar em Santiago com a galera. hehe

Abraço e obrigado por tudo.


Resposta ao Toledo:
Também gostei de ter feito esta viagem com você e com parte do bando Baleias. É sempre muito bom estar ao lado de grandes amigos.
E quanto a prova, sei que poderia ter feito melhor, mas o momento não era propício para isso, pois não vinha fazendo bons treinos, mas tá ótimo. Consegui até pódio. Pra quê coisa melhor né? kkkkkkk
Grande abraço e até uma outra oportunidade se Deus assim nos permitir.


tutta/Baleias/PR
www.correndocorridas.blogspot.com.br