sábado, 19 de maio de 2012

Resumo Semanal de 13/05 a 19/05/2012

.
Uma semana de bons treinos e outra não.
Já virou uma "rotina" isso pra mim.
De uma certa forma, a semana de treinos não tão bons serve de "folga", ou de "férias" como citou o amigo da Acorja Gilmar Farias em um dos comentários da semana passada onde eu só tinha treinado apenas um dia.
O fato é que, as vezes eu exagero na hora de ir dormir e acabo dormindo pouco e consequentemente descansando pouco também. Daí, na hora dos treinos o corpo não responde da forma que eu quero e muitas vezes paro o treino no meio, ou nem vou treinar. Foi o que aconteceu semana passada.


Nesta semana, já consegui fazer bons treinos. É bem verdade que foram poucos kms rodados, mas foram feitos em um ritmo muito bom. E espero continuar assim nas próximas semanas, pois no dia 03/06 tenho competição no Circuito SESC-PR e depois no dia 08/07 tem a minha estréia em provas no estado do Rio de Janeiro e quero completar muito bem a maratona de lá.


Segue abaixo o que fiz nesta semana de treinos.


Domingo (13/05/2012)
Não treinei.


Segunda-feira (14/05/2012)
Fiz apenas quatro tiros de mil metros na BR-369.
Parciais de 3:17, 3:06, 3:18, 3:10.
No total foram 4kms em 12min51seg. Média de 3min12seg/tiro.
PS: Treino realizado do km 448 ao km 447 em ida (subida) e volta (descida).


Terça-feira (15/05/2012)
Fiz 10km em fartlek novamente na BR-369.
Fazia um km em ritmo forte e um km em ritmo mais lento. O km forte eu havia estabelecido correr a 3min30seg, já o km mais lento em 4min. O que no final daria uma média de 3min45seg/km. Mas, como o clima estava bom, consegui fechar o treino na média de 3min37seg/km. Melhor do que o esperado.
E assim finalizei os 10kms em 36min13seg.
No entanto, devido ao frio, a noite comecei a sentir a garganta meio ruim e no dia seguinte amanheci com um pouco de febre e com um início de resfriado que foi se confirmando no decorrer da semana.
PS: Treino realizado do km 448 ao km 443 em ida e volta.


Quarta-feira (16/05/2012)
Não treinei neste dia, pois tinha um jogo de futebol na Comunidade Rural da Santa Lúzia contra o time do meu irmão onde acabamos perdendo por 5 a 4.
Neste jogo eu joguei apenas o segundo tempo: 40 minutos. E quando entrei, já estávamos perdendo a partida por 1 x 0. hehe


Quinta-feira (17/05/2012)
Neste dia nem ia treinar, pois no jogo do dia anterior, estava bastante frio e amanheci um pouco mais debilitado devido ao resfriado. Mas, no decorrer do dia fui tomando uns medicamentos e quando chegou a tarde eu estava bem disposto e acabei indo pra pista de atletismo no estádio municipal e consegui fazer muito bem 10 tiros de 400 metros. Finalizando o treino em 4kms na média de 1min08seg/tiro, ou 2min50seg/km.
As parciais dos tiros foram: 1:10, 1:08, 1:08, 1:08, 1:08, 1:09, 1:08, 1:08, 1:08 e 1:07.


Sexta-feira (18/05/2012)
Apesar dos tiros do dia anterior e de não estar com a saúde em 100%, resolvi fazer novamente o teste dos 5km em descida e me surpreendi com o resultado final com novo recorde.
O recorde anterior era de 16min cravados feitos no dia 13/04/2012.
Mas, neste dia, estava bem mais friozinho o que me ajuda bastante na performance.
Apesar de não gostar nada nada do frio, é nessa época que obtenho os melhores resultados tanto em treinos como em provas.
E o meu novo recorde pessoal em treinos nos 5kms é de 15min50seg. Parciais de 3:07, 3:10, 3:08, 3:08, 3:17.
O percurso só tem duas subidas, cerca de uns 200 metros leve no início e uns 400 metros um pouco forte no final. Durante o percurso, ou é plano, ou é em descida. Em breve tirarei umas fotos e postarei aqui. hehe
E subi aqueles, mais ou menos, 400 metros finais muito bem. Quase não senti a subida. A propósito, quase não senti cansaço nenhum no treino todo. Até brinquei comigo mesmo quando estava voltando, pois estava noite e durante a noite a gente não vê o cansaço e por isso dá pra acelerar mais. hehe
Porém, tem que se ter cuidado, pois como corro no acostamento da BR-369, o piso é bem mais irregular do que na pista onde trafegam os veículos.
Ainda bem que já estou acostumado a correr por ali. rsrs
Já nos 5kms de volta, até andando valeria depois deste estupendo resultado. Mas, como andar pra mim não conta como treino, voltei trotando a um ritmo de 4min46seg/km e fechei os 5kms de volta em 23:52 e o treino todo com 10kms e 39min42seg. Média de 3min58seg/km.
PS: Treino realizado do km 448 ao km 453 em ida e volta.


Sábado (19/05/2012)
Havia programado um longão para este dia, mas tive que ajudar um amigo na instalação de uma internet e acabamos um pouco tarde e por este motivo resolvi trotar apenas 10kms na BR-369 a um ritmo de 4min24seg/km. Dando um tempo final de 44:07.
PS: Treino realizado do km 448 ao km 454 e retornando ao km 446.

 Durante os 10kms deste sábado.
.
.

E assim finalizei a semana com 5 dias de treinos e 38kms rodados em 2h24min15seg. Média de 3min47seg/km.




tutta/BALEIAS/Pr 
www.correndocorridas.blogspot.com

10 comentários:

BALEIAS disse...

É bonito demais ver essa camisa pelas estradas do Paraná, estado onde o coração Baleias bate forte! Grande abraço. Miguel Delgado.

Robson Corredor disse...

Muito bom cara!!!
Eu aposto que será 1° GERAL em Marechal!
Força que vc consegue.
Abco

Gustavo disse...

É isso ai Tutta sempre correndo e nunca desistir .. essa semana estou voltando com tudo para os treinamentos depois de uma semana de correria com uns assuntos pessoais e comendo muita porcaria ..
Abração

Fábio disse...

Socando a bota nos treinos... parabéns Tutta!!!!

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Tutta, acertando bons treinos, com recorde, mesmo que com descida. maravilha, caraca é mta coisa 15min50.

Tem que caprichar p dormir cedo, aí nem segura seus treinos.

ah, no dia 29.7 iríamos aí em Maringá, mas haverá uma boa corrida em Dourados MS, acho q nossa equipe vai p lá, pois fica a só 200km. Mas outra hora a gente corre uma juntos

O Saca ta treinando mto, já fez longão de 35km, ano que vem vai doido p maratona. eu acho q ainda n vou.

Minha praia é 5km e 10km. Tanto é q acabo de fazer meu recorde nas duas distâncias. nos 5km fiz 20min19, devagarinho to pegando velocidade.

Abraços, boas corridas e até breve

corridaderuams.blogspot.com.br

tutta disse...

Resposta ao Baleias:
É bom demais poder correr com essa camisa Baleias pelas estradas do Paraná, do Brasil e do mundo.
Grande abraço a você também Miguel.


Resposta ao Robson Corredor:
Bem que eu gostaria de ser o primeiro em Marechal sim Robson. Mais não sei se vai dar não, pois andei olhando a classificação das provas nas outras etapas do circuito e o tempo do primeiro colocado é muito bom. Sempre na casa dos 16 minutos e este meu tempo de 15:50 foi praticamente todo em descida e em Marechal tem bastante subida nos 5km.
Mas, quero fazer o meu melhor lá e ver no que vai dar. rsrs
Abraço.


Resposta ao Gustavo:
Com certeza Gustavo, nem pensar em disistir. Só dar uma folga ao corpo durante alguns dias quando ele disser que está muito cansado. hehe
Abraço e siga firme nos treinos aí.


Resposta ao Fábio:
Quando estou bem eu vou com tudo nos treinos mesmo Fábio. rsrs
Abraço e obrigado.


Resposta ao Rodrigo Augusto:
Quando dá, mando ver nos treinos Rodrigo, agora, quando não me sinto legal, fico alguns dias sem treinar pra depois voltar com tudo novamente. hehe
E quanto ao 15min50, até eu me surpreendi. Achava que ia apenas igualar o antigo recorde de 16min, mas quando olhei no cronômetro a alegria foi intensa. Vou ver agora em prova nessa distância dia 03/06 pra ver o que eu faço. rsrs
E em relação ao sono, tô procurando me corrigir e ir dormir um pouco mais cedo, pois se eu fizer isso, com certeza os meus treinos serão bem melhores.

Sobre a corrida de Dourados/MS dia 29/07, me manda o site da prova que vou ver a possibilidade de ir lá também, ok?

Agora, uma coisa que achei meio "doida" é saber que o Sacadura esta fazendo longão de 35km e querer fazer maratona só ano que vem. Quem faz 35km faz 42km traquilamente. rsrs

E assim como você, também gosto de prova curta, por isso que estou treinando bastante velocidade, mas por outro lado, sou fascinado por longas distâncias. hehe

Grande abraço e parabéns pelos seus recordes nos 5km e nos 10km.
Sucesso e tudo de bom pra você e toda equipe.


tutta/BALEIAS/PR
www.correndocorridas.blogspot.com

Gustavo disse...

Obrigado Tutta .. queria sua opinião estou fazendo musculação ai pelas umas 8 horas da manhã e depois chego tomo meu Shake e vou correr .. não seria melhor acordar mais cedo correr e depois ir para musculação? o corpo não está mais cansado depois da musculação? Abração

Helena - Floripa/SC disse...

Oi, Tutta.
Parabéns pelo seu novo RP. Sebo nas canelas, heim amigo. Que isso?!!
Você vem para Meia da O2 em Floripa este ano? Será dia 17 de junho.
Forte abraço,
Helena
correndodebemcomavida.blogspot.com
@correndodebem

sacadura disse...

Grande Tutta!! Parabéns pelo novo recorde e pelos treinos.Sou meio "doido" mesmo he he he ,principalmente pelas longas distâncias, por isso fiz esse longão de 35 km,mas foi só um "teste"para ver como é a sensação de correr esta distância.Atualmente meu foco são as meias maratonas.Abç e sucesso nos treinos e provas.

tutta disse...

Resposta ao Gustavo:
Desculpe pela demora em responder-te ok Gustavo.
Olha, na minha opinião, seria melhor você fazer musculação em um dia e corrida em outro, os dois no mesmo dia não sei se seria legal não.
Tá certo que eu não entendo muito bem sobre esse assunto, mas, quando eu tinha um treinador, ele sempre me orientava a fazer academia em um dia e corrida em outro, nunca os dois no mesmo dia.
E eu fazia academia duas vezes por semana e nas duas semanas que antecediam uma corrida, em uma semana eu fazia só um dia e na semana da prova, não fazia. Era só de corrida mesmo.
Mas, caso você queira continuar do jeito que você está, eu acho melhor você correr primeiro e depois ir pra musculação, mas daí, fazer exercícios mais leves, ok?
Espero ter ajudado.
Grande abraço.


Resposta a Helena - Floripa/SC:
Obrigado Helena, mais esse meu recorde foi em descida. Em terreno misto sou bem mais lento. hehe
E infelizmente não vou pra Meia de Floripa não. Tô com pouca grana e vou gastar um pouquinho na Maratona do Rio e em Assunção em julho e agosto.
Mas, quero voltar a correr em Santa Catarina em breve, pois gostei demais do povo daí. Fiz a minha primeira prova no seu estado em Pomerode, onde fui Marcador de Ritmo da Revista Contra Relógio em outubro do ano passado.
Vou ver com alguns amigos da equipe Baleias e ver se eles topam em ir pra lá novamente. Mas, se não der este ano, vou ver se consigo me programar pra correr com vocês aí em Florianópolis ano que vem, ok?
Forte abraço e bons treinos.

Resposta ao Sacadura:
Obrigado Sacadura.
Mas, só lembrando, o recorde foi em descida. hehe
Acredito que esta "doidura" sua já mereça uma maratona este ano mesmo.
Que tal Foz do Iguaçu em setembro?
A largada é lá na Usina Hidrelétrica de Itaipu.
Talvez você vindo pra cá eu até me anime e vou pra lá também. hehe
Grande abraço e bons longões aí. rsrs


tutta/BALEIAS/PR
www.correndocorridas.blogspot.com