sábado, 7 de abril de 2012

Resumo Semanal de 01/04 a 07/04/2012

.
Como disse ontem, a partir deste mês de abril estarei novamente fazendo um resumo dos meus treinos durante a semana, para que o resumo mensal não fique tão extenso e para não deixar passar nada em branco. Coisa fácil de acontecer quando se deixa pra fazer um único resumo no mês.
No ano passado eu vinha fazendo esse resumo toda semana, cujo nome eu havia intitulado como "Treino Semanal", mas agora irei chamá-lo de "Resumo Semanal", já que será mesmo um resumo do que aconteceu durante a semana.
O meu último resumo do treino semanal foi em 16 de julho de 2011.
Depois me lesionei e fiquei um bom tempo sem treinar e não tinha nada pra resumir, por este motivo eu parei de fazê-lo. E quando voltei a treinar novamente o tempo ficou curto devido a ter que dividir esse tempo livre com a 'nova' namorada. Mas, alguns amigos me disseram que gostava deste resumo e prometi que em 2012 eu voltaria a fazê-lo. Demorei, mas estou aqui. hehe


Mas, antes de falar dos meus treinos da semana quero postar aqui uma imagem que muito me alegra.
Ao entrar no Blog Baleias hoje, me deparei com a imagem ao lado e a seguinte descrição embaixo da foto.
"Tutta demonstrando mais uma vez o enorme carinho pelo Mundo Baleias. O primeiro pódio do ano, em 25 de março, na cidade de Toledo, clicado pelas lentes do Baleia Matheus Tonello. Tutta veste camisa Baleias, short preto personalizado Baleias e tênis laranja personalizado Baleias. Ei Tutta, o Mundo Baleias te ama."

Quem é que não fica feliz e motivado com uma coisas dessas?
Tenho um carinho muito enorme de grande pelo mundo Baleias sim meu caro amigo Miguel Delgado e amo tudo isso.
Obrigado por tudo que você e esse Manto Coral tem feito por mim desde o dia 31 de dezembro de 2010.


 Agora vamos ao resumo da semana. hehe


Domingo (01/04/12)
Normalmente não treino nesse dia devido a um longão no dia anterior.
Jogo apenas um futebolzinho de manhã com um time de amigos. E que não deixa de ser um treino fartlek, já que se tem que correr as vezes forte outras fraco para acompanhar a jogada nos lançamentos ou para tentar tirar a bola do adversário. E neste dia joguei apenas 25 minutos e fui substituido, pois o nosso time constava com vários jogares e cada um tem que jogar um pouco e no final acabamos ganhando por 1x0. Esta é a primeira vez que me lembro de um jogo nosso ter terminado com tão poucos gols. hehe


Segunda-feira (02/04/12)
Neste tinha seria o dia de tiros de 400 metros na pista de atletismo do estádio municipal de Ubiratã.
Seria.
Se as minhas pernas não estivessem tão pesadas. Talvéz fosse reflexo do longão do sábado onde eu tinha feito 26kms em 1h42min22seg.
Mas, os tiros de 400 metros não saíram. Aliás, até saíram, mas não sei pra onde foram. rsrs
Fiz apenas 4 com 1min09seg, 1min08seg, 1min08seg e 1min09seg e fui embora pra casa.
Quando não estou legal para treinar, não insisto. Paro e deixo pra outro dia. Acredito que mais vale um dia pouco treinado do que forçar exageradamente e depois ficar vários dias sem disposição para ir correr.


Terça-feira (03/04/12)
Esse dia foi dia de recorde.
Desde o ano passado eu venho fazendo esse treino uma ou outra vez no mês e ele funciona desta forma:
são 10kms onde desço correndo os 5 primeiros em ritmo, vamos dizer, alucinante e depois volto estes mesmo 5 em ritmo mais tranqüilo. Eu disse, desço, pois nos 5kms de ida, pelo menos 4,5 deles são em descida ou em trechos planos. Tendo apenas uma subidinha leve de uns 100 metros aproximadamene no início e de uns 400 metros relativamente fortes no final. Ao longo do percurso tem alguns trechos planos com um até parecendo em levíssima subida, mas nem conto isso como subida.
E foi nesse treino em descida que fiz o meu recorde nos 5kms. Completei com 16min04seg. Média de 3min12seg/km.
As parciais foram: km1 = 3min03seg, km 2 = 3min13seg, km 3 = 3min11seg, km 4 = 3min11seg e km 5 = 3min26seg.
Nos 5kms de volta a idéia é vir em ritmo que seja qualquer coisa abaixo dos 5min/km e fiz em média 4min22seg/km. Totalizando 10kms em 37min52seg.


Quarta-feira (04/04/12)
Neste dia fiz apenas um trote regenerativo de 6kms na média de 5min/km na grama ao lado da pista de atletismo do estádio municipal.


Quinta-feira (05/04/12)
Seria dia do treino de tiros de mil metros na BR-369.
Mas, a tarde teve uma ventania absurda e após ainda veio chuva e um frio danado e acabei nem indo correr. hehe


Sexta-feira (06/07/12)
Feriado santo e eu não gosto muito de treinar em feriado, ou em dia de domingo.
Fico muito tempo sentado na frente do computador e as pernas parece que travam e os treinos não saem legal. Mas, mesmo assim fui para a BR-369 tentar treinar.
A princípio pensei em fazer os tiros de mil metros do dia anterior, só que não tava tão animado assim. hehe
Resolvi então fazer um treino em ritmo moderado, e a distância o corpo iria dizer o quanto seria.
Pensei em 10km, mas não sei se daria conta.
Saí em um ritmo tranqüilo, 4min17seg no primeiro km, e o ritmo fui fluindo e comecei a correr todos os kms seguintes abaixo dos 4min. Cheguei na marca dos 5kms e se eu votasse dali daria os 10 que eu havia pensado, mas tinha gás de sobra e fui mais um pra frente, onde totalizou 6kms e retornei. Finalizando o treino com 12kms em 46min27seg. Média de 3min52seg/km. Ritmo excelente para quem não estava com ânimo pra sair pra correr.


Sábado (hoje, 07/04/12)
Achei que não daria pra treinar hoje, pois não gosto de levantar de manhã pra correr e a tarde eu não iria ter tempo, pois as 14:30h tenho uma reunião que chamamos de "Escola" com os Jovens Cursilistas de Ubiratã e as 17:30h tem o casamento da minha prima Joseane. Por sorte minha, não tinha o que fazer onde trabalho e o patrão me dispensou. No entanto, ainda fui em Quarto Centenáro ajudar o Ricardo, amigo de trabalho, entregar um jogo de sofá e na volta (10:00h) pedi pra ele parar no distrito de Yolanda para que eu pudesse vir correndo.
Segundo informações, o trajeto de Ubiratã a Yolanda dá 18kms, mas acho que isso é irreal, pois não corri no ritmo de 4min/km, pois de lá pra cá há inúmeras subidas. Acredito que dê apenas 17kms, pois acredito que corri em um ritmo entre 4min e 4min30/km.
Finalizei o treino em 1h11min44seg. Média de 4min13seg/km.
Esta é a segunda vez que faço esse mesmo trajeto de volta de Yolanda a Ubiratã. Na outra vez, em 16 de janeiro de 2010 eu fui de bicicleta e o amigo Magaiver foi correndo e na volta invertemos, ele de bicicleta e eu correndo e naquela ocasião eu completei em 1h19min; ou seja; melhorei alguns minutinhos. hehe.


PS: Yolanda é um distrito que faz parte da cidade de Ubiratã.
É como se fosse um bairro, mas na zona rural.


E assim finalizei a semana de treinos com 5 dias de corridas onde corri 46,6kms em 3h10min37seg. Média de 4min05seg/km.
 E esse foi resumo do que fiz nesta semana.

E é isso aí.
Sei que ficou tão extenso quanto o resumo mensal de ontem.
Mas, se eu deixasse tudo pra contar no próximo resumo mensal o texto iria ficar enorme de grande. hehe

Abraço a todos e semana que vem tem mais Resumo Semanal. hehe


Ah, só pra finalizar, ontem eu disse que não tinha gostado da nova versão do Blogger e que eu não tinha achado o lugar de editar postagens já publicadas.
Hoje já descobri onde fica e até tô adorando essa versão nova pra edições de textos. hehe


tutta/BALEIAS/Pr 
www.correndocorridas.blogspot.com

3 comentários:

FELIZ CORRENDO disse...

Como é gostoso postar os nossos treinos, nossas corridas. Parabéns, você voa cada vez mais rapido. Bons treinos e Feliz Pascoa a voce e toda a sua familia.

E disse...

oi, Tutta!!!

seu resumo ficou bem legal!

eu vi a sua foto lá no blog Baleias! uma homenagem muito bonita a um grande corredor Baleias!
fico muito feliz por suas conquistas, ainda mais vendo o tanto que você se dedica aos treinos e às provas!

parabéns!!!

tutta disse...

Resposta a Corredora Feliz:
O legal de postar os nossos treinos é que no futuro a gente mesmo pode tirar motivações para treinar ao ler o que foi postado. E é claro, as vezes até motiva ou "ensina" alguém. hehe.
Eu mesmo aprendi muito lendo textos sobre os treinos de vários amigos e por isso estou retomando estas postagens, pois quem sabe, eu possa ser motivo de 'inspiração' pra alguém.
E quanto a "voar cada vez mais rápido", procuro fazer o melhor que posso. hehe
Obrigado por me desejar uma Feliz Páscoa e mesmo já tendo passado o dia, te desejo também uma Feliz Páscoa.


Resposta a Elis:
Obrigado Elis.
E quanto a homenagem, o Miguel sabe cativar as pessoas, por isso que ele é tão querido por todos e é por isso também que a equipe Baleias tem todo esse reconhecimento e respeito que tem hoje.
Eu amo ser Baleias.


tutta/BALEIAS/PR
www.correndocorridas.blogspot.com