quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Retrospectiva 2011

.
A exemplo de 2010, o ano de 2011 pra mim foi maravilhoso.
Aliás, maravilhoso seria pouco.
Diria extraordinário.
E isso, que eu ainda tive uma lesão no joelho no meio do ano heim! hehe


Foram 18 provas e 19 medalhas, sendo uma referente ao segundo lugar na faixa etária na prova de Juranda-PR.
Destas 18 provas, conquistei 10 pódios (mesmo número de pódios de 2010. Foram 3 de primeiro lugar, 5 de segundo, 1 de terceito e 1 de sexto), sendo 7 troféus e três pequenas premiações em dinheiro (R$ 100,00; R$ 50,00 e R$ 80,00 reais respectivamente).
Mais uma vez bati o meu recorde pessoal na meia maratona e novamente nas Cataratas em Foz do Iguaçu.
Estreei em provas fora do Brasil, no entanto não consegui concluir a Maratona de Assunção devido a uma lesão "conquistada" poucos dias após o meu recorde na meia.
Fiz novo recorde pessoal também na São Silvestre com seu novo e complicado percurso.
Venci pela primeira vez uma prova no geral fora da cidade onde moro e corri duas provas de 10kms abaixo dos 35 minutos.

Fui ainda Marcador de Ritmo da revista Contra Relógio na Meia Maratona de Pomerode em Santa Catarina.
Isso tudo somado a alegria de ter ingressado em uma maravilhosa equipe de amigos corredores: a equipe Baleias - Corrida de Rua que hoje é o meu orgulho.
Foram tantas coisas boas que são difíceis de contar através de poucas palavras.
Mas, que vou tentar descrever numa 'resumida básica' mês a mês a partir de agora.



Foi basicamente um mês de férias pra mim.
Corri apenas 4 dias e em um deles eu participei da Prova de Aniversário de Santo Amaro que é organizada pelo SESC-SP.
Não fui para fazer o meu melhor, pois não estava treinando.
Fui apenas com intuíto de acompanhar uma amiga ao longo dos 10kms, mas depois do 3º km ela pediu pra seguir o meu ritmo porque não queria me atrapalhar muito e acabei (meio contrariado) indo. hehe
Finalizei a prova com 41min21seg e fiquei perto do meu pior tempo na distância. Mas, achei super bacana poder correr acompanhado e sem pretensão de obter boas marcas.
No retorno das minhas férias de São Paulo acabei recebendo a minha tão esperada edição de janeiro da revista Contra Relógio, pois nela vem o meu Diploma de Maratonista do ano anterior, do qual eu finalizei aquela temporada em 88º lugar na faixa etária de 30 a 34 anos com o tempo de 2h58min36seg na Maratona de Foz do Iguaçu de 2010.
No total do mês corri apenas 40kms obtendo a média de 4min19seg/km.





Foi o mês que iniciei os treinos pra valer e estreei o Manto Coral da equipe Baleias em treinos e baixei o Diploma da São Silvestre 2010 no site da prova.
Não competi neste mês. Mas, fui prestigiar um amigo de Ubiratã que correu a prova Verão no Lago em Cascavel. Ele estava "doido" pra correr, mas não se saiu muito bem não. rsrs
Aliás, tenho uns amigos aqui em Ubiratã que sempre dizem que querem melhorar os seus tempos mais não querem treinar nunca. Assim fica praticamente impossível.
Tento ajudar mais eles sempre inventam uma desculpa para não treinar.
Em 2012 será diferente. Ou treinam ou eu paro de querer ajudar. hehe


No total do mês corri 16 dias uma distância de 129kms com mais 500mts obtendo a média de 3min48seg/km.



Neste mês marcou o meu início nas competições.
E foram duas.
A estréia em provas com o Manto Coral Baleias se deu neste mês também, mas não foi como esperado.
A estréia foi na 11ª Corrida Rústica São José realizada no dia 13 em Campo Mourão e foi de lascar a vida de qualquer um.
Com duas subidas fortíssimas e a temperatura também lá nas alturas, não consegui nem correr no mesmo ritmo dos treinos que eu vinha fazendo.
Completei os 10kms em 36min33seg e saí super insatisfeito da prova. Mas, sei que bons resultados nem sempre aparecem. Mesmo que a gente se "mate" de treinar. hehe


Já na outra prova do mês fui de certa forma bem.
A corrida foi em Toledo e completei os 10kms da 3ª Etapa do Circuito SESC-PR de Caminhada e Corrida de Rua com o tempo de 35min43seg e subi no pódio pela primeira vez com a camisa Baleias.
Fui segundo lugar na faixa etária de 30 a 34 anos.

No total do mês corri 17 dias uma distância de 149kms com mais 900mts obtendo a média de 3min59seg/km.



No mês de abril corri um pouco menos que no mês de março, no entanto um pouco melhor.
Participei da 4ª Etapa do Circuito SESC-PR de Caminhada e Corrida de Rua na cidade de Marechal Cândido Rondon onde me sagrei Bi-Campeão da faixa etária de 30 a 34 anos finalizando os 10kms da prova com o ótimo tempo de 34min36seg e a exemplo de 2010, fui o terceiro colocado geral da prova.

No total do mês corri 16 dias uma distância de 141kms com mais 900mts obtendo a média de 3min46seg/km.



Foi um mês de três provas e três pódios e a conquista de uma pequena ajuda de custos (patrocínio) de algumas empresas daqui de Ubiratã. Mas, que durou poucos meses, pois após minha lesão no joelho que iria acontecer em julho, pararam de me ajudar e eu também não fui mais atrás.
O único que sempre dá uma tremenda força é o BCA Transportes que quando preciso dele ele está sempre a disposição.

Quanto as provas e os pódios, comecei pela 7ª Etapa do Circuito SESC-PR de Caminhada e Corrida de Rua na cidade de Cascavel no dia 1º, onde faturei o Tri-Campeonato na faixa etária finalizado, os 10kms em 34min36seg.
PS: Na minha primeira participação nesta prova em 2008, fui terceiro colocado.

Já no dia 15, na 37ª Prova Rústica Tiradentes em Maringá, acabei na terceira colocação da faixa etária e melhorando o meu tempo na prova pra 34min59seg. Tempo esse registrado pelo meu cronômetro, pois a empresa responsável pela cronometragem fez lambança e perderam todos os dados de todos os atletas e segundo informações que eu obtive, a classificação teria sido feita pelas fotos de chegada tendo no visual o atleta e o tempo dele no cronômetro oficial da prova. Do contrário, não sairia o nome na classificação. Caso que ocorreu com dois amigos meu aqui de Ubiratã.

Nesta prova ainda faturei R$ 100,00 reais pela terceira colocação na faixa. Dinheiro este recebido cerca de 40 dias depois da realização da prova e o troféu só fui receber em novembro graças a um amigo de Maringá: Emerson, que buscou lá na Secretária de Esportes e o guardou em sua casa pra mim.

Já na outra prova realizada dia 22, Corrida da Infantaria em Cascavel, fui segundo lugar na faixa etária finalizando os 8,3kms com uma fortíssima subida nos 1.500 metros finais com o tempo de 27min54seg.

No total do mês corri 18 dias uma distância de 176kms com mais 100mts obtendo a média de 3min50seg/km.



Apesar de ser o mês do meu aniversário (dia 1º), foi um início de mês bem conturbado.
Não tinha vontade sequer de treinar e foi graças a alguns comentários e emails que recebi dos amigos que me reergui e tive ótimos treinos na seqüência e acabei vencendo no GERAL com o tempo de 29min15seg a 5ª Volta ao Lago em Cascavel.
Essa foi a minha primeira vitória no geral em uma prova realizada fora da minha cidade e me senti feliz pra caramba e isso só me deu mais ânimo pra continuar os treinos dali em diante.
Na ocasião, o José Bocalon da BCA Transportes, que está sendo um grande amigo que sempre está me apoiando nas provas com pequenos, mas valiossíssimos patrocínios estava presente e ficou tão feliz quanto eu quando me viu no lugar mais alto do pódio.

Neste mês também fui "alvo" de uma entrevista e a matéria foi publicada em uma revista em circulação aqui em Ubiratã e região: Revista Interrogativa, e teve boa repercursão.


No total do mês corri 18 dias uma distância de 216kms com mais 100mts obtendo a média de 3min59seg/km.



Iniciei este mês competindo e quebrando recordes.
Fiz 1h14min18seg na 5ª Meia Maratona das Cataratas em Foz do Iguaçu logo no dia 3 e segui treinando pra tentar também fazer recorde na maratona no mês seguinte, mas acabei me lesionado e fiquei mais de 40 dias de molho.
Com este pódio nas Cataratas, foi o meu sétimo em seqüência. Uma conquista jamais imaginada por mim.
E nem preciso dizer que fiquei super satisfeito comigo mesmo né! Apesar da lesão. hehe

No total do mês corri apenas 8 dias devido a lesão no joelho direito (Tendinite Patelar) que "conquistei" cerca de 10 dias após o recorde na meia.
Corri uma distância de 100kms com mais 097mts obtendo a média de 3min53seg/km.



Comecei o mês ainda no repouso devido ao problema no joelho. Ainda assim encarei a Maratona Internacional de Assunção no Paraguai mais fui vencido pela primeira vez.
Mantive um bom ritmo na primeira metade da prova, mas depois o rendimento foi caindo até chegar ao chão, literalmente, lá no km 38 quando pedi auxílio a organização para chegar ao final.
Não senti as dores no joelho, mas dores no corpo todo que estavam me impossibilitando de continuar.
Voltei de Assunção com uma tal de Orquite que acabou me impedindo de treinar por mais três semanas e assim o mês de agosto foi todo prejudicado.

Mas apesar da quebra na prova, que foi a minha primeira na história, e dos problemas ocasionados por ela, a viagem foi muito boa com a galera Baleias que fizeram a festa em Assunção e eu pude sentir, pela primeira vez o gostinho de participar de uma prova fora do Brasil, e a melhor parte foi a tão sonhada viagem de avião da qual eu gostei demais. hehe


Outro detalhe importantíssimo que não pode faltar nesse resumo é o fato de eu ter conseguido uma foto com a Musa da Copa do Mundo na África em 2010: A paraguaia Larissa Riquelme. Foi uma pena apenas não ver ela com o celular "enfiado" no meio dos peitos como fazia na copa. hehe

No total do mês corri apenas 7 dias e percorri uma distância de 97kms a um ritmo médio de 4min37seg/km.



Iniciei o mês me lançando a desafios e que seria encarar três meias maratonas em seqüência, no entanto, as provas só seriam no final de outubro e início de novembro. E depois encarar a Maratona de Curitiba também em novembro e vencer os 42.195 metros e mostrar pra essa distância quem é que manda no pedaço. hehe
E uma das três meias em que eu ia disputar era em Pomerode-SC, onde seria Marcador de Ritmo da Revista Contra Relógio (Sub-1h45).
Fui um dos quatro assinantes da revista que foram escolhidos em uma promoção feita no mês anterior e recebi um email do editor Tomaz Lourenço me perguntando se eu aceitava o 'desafio' mesmo e não pensei duas vezes. Tô dentro. hehe

Finalizei este mês com 15 dias de treinos e percorrido uma distância de 187kms a um ritmo médio de 4min09seg/km.



No dia 12 complei 4 anos do meu primeiro pódio fora de Ubiratã.
E quase no final do mês reestreei nas provas.
A corrida foi no dia 23 na 10ª Meia Maratona Rotary em Toledo.
O tempo foi longe de ser aqueles belos tempos que normalmente eu faço em meias, mas foi dentro do previsto para o dia: 1h19min48seg.

E já no outro final de semana, dia 30, fui pra Santa Catarina na 4ª Meia Maratona Cidade de Pomerode onde corri como Marcador de Ritmo do Revista Contra Relógio.
Foi uma excelente experiência que se um dia eu tiver outra oportunidade aceitarei numa boa.
Corri tendo como parceiro de ritmo o editor assistente da revista, André Savazone, que ficava "louco" comigo, pois corri a prova toda twitando o tempo das passagens dos kms. hehe


Terminei o mês com 17 dias de corridas com 234kms e mais 097mts corridos em um ritmo médio de 4min24seg/km.



Logo no dia 6 finalizei o 'desafio' das três meias maratonas consecultivas e fui muito bem na 4ª Meia Maratona de Maringá. Finalizando o percurso em 1h17min57seg e ficando na segunda colocação da faixa etária e trazendo pra casa além de um belo troféu, mais R$ 50,00 reais de premiação.

Na semana seguinte (dia 12) fiz um belo longão de 31km que me deu muita confiança pra encarar a Maratona de Curitiba no dia 20, onde corri com "maestria" e finalizei os 42,195 metros da prova em 2h51min54seg e subi no pódio na sexta colocação.
Nesta prova, mais uma vez teve festa da equipe Baleias com inúmeros corredores participando da prova.

Já no domingo seguinte (dia 27) retornei à Curitiba para a 20ª e última Etapa do Circuito SESC-PR de Caminhada e Corrida de Rua.
Nesta prova eu fui com a delegação de atletas da cidade de Cascavel (a exemplo dos outros dois anos) e com todas as despesas pagas pelo SESC-PR por ter vencido as etapas de Marechal Cãndido Rondon e Cascavel.

Não me saí muito bem, devido ao cansaço acumulado da maratona uma semana antes e das duas viagens seguidas à capital paranaense.
Finalizei os 10km em 37min26seg e fiquei na 10ª colocação da faixa etária, ou seja, fui o décimo melhor do ano de 2011 nessa faixa etária neste dificílimo circuito que só vem crecendo em número de participantes e de qualidade dos atletas. Pois todos querem sempre uma vaguinha nessa etapa final. hehe

No acumulado do mês, onde quase não treinei devido as provas em seqüência, corri 217kms e mais 292 metros em 14 dias numa média de 4min04seg/km.



Foi mais um mês de poucos treinos, mas com três boas participações em provas.
Foi também o mês que teve a publicação da matéria feita por André Savazone sobre os Marcadores de Ritmo da Contra Relógio na Meia de Pomerode onde fui um dos marcadores.


E logo no dia 4 eu estava em mais uma festa Baleias, desta vez em Belo Horizonte na Sede Mundial na 13ª Volta Internacional da Pampulha onde corri pela primeira vez e só não fui tão bem por que não estava tão bem treinado como na Meia das Cataratas, por exemplo. Pois o percurso da Pampulha é super plano.
Dá para correr e correr muitíssimo bem, caso o atleta esteja bem treinado. Ainda assim finalizei os 17,8kms em 1h05min39seg.

Uma semana depois (dia 11) estava na cidade de Juranda-Pr, cidade vizinha aqui de Ubiratã para mais uma prova: a Corrida Rústica de Juranda.
O percurso foi dito como 10km, mas acredita-se que dava um pouquinho mais e eu os corri em 36min40seg, quase voltando a forma normal. hehe
Terminei na segunda colocação da estendida faixa etária (21 a 34 anos) e faturei uma bela medalha e mais R$ 80,00 reais.

E finalizei o mês e o ano na 87ª Corrida Internacional de São Silvestre em São Paulo onde fiz a minha melhor das seis participações na prova.
Sofri muito, pois esperei por mais de três horas no local de largada.
Mas valeu o esforço ao ver a classificação no site: 272º lugar com o tempo de 57min30seg.

E no acumulado do mês foram 138kms e mais 200mts percorridos em 14 dias obtendo uma média de 3min57seg/km.



PS1: Em breve postarei todos os números do ano (kms e tempos) pois deu uma pequena diferença neles na hora desta edição e analizarei tudo denovo mês a mês pra ver onde errei e farei um outro post só com esses números.

PS2: Para mais detalhes sobre cada mês, ou cada prova, basta clicar nos links de cores não laranjas no corpo do texto.


Segue abaixo a foto-montagem que fiz com as minahs 10 conquistas do ano de 2011.





Abraço a todos.




tutta/BALEIAS/Pr
www.correndocorridas.blogspot.com

9 comentários:

DricaPeixoto disse...

Que neste ano você conquiste muito mais! Estamos orgulhosos!

Beijos
Drica e Sergio.

Dani disse...

Tutta,

Que memória boa a sua hein?! Vc sabe tudo nos míninos detalhes.

Com certeza vc deve ter um caderninho anotado tudo, né?!

Eu te confesso que não tenho paciência pra isso.

Que em 2012 vc possa superar-se ainda mais.

Bjos,
Dani
correndoemagrecendo.blogspot.com

tutta disse...

Resposta a Drica Peixoto:
Valeu Drica.
Muito obrigado.
Tudo de bom pra você e para o Sérgio.


Resposta a Dani:
Levo algumas coisas anotadas num caderninho sim Dani, principalmente as participações em provas. Já os treinos, eu aprendi a anotar tudo quando eu tive um treinador e desde 2008 tenho tudo guardado. Mas, a maioria das coisas fica tudo arquivado no blog mesmo. Nos resumos mensais.
Pois, guardar tanta coisa na memória eu não consigo não. rsrs
Obrigado e que seu 2012 também possa ter muita superação.
Beijo e sucesso pra você e para o Vinícius.


tutta/BALEIAS/PR
www.correndocorridas.blogspot.com

BALEIAS disse...

Ei Tutta. Vamos lá em Assunção de novo resolver aquela parada. Valeu por 2011. Foi uma grande satisfação estar ao seu lado em alguns momentos.
Abraço. Miguel Delgado.

Matheus Tonello disse...

Você sumiu fio?

Vai vir pra corrida aqui em Cascavel no próximo fim de semana?

Troquei meu celular, agora é 99948999

Dá uma ligada! Abraços.

tutta disse...

Resposta ao Baleias:
Se Deus quiser estarei lá em Assunção sim.
Tenho que vencer aqueles 42,195 metros. rsrs
Abraço e valeu por 2011.
Estar com você e com a equipe Baleias foi fantástico e quero continuar firme nesse propósito de correr, viajar e festejar como vocês sempre fazem.
Grande abraço e nos vemos, primeiro no RJ, depois no Paraguai. hehe
Sucesso.


Resposta ao Matheus Tonello:
Sumi sim Matheus.
Inclusive quero pedir desculpas por isso. Não estou tendo muito tempo mais pra ficar vindo na net. Sem contar que nem estou tendo muita vontade também.

Não irei pra Cascavel no sábado não.
Estrearei em provas em 2012 somente dia 25/03 na prova do SESC em Toledo.
Abraço e tá anotado aqui o seu novo número de celular, ok?
Tudo de bom aí.


tutta/BALEIAS/PR
www.correndocorridas.blogspot.com

Professor Altamir Braga disse...

Olá!

Parabéns pelo ano e pelas conquistas!

Parabéns pelo blog, muito legal!

Prof. Altamir Braga.
http://comeceacorrerhoje.blogspot.com/

Carlos Lopes disse...

Tu pra mim... é ter sangue de guerreio... lutas sempre pelos objectivos

tutta disse...

Resposta ao Professor Altamir Braga:
Obrigado.
Achei o seu blog bastante interessante também e estou seguindo-o, ok?
Abraço e sucesso.


Resposta ao Carlos Lopes:
Obrigado amigo Carlos.
Só te peço desculpas pela minha ausência em seu blog, ok?
Como ele atualiza suas publicações apenas no meu email e não aqui no blog, fica mais difícil pra mim ir até lá.
Mas, assim que possível deixarei uns comentários lá, ok?
Grande abraço e sucesso pra você.


tutta/BALEIAS/PR
www.correndocorridas.blogspot.com