quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Fevereiro 2012 - Resumo e Treinos

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Neste mês de fevereiro não participei de nenhuma prova (a exemplo de janeiro) e priorizei um pouco mais os treinos de tiros de 400 metros na pista de atletismo do Estádio Municipal de Ubiratã, principalmente até a metade do mês.
Já na segunda metade, fiz alguns poucos tiros de 1.000 metros para testar a minha velocidade e resistência nessa distância. E no primeiro dia até me surpreendi, porém, no ritmo que eu fiz, corri apenas 4 tiros.
Já quase no finalzinho do mês fui novamente para os tiros de 1.000, mas como eu estava com um tênis bastante pesado e com a chuva, parei apenas no segundo tiro.
Fiz ainda dois longões nos dois últimos sábados do mês em um ritmo moderado.
Fiz também um "teste" de 5.000 metros, sendo que cerca de 4,5kms é em descida e me saí muito bem. No ano passado fiz várias vezes este teste e o ritmo foi pouca coisa mais rápido. E como estou apenas no primeiro mês de treinos no ano, acredito que dá para melhorar.
Fiz também um teste de 10km na pista de atletismo e o tempo foi o esperado. Mas, fiz duas paradas estratégicas nos kms 4 e 8 para tomar água e nessas paradas o cronômetro era parado e eu ficava cerca de 1 minuto. Acredito que se não fosse as paradas o tempo seria um pouquinho mais alto. Mas, foi um teste bacana.
Só voltando um pouco lá nos tiros de 1.000mts, quero ressaltar que sempre os tiros ímpares, são feitos de maior parte do trajeto em subida, cerca de uns 700mts. Já os tiros pares, o trajeto se inverte. Por isso vocês verão o primeiro cerca de 10 a 15 segundos mais lento que o segundo, bem como o terceiro mais lento que o quarto e assim sucessivamente.

PS: Todos os tempos dos treinos estarão postados na final da postagem.




Segue abaixo o resumo, em números, do que foi feito no mês e na seqüência, todos os treinos e descansos realizados.


Dias de Treinos:16
Quilômetros Percorridos nos Treinos: 144,4kms
Tempo Total: 9hs49min24seg
Média Por Km: 4min04seg
 
Dias sem treinar:13

Tiros de 400mts (local: Estádio Municipal)
Melhor tiro: 1min07seg
Pior tiro: 1min12seg
Média: 1min08seg (36 tiros ao longo do mês)
 
Tiros de 1000mts (local: BR-369 - do km 448 ao km 447 e vice-versa)
Melhor tiro: 3min02seg
Pior tiro: 3min27seg
Média: 3min12seg (6 tiros ao longo do mês)


Segue abaixo todos os treinos do mês:


Qua/01/02/12 = 4,8km = 14min02seg (12x400mts = 1:12; 1:10; 1:11; 1:10; 1:09; 1:10; 1:10; 1:10; 1:11; 1:10; 1:10; 1:09 - pista de atletismo)
Qui/02/02/12 = 10km = 48min08seg (trote na grama na pista de atletismo)
Sex/03/02/12 = sem treinar
Sab/04/02/12 = sem treinar

Dom/05/02/12 = sem treinar
Seg06/02/12 = 3,6km = 10min09seg (9x400mts = 1:08; 1:08; 1:08; 1:09; 1:09; 1:09; 1:09; 1:09; 1:09 - pista de atletismo)
Ter/07/02/12 = 10km = 45min (trote na grama na pista de atletismo)
Qua/08/02/12 = sem treinar
Qui/09/02/12 = 4,4km = 12min26seg (11x400mts = 1:08; 1:07; 1:08; 1:07; 1:07; 1:08; 1:07; 1:08; 1:08; 1:11; 1:07 - pista de atletismo)
Sex/10/02/12 = 10km = 42min03seg (rodagem na BR-369 do km 448 ao km 443 em ida e volta)
Sab/11/02/12 = sem treinar

Dom/12/02/1 = sem treinar
Seg/13/02/12 = 1,6km = 4min35seg (4x400mts = 1:09; 1:08; 1:08; 1:10 - pista de atletismo)
Ter/14/02/12 = 16km = 1h01min05seg (pista de atletismo)
Qua/15/02/12 = sem treinar
Qui/16/02/12 = 4km = 12min35seg (4x1.000mts = 3:15; 3:02; 3:16; 3:02 - BR-369 do km 448 ao 447 em ida e volta)
Sex/17/02/12 = 7km = 30min24seg (trote na grama na pista de atletismo)
Sab/18/02/12 = 20km = 1h25min16seg (longão em ritmo moderado na BR-369 do km 448 ao km 443 em ida e volta - sentido trevo de Campina da Lagoa)

Dom/19/02/12 = sem treinar
Seg/20/02/12 = sem treinar
Ter/21/02/12 = sem treinar
Qua/22/02/12 = 9km = 34min37seg (duas voltas na Av. João Medeiros ritmo moderado e debaixo de chuva)
Qui/23/02/1 = 10km = 39min20seg (5km forte em descida = 16:43 + 5km moderado em subida = 21:37 na BR-369 do km 448 ao km 453 em ida e volta - sentindo Posto Brasília)
Sex/24/02/12 = 10km = 47min52seg (trote na grama na pista de atletismo)
Sab/25/02/12 = 22km = 1h35min14seg (longão em ritmo moderado na BR-369 do km 448 ao km 443 em ida e volta - sentido trevo de Campina da Lagoa)

Dom/26/0/12 = sem treinar
Seg/27/02/12 = sem treinar
Ter/28/02/12 = 2km = 6min41seg (2x1.000mts = 3:27; 3:14 - BR-369 do km 448 ao 447 em ida e volta)
Qua/29/02/12 = sem treinar



tutta/BALEIAS/Pr
www.correndocorridas.blogspot.com

18 comentários:

Anônimo disse...

E aí Tutta, belos treinos.
o cara quando corre bem, vai de qualquer jeito. Pois, geralmente os corredores fazem uma boa base de resistência e depois colocam treinos de velocidade.
vc faz tiros inicialmnte, depois trina longao e ritmo de 5km no meio.
Faço tudo isso tbm, mais leve, mas mais resis^tencia do que velocidade.
mtos treinos de velocidade é p qm pode e n p qm quer.
Conforme melhoro, aumento meu treinamento de velocidade.
Abraços, bom ano p vc !!!!

Rodrigo Augusto
corridaderuams.blogspot.com

CORRENDO QUE ME ENTENDO disse...

E ai Tutta largou a fantasia e agora tá levando a serio legal, tomara que a policia não entre no seu blog e veja a materia, afinal foi tiro pra tudo quanto é lado !!! Tá calor ai , aqui em SP , ta pegando fogo....

Abraços

Alessandro/BALEIAS/SP

tutta disse...

Resposta ao "Anônimo" Rodrigo Augusto:
Nunca fui de fazer uma base antes. Mando logo ver no que me dá velocidade e o resto vou "encaixando" conforme vai me dando vontade de fazer. rsrsrs
Abraço e bom ano competitivo pra você.


Resposta ao Correndo Que Me Entendo:
Pra dizer bem a verdade Alessandro, nem cheguei a colocar a fantasia. Detesto carnaval. rsrs
Quanto aos tiros; acredito que estes devem estar liberados. hehe
Sobre o calor, tá bem quente por aqui sim. Menos mal que eu só treino após as 18:00hs, rsrs

Abraço.


tutta/BALEIAS/PR
www.correndocorridas.blogspot.com

Matheus Tonello disse...

Tutta, tem mensagem pra você no facebook, dá uma lida lá. Quanto aos treinos, como sempre, voando!!

tutta disse...

Resposta ao Matheus Tonello:
Valeu Matheus.
Darei um pulinho lá no Facebook.
Abraço.


tutta/BALEIAS/PR
www.correndocorridas.blogspot.com

Sergio disse...

Tutta,
muito legal ver esses seus treinos para nos inspirar um pouco he he quem sabe de tanto ler a habilidade vai sendo adquirida he he

Brincadeiras à parte, parabéns pelos treinos! show de bola!

grande abraço,
Sergio
corredorfeliz.blogspot.com

Tiago Antunes disse...

daee tutta, parabéns pelos treinos e por ter dado a volta por cima depois da tua lesão!

da uma olhada no meu resumo.

Grande abraço
Tiago Antunes
www.vodoismax.blogspot.com

tutta disse...

Resposta ao Sérgio:
Tomara mesmo que eles possam te dar uma inspiração a mais para treinar Sérgio. hehe
A minha maior alegria e ver os amigos voando nas provas em que participam.
Abraço e bons treinos.


Resposta ao Tiago Antunes:
Valeu Tiago.
Lesão nenhuma é páreo pra quem ama correr. hehe

Darei sim uma olhada lá no seu resumo.
Abraço e bons treinos.


tutta/BALEIAS/PR
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RODRIGO AUGUSTO disse...

E ai Tutta, gostei de seu treino de 5km a 16min43, como viu no m blog, cuide-se pois venho duelar contigo em breve !!! he he he

Abracos
corridaderuams.blogspot.com

sacadura disse...

Que treinos são esses......você tá voando nos treinos,imagine nas provas!!!!!!O seu tempo nos 5 km que comentou no blog corridaderuams.blogspot.com são inatingíveis para mim.Vou deixar vc duelar com o Rodrigo,tô fora dessa disputa he he he ABÇ

tutta disse...

Resposta ao Rodrigo Augusto:
Foi um tempo muito bom esse que eu fiz nos 5km, no entanto, é como eu comentei lá no seu blog: 4,5kms deles eram em descida.
Mas, estarei na torcida para possamos duelar qualquer hora dessas. Será um prazer, mais se prepare, pois não pretendo dar moleza. kkkkkk

Abraço.


Resposta ao Sacadura:
Estou fazendo uns treinos muito bons sim Sacadura. Porém, treino pouco. hehe
Já em relação ao tempo nas provas, vou saber se estarei tão bem assim somente no próximo dia 25/03 quando estrearei no ano.
Quanto ao tempo dos 5kms, comentei lá no blog do Rodrigo que 4,5kms deles eram em descidas. Aí fica mais fácil forçar o ritmo né? hehe
Sobre o "duelo" seria legal, o Rodrigo, você e eu numa disputa acirrada do começo ao fim de uma prova, o que acha? rsrs
Abraço.


tutta/BALEIAS/PR
www.correndocorridas.blogspot.com

Mayumi disse...

Oi, Tutta! Obrigada pela visita ao blog! Quanto ao tempo de conclusão das corridas, realmente, não coloco todos pois acho que não são tão significantes para mim! Rsrsrs. É que a turma do fundão gosta de apreciar a paisagem, tirar fotos, vibrar com o pódio dos amigos... e assim, acabamos nos esquecendo dos nosso tempos! Kkkkk.
Bons treinos!

tutta disse...

Resposta a Mayumi:
Por nada Mayumi, sou eu que agradeço por você passar por aqui.

Bom, e cada um pensa de um jeito né. Eu continuo achando muito importante ter tempo e colocação descrito no relato, independentemente se foi um tempo de 30 minutos ou de 1h30 em uma prova de 10km. rsrs
Mais o importante mesmo é mantermos o gosto e felicidade proporcionada pela corrida, não é mesmo?
Beijo e tudo de bom pra ti.


tutta/BALEIAS/PR
www.correndocorridas.blogspot.com

Anônimo disse...

Boa noite sou welton estive dando uma olhada nas suas dicas e gostei muito.
tenho umas duvida sobre corrida pois bem tenho 24 anos e tenho um tempo de mais ou menos 36 - 35 minutos os 10 km você acha que é possível baixar para 30 minutos? pois gostaria muito de correr profissionalmente

aguardo sua resposta e parabéns pelo blogger

tutta disse...

Resposta ao Welton:
Olá Welton, tudo bom?
Primeiramente quero agradecê-lo pela visita ao Correndo Corridas e fico contente por saber que gostou do que viu aqui.
Quanto a sua dúvida, eu acho muito díficil correr uma prova de 10km com 30 minutos, mais não é impossível, pois hoje em dia há muitos atletas de elite que fazem isso e você mesmo disse que tem vontade de correr como profissional e esse é o primeiro passo para se conseguir atingir essa marca. No entanto, eu creio que você deverá procurar orientação com uma assessoria esportiva e falar dos seus planos, pois sem acompanhamento profissional será muitíssimo difícil conseguir isso.
É claro que se você tiver esse acompanhamento e se realmente quiser ser um atleta profissional, você deverá se dedicar somente a corrida. Esquecer trabalho, baladas e tudo mais e focar no objetivo que é correr 10km em 30 minutos e ser um atleta de elite: profissional.
Eu acredito que não sou a pessoa certa para te orientá-lo, mas reforço a minha tese: você precisa procurar uma assessoria esportiva ou algum clube de atletismo e falar dos seus planos.

Como você não deixou email para que eu pudesse responder diretamente a você, torço para você voltar aqui e ver esta minha resposta.
Estarei na torcida para que dê tudo certo na sua carreira.


tutta/BALEIAS/PR
www.correndocorridas.blogspot.com

Rinaldo disse...

Olá Tutta,

Quer me ajudar com o Imposto de Renda? Caramba, você gosta mesmo de números! Parabéns pelo nível de detalhe, o importante é manter a "rédea curta" com o relógio.

Bons treinos e que venham as corridas legais de 2012!

Abraço!

Claudio Rinaldo
http://numerodepeito.blogspot.com/
http://cicloviadigital.blogspot.com/

Joka disse...

GRANDE ABRAÇO,GUERREIRO !!!!

tutta disse...

Resposta ao Rinaldo:
Nem sei muito bem como funciona esse "negócio" de Imposto de Renda, mais podemos "negociar". hehe

Adoro números sim. Quando era criança, preenchi dois cadernos de aproximadamente 90 folhas com números, começando de 0 (zero) e indo até não sei quantos. rsrs
Acho que ainda devo ter estes tais cadernos guardados. hehe
Já em relação a "rédea curta" com o relógio, procuro fazer o melhor que posso a cada treino.
Abraço.


Resposta ao Joka:
Obrigado e grande abraço a você também Joka.


tutta/BALEIAS/PR
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