segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Corrida Nº 87 - 20ª etapa do Circuito SESC-PR de Caminhada e Corrida de Rua - Etapa Final - Curitiba-PR (27/11/2011)

.
Super atrasado com o relato desta prova, mas vamos lá.

Após uma semana da maratona de Curitiba, estava eu novamente de volta a capital paranaense para participar da 20ª e última etapa do Circuito SESC-PR de Caminhada e Corrida de Rua.
Era uma prova de 'apenas' 10kms e nesta eu não poderia faltar, pois como eu havia vencido a faixa etária nas etapas de Marechal Cândido Rondon dia 3 de abril e Cascavel dia 1º de maio, eu teria todas as despesas pagas pelo SESC-PR. Desde viagem, hospedagem, alimentação, inscrição da corrida e lanche no retorno pra casa.

Como sempre o SESC mandou super bem na organização e nos proporcionou novamente uma grande festa de confraternização.

Segundo informações repassadas no sábado (26/11, véspera da prova) no Congresso Técnico: 401 dos 600 atletas vencedores de suas respectivas faixas etárias ao longo das primeiras 19 etapas do ano estavam presentes nesta final e a certeza de uma prova disputadíssima estava lançada.
Nesta prova ainda teve outros 2.100 atletas que se escreveram para prestigiar o evento e participar dos 10k, 5k e da caminhada de 4k.

O percurso este ano foi diferente de 2010 quando se dava duas voltas de 5k.
No entanto, ficou muito mais difícil devido as inúmeras subidas.
Até parece que haviam mais subidas nestes 10kms do que na maratona toda da semana anterior. hehe

Mas, como eu não estava muito para performance devido a participação naquela maratona, eu queria mesmo era apenas curtir a festa com os amigos e se fosse possível, baixar os 36min20 do ano passado.
Mas, não foi. hehe
Porém, valeu pela festa, pelo reencontro com os amigos e por mais uma prova completada com êxito.
E ainda tive o privilégio de tirar uma foto extremamente Baleias com o "Baleia" Vanderlei Cordeiro de Lima que mais uma vez foi o padrinho desta prova e palestrou alguns preciosos minutos no Congresso Técnico no dia anterior (ver vídeo aqui) e que ainda participou da prova completando-a em "modestos" 35:21 na 22ª colocação na classificação geral e em 4º de 104 em sua faixa etária.

Eu e o "Baleia" Vanderlei Cordeiro de Lima
.
.

 Dados gerais da prova:

Data: Domingo, 27 de Novembro de 2011
Cidade: Curitiba-Pr
Nome da Prova: 20ª Etapa do Circuito SESC-PR de Caminhada e Corrida de Rua - Etapa Final
Distância: 10km
Tempo Líquido: 37min26seg
Tempo Bruto: 37:33
Média Por Km: 3min44seg
Número de Peito: 615
Atletas Concluíntes na Categoria Geral Masculina: 657
Colocação Geral: 54º lugar
Atletas Concluíntes na Faixa Etária 30 a 34 anos: 72
Colocação Faixa Etária: 10º lugar



Depois de tudo acertado com o SESC de Cascavel embarquei para Curitiba na sexta-feira (25/11) e por sorte a empresa contratada para levar a delegação cascavelense para a capital do estado foi mais uma vez a Viagens Galla de Ubiratã. Caso a empresa fosse de outra cidade, a minha ida para Cascavel teria que ser paga por mim mesmo, já que o SESC paga todas as despesas de transportes a partir das cidades onde tem unidade da entidade.


Saímos de Ubiratã as 19:30h em um micro-ônibus da empresa, pois o ônibus que nos levaria para Curitiba estava vindo de lá com vários professores que estavam participando de um congresso ou coisa parecida.
Depois de trocarmos o micro pelo ônibus, nos direcionamos até um posto de combustível onde os motoristas fizeram uma geral total dentro dele e as 22:30h já estávamos na unidade do SESC de Cascavel onde embarcaram cerca de 35 atletas e mais a guia da delegação: Graziele (Gra, para os "íntimos" hehe).


Por volta das 7:30h da manhã já estávamos nos hospedando no hotel Bristol em Curitiba onde fiquei hospedado no 7º andar com o amigo Éder no quarto 703.

As 10:00h fomos (a pé) até o teatro do SESC da Esquina (cerca de 3 quadras do hotel) e assistimos o Congresso Técnico que contou com a presença ilustre mais uma vez de Vanderlei Cordeiro de Lima, como vocês puderam ver na foto e no vídeo logo no início desta postagem.
Depois fomos retirar os nossos kits e na seqüência, como o almoço seria ali mesmo nas dependências do SESC, aproveitamos e almoçamos e retornamos para o hotel onde muitos aproveitaram a tarde para passear, enquanto outros (incluindo eu) aproveitaram para descansar.


A noite voltamos ao SESC para o jantar e depois fomos dormir já pensando na prova do dia seguinte.


Acordei (mas já nem me lembro mais a hora, hehe) e desci para o restaurante com o Éder tomar o café da manhã e logo voltamos ao quarto e terminamos de nos aprontar e fomos para o local da largada que seria em frente ao Teatro do SESC da Esquina.

  
Teatro do SESC da Esquina pouco antes da largada
.
.

Não lembro exatamente que hora foi a largada, mas sei que foi bem cedo.
Demorar pra escrever os relatos é assim mesmo, se esquece alguns detalhes. hehe


O início do percurso foi um trecho onde passou a maratona uma semana antes.
Por volta do km 8 da maratona foi onde iniciamos a prova do SESC naquele dia e fomos até por volta do km 12 mais ou menos,ou seja, km 4 da 20ª etapa do Circuito SESC-PR.
Nesse ponto, quando na maratona se virava a esquerda, a prova do SESC virava-se a direita.


Pegamos muitos trechos de subida.
Aliás, nestes primeiros 4kms tinha subidas pra caramba e na maratona eu não percebi tanto assim não. rsrs
Acho que foi porque na maratona eu estava bem focado no meu objetivo, já nesta prova senti as pernas bastante "pesadas" desde o início. Além é claro do cansaço das duas viagens em dois finais de semanas seguidos pra Curitiba. São pelo menos 10 horas de viagem.


Apesar do cansaço, procurei manter um ritmo que me propusesse a bater o meu tempo do ano anterior: 36:20 que é o meu melhor tempo nesta etapa final.


Passei pelo km 1 com 3min42seg.
Já no km 3 comecei a sentir o peso das pernas e o ritmo ia caindo.
Nesse momento eu estava com 11min09seg.
E na seqüência pegamos uma boa descida, mas quando veio o km 5 aí o bicho pegou.
Muita gente reclamou das ondulações que começaram um pouco antes do km 5 e ia até por volta do km 6 e eram ondulações onde as descidas e as subidas eram verdadeiras ladeiras onde quebrava o ritmo de qualquer um.


No km 5 eu já percebi que não daria pra melhorar o tempo, pois o cronômetro estava marcando 18min49seg.
Procurei então manter um ritmo que não me permitisse fazer muito "feio" no tempo final da prova.


No último km, apesar de ter mais uma subida em seu início e finalizar em um longo trecho em descida eu consegui imprimir um ritmo bem forte e consegui completá-lo em 3min29seg e a prova em 37min26seg.

Piorando em apenas 56 segundos o meu melhor tempo nesta final (36:20 em 2010) e melhorando em 16 segundos o meu pior tempo (37:43 em 2009).


Depois fiquei mais um tempinho por ali conversando com os amigos, "lanchando" com muita fruta e hidrotônico "I9" e tirando algumas fotos e na seqüência corri para o hotel onde tomei um banho e retornei ao SESC para ver a classificação e a premiação.


Apesar de não ter tido o desempenho esperado (o que seria bastante normal devido aos 42,2 kms da semana anterior) eu terminei a prova na 10ª colocação dos 72 atletas da faixa etária de 30 a 34 anos, e isso quer dizer que eu fui o 10º melhor atleta do ano neste dificílimo Circuito realizado SESC-PR.
Já na colocação geral masculina eu acabei em 54º lugar de 657 atletas.

Após o final da cerimônia de premiação aproveitei e almocei junto a galera da Acorremar e depois fui para os hotel retirar os meus pertences e esperar toda a delegação de Cascavel fazer o mesmo e por volta das 13:00h embarcamos de volta pra casa.


PS: apesar de sempre olhar em todos os cantos do quarto na saída quando me hospedo em um hotel, acabei esquecendo a blusa que faz parte do agasalho Baleias no quarda-roupas.
Por sorte eu sempre peço um cartãozinho de visita na saída e ainda bem que o pessoal do hotel foi super atencioso comigo durante as vezes em que liguei e mandei email e acabou dando tudo certo e pedi pra Dani, Baleias de Curitiba pegá-lo pra mim.
Agora só falta eu ir lá na casa dela buscar. hehe
Mas, só em saber que está com um integrante da equipe já fico menos preoculpado. Pois foi difícil conseguir este agasalho e perder ele não seria nada legal. hehe



E é isso aí galera.

Segue abaixo várias fotos:


 O kit da prova com numeral personalizado
.
.

 Com o amigo Miguel de Santa Helena-PR.
Ele completou a prova com 48:37 e ficou na 313ª colocação na classificação geral masculina e em 31º de 71 em sua faixa etária.
.
.

Após a prova
.
.

 Com as "meninas" da Rede Massa de Comunicação e o amigo Éder de Cascavel.
Ele completou a prova em 42:20 e ficou na 152ª colocação na classificação geral masculina e em 21º de 65 em sua faixa etária.
.
.

.
Com a amiga Iracema de Cascavel.
Ela completou a prova em 57:55 e ficou na 122ª colocação geral na prova feminina e em 27ª de 40 em sua faixa etária.
.
.

Com os amigos da Acorremar de Maringá: Geraldo "Minerin" e o Vunebaldo "o Sr Correia"
O Minerin fez a prova em aproximadamente 45 minutos, mas seu nome não apareceu na listagem oficial.
Já o Sr. Correia completou a prova com 48:07 e ficou na 292ª colocação na classificação geral masculina e em 11º de 31 em sua faixa etária.
Crédito da foto: Carlos Novais 
.
.

 
Esta bela moça é uma angola sendo entrevistada pelo locutor da prova.
Pensa num mulherão. hehe
.
.

 
Fazendo "arte" em Curitiba
Crédito da foto: Carlos Novais
.
.

 
Resultado da "arte"
.
.

 
Na galera com Vanderlei Cordeiro de Lima
.
.

 
Classificação geral dos 15 primeiros colocados tanto no masculino como no feminino
.
.

 
Minha colocação na prova
.
.

 
Classificação dos 30 primeiros da faixa etária de 30 a 34 anos
.
.

 
Eu estava pensando em que mesmo???
Ah, lembrei!
Tenho que me esforçar bastante no próximo ano para fazer parte desta festa denovo.
Mas, mudando de categoria vai ser mais difícil, pois os "caras" da 35/39 correm demais. hehe
.
.

 Pra finalizar, um bom almoço ao lado de grandes amigos da Acorremar de Maringá.
Até ano que vem galera. Se Deus assim nos permitir.
.
.


Agradecimentos a Deus em primeiro lugar por me proporcionar saúde e disposição para completar mais uma prova.
Ao SESC-PR por nos proporcionar um excelente evento ao longo de todo o ano de 2011 e por dar aos "melhores" de cada faixa etária a oportunidade de viajar para um evento de grandíssima qualidade como foi esta final em Curitiba.
Espero no próximo ano estar novamente presente entre os melhores. hehe

Mais fotos (inclusive de todos os pódios) podem ser visualizadas aqui.


Mais detalhes sobre a prova podem ser vistas nos blogs abaixo:

Eucorro.com do Sandro Cabral.

Um corredor amador do Emerson Jacques.


Abraço e até breve com o relato da XIII Volta Internacional da Pampulha que foi realizada no dia 4 de dezembro em Belo Horizonte-MG.



tutta - BALEIAS/Pr
www.correndocorridas.blogspot.com
 PS: Dinheiro gasto com a participação nesta prova:
Lanches: 11,00 R$



12 comentários:

Sergio disse...

Tutta,
parabenizo pelo ótimo ano de corridas em 2011, em que tive o prazer de te conhecer! ótimo relato também da Maratona de Curitiba, que só li agora. Parabéns pelo pódio!
grande abraço,
Sergio
corredorfeliz.blogspot.com

Gustavo disse...

Valeu Tutta!!!
acompanhei seu blog e vc realmente voou este ano, Parabéns, nós da CPS agradecemos seus comentários em nosso blog.

Gustavo - CPS Sorocaba.

Robson Corredor disse...

Show de bola!!!
ou melhor, belas corridas cara!
Como consegue correr tão bem praticamente todo domingo, pelas minhas contas (pois acompanho seu blog direto) foram 3 meias maratonas, Maratona de Curitiba, Circuito SESC, Volta da Pampulha e Juranda... que pique heim!

Poderia divulgar em seu blog a "receita" pra correr tão forte assim, rs

Parabéns e valeu por acompanhar meu blog.

Abco

http://corridaderuafoz.blogspot.com/

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Tutta, vc está ficando famoso hein, sai em revista, todo mundo pede foto, se sai mto bem na pampulha.

Bom o seu passeio na prova do Sesc, q ritmo alto hein 3min44seg por km. kkk, nós meros corredores lentos, sonhamos com um pace desse.

agora dificil mesmo seria nos acompanhar no nosso longao de 20km a 5min30 por km. isso sim seria um desafio e tanto p vc !!! pegue um busão e venha p Campo Grande participar. he he he

abraços, bons treinos

corridaderuams.blogspot.com

Eng. João R. Oneda disse...

Tutta,

Obrigado pelo comentário no meu blog. Com certeza foi muito emocionante saber que vou me tornar pai, ainda mais de primeira viagem.
Quanto ao seu post, parabéns pelo desempenho em todo o ano, que acabou te qualificando para essa ultima etapa. E parabéns pela corrida.

Quanto a sua sugestão para meia maratona, voce acha que eu consigo disputar uma meia maratona em junho?? Ainda nem disputei uma prova de 10k, acho que é uma subida muito rápida... Rsrsrs...

sacadura disse...

Parabéns Tutta,prova disputada essa hein?Pelos tempos de conclusão havia muitos feras!!Excelente o seu resultado na Pampulha!!!!!!!Não precisa pegar busão para vir treinar conosco em Campo Grande(como disse o Rodrigo)...Vc corre prá caramba....basta vc fazer um dos seus longões que rapidamente chegará aqui,he he he abçs e sucesso nos treinos e provas.

Rinaldo disse...

Olá Tutta,

Mais um desafio muito bem executado, parabéns!

Relato sensacional e fotos muito boas. E o SESC continua sendo uma ótima referência em organização de provas, pelo jeito em qualquer parte do país.

Abraço e bons treinos!

Claudio Rinaldo
http://numerodepeito.blogspot.com/
http://cicloviadigital.blogspot.com/

tutta disse...

Resposta ao Sérgio:
Obrigado Sérgio.
Graças a Deus foi um belo ano pra mim, espero que pra você tenha sido também.
Foi uma satisfação conhecê-lo. Espero reencontrá-lo inúmeras outras vezes mais.
E obrigado pelos parabéns a mim dedicado quanto ao meu pódio em Curitiba. Aquele foi pra 'coroar' este belo ano de 2011.
Abraço e nos vemos em 2012.


Resposta ao Gustavo:
Valeu Gustavo.
Realmente este foi um ano muito bom pra mim nas corridas, apesar da lesão no joelho.
Obrigado por acompanhar este meu desempenho.
Abraço e bom restinho de ano a todos da equipe CPS.


Resposta ao Robson Corredor:
Obrigado Robson. rsrs
Não tenho segredo nenhum não. hehe
Apenas força de vontade de querer fazer o melhor sempre. Porém, a preparação antes das competições tem que ser muito boa, pois na seqüência das 3 meias, da Maratona de Curitiba, Circuito SESC, Pampulha e Juranda o intervalo era muito curto para os treinos (em média uma semana) e eu praticamente não treinava forte nesse período pra poder não desgastar tanto e dar conta de todas elas. hehe
Valeu!
E eu que agradeço por você acompanhar o meu blog.
Abraço e sucesso a você.


Resposta ao Rodrigo Augusto:
Famoso nem tanto. hehe
Mas, graças a Deus este ano foi muito bacana pra mim. Como você mesmo disse: saí em revista, fui bem na Pampulha e em outras provas também, como a Maratona de Curitiba, a Meia das Cataratas, dentre outras. hehe
Quanto ao meu "passeio" na prova do SESC, foi o que deu pra fazer no dia, pois as pernas ainda estavam "pesadas" da maratona de uma semana antes e o corpo cansado de duas viagens longas em dois finais de semana seguidos.
Realmente é difícil chegar a um pace de 3min44seg em uma prova de 10km, principalmente depois de se correr uma maratona, mas tudo é questão de treino Rodrigo.
É difícil, mas não é impossível e vocês "corredores lentos" consegue sim.
Uma dica: eu faço duas sessões de tiros por semana (400m e 1.000m) além de um treino de ritmo e/ou longão. Isso ajuda muito.

Quanto ao treino longão de vocês, realmente seria um pouco difícil pra mim. Sofri um pouquinho em Pomerode pra manter a 5min/km. hehe
Mas, acho que seria bacana e se eu pudesse eu iria pra Campo Grande sim. Mas fica um pouco longe e eu estarei indo pra São Silvestre no final do mês e tenho que economizar uns trocadinhos. hehe
E além do mais, fui convocado pra prestigiar uma caminha aqui em um bairro da minha cidade. Como eu sou o principla atleta na modalidade de atletismo daqui, o organizador e meu amigo me "intimou" a comparecer e será neste dia 18. hehe
De qualquer forma, desejo a todos um belo treino.
Sucesso e até breve se Deus quiser.


tutta - BALEIAS/PR
www.correndocorridas.blogspot.com

DricaPeixoto disse...

Tutta, foi ótimo revê-lo.
Aquela vista de BH é linda mesmo, Meire e MArcos nos apresentaram aquele paraíso.

O relato da corrida vai sair já já ...

O presente foi de coração, use para marcar seus tempos, suas provas, suas datas mais importantes. É bom para fazer uma retrospectiva e gaurdar de recordação.

Beijo enorme
Sergio ficou feliz por revê-lo!

tutta disse...

Resposta ao Eng. João R. Oneda:
Por nada João.
E é como eu disse, deve ser fascinante saber que será pai, ainda mais sendo o primeiro filho. Parabéns mais uma vez.
Obrigado.
É como eu venho dizendo nas respostas dos comentários acima: este ano fui muito bom pra mim. Se 2012 for parecido, estarei mais que feliz. hehe
Quanto a sua "dúvida" em fazer os 21k em julho, eu acredito que seja possível sim.
Você tem mais de 6 meses para treinar e não é uma "subida" tão grande assim não.
Eu estreei em maratonas sem nunca ter corrido uma meia antes. O Jorge Ultramatonista do Rio de Janeiro estreou em corridas correndo a Meia do RJ há alguns anos atrás. Tudo vai depender do seu empenho nos treinos e nos próximos 4 meses você já saberá se será capaz ou não.
Eu acredito que você consegue.
Se acaso a sua maior quilometragem semanal seja de 5km, procure aumentar 1 km a cada semana.

Abraço e tudo de bom.


Resposta ao Sacadura:
Essa prova final do Circuito SESC-PR só tem feras mesmo. Pois reune todos os campeões das faixa etárias das provas ao longo do ano e ainda tem muito que se inscrevem que são bons demais.
Quanto ao resultado da Pampulha, foi muito bom sim, até eu fiquei meio surpreso. hehe
Vou ver se coloco um relato dele no blog neste final de semana.
Quanto aos meus "longões" eu acho que não chegaria aí a tempo de correr com vocês se acaso eu fosse correndo. rsrsrs
Abraço e sucesso a você também.


Resposta ao Rinaldo:
Obrigado Rinaldo.
E quanto as organizações das provas realizadas pelo SESC, realmente são sensacionais, Pude constatar isso aí em São Paulo, mais precisamente em Santo Amaro, e aqui no Paraná eles dão show sempre. E o melhor, com inscrições quase de graça.
Abraço e sucesso a você.


Resposta ao Carlos Lopes:
Obrigado Carlos.
Te desejo o mesmo, porém, tudo em dobro.
Abraço e sucesso.


Resposta a Drica Peixoto:
Digo o mesmo Drica, foi um prazer revê-la.
E realmente aquela vista de BH me deixou com "água na boca" de conhecer. hehe

Quanto ao relato da corrida, eu achei que aquele já era o relato. hehe
Que bom que tem mais ainda. hehe
O meu tá super atrasado, mas vou ver se neste domingo ou no máximo na segundo já coloco ele no 'ar'.

E mais uma vez, muito obrigado pelo calendário. Fiquei até meio sem jeito na hora que recebi ele de você.
E como disse a Dani lá no sue blog, não sei se conseguirei rabiscá-lo. Ficou tão perfeito. De qualquer forma será guardado com muito carinho e daqui 50 anos você pode me perguntar se ainda terei ele e vou exibí-lo com muito orgulho. hehe
Beijo enorme pra você também e diga para o Sérgio que também fiquei feliz em revê-lo.
Felicidades a vocês.


tutta/BALEIAS/PR
www.correndocorridas.blogspot.com

Jorge Cerqueira disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
--ooO--(_)--Ooo--
Amigo Tutta boa tarde estou atrasado...Cara foi o que já comentei com vc aqui anteriormente o SESC aí do Paraná está de parabéns pelo excelente circuito realizado, só é um pena que aqui no Rio o Sesc daqui poderia fazer a mesma coisa, pelo que eu vi o tempo que vc fez nesta prova a sua categoria aí é disputadissima hein....eu quando tinha essa idade sofria também...hehehe...Obrigado por me citar aqui no seus recados aos amigos corredores eu estrei sim logo de cara nos 21Km e somente com 2 meses de treinamento, se vc tem esse desejo de correr maratonas ano que vem com certeza se vc continuar focado nos treinos consegue sim, sabe pq? pq eu conheço corredores que pularam a etapa que nunca tinha corrido uma meia maratona e correram a maratona e também pularam da meia para ultramaratona...
Sei que vc correu a Pampulha parabéns camarada que Deus te abençoe e te ilumine...
Felicidades!!!

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

tutta disse...

Tá atrasado nada não Jorge.
Eu sei bem como é o nosso tempo. hehe
Em relação ao Circuito SESC aqui no Paraná, os caras dão um show de organização, e olhe que os atletas deste circuito praticamente todos amadores, com exceção de um ou outro quando são convidados pela organização. Já que o SESC não premia em dinheiro.
É uma pena mesmo aí no RJ não ter um circuito organizado por esta entidade. Em relação a minha categoria; é super disputada mesmo. Principalmente nesta etapa, pois como é a final, haviam todos os vencedores dela durante o ano.
Sobre eu ter citado o seu nome nas minhas respostas nos comentários aqui no blog, foi o seguinte: acho que você talvés não tenha entendido direito. Eu já estreei em maratonas. Aliás, já corri 5. hehe.
Inclusive a última, foi uma semana antes desta prova que relatei neste texto. Que aliás, "bati" seu tempo nela. hehe
Ver relato no link: http://correndocorridas.blogspot.com/2011/11/corrida-n-85-maratona-de-curitiba.html
Mas, o fato de eu ter citado você aqui é que o blogueiro João Oneda tem pretensão de estrear em meia maratona no próximo ano. Segundo ele, a estréia seria pra setembro, senão me engano, mas eu disse a ele pra adiantar pra julho na Meia das Cataratas e ele me pergutou se eu achava que dava pra ele fazer isso, pois nem provas de 10km ele fez ainda.
Disse que daria sim e citei o seu excemplo que estreou em corrida de rua logo numa meia. E dei o meu excemplo também, pois eu "pulei" dos tradicionais 15kms da São Silvestre direto para os 42,2kms da maratona pra depois fazer um meia. Entendeu? hehe
Quanto a Pampulha, graças a Deus fui super bem sim.
Vou ver se consigo postar um relato nos próximos dias.
Ando numa correria aqui que você nem imagina. rsrs
Abraço e tudo de bom pra você.


tutta/BALEIAS/PR
www.correndocorridas.blogspot.com