sábado, 16 de julho de 2011

Treino Semanal 23 e 24 (03 a 16/07/2011)

.
Salve aí galera ligada no Correndo Corridas. hehe
Muito obrigado pela presença de todos vocês.
Estou aqui para mais um resumo dos meus treinos semanais.
Hoje será o resumo de duas semanas, já que na semana passada (devido a dar um tempo a mais de destaque na postagem da Meia Maratona das Cataratas) eu não postei nada.
Então vamos lá.


Treino Semanal 23 (03 a 09 de julho de 2011)

Nesta semana eu comecei competindo na 5ª Meia Maratona das Cataratas na cidade de Foz do Iguaçu e o resultado todos já sabem, mas vale a pena relembrar. hehe
Completei o percurso de 21,097 km em 1h14min18seg (média de 3min31seg/km), terminando em 19º lugar na classificação geral e segundo na faixa etária de 30 a 34 anos. Fui o segundo atleta não profissional a completar a prova e fiquei super feliz, satisfeito e realizado com o resultado.
Pois assim, conquistei o meu Recorde Pessoal na distância diminuindo em mais de um minuto em relação a época (2008) em que eu tinha a orientação de um profissional e que eu me "matava" de treinar. hehe
Agora correndo por prazer estou conseguindo ir mais longe. Porém, nem tudo são flores e vocês irão saber mais detalhes logo mais abaixo.
Nesta prova também pude conhecer pessoalmente pessoas super bacanas do Mato Grosso do Sul (Rodrigo e Sacadura) e rever grandes amigos (Rudinei, Nilmar e o casal Baleias Dani e Vinícius).

Depois da prova em Foz do Iguaçu, fiquei três dias de folga dos treinos (segunda dia 4, terça dia 5 e quarta-feira dia 6).
Retornei na quinta dia 7 com uma rodagem de 10k na grama (média de 4min47seg/km).
Na sexta-feira dia 8 eu fiz 4 tiros de 1.000 metros (3:21, 3:09, 3:20, 3:09).
Eu iria fazer seis em um ritmo mais leve, mas como consegui fazer os quatro primeiros em um ritmo bem melhor do que o esperado resolvi parar por ali. A média de cada tiro ficou em 3min15seg/tiro.

No sábado eu iria fazer um longo de 26km, mas devido a uma dor no joelho direito resolvi parar com 6km e retornei caminhando pra casa. A média do treino ficou na casa de 3min48seg/km.

Como comentei mais acima, que nem tudo são flores. E pra mim está sendo muito difícil, são muitos espinhos. hehe
Na realidade, eu não posso forçar demais nos treinos pois o joelho reclama.
Eu já vinha sentindo umas dores já desde a semana anterior a prova de Foz, mas como faltava pouco tempo eu não poderia parar. Nesta semana pós-prova, dei uma maneirada nos treinos, mas não evitou que doesse no "longo" (não feito) de sábado dia 9.
Daí, procurei passar uma pomada e tomar uns anti-inflamatórios uns dois dias seguidos e deu uma melhorada. Mas, daí, veio a semana seguinte e...
Bom, conto mais abaixo. hehe

Agora, segue (em números) o que eu fiz naquela semana pós meia maratona:


Domingo (03jul2011): Competição 21,097km = 1h14min18seg
Segunda-feira (04jul2011): Sem treinar
Terça-feira (05jul2011): Sem treinar
Quarta-feira (06jul2011): Sem treinar
Quinta-feira (07jul2011): 10k = 47min50seg (trote na grama)
Sexta-feira (08jul2011): 4km = 12min59seg (tiros de 1.000 mts)
Sábado (09jul2011): 6km = 22min49seg


Geral
1 dia de competição
3 dias de treinos

3 dias sem treinar
41,097 kms
2h36min56seg
média de 3min49seg/km



Treino Semanal 24 (10 a 16 de julho de 2011)

Nesta semana comecei muito bem nos treinos.
Obviamente com folga no domingo dia 10. rsrs
Na segunda dia 11 resolvi fazer os "temidos" tiros na pista de atletismo pra "poupar" um pouco a minha musculatura do piso duro que sempre corro: o Asfalto e fiz 4 tiros de 3.000 metros (10:08, 10:20, 10:26, 10:26).
No início tentei manter um ritmo médio de 3min20/km (10min/tiro) mas fiz com 3min22 e fechei o primeiro tiro em 10min08seg.
Tentei manter o mesmo ritmo no segundo tiro mas não deu.
E como eu vi que não iria consegui mais manter o ritmo de 3min20/km resolvi fazer os últimos 2 tiros em 3min30/km e acabei por fazer em 3min29seg/km e fechei o treino com uma média de 3min26seg/km ou 10min20seg/tiro. Achei razoavelmente bom e não senti tanta dor no joelho.

Já na terça-feira dia 12 fiz um trote de 9km na grama (média de 5min/km).
Na quarta-feira dia 13 foi dia de treino de ritmo e consegui manter uma média de 2 segundos/km acima do previsto. Foram 15km na média de 3min42seg, mas concluí com bastante sacrifício, não por causa de dores, mas pelo cansaço do dia de trabalho. As dores no joelho estava quase a zero nestes últimos três dias.

Quinta-feira dia 14 o treino programado era de 1h30 moderado e consegui concluí com menos sofrimento do que o treino do dia anterior e em um ritmo médio mais ou menos parecido. Foram 23kms na média de 3min53seg.
Sexta dia 15 (ontem) foi folga e hoje, sábado dia 16 seria um treino longo de 2h30. No ritmo que eu pretendia fazer daria em torno de 37,5kms. Mas a intensão seria fazer pelo menos 34kms. Mas antes mesmo de iniciar os treinos eu não consegui dar dois passos na fase de aquecimento sem sentir dores no joelho.
Procurei então seguir caminhando até o local do início do treino e ver no que ia dar.
Mas, não deu. rsrs
Mal conseguia correr direito.
Resolvi então seguir por quase um km e ficar no campo de futebol onde o meu irmão estava jogando e depois voltei embora com ele.

Se continuar assim, nem sei se conseguirei treinar na próxima semana e o pior é que só falta 3 semanas para a Maratona de Assunção no Paraguai.
Ir ao médico, sei que não vai adiantar muito, pois ele não fará milagre em pouco dias.
Acredito que ele pedirá para que eu pare de correr por um tempo e não recomendará que eu vá a esta prova. Mas é o meu sonho fazer uma corrida fora do Brasil. E agora, o que eu faço???
Continuo treinando, mesmo com dores? Vou ao médico? ou fico de "molho" uns dias pra ver se a dor some?
Alguém será que poderia me ajudar nesta questão, pois eu não sei o que fazer.


Segue abaixo (em números) o que eu fiz nesta semana:

Domingo (10jul2011): Sem treinar
Segunda-feira (11jul2011): 12km = 41min20seg (tiros de 3.000 mts)
Terça-feira (12jul2011): 9km = 45km (trote na grama)
Quarta-feira (13jul2011): 15km = 55min42seg
Quinta-feira (14jul2011): 23k = 1h29min26seg
Sexta-feira (15jul2011): Sem treinar
Sábado (16jul2011): Sem treinar


Geral
4 dias de treinos

3 dias sem treinar
59 kms
3h51min28seg
média de 3min55seg/km


tutta/ubiratã-50anos
www.correndocorridas.blogspot.com

12 comentários:

Tiago Antunes disse...

daee tutta! Parabéns, heim, ta mandando ver nos treinos! Abraço

Giba ( Junior ) disse...

21,097 km em 1h14min18seg (média de 3min31seg/km) ....
Um dia devo chegar a isso. KKKK
Parabéns ...
{}´s
Junior " Angelucci "
correndopelacidade.blogspot.com

tutta disse...

Resposta ao Tiago Antunes:
Obrigado Tiago. Mas, infelizmente acho que vou ter que parar de treinar por um tempo.
Não sei se você leu toda a postagem, mas nela eu estou dizendo basicamente isso, devido a volta de uma dor (lesão) no joelho.
Abraço.


Resposta ao Giba (Júnior):
Estarei na torcida amigo.
Abraço e obrigado.


tutta
www.correndocorridas.blogspot.com

Decio Oliveira disse...

Caramba. ô homem que treina...Parabéns pelos treinos e muita força para conquistar os seus objetivos...um abraço


http://nerdcorredor.blogspot.com/

tutta disse...

Resposta ao Décio Oliveira:
Obrigado Décio.
Mas, o grande problema de se treinar muito são as lesões. hehe
Vamos ver o que o médico vai me dizer esta semana. Mas, acredito que ele pedirá pra dar um tempo nesses treinos.
Logo agora que estava prestes a realizar um sonho de correr fora do Brasil. rsrs

Abraço.


tutta
www.correndocorridas.blogspot.com

sacadura disse...

OLÁ TUTTA,como vc pediu uma sugestão vou dar......Suspenda os treinos essa semana e.... 10 dias antes da prova faça somente rodagem leve com pouca intensidade e baixo volume.Não ultrapasse 10 km.Não faça treinos de tiro.Você já tem um bom condicionamento acumulado e com certeza completará a maratona de Assuncion com um bom tempo(mesmo que seja um tempo distante do seu recorde pessoal).REALIZE SEU SONHO DE COMPLETAR SEM SE PREOCUPAR COM A PERFORMANCE.Deixe um possível recorde pessoal para outra maratona quando vc estiver 100%.abç

RODRIGO AUGUSTO disse...

Fala Tutta, você está pegando pesado nos treinos, ao fazer tiros tão perto de uma Meia, que forçou bstante, na minha opinião em qto sentir dor pegue leve na velocidade, faça rodagem leve para manter a resistencia p Maratona.
(mas é só opinião, pois vc tem mais experiencia e sabe o qto pode treinar) Valeu, fico feliz por gostar da lembrança, e nem pense em retribuir, deixe para um dia que eu precisar posar aí, para correr pela região perto de Ubiratã, quem sabe eu não corro a prova da sua cidade, aí tentarei ficar em segundo, pois o primeiro será seu mesmo. he he he. Abraços, bons treinos. Eu aguardei dois meses pegando leve em uma lesão, e agora voltarei forçar nos treinos. BOns treinos p nós.

tutta disse...

Resposta ao Sacadura:
Valeu pelo sugestão Sacadura. A minha intensão é justamente não treinar esta semana. A não ser um dia ou outro de bike, mas como está chovendo não sei se será possível fazer isso. hehe
Mas, na realidade, acho que vou ao médico esta semana e ver o que ele me diz. Caso ele peça um exame que eu acho que vai pedir (ressonância mangnética), vou 'abortar' o sonho da prova fora do Brasil e vou fazer, pois quero melhorar o quanto antes pra voltar a correr normalmente e sem dores. hehe
Valeu amigo.
Abraço e Parabéns pela Meia do RJ.


Resposta ao Rodrigo Augusto:
Pegando pesado nos treinos eu estou desde antes da Meia das Cataratas. hehe
E é desde lá que venho sentindo algumas dores e que se agravou quando fui querer continuar num ritmo forte e com uma quilometragem maior. E não acredito que foi aqueles 4 tiros que culminou na agravação não, pois eu já estava bem descansado e pronto para os treinos.
Acredito que o "colaborador" pra tudo isso tenha sido o tênis que já estava bem acabado e de pouco amortecimento.
E quanto ao fato de epgar elve quando sentir dor, na realidade, até caminhando sinto um desconforto.
Em 2008 foi diagnosticado uma tendinite patelar neste joelho direito e que não foi totalmente curada pois não cumpri todos os procedimentos necessários.
Mas, vou procurar um médico esta semana pra ver se é possível correr em Assunção ainda. Se não der, irei fazer o que for necessário para me recuperar o quanto antes.
Valeu aí amigo.

Ah, na verdade, não existe provas em Ubiratã, a não ser os jogos municipais e nem sempre tem a corrida. hehe
Mas, quando vocês decidirem vir correr pela região, me avise com alguma antecedência que providêncio a inscrição sua e do Sacadura com retribuição dos presentes. Bem como a "hospedagem" aqui em casa. hehe

No mais, o meu muito obrigado e sucesso pra vocês.


tutta
www.correndocorridas.blogspot.com

Tiago Antunes disse...

Grande tutta, me desculpe amigo, mas realmente me passou desapercebido esta parte... Uma pena essa lesão, espero que melhores logo e consigas retornar aos treinos! Abraço

Tiago Antunes

FREE ATLETA disse...

To pensando em invadir tua cit e fazer uns treinos com vc man !!! kkkkk Tu ta terrivel!!! Bons treinos Tutta, guerreiro...

DricaPeixoto disse...

Tutta, obrigada :) O visual daqui é incrível mesmo, somos sortudos em ter essa paisagem disponível durante 24h.
Vc está com tudo, voando nas pistas! Está um tremendo papa troféu!!! rsrsrs

As medalhas das duas provas de 21k que fizemos arrebentaram, lindas demais!

Bons treinos! Sergio mandou um abraço!

tutta disse...

Resposta ao Tiago Antunes:
Dá nada não Tiago. hehe
E em relação a lesão, segundo o médico, eu terei que ficar pelo menos 3 semanas sem treinos tomando anti-inflamatório e fazendo fisioterapia que a princípio serão 10 sessões. Mas, caso não resolva, terei que fazer uma ressonância magnética para ter um diagnótico mais preciso. Mas, ele me disse que não é nada grave. menos mal, né? rsrs
E dependendo, até posso ir correr em Assunção daqui a duas semanas e meia. hehe
Abraço.


Resposta ao Joka:
Pode vir pra cá então. rsrs
Ah, mas se você for vir aqui mesmo, venha daqui umas três semanas, ok? Pois antes disso o médico me "proibiu" de correr por causa da dor no joelho que foi diagnosticada (mais uma vez) como tendinite patelar. hehe
Abraço.


Resposta a Drica Peixoto:
Por nada Drica.
Com certeza vocês são sortudos mesmo por ter este visual do RJ disponível 24h por dia.
Pena que a vida é uma correria tremenda né? hehe
Tá certo que por aqui a correria é grande também, mas acredito que em cidade grande tudo é mais complicado, não é?

E quanto "voando nas pistas", às vezes isso acontece. hehe
Mas agora terei que "pousar" por um tempinho devido a uma lesão no joelho e terei que parar de "papar" troféus por um tempo. hehe
Beijo, bons treinos e retribua o abraço ao Sérgio.


tutta/ubiratã-50anos
www.correndocorridas.blogspot.com