sábado, 11 de setembro de 2010

Treinos para a Maratona de Foz (semana 7)

.
Esta semana estou até com um pouco de vergonha de postar os treinos aqui.
Não foi praticamente nada proveitável, e ainda na quinta-feira fui jogar futebol e acabei por "estragar" o longão de hoje, sábado dia 11 de setembro.
Mas, fazer o que né?
A vida de um atleta profissional já não é fácil, imagine só a de um atleta amador e simples mortal como eu. rsrs
Vamos lá então.


Domingo dia 05/09/2010 não fiz o trote regenerativo de 6km na grama. Estava com o corpo um pouco dolorido ainda do treino longo do dia anterior (32k).

Segunda dia 06 começou a chover pouco antes do treino de ritmo. Não foi uma chuva forte, até daria pra treinar, mas como o treino é realizado às margens da Rodovia BR369 preferi não arriscar, pois com o tempo de chuva escurece mais cedo e a pista molhada não seria nada legal ficar correndo ao lado dos carros, caminhões e ônibus que ali trafegam.

Terça-feira dia 7, feriado da Independência do Brasil, o treino não saiu como o esperado.
Nesse dia eu iria fazer o treino do dia anterior, porém, ao invéz de ir treinar de manhã, não... preferi ir a tarde (16h45) e não me dou bem em treinar forte em dias de domingos e feriados.
Até comentei com o Jorge ultra maratonista pelo Twitter que eu havia saído pra correr 24k e voltei pra casa com apenas 5 deles completados e que talvéz seja pelo fato que nestes dias eu tomo pouca água e fico muito tempo sentado em frente ao pc, daí na hora do treino, nada funciona. Me sinto travado, as pernas bambas/fracas.
E como não discuto com o meu corpo na hora do exercício, paro imediatamente e volto caminhando pra casa.
Aliás, tinha mesmo que ser caminhando, pois nem ânimo pra "trotar" eu tinha. rsrs

Quarta-feira dia 8, como eu não havia feito praticamente treino nenhum no dia anterior, fui fazer tiros. A princípio seriam 3 de 3.000 metros (eu achava) mas como eu não havia olhado direito na planilha, achei que eram 4 de 3.000 que dariam 12k, daí fiz 6 tiros de 2.000 metros. Ultrapassando acima da minha meta (7min/tiro) apenas no quarto e fazendo o último bastante rápido (6min39seg).

Quinta-feira dia 9 era dia de trote regenerativo na grama, mas como o meu irmão e uns amigos me chamaram pra jogar futebol na comunidade rural São João (onde nasci e vivi por 17 aninhos e mais alguns dias, rsrs) resolvi ir correndo (11km, sendo 4k em asfalto e 7 em paralelepípedo) e depois jogar.
Não me machuquei nem por correr nesse percurso complicado, nem no jogo de futebol. Porém, como eu fazia muito tempo que não jogava uma partida e não estava acostumado com arrancadas velozes e nem paradas bruscas, fiquei com o corpo todo dolorido. Aliás, ainda estou.
Daí não treinei nem na sexta-feira dia 10 (seria folga neste dia) nem fiz o famoso longão de sábado (hoje dia 11) no qual estava previsto 35k. E assim, concerteza, prejudiquei bastante os preparativos para esta maratona.
Mas, espero estar melhor e amanhã fazer este treino, nem que eu "mate" algum treino regenerativo da próxima semana pra assim por a "casa" em ordem por aqui. hehe

Ah, e aliás, amanhã terei competição.
Será a 15ª Etapa do Circuito SESC de Caminhada e Corrida de Rua na cidade de Maringá (10k) na qual eu iria só pra trotar (se eu tivesse feito o longão de hoje) e incentivar uns amigos da minha cidade.
Mas, como não treinei nem ontem e nem hoje, vou pra forçar (se der é claro, hehe) e fazer mais alguns kms na parte da tarde.

Segue abaixo o "péssimo" resumo da semana:

Dom/05/09/2010: Não treinei (descanso extra)
Seg/06/09/2010: Não treinei (choveu)
Ter/07/09/2010: 5km = 18min23seg "treino de ritmo" (local: sentido comunidade Jandaia)
Qua/08/09/2010: 6x2.000 metros (6min54, 6min50, 6min46, 7min06, 6min54, 6min39) ---> 12km = 41min09seg "tiros" (local: sentido comunidade Jandaia)
Qui/09/09/2010: 11km = 50min07seg "trote" (local: de casa à comunidade São João passando pela Estrada Medeiros)
Sex/10/09/2010: Descanso
Sab/11/09/2010: Não treinei (corpo todo dolorido devido à partida de futebol na quinta-feira, que aliás, empatamos em 3x3, depois de saírmos perdendo por 3x0 no primeiro tempo, hehe)

Resumo da semana (7 dias)
3 dias de treinos (média 9,3km/dia)
28kms de 92 proposto (média 30,43%)
1h49min39seg (média 3min54seg/km)


Para esta próxima semana que começa amanhã, pretendo dar uma melhorada neste quadro.
Eu espero. rsrs

Abraço a todos.




tutta
www.correndocorridas.blogspot.com
Twitter: @tuttacferreira

4 comentários:

Jorge Cerqueira disse...

Dando calote nos treinos né corredor...rsss...to brincando, realmente a nossa vida de corredor amador é fogo, as vezes quando percebo que vou perder algum treino eu acordo de madrugada para treinar...
Boa sorte na preparação para a Maratona de Foz.

Bom final de semana.

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

tutta disse...

Resposta ao Jorge:
É isso aí corredor. rsrs.
De vez enquanto o corpo pede arrego e daí só dando calotes nos treinos mesmo pra poder descansar um pouquinho. rsrs
Já em outros casos, cometo uns deslizes (como foi o caso do jogo de futebol) e daí mais calotes. rsrsrs
E em relação a perder treinos, vou ter que fazer isso que você faz de acordar mais cedo e ir treinar, pois quando cai um treino forte em dias de domingos ou feriados eu não sei bem o que acontece comigo que os treinos não rendem o esperado.
Mas, acredito que completarei a Maratona de Foz do Iguaçu sem grandes sacrifícios. hehe
Abraço e boa semana pra você.


tutta
www.correndocorridas.blogspot.com
Twitter: @tuttacferreira

marli disse...

Legal Tutta,
P A R A B É N S, mais uma prova cumprida...
E que venha a Maratona de Foz...
\o/simbora treinar
\o/ simbora correr
www.marlipalugan.blogspot.com
Twitter:@marlipalugan

tutta disse...

Resposta à Marli:
Valeu Marli.
E que venha a Maratona de Foz, mas antes, que a Drª Célia me libere. hehe
Terça-feira terei consulta e entrega de exames e vamos ver o que ela me diz.
Tomara que me deixe correr, pois os treinos já estão todos feitos. rsrs
Bjinhus e simbora treinar e competir... rsrs

Ah, estou em défit com todos os meus amigos blogueiros, pois há alguns dias não leio as atualizações de ninguém, inclusive as suas. hehe. Mas, final de semana vou por a casa em ordem por aqui, ok? Passarei lá no seu blog para ver as publicações.
Fique na paz.


tutta
www.correndocorridas.blogspot.com
Twitter: @tuttacferreira