sábado, 21 de agosto de 2010

Treinos para a Maratona de Foz (semanas 3 e 4)

.
A terceira semana de treinos para a Maratona Internacional de Foz do Iguaçu (08 a 14/08) foi um pouco inferior as duas primeiras.
Pois, no treino de trote na quinta (12) eu não o realizei devido a cansaço.
E no longão de sábado (14) fiz 4kms a menos do previsto (corri 20 de 24km previstos) devido a dores no joelho. Acredito que deva ser o tênis, já que ele é bem leve e com pouco amortecimento. O treino foi realizado na grande maioria em asfalto e alguns poucos quilômetros em estrada de terra.

Segue abaixo o resumo da semana de 8 a 14 de agosto de 2010.


Semana 3

Dom/08/08/2010: 6km = 27min25seg (trote na grama no Estádio Municipal)
Seg/09/08/2010: 11km = 40min43seg (fartlek BR 369 sentido Comunidade Jandaia)
Ter/10/08/2010: 8km = 37min51seg (trote na grama no Estádio Municipal)
Qua/11/08/2010: 2x3000 (1º - 10min37seg; 2º - 10min28seg) 6km = 21min05seg (intervalado BR 369 sentido Jandaia)
Qui/12/08/2010: não treinei (estava cansado)
Sex/13/08/2010: folga da semana (não treinei neste dia devido ao logão do dia seguinte)
Sab/14/08/2010: 20km = 1h19min42seg (BR 369 sentido Jandaia)

Resumo da semana: (7 dias)
5 dias de treinos (média 10,2kms/dia)
51kms de 65 proposto (78,46%)
3hs26min46seg (média 4min03seg/km)

.
A quarta semana foi totalmente comprometida devido a umas consultas visando ver se estou com a saúde em dia pra poder participar da maratona.
No domingo (15) não fiz o trote na grama como previso na planilha devido a dores pelo corpo devido ao longão de sábado.
Fiz o fartlek da segunda (16).
Na terça (17) devido a uma consulta com a cardilogista que não gostou muito ao ver o resultado do meu Eletro Cardio Grama, não treinei. Porém, o "tonto" aqui esqueceu de perguntar se haveria algum mal em continuar treinando. Mas, ao ver o resultado do exame a cardiologista (Drª. Célia) me pediu um Teste Ergométrico que a Vanesa do Posto de Saúde "marcou" para o dia seguinte: quarta.
Entrentando ao chegar na clínica em Cascavel na quarta (18) não havia nada marcado para aquele dia, e sim, no outro. Me encaminhei para a rodoviária, peguei um ônibus e voltei pra casa e trabalhei até as 20h00 pra "compensar" um pouco a perda do dia.
Na quinta (19) novamente acordando de madrugada, peguei o "carro da saúde" e me encaminhei para a clínica Pró-Cardíaco em Cascavel onde (aí sim) fiz o Teste Ergométrico.
A Drª me disse que eu tenho um excelente preparo físico. Mas, novamente o "tonto" aqui não perguntou muita coisa a respeito do teste. Corri por 15 minutos na esteira (não sei se fui muito bem, pois nunca havia feito este teste e não sei também se este é o tempo limite para este tipo de teste).
O resumo do resultado vocês podem conferir abaixo.



Na sexta (20) não treinei porque seria a "folga" da semana e porque não queria prejudicar o longão do sábado.
No sábado (hoje, dia 21) também não treinei. hehe
Tive que ir fazer uma entrega de sofá pra empresa onde trabalho e cheguei em casa quase 3 da tarde e sem almoço. Após almoçar, me deitei um pouco pra descansar e acabei pegando no sono e só acordei às 17h00 e todo desanimado. E assim a semana ficou toda prejudicada.

Ah, e voltando aos exames, só poderei entregá-los a Drª Célia em setembro (dia 21). E até lá a minha participação na Maratona de Foz do Iguaçu ficará comprometida, pois preciso de uma liberação dela, mais precisamente de um atestado médico.
Espero que a organização da prova compreenda a minha situação (já mandei um email pra eles mas ainda não obive resposta).
Mas, vocês devem estar se perguntando: "Porque o Tutta não agendou esta consulta pra logo?"
É aí que tá.
Como não estou com condições de pagar uma consulta, tive que "apelar" pelo "plano B", ou seja, o SUS (Sistema Único de Saúde) e como as coisas públicas demoram, infelizmente terei que esperar até este dia. E pra complicar mais, ela só atende duas vezes por semana e apartir do dia 7 de setembro ela estará viajando. É mole ou quer mais??? hehe

Bom, mas o certo é que, continarei treinando, mesmo sem saber se tenho ou não condições para continuar praticando atividades físicas, e sem saber se eu poderei participar ou não da maratona.
Mas continuarei treinando, pois não sinto nada de anormal nos treinos e mesmo que os treinos forem em "vão" para a Maratona de Foz, haverá ainda a Maratona de Curitiba, ou seja, de um jeito ou de outro, eles darão algum resultado... hehe

Segue o resumo da semana:


Semana 4

Dom/15/08/2010: não treinei
Seg/16/08/2010: 14km = 52min11seg (fartlek BR 369)
Ter/17/08/2010: não treinei
Qua/18/08/2010: não treinei
Qui/19/08/2010: não treinei
Sex/20/08/2010: não treinei
Sab/21/08/2010: não treinei

Resumo da semana: (7 dias)
1 dia de treino (média 14kms/dia)
14kms de 75 proposto (18,66%)
52min11seg (média 3min43seg/km)


Aproveitando o espaço aqui, quero avisar a todos os donos dos blogs que eu sigo que estou em "défit" com vocês por não estar lendo as atualizações.
Neste final de semana vou procurar por tudo em ordem (se for possível é claro, pois tem mais de 200 postagens sem ler... hehe)
Abraço a todos e ótimo final de semana.
Pra quem for competir, boa prova...



tutta
www.correndocorridas.blogspot.com
Twitter: @tuttacferreira

6 comentários:

E disse...

oi, tutta!!!

deve dar uma agonia ter que esperar até dia 21 de setembro pra saber o resultado de um exame, ainda mais quando se depende desse resultado pra participar ou não de uma maratona!!!

torço por você, e espero sinceramente que dê tudo certo, e que essa cardiologista libere você de uma vez por todas, até pra fazer ultramaratona;)

em treino é assim mesmo, a gente dá dois passinhos pra frente, um pra trás;)
por isso que às vezes muitos treinadores aconselham a gente a treinar com uma folga de uma ou duas semanas pra eventuais contratempos rsrsrsrsrs

mas como a drª disse, seu preparo físico é ótimo!
tenho certeza de que você se sairá muito bem!
força, fé, vontade!!!!
você consegue, sim, tutta!

bjs
elis
http://elismc.blogspot.com

tutta disse...

Resposta à Elis:
Oi Elis !

E como dá uma agonia ter que esperar muito tempo assim.
Eu até queria entregar o exame pra outro médico, mas não me deixaram. Disseram que só seria com ela mesmo.
Daí fazer o que né? Tenho que esperar.
Só espero que a organização da maratona lá tenha a mesma paciência comigo e espere também... hehe
Já em relação aos dois passinhos pra frente e um pra trás. Eu acho que esta semana eu dei um pra frente e pelo menos uns três pra trás. rsrs
Ainda bem que comecei os treinos pra esta maratona com 9 semanas de antecedêcia, porque senão concerteza estarei tudo comprometido... hehe

Obrigado pelo força e por sempre estar passando aqui no meu "cantinho".
Bjinhus e um ótimo final de semana pra você.


tutta
www.correndocorridas.blogspot.com
Twitter: @tuttacferreira

Lucas Fávero disse...

Ae cara, td blz
Espero ke de td certo nessa tua corrida ae
E a parada no exame
vai se fodastico espera né
mas vai dah td certo
Flw

tutta disse...

Resposta ao Lukas:
Tudo beleza.
E aí?
A parada foi "foda" mesmo, hehe.
Mas dará tudo certo sim, se Deus quizer.
Abraço.


tutta
www.correndocorridas.blogspot.com
Twitter: @tuttacferreira

Thiago Melo disse...

Pô...esse teu exame aí parece que está legal...mas como não sou médico?!?!?!? Continua treinando de leve para não esfriar...vai dar tudo certo no final...e se não der , é porque não chegou o final.
Abraço,
Thiago Melo
http://corredoraprendiz.blogspot.com/

tutta disse...

Resposta ao Thiago:
Também acho. rsrs
Estou treinando quase no mesmo ritmo e intensidade e não sinto nada de anormal. Porém, quando começo a sentir um cansaço acima do normal e algumas dores, procuro diminuir um pouco pra não sair no "prejuízo" mais tarde. rsrs
E espero que dê tudo certo sim, pois quero correr esta mararona. hehe
Abraço e obrigado.



tutta
www.correndocorridas.blogspot.com
Twitter: @tuttacferreira