domingo, 9 de maio de 2010

Atleta de Ubiratã se Destaca no Esporte



Esta matéria foi postada no Portal Ubiratã On Line (
www.ubirataonline.com.br) na última segunda-feira dia 3 de maio.
A autora é a colunista do portal e minha amiga Adriana Santos e estou reproduzindo-a aqui, pois esta matéria se trata deste amigo que vos escreve: Eu, Tutta. hehe

Confiram como ficou!



Atleta de Ubiratã se destaca no esporte


Claudemir Ferreira, mais conhecido como Tutta é um atleta que vem tomando espaço na área dos esportes de atletismo. Nascido na cidade de Ubiratã no dia 1º de Junho de 1977, morou por 17 anos na comunidade São João, passando a vir morar na cidade após o falecimento do avô. Em 1994 Tutta participou de uma prova de 6 quilômetros aqui mesmo em Ubiratã em combate ao tabagismo, mas só começou a fazer parte do atletismo aos meados de 1999, por incentivo do amigo Ricardo, que já corria desde 1998, sendo um dos melhores do município.


Claudemir que ainda estava em período colegial, onde cursava o terceiro ano no colégio Carlos Gomes, estudava a noite e no período diurno trabalhava. Prometeu ao amigo que assim que concluísse o segundo grau, passaria a treinar, começando assim sua vida ao esporte no ano 2000 no dia 1º de Janeiro.


No ano, apesar de não ter treinado muito, resolveu ir à prova que aconteceria na cidade de Santa Helena, onde concluiu os 10 quilômetros em 42 minutos e 53 segundos.
E de lá pra cá vem participando de provas tanto dentro, como fora de Ubiratã, correndo nos Jogos Abertos Municipais e, conquistando sempre boas colocações.


Surgiu daí a vontade de fazer parte da São Silvestre, umas das provas mais competidas e almejadas de São Paulo, tendo seu sonho realizado no ano de 2004. Sendo esta primeira de muitas outras participações em provas fora do estado do Paraná.


Hoje quase aos 33 anos de idade, sendo 10 deles dedicados ao atletismo, Já correu 3 maratonas, 4 meias maratonas, 4 São Silvestre e muitas outras provas com distâncias menores que 10,5km, totalizando 60 corridas, sendo 9 delas no estado de São Paulo.


Seus recordes são 2 horas e 39 minutos na maratona, 1 hora e 15 minutos na meia maratona, 58 minutos e 29 segundos na São Silvestre e 33 minutos e 25 segundos em provas de 10 quilômetros. Tendo em sua galeria, 51 medalhas e 19 troféus, sendo 7 de primeiro lugar, 3 de segundo lugar, 7 de terceiro lugar, 1 de quarto lugar, e 1 mini troféu de participação, além de outros títulos municipais onde não haviam premiação em troféu.


È atual bi-campeão na faixa etária de 30 a 34 anos na Meia Maratona das Cataratas do Iguaçu, onde dia 16 de maio haverá a 4ª edição da prova e ele estará por lá para tentar o tri.


Pódio da 3ª Meia Maratona das Cataratas 2009 (Bi-campeão 2008/2009).
.
.
.

É também bi-campeão por faixa etária na etapa de Cascavel do circuito SESC-Pr de Corrida de Rua.

Pódio Circuito SESC-Pr em Cascavel (Bi-campeão 2009/2010)
.
.
.

Força de vontade, determinação e fé, são itens que não faltam em sua vida. Seus treinos são feitos apenas cinco dias da semana; Onde varia entre treinos com intensidades fortes, fraco, e moderado e são realizados nos mais diversos lugares. Desde a pista de atletismo no estádio Claudinão, nas margens da BR 369, Condomínio Paineiras, rodovia que liga Ubiratã ao distrito de Yolanda, comunidade São João entre outros.


Tutta é um atleta amador que vem se destacando cada dia mais, tanto no município de Ubiratã, como também em cidades ao redor.


Ao dar entrevista a Colunista Adriana Santos, o atleta nos falou de suas metas e conclui deixando uma mensagem aos Jovens.

Adriana Santos: Quais são as metas que você deseja alcançar neste ano de 2010?


Tutta: Bom, a minha principal meta é fazer os 10 quilômetros na casa dos 33 minutos até o final do ano. Porém, pretendo fazer duas maratonas que são provas de 42km, e daí os treinos serão de mais volume e menos velocidade. Mas, pretendo fazer os 10 km na casa dos 33 minutos se não der esse ano, pretendo ser ano que vem.

Adriana Santos: De todo esse tempo que você tem se dedicado ao atletismo? Qual foi a situação que você pode retirar um aprendizado completo; aquele que você nunca o esqueceu?


Tutta: Acredito que quando queremos algo, quando temos algo em mente e isso pra gente é importante, a gente consegue alcançar, basta ter confiança em si e não desistir jamais, mesmo que surjam obstáculos, dificuldades ou pessoas que tentam impedir sua vitória, basta você ter fé e acreditar. Nada na vida é fácil, pois se fosse, todos conseguiriam e daí não teria a mínina graça. Temos que nos esforçar para conseguir aquilo que nos completa, que nos realiza.


Adriana Santos: Antes do incentivo do seu amigo Ricardo, em momento algum você sonhou ou apenas analisou fazer parte de uma equipe de atletas? Qual foi a sua reação ao entrar em meio ao mundo dos esportes?


Tutta: Antes do Ricardo, jamais me imaginei correndo. E quanto a fazer parte de uma equipe, sempre sonhei em ter algo aqui no próprio município, mas o incentivo a pratica do atletismo é praticamente zero por parte dos governantes locais. Já em relação ao entrar para o mundo dos esportes, da corrida propriamente dita, não tinha pretensão nenhuma no inicio. Mas depois me tornou uma obrigação, pois após o rompimento de um namoro que durou um bom tempo, me senti perdido, nada mais fazia sentido, e encontrei na corrida a verdadeira alegria e vontade de viver, que até então havia terminado com o fim daquele relacionamento.

Adriana Santos: Como um bom atleta amador, qual é a mensagem que você passa aos jovens e crianças que um dia sonham entrar no esporte como você?


Tutta: Primeiramente que escolham o seu esporte favorito, depois que sigam sua carreira procurando se aperfeiçoar cada vez mais, sem se descuidar da saúde, pois um atleta que se preze tem que se cuidar e fazer check-ups regularmente, e que não façam do esporte algo que lhes causem esforços desnecessários para se conseguir chegar ao auge rapidamente, pois assim acabaram perdendo a sua infância e sua vida com seus parentes e amigos, mas façam-no de forma prazerosa e assim se sentirão felizes e realizados...


Pódio Corrida Volta ao Lago 8k - Cascavel-Pr (22/11/2009)
.
.
.


Com o Vanderlei Cordeiro de Lima na última etapa do Circuito SESC-Pr em Curitiba (29/11/2009)

.

.

.


85ª Corrida de São Silvestre (31/12/2009)
.
.
.


Nota:

Quero agradecer mais uma vez ao Fábio, diretor do portal Ubiratã On Line, pela divugação da participação dos atletas ubiratanenses e da minha vitória na faixa etária na prova do Circuito SESC-Pr em Cascavel no último dia 1º de maio de 2010.

Caso queiram conferir, basta clicarem aqui.



Abraço a todos.


tutta³³
www.correndocorridas.blogspot.com


9 comentários:

Adriana Santos disse...

Vmaos Horar? Por um minuto pare o que você esta fazendo e apenas repita comigo: Querido Deus eu te agradeço por tudo de bom que o senhor tem colocado na minha vida, obrigado por guiar os meus passos´e peço que continue iluminando meus caminhos, para que meus sonhos deixem de ser metas e tornem realidade. Ao meu redor encontram-se pessoas maravilhosas que torcem pelo meu sucesso e que comemoram comigo quando eu consigo mais uma vitória. Com sua ajuda eu tenho superado muitas barreiras senhor, obrigado por tudo.
Tutta, no palco da vida eu também torco muito pelo seu sucesso, e como não me canso de dizer, parabéns pelo seu trabalho, por sua força de vontade, determinação e pela agilidade que tem ao realizar cada meta que voc~e propoês em sua vida. Você é um exemplo para qualquer ser humano que deseje um dia , entrar no mundo do atletismo.
Parabèns meu amigo queridooo...parabéns mesmo!

Fernando Andrade. disse...

Grande Tutta!
Parabéns pela entrevista e pelo excelente palmarés.
A sua postura no Atletismo é irrepreensível e um verdadeiro exemplo.
Muito bom mesmo.
Grande abraço.
FA

Jorge Cerqueira disse...

Tá ficando chique demais Tuttão, parabéns pela matéria camarada, assim desse jeito tu vai ficar famoso...hehehe...Continue assim firme e forte que vc conseguirá os seus objetivos...
Deixa eu te perguntar nessa foto que vc correu a S.Silvestre em 2009 e outras corridas, vc correu com uma short azul, pois ela não te assa as suas pernas, pois eu comprei um short desse tipo e mesmo passando vaselina me assou no meu último longão.

Boa semana e bons treinos,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

tutta disse...

Resposta à Adriana:
Oi Dri, bela oração.
Muito obrigado também pelas palavras de apoio e incentivo.
Se sigo rumo aos meus objetivos, é porque tem pessoas queridas e especiais assim como você no mue caminho me amparando sempre que preciso.
Obrigado por tudo.
Beijos e muito sucesso pra você.


Resposta ao Fernando:
Valeu grande amigo.
Pra dizer a verdade, eu não vivo do atletismo, mas procuro sempre fazer o meu melhor em cada treino ou prova em que estou participando.
Pois as minhas maiores alegrias são todas proporcionadas pelas corridas.
Forte abraço e tudo de bom pra você.


Resposta ao Jorge:
Chique que nada amigo.hehe
E quanto a ficar famoso, aqui na minha cidade até que sou um pouquinho, rsrs, mas dúvido que a minha fama chegará ao status que a sua tem hoje em dia.hehe
Mas valeu aí...rsrsrs
E respondendo a sua pergunta: Já corri várias provas com esse short azul e não me causa assaduras não.
Como você pôde ver, é um short normal, desses que os jogadores amadores de futebol usam numa "pelada" nos finais de semana.
Ele é bem largo nas pernas e nunca me causou problemas, e olha que nem uso vaselina..hehe
Valeu amigo.
Abraço.


tutta³³
www.correndocorridas.blogspot.com

geraldo mineirinho disse...

qui legal meu amigo fico feliz de ver voce feliz, dez proce oce È genti boa di mais ;

tutta disse...

Resposta ao Geraldo:
Valeu Minerin.
Abraço procê.hehe


tutta³³
www.correndocorridas.blogspot.com

marli disse...

Olá Tutta, muito legal saber de suas conquistas...
Parabéns, eu encontrei seu blog navegando na net.
vc é de Maringá?
Eu estou bem afim de partcicipar do circuito tecno Sporte de maringá dia 13/06, se puder me responder agradeço.
bons treinos,
visite meu blog: http://marleemove.blogspot.com

Dani disse...

Parabéns Tutta!!! Vc merece, toda a tua dedicação está sendo recompensada.

tutta disse...

Resposta à Marlee:
Que bom saber que você encontrou o meu blog navegando na net, é sinal de que ele tá aparecendo nos sites de pesquisas.hehe
E respondendo a sua pergunta: não sou de Maringá não. Moro em Ubiratã, cerca de 200km de distância.
E para o dia 13 de junho, acredito que não estarei por lá correndo o Ciruito Tecno Sport não, pois pretendo correr a etapa Marechal Cândico rondon do Circuito SESC e é no mesmo dia.

Ahh, e pelo visto você faz parte da equipe Os Canaletas.
Vi foto lá no seu blog.hehe
Tenho uma amiga blogueira desse time, acho que você deve conhecê-la, é a Dani.
Gosto muito do blog dela, assim como gostei bastante do seu também.
Dei apenas uma passadinha rápida por lá, mas concerteza voltarei mais e mais vezes.
Muito obrigado por seguir o meu blog, estou seguindo os eu também, ok?
Bjinhus e tudo de bom pra você.


Resposta à Dani:
Obrigado amiga Dani.
Se queremos algo, mesmo que pequeno, temos que nos dedicar ao máximo para alcansá-lo, pois se ficarmos parados nunca conseguiremos e nem chegaremos a lugar nenhum, não é verdade?
Vencer nem sempre é fácil, mas acho que estou no caminho certo né?rsrs
Bjinhus.


tutta³³
www.correndocorridas.blogspot.com